23/04/2024

Deputado quer obrigar Apple a incluir carregador na caixa de iPhone

Empresa diz que a intenção é reduzir a pegada de carbono e diminuir a quantidade de lixo eletrônico no planeta.

Apple retira carregadores das caixas dos novos iPhones.

Está atualmente tramitando na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei nº 5451/20, que determina a proibição da venda de smartphones sem a fonte de alimentação, bateria, fone de ouvido e qualquer outro cabo ou adaptador necessário para a utilização do aparelho.

O assunto é polêmico desde que a Apple anunciou que não pretende incluir os carregadores e fones de ouvido na caixa das novas gerações de iPhones.

A “empresa da maçã” alega questões ambientais para a decisão, reduzindo a pegada de carbono e diminuindo a quantidade de lixo eletrônico.

A iniciativa é louvável sob o ponto de vista sustentável, mas especialistas afirmam que a ação não passa de uma estratégia da Apple para reduzir o preço dos aparelhos, diante de um mercado de venda de smartphones em baixa, por conta da pandemia da Covid-19.

VIU ISSO?

–> iPhone 12 sem carregador e fone repercute na web

–> Apple lança o seu primeiro iPhone 5G

–> iPhone 12 não conecta ao 5G se o usuário utilizar duas operadoras

Projeto na Câmara

O novo projeto é de autoria do deputado Marcelo Ramos (PL-AM).

Ele sustenta que a retirada dos carregadores e fones das caixas dos aparelhos é uma tentativa de maximizar as margens de lucro da empresa de forma injustificada.

“Afinal de contas, o que espera a fabricante que o consumidor faça uma vez que se esgote a carga (diga-se de passagem, muitas das vezes inexistente) inicial do aparelho?”, questiona o parlamentar.

Além do projeto na Câmara, o Procon-SP também questiona a Apple sobre a polêmica dos carregadores.

Para a entidade, a decisão não faz sentido, uma vez que a companhia não apresenta estudos sobre os ganhos ambientais da iniciativa e também não possui um programa de recolhimento, reciclagem e descarte de aparelhos e acessórios usados.

A empresa pode ser multada pelo Procon estadual e obrigada a disponibilizar o carregador para aqueles usuários que o solicitarem.

Com informações de Agência Câmara.

3 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
3 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários