Usuários fazem ‘campanha’ contra a Huawei nas redes sociais

Perfil do novo ministro das Comunicações foi inundado com comentários contrários à participação chinesa nas redes 5G do país.

O governo brasileiro ainda não decidiu oficialmente sobre a presença da Huawei nas futuras redes 5G. No entanto, se depender da opinião de parte de usuários de redes sociais, a fabricante chinesa não é bem-vinda no país.

Na tarde desta sexta-feira, 24, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, usou o Twitter para exaltar os benefícios do 5G para a telemedicina, o agronegócio, além dos setores de logística e segurança.


Não demorou para que milhares de usuários utilizam-se a postagem do ministro para opinar sobre a Huawei.

Boa parte dos mais de 1,8 mil comentários reforçou a posição “não queremos Huawei no Brasil”.

Não queremos espionagem chinesa aqui”, disse um usuário. “Se for chinês nós vamos te caçar até no inferno” ameaçou outra. “Se for Huawei, melhor nem fazer” concluiu outro.

Na postagem, o ministro não faz qualquer menção à Huawei.

Teve até gente que se disse contrária à evolução tecnológica e insinuou que o 5G provoca câncer ou danos ao DNA humano.

VIU ISSO?

–> Só Brasil fala em restringir Huawei, diz dona da Claro

–> Paulo Guedes é a favor da Huawei no Brasil

–> EUA continua a fazer lobby sobre o Brasil na questão do 5G

Além das acusações de espionagem, feitas pelos Estados Unidos, a China também enfrenta um momento de desconfiança geopolítica internacional, por conta da pandemia da Covid-19.

Em recentes entrevistas na rádio e na TV, Fábio afirmou que uma decisão final sobre o 5G será apenas em 2021 e que ela está nas mãos do presidente da República, Jair Bolsonaro, mas sem detalhar exatamente qual decisão ele se refere.

Como o resultado de um leilão de frequências não depende necessariamente de uma definição do presidente, é provável que o ministro esteja se referindo à questão da Huawei, que envolve não apenas uma questão tecnológica, mas também depende de uma decisão política.

Ainda sem data definida, o leilão de frequências do 5G no Brasil deve ocorrer no primeiro semestre do ano que vem.

Confira, abaixo, a repercussão da postagem do ministro Fábio Faria.

No UOL Play você encontra filmes, séries, desenhos, shows e esportes ao vivo. Além disso, alugue os títulos que acabaram de sair do cinema. Clique e experimente por 7 dias grátis!

About Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 8 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
20 Comentários
mais votado
mais novo mais antigo
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários
Gustaf iPhlop

Com certeza eram usuários reais mesmo, né… isso tem cara do Carluxo no meio.

Cidade - UF
Montes Claros MG
Fabris Silva

Eu li os comentários, foi um ataque coordenado de Bolsonaristas rádicais. Não dá para considerar respeito nisso. Um exemplo de como o gabinete do ódio funciona.

Cidade - UF
Londrina
Erick Nilson Silva

Nada a ver com o presidente!
China espiona TUDO através de softwares! Até antivírus chines te espiona o tempo todo e repassa informações ao Partido Comunista Chines. #ForaHuawei

Cidade - UF
Anapolis
Rogerio Pires

Aposto que são todos comentários embasados em estudos técnicos e cientîficos de engenheiros… assim como os que apoiam a cloroquina!

Cidade - UF
Uberlândia - MG
Vando Araujo

Esses gados nao cansam de passar vergonha…kkkkk

Cidade - UF
LAGARTO-SE
Fabris Silva

Gado define muito bem você! Pessoas influenciadas por lideranças políticas que em nossa história mundial sempre buscou seus próprios interesses.  Se não sabe de história não vale a pena discutir com você.

Cidade - UF
Londrina-PR
Hélio Pólvora

Quando eu vejo um povo sem instrução alguma dando palpite sobre espionagem, então quer dizer que ser espionado pelos EUA pode? Piada kkk

Cidade - UF
Eunápolis - BA
Fabris Silva

O Brasil pode sofrer anos de atraso na implementação da rede 5G, elevando custos de serviços de telecomunicações aos clientes, se sucumbir à pressão dos Estados Unidos para barrar a Huawei Technologies, disse um executivo da fabricante chinesa.

Cidade - UF
Londrina-PR
Adriano Da Silva Coelho

Como sempre o gado pastando. Esse é o melhor momento pra nós. Agora podemos escolher quem vai nos espionar! Antigamente era só os EUA.
Se não quiserem espionagem, que façamos nossa própria tecnologia de informação.

Cidade - UF
Vitoria da Conquista BA
Mauricio Oliveira Nogueira

Olha vocês querem falir o Brasil avisem a china compra 160 bilhões de dólares do Brasil e nos apenas 40 dos chineses o superativ nós favorece em 120 BI ano , e outra o Brasil tem bala na agulha pra bater de frente com a china e caso a Huawei ganha a concessão vai investir no Brasil o valor total de 17 bilhões de dólares no Brasil e isso deve gerar mais 100 mil empregos diretos e outros milhares indiretos , tá blz proíbam a empresa , e vejam a china retaliar duramente o Brasil deixando de comprar soja do… Leia mais »

Cidade - UF
São paulo
Helliton Soares Mesquita

Sabe quando a China irá fazer isso? Nunca. A China vai passar fome pra punir o Brasil? Só cara que não raciocina pensa isso. A China vai engolir calada, e o 5G não precisa depender da Huawei. Até a França que não gosta muito do EUA já percebeu que não dá pra confiar.

Cidade - UF
Rondonópolis - MT
Helliton Soares Mesquita

Muitos países estão batendo na China, inclusive a Índia, ainda bem, porque o brasileiro é bunda mole e acha que a China vai passar fome e deixar de comprar do Brasil.

Cidade - UF
Rondonópolis - MT
Última edição 3 meses atrás de Helliton Soares Mesquita
Bruno Furlan

Fora China !!!!!!!!

Cidade - UF
Mirassol SP
Erick Nilson Silva

China espiona TUDO através de softwares!
Até antivírus chines te espiona o tempo todo e repassa informações ao Partido Comunista Chines. Europa tá pulando fora da Huawei. #ForaHuawei


Cidade - UF
Anapolis
Jefferson

A Huawei só é a Huawei por causa do governo chinês. É praticamente uma empresa estatal chinesa espalhada por todo o mundo. Poucas coisas boas vem da China, e a Huawei não é uma delas.

Cidade - UF
Recife - PE
Fabris Silva

Isso é preconceito amigo. É a mesma coisa que eu falar que de Pernambuco não vem nada de bom. A China por sinal é o maior parceiro do Brasil ou seja compra muito de nós e contribui e muito com nossa economia.

Cidade - UF
Londrina-PR
Jefferson

Seu argumento não tem nada haver com meu comentário. Analise melhor antes de passar vergonha.

Cidade - UF
Recife - PE
Fabris Silva

Em seu comentário “Poucas coisas boas vêm da China” você coloca a China com todas as pessoas e empresas de lá como ruins só pelo fato de serem da China, sem critérios técnicos lógicos avaliativos com base em seu achiologismo. O exemplo que citei foi alguém fazer o mesmo com pessoas que nascem em um estado especifico, isso se chama analogia.

Cidade - UF
Londrina-PR
Jefferson

Meu amigo, em nenhum momento eu disse que todas as pessoas e/ou empresas da China são ruins.
Se vc não tem capacidade analítica para interpretar a opinião de outra pessoa (ou os fatos) , não precisa vir com argumentos distorcidos para justificar a sua forma de ver as coisas.
De todo jeito, vc tem a sua visão e eu a minha. Forte abraço!

Cidade - UF
Recife - PE
Erick Nilson Silva

Excelente comentário!

Cidade - UF
Anapolis