16/12/2025
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EUA arrecadam US$ 81 bilhões com leilão da banda C para o 5G

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Assim como é proposto pelo Brasil, o governo americano determinou a limpeza da faixa de 3,7 GHz nas transmissões via satélite.

Nesta quarta-feira, 24 de fevereiro, a Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos (FCC) finalizou o leilão da banda C (faixa de 3,7 GHz) para o 5G, arrecadando US$ 81,1 bilhões líquidos (R$ 441,0 bilhões na cotação atual).

Ao todo, 5,6 mil licenças foram adquiridas por 21 proponentes. Entretanto, a maioria delas ficaram com as operadoras Verizon e a AT&T.

A Verizon desembolsará US$ 45,5 bilhões (R$ 247,40 bilhões) por 3,5 mil licenças, e a AT&T investirá US$ 23,4 bilhões (R$ 127,23 bilhões) por 1,6 mil licenças.

As duas foram as grandes vencedoras do leilão.

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A terceira colocada, por exemplo, a T-Mobile, ficou com apenas 142 licenças, gastando US$ 9,3 bilhões (R$ 50,57 bilhões).

Assim como é proposto no Brasil, o governo dos Estados Unidos determinou que a Banda C deixasse de ser utilizada em transmissões via satélite, liberando a faixa de 3,7-3,98 GHz para ser utilizada no 5G.

O país investiu US$ 9,7 bilhões (R$ 52,74 bilhões) em um programa para acelerar a liberação da faixa, com a migração dos satélites para uma faixa superior (4,0-4,2 GHz).

Segundo Jessica Rosenworcel, presidente interina da FCC, entregar 5G para a população é “essencial para a recuperação da economia dos EUA”.

Com informações de Teletime.

Bolsonaro entrega à Câmara proposta de criação da Anacom

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Projeto de lei propõe a privatização dos Correios e a regulação do serviço postal pela nova ‘super agência’ de comunicações.

Bolsonaro entrega na Câmara proposta de criação da Anacom
Imagem: Twitter/Reprodução

Na noite desta quarta-feira, 24 de fevereiro, o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), entregou ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), o projeto de lei que prevê a privatização dos Correios e a criação da Agência Nacional de Comunicações (Anacom).

No texto, é definido as obrigações de qualidade e metas de universalização dos serviços postais.

Para a regulação, a ideia é criar uma “super agência”, a Anacom, que engloba não apenas as obrigatoriedades da atual Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), mas também as atividades de recebimento, expedição, transporte e entrega de correspondências e encomendas no país.

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, – presente durante a entrega do PL – justifica o projeto dizendo que o setor postal precisa de mais qualidade e modernização por meio de maiores investimentos.

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“Todavia, os esforços empreendidos não têm sido suficientes para que a empresa se atualize na velocidade requerida. Por ser uma empresa pública, ela não conta com o dinamismo que o setor demanda atualmente, tampouco a União tem capacidade fiscal para suportar os investimentos por meio de aportes”, disse Faria.

Com o novo Marco Regulatório para o setor postal, Bolsonaro afirma que o Brasil “segue firme no caminho da liberdade econômica”.

Com informações de Agência Brasil.

NOW, da Claro net, e Samsung TV Plus ganham mais canais

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Streaming disponível para os clientes da operadora agora conta com os ‘Canais Globo’; conheça as novidades.

Interface do NOW
Imagem: Interface do NOW

Os clientes da Claro net agora podem acompanhar aos ‘Canais Globo’ diretamente pelo NOW.

As emissoras do grupo estão disponíveis para transmissão online via smartphone ou em outro dispositivo habilitado para acesso ao app.

No entanto, o acesso ao conteúdo ainda é limitado aos assinantes da TV por assinatura oferecida pela operadora, com as emissoras inclusas no pacote.

Outros clientes da Claro seguem com acesso ao NOW, mas apenas ao conteúdo do ‘Claro Vídeo’.

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No Claro Box TV, os ‘Canais Globo’ ficaram disponíveis no início de janeiro e são liberados mediante o pagamento do pacote que libera canais fechados no aparelho de streaming.

Já o Samsung TV Plus, plataforma gratuita para os clientes das Smart TVs da marca, também ampliou sua lista.

Opções de entretenimento como o “Anime Pluto TV”, “Demand Africa” e “Pluto TV Turma da Monica” ficaram disponíveis.

Curiosamente, são canais oficiais da Pluto TV, streaming 0800 da Viacom, dona dos estúdios Paramount.

Com informações de LineUP TV

Cliente pré da Vivo poderá utilizar créditos para fazer compras

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Ideia de ‘carteira digital’ já tinha sido cogitada no ano passado pela operadora TIM.

Nesta quarta-feira, 24 de fevereiro, durante teleconferência de resultados, Christian Gebara, CEO da Vivo, anunciou a ideia de lançar o “Vivo Wallet”, uma carteira digital para clientes pré-pagos.

Com a novidade, os usuários da operadora poderiam utilizar o saldo de recarga não apenas para adquirir serviços de voz e dados, mas também fazer compras ou contratar serviços.

A ideia não é nova. Em agosto de 2020, Pietro Labriola, CEO da TIM, já tinha ventilado a possibilidade do lançamento de uma carteira digital para clientes móveis.

A iniciativa beneficiaria consumidores que não tem contas em bancos ou possuem cartões de crédito.

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Na época, o executivo da TIM também sugeriu o desenvolvimento de uma plataforma conjunta entre as empresas de telefonia, o que evitaria que um vendedor tivesse que usar sistemas de cobranças diferentes para cada operadora.

Entretanto, na teleconferência de hoje, Gebara não adiantou a possibilidade do lançamento de uma plataforma conjunta.

A carteira digital da Vivo vem na esteira do aumento do número de recargas em canais digitais, que já alcança 37% do total.

“Por que não usar essa recarga, que é usada digitalmente, no que poderia ser uma carteira digital. Hoje, esse dinheiro é utilizado apenas para o plano pré-pago. Talvez esse dinheiro poderia ser colocado nessa carteira e pagar outros serviços”, disse Gebara.

É válido lembrar que a Vivo lançou recentemente, de forma tímida, o app “Vivo Recarga”, uma conta digital que permite utilizar o saldo depositado para fazer recargas, transferir dinheiro entre amigos e pagar boletos.

Outro produto financeiro mencionado durante a teleconferência é o “Vivo Money” que oferece empréstimos para clientes de R$ 1.000 a R$ 30.000.

Segundo a apresentação, a companhia registrou um crescimento de 2,5 vezes no número de novos contratos de crédito/mês, entre outubro e dezembro do ano passado.

Volume de ligações indesejadas de operadoras caiu para 6%

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Segundo a Conexis Brasil Digital, a queda no número de chamadas de telemarketing é fruto da implantação do ‘Não Me Perturbe’.

De acordo com a Conexis Brasil Digital, entidade que congrega as principais operadoras do país, o número de chamadas de telemarketing realizadas pelas empresas de telefonia reduziu para 6%, após a implantação da plataforma “Não me Perturbe”.

A entidade setorial afirma que em 2019, 48% das chamadas de telemarketing no país eram feitas pelas operadoras.

Os dados são do aplicativo Truecaller.

“Claramente vemos uma efetividade do mecanismo do Não me Perturbe”, disse José Bicalho, diretor de Regulação e Autorregulação da Conexis.

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A plataforma “Não me Perturbe” é uma iniciativa das operadoras Algar Telecom, Claro, Vivo, TIM, Sercomtel, SKY e Oi.

Com ela, os usuários podem cadastrar número de telefones para não receber chamadas de telemarketing de operadoras e também de bancos.

Segundo Bicalho, mais de 7 milhões de números de telefones fixos e móveis fixos foram bloqueados na plataforma e nos Procons.

Ele ressalta também que o número de reclamações sobre telemarketing registradas na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) apresentou uma queda de 36%.

Além do Não me Perturbe, a Conexis afirma que novas medidas de autorregulação utilizadas pelas operadoras – para atendimento, cobrança e oferta -, contribuíram para a queda no número de chamadas de telemarketing.

Com informações de Assessoria de Imprensa Conexis Brasil Digital.

TIM quer se tornar a operadora móvel preferida pelos clientes

Companhia projeta investimentos no país de até R$ 13,5 bilhões nos próximos três anos.

Nesta terça-feira, 23 de fevereiro, a TIM (TIMS3) apresentou o plano estratégico da companhia para o período 2021-2023, no qual detalha as suas principais metas, entre elas, a de se tornar a operadora móvel preferida pelos clientes.

Apesar de 2020 ter sido um ano desafiador, a empresa de telefonia se diz “antifrágil” e que conseguiu se reinventar para atingir “resultados sólidos”.

Para os próximos três anos, as metas da TIM incluem: aumentar a participação no mercado de fibra; desenvolver propostas de valor de Internet das Coisas (IoT); e nivelar o gap no espectro de frequências móveis.

A companhia também espera criar pelo menos 3 novos negócios; escalar a digitalização e melhorar processos da indústria; e se tornar uma empresa referência em governança ambiental, social e corporativa (ESG).

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Para conquistar clientes, a TIM pretende expandir novas fontes de valor, por meio de ecossistemas e parcerias, como o acordo com a fintech C6 Bank; ou o sistema de mobile advertising, por meio do Play2Pay, por exemplo.

No campo financeiro, a TIM espera fazer investimentos de R$ 4,4 bilhões no Brasil em 2021.

No longo prazo, até 2023, a empresa espera investir R$ 13 bilhões. O número pode chegar a R$ 13,5 bilhões com a aquisição de ativos da Oi.

A operadora também projeta alta de quase 10% no faturamento e de dois dígitos no Ebitda (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização).

Com informações de Relações com Investidores TIM.

Telebras anuncia antena que permite internet via satélite no carro

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Protótipo foi desenvolvido em parceria com a Viasat e tem apoio da Agência Espacial Europeia.

Nesta terça-feira, 23 de fevereiro, o presidente da Telebras, Jarbas Valente, apresentou ao Ministério das Comunicações um protótipo de antena que oferece conectividade para veículos utilizando a banda Ka via Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) e, também, por redes 4G/LTE.

De acordo com a estatal, o sistema de conexão móvel funciona em carros viajando a velocidade de até 185 Km/h, mesmo em mudanças bruscas de altitude ou direção.

A antena foi desenvolvida para ser utilizada em áreas com pouco ou nenhum acesso à internet e oferece velocidade de 20 Mbps de download e 2 Mbps de upload.

A ideia é que o sistema seja utilizado por órgãos de segurança pública, saúde, defesa civil, agronegócio e proteção ao meio ambiente.

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Por exemplo, uma ambulância em uma área sem cobertura móvel pode consultar a internet via satélite para saber qual o hospital mais próximo ou atualizar a equipe médica sobre o estado do paciente.

A tecnologia também poderá ser utilizada para ofertar conexão contínua para usuários de ônibus, trens e embarcações.

A Telebras afirma que a antena já foi testada por 17 órgãos do governo federal, incluindo a conexão via satélite em movimento, assim como a transferência do acesso à internet por meio da banda Ka para as operadoras de celular, e vice-versa.

“Todos consideraram a solução muito útil”, destacou Jarbas.

Presente na apresentação, o ministro das Comunicações Fábio Faria gostou da apresentação.

“Isso que fazemos, nessa parceria entre Ministério das Comunicações, Telebras e Viasat, não é só levar internet, é levar um pouco mais de cidadania a todas essas pessoas isoladas. É um trabalho grandioso que dignifica muito o ministério. Temos que investir muito mais em tecnologia e comunicações para termos um Brasil todo conectado em poucos anos”, frisou o ministro Fábio Faria.

O desenvolvimento da antena é fruto de uma parceria da Telebras com a Viasat e tem apoio da Agência Espacial Europeia (ESA).

O equipamento pesa cerca de 40 kg, tem 1,30 m de diâmetro e 33 cm de altura, podendo ser fixado no teto de veículos. Para maior precisão, os painéis da antena são fabricados por meio de impressão 3D.

O sistema consome 300 Watts de energia quando está conectado e precisa uma fonte de alimentação com tensão de 12V ou 24 V.

“Inovação é que traz solução com melhor custo-benefício e pretendemos expandir essa mobilidade para o mercado privado no Brasil, sobretudo empresas de ônibus”, disse o presidente da Viasat, Leandro Gaunszer.

Com informações de Assessoria de Imprensa Telebras.

Motorola lança novo smartphone 5G no Brasil

Desenvolvido especialmente para o público gamer, o aparelho oferece conforto ao jogar no modo horizontal. Veja o preço.

Nesta quarta-feira, 24, a Motorola lançou oficialmente no Brasil o Lenovo Legion Phone Duel, um novo smartphone gamer compatível com a tecnologia 5G.

O aparelho foi desenvolvido especificamente para usuários que buscam conforto e conveniência ao jogar no modo horizontal.

Para rodar os games, o smartphone vem com o processador Qualcomm Snapdragon 865 Plus, 12 GB de RAM, 256 GB de armazenamento, bateria de 5000 mAh, tela com taxa de atualização de 144 Hz e alto-falantes estéreo duplos frontais.

Além disso, ele possui uma nova arquitetura de refrigeração líquida dupla, para dissipar o calor do aparelho.

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Na conectividade, a Motorola afirma que o aparelho é dual chip e compatível com a tecnologia 5G, mas funcionando apenas nas futuras frequências que ainda serão leiloadas no Brasil.

Ou seja, o Lenovo Legion Phone Duel não funciona nas atuais redes 5G DSS ofertadas pelas operadoras.

O aparelho pode ser utilizado normalmente nas redes 4G do país.

“O smartphone conta com toda expertise da marca Lenovo Legion, que desde 2017 oferece um portfólio de acessórios e notebooks de alto desempenho com inovações de hardware e software a jogadores casuais ou profissionais”, afirma a Motorola em comunicado.

No site oficial da Motorola, o Lenovo Legion Phone Duel é vendido por R$ 7.199,00, podendo ser parcelado em até 12x de R$ 599,91.

Até o fechamento desta matéria, o aparelho ainda não estava disponível nas lojas online das operadoras de telefonia.

Com informações de Assessoria de Imprensa Motorola.

TIM inaugura espaço para a venda de produtos para ‘Smart Home’

Entre os itens estão câmeras inteligentes, controles universais, sensores de movimento, entre outros.

A TIM acaba de inaugurar um novo espaço em uma loja no Rio de Janeiro para a comercialização de dispositivos para casas inteligentes (“Smart Home”).

Na lista de itens estão câmeras inteligentes, lâmpadas com Wi-Fi, controles universais, sensores de movimento e Smart Plug.

Com esses produtos é possível, por exemplo, ligar e desligar eletrodomésticos à distância, alterar a intensidade da iluminação na casa ou acompanhar a atividade de crianças ou pets de forma remota.

Na loja da TIM, os usuários podem conhecer os itens e experimentar as novidades.

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“Sabemos que muitas pessoas sonham em transformar a própria casa em uma residência mais moderna e totalmente integrada, mas não conhecem os dispositivos e acham que é algo caro ou inatingível. A ideia do espaço é aproximar os clientes das novas tecnologias e inserir a conectividade da TIM nesse contexto”, conta Silmara Máximo, diretora nacional de vendas da TIM.

O ambiente está disponível para os clientes na loja da TIM situada no Shopping Leblon, na cidade do Rio de Janeiro.

A operadora afirma que até o final do ano mais lojas físicas passarão a vender os produtos para casas conectadas.

Com informações de Assessoria de Imprensa TIM.

Claro lidera queixas no celular pós, internet fixa e TV em janeiro

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TIM tem mais reclamações no móvel pré-pago e Oi na telefonia fixa.

De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Claro foi a operadora que mais recebeu reclamações na agência em janeiro de 2021, somando 55.543 queixas.

Após, aparecem a Vivo (52.462 reclamações), Oi (48.767) e TIM (40.049).

No geral, a TIM foi a operadora que mais recebeu queixas na telefonia móvel em janeiro de 2021.

A operadora recebeu 35.048 queixas, sendo 21.576 no serviço pós-pago e 13.472 no pré.

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Porém, foi a Claro que mais recebeu queixas no serviço móvel pós-pago, com 22.110 reclamações.

A Claro também lidera nos serviços de banda larga fixa (14.944), TV por assinatura (7.474).

Já na telefonia fixa, a Oi foi a que apresentou mais reclamações: 23.176.

Confira abaixo o ranking de reclamações na Anatel em janeiro de 2021.

OperadoraBanda Larga FixaTV por assinaturaMóvel PósMóvel PréTelefonia FixaTotal
Claro*14.9447.47422.1546.1584.81355.543
Vivo14.8491.71719.2886.20210.40652.462
Oi10.4271.8798.8974.38823.17648.767
TIM3.80421.57613.4721.19740.049
*Claro inclui reclamações da Nextel

Com informações de Anatel.