16/12/2025
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Cliente será indenizado por conta de grosseria de atendente da Vivo

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‘Fato não pode ser considerado corriqueiro’, afirmou o relator do caso na Justiça.

A 34ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo acaba de condenar a Vivo a indenizar um cliente por ter sido desrespeitado por uma atendente da operadora.

De acordo com o consumidor, ao entrar em contato com a empresa para solicitar uma segunda via da fatura, a atendente o deixou 15 minutos esperando na linha e depois disse que a conta não poderia ser enviada e que, se pudesse, já teria sido enviada anteriormente.

Em seguida, ela desligou o telefone com o cliente ainda em linha. Logo depois, a funcionária da Vivo ligou novamente para o consumidor e o tratou de forma “ríspida” e “debochada”.

A ligação foi inteiramente gravada.

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Segundo o desembargador Luiz Guilherme da Costa Wagner Junior, o fato não pode ser considerado corriqueiro ou mero aborrecimento cotidiano.

“Por ato corriqueiro, aliás, deveríamos ter o bom atendimento ao cliente para que ele mantenha o contrato com a empresa, sob pena de total inversão de valores. Indaga-se, se um cliente que busca a empresa solicitando a segunda via de fatura para efetuar o pagamento é tratado dessa forma, qual o tratamento dispendido aos que estão inadimplentes e buscam tentar negociar o débito? O bom atendimento é reservado apenas para angariar novos clientes?”, disse Junior.

O desembargador entendeu que houve falha na prestação do serviço, demonstrando que Vivo pecou no treinamento das equipes.

Ele ressaltou a importância do bom atendimento ao consumidor, uma vez que sem ele a empresa não teria faturamento.

O valor da indenização por danos morais é de R$ 5 mil.

Com informações de TJSP.

Vivo possui a melhor banda larga do Brasil, segundo a nPerf

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Operadora atingiu as melhores médias de velocidade e de latência das redes fixas no país.

Segundo levantamento realizado pela empresa francesa nPerf, a Vivo pontou como a melhor operadora de serviços de banda larga fixa no Brasil ao longo do ano de 2020.

No ranking realizado pela empresa, a Vivo atingiu 126.205 nPoints, tendo como base as velocidades de download, upload e latência, incluindo todas as tecnologias fixas.

Em seguida aparecem a Claro com 107.101 nPoints, e a Oi com 97.759.

A Vivo apresentou no ano passado a velocidade média de 88,63 Mbps de download e 50,57 Mbps no upload, além de latência (tempo de resposta) de 32,31 ms.

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A performance da Vivo começou a progredir a partir de abril de 2020, aumentando uma média de 63% em um ano (+33 Mbps).

A Claro registrou 64,93 Mbps no download, 11,01 Mbps no upload e 36,40 ms de latência.

Já a Oi ficou com download de 46,97 Mbps, upload de 21,57 Mbps e latência de 63,88 ms.

O nPerf ressalta a boa evolução da Oi, se aproximando da performance da Claro. A operadora apresentou um avanço de 220% em relação a 2019 (+32 Mbps).

Para este estudo, a nPerf selecionou apenas as três maiores operadoras no serviço de banda larga fixa.

Ao longo de 2020, a empresa contabilizou 4,2 milhões de testes no Brasil.

Evolução das velocidades de download das operadoras ao longo de 2020. Imagem: nPerf

Com informações de Assessoria de Imprensa nPerf.

Mob Telecom anuncia investimento de R$ 15 milhões no Ceará

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Provedor de internet vai inaugurar novas lojas na região para melhorar a qualidade do atendimento aos clientes.

A Mob Telecom anunciou que pretende investir um total de R$ 15 milhões para inaugurar novas lojas em Juazeiro do Norte, no Ceará.

Segundo o provedor regional, os novos empreendimentos devem gerar cerca de 100 oportunidades de emprego diretos e indiretos.

Neste primeiro momento, vão ser inauguradas lojas da Mob Telecom nos bairros Tiradentes e Pirajá da cidade cearense.

Também estão previstos novos pontos no Centro, Triângulo e São Miguel, de Juazeiro do Norte.

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Com a expansão, a Mob Telecom soma 6 unidades na cidade, além de um centro de distribuição e 45 lojas em todo o estado do Ceará.

O novo ciclo de inaugurações visa melhorar a experiência e atendimento do cliente.

A Mob Telecom oferece serviços de internet por fibra e telefonia para mais de 900 mil clientes, nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro Oeste do Brasil.

“A Mob tem investido em tecnologia e digitalização da jornada dos seus clientes em busca de uma melhor comunicação possível. Além disso, estamos ampliando o número de lojas, buscando estar cada vez mais próximo do cliente, tanto na visão digital quanto presencial. Esse é um dos nossos objetivos para Juazeiro do Norte”, afirma o gerente de marketing da Mob Telecom, Gabriel Franco.

Com informações de Assessoria de Imprensa Mob Telecom.

Vivo oferece R$ 1.000 de desconto em novo celular gamer 5G

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Operadora também pretende dar de presente o aparelho para um cliente do programa Vivo Valoriza.

A Vivo está oferecendo um desconto de R$ 1.000 na compra do Lenovo Legion Phone Duel, novo smartphone gamer com suporte 5G, da Motorola.

Para conseguir o benefício na compra do aparelho da Motorola, basta que o usuário participe do programa “Vivo Renova”, que permite trocar um smartphone usado por um desconto na compra de um novo smartphone.

Para saber se o celular usado é elegível é preciso consultar no site do Vivo Renova ou ir até uma loja física da operadora para avaliação. Além disso, ele deve estar funcionando normalmente, incluindo a tela touchscreen.

Além do desconto no “Vivo Renova”, a operadora também pretende dar de presente um Lenovo Legion Phone Duel para um cliente do programa “Vivo Valoriza”.

O resgate relâmpago do prêmio ocorre no próximo dia 4 de março, às 15h.

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Ganha o aparelho aquele cliente que responder primeiro e corretamente as perguntas de um quiz sobre o Lenovo Legion Phone Duel e o “Vivo Keyd” – um dos mais importantes e tradicionais clubes de esportes eletrônicos do cenário sul-americano.

O vencedor também ganha uma camiseta do Vivo Keyd.

Celular gamer

O Lenovo Legion Phone Duel é um smartphone desenhado para melhorar o conforto ao jogar no modo horizontal.

Ele conta com processador Qualcomm Snapdragon 865 Plus, 12 GB de RAM, 256 GB de armazenamento e bateria dupla de 5000 mAh.

O dispositivo é compatível com as futuras redes 5G, o que significa que ele não funcionará nas atuais 5G DSS.

Na loja oficial da Motorola, o aparelho é vendido por R$ 7.199,00, podendo ser parcelado em até 12x de R$ 599,91 (ou R$ 6.479,10 à vista com 10% de desconto).

Na loja da Vivo, os clientes Controle e Pós podem adquirir o Lenovo Legion Phone Duel com desconto.

No plano Vivo Família 60GB Anual (R$ 249,99/mês), por exemplo, o celular sai por até 21 parcelas de R$ 261,85 (totalizando R$ 5.499,00).

Já no Vivo Controle Anual 9,5GB (R$ 44,99 /mês), o aparelho sai por R$ 6.399,00.

De acordo com a Vivo, ela é a única operadora a comercializar o Lenovo Legion Phone Duel em lojas físicas e online.

“A Vivo é uma empresa de tecnologia que está sempre na vanguarda e na busca por trazer para seus clientes os produtos mais avançados e revolucionários, alinhado ao conceito Tem Tudo na Vivo, que oferece dentro do ambiente de lojas soluções completas em tecnologia, inclusive um ecossistema completo favorável à prática dos esportes eletrônicos”, afirma Alan Hessel, diretor de Consumer Electronics da Vivo.

Com informações de Assessoria de Imprensa Vivo.

Com dívida bilionária, AT&T vende parte da DirecTV

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Operadora americana receberá US$ 7,8 bilhões no negócio, usando o dinheiro para pagar credores.

Nesta quinta-feira, 25 de fevereiro, a AT&T anunciou que fechou um acordo para a venda de uma participação minoritária da unidade de TV via satélite DirecTV, do streaming AT&T TV e do IPTV U-Verse, nos Estados Unidos, para a empresa de private equity TPG.

No acordo, as empresas formarão uma nova empresa, batizada de “New DirecTV”, que será proprietária e operadora dos serviços pagos de vídeo.

Na transação, a TPG deverá pagar à AT&T a quantia de US$ 7,8 bilhões (43,05 bilhões na cotação atual) para ter 30% da New DirecTV.

O dinheiro será utilizado pela AT&T para pagar parte da dívida bilionária da operadora, que chega a US$ 159 bilhões (R$ 877,55 bilhões).

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Especialistas afirmam que a compra da DirecTV foi um mau negócio para a AT&T.

Em 2015, a gigante de telecomunicações americana comprou a DirecTV por US$ 48,5 bilhões (R$ 267,68 bilhões), ou mais de US$ 67 bilhões (R$ 369,78 bilhões) se forem incluídas as dívidas da empresa de TV via satélite.

Entretanto, nos últimos anos, a DirecTV perdeu cerca de 8 milhões de clientes, motivado principalmente pela migração de usuários da TV paga para as plataformas de streaming.

Há meses a AT&T buscava vender a DirecTV, ou pelo menos parte dela.

Hoje, a New DirecTV é avaliada em US$ 16 bilhões (R$ 88,31 bilhões), cerca de um terço do que a AT&T pagou pela antiga DirecTV.

“Certamente não esperávamos esse resultado quando fechamos a aquisição da DirecTV em 2015”, afirmou o CEO da AT&T, John Stankey.

Com informações de Hollywood Reporter e CNN.

5G será disponibilizado no Brasil em junho de 2022

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Edital foi finalmente aprovado pela Anatel, que já deu previsão de uma data para a comercialização da tecnologia para os brasileiros.

Ilustração Pixabay
Imagem: Ilustração Pixabay

Depois de muitos conflitos, especulações atrasos, a Anatel deu finalmente o primeiro passo para a chegada da conectividade 5G no Brasil. O edital está aprovado!

Agora, o documento será analisado pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Depois, o Governo Federal poderá finalmente “cravar” uma data para realizar o tão aguardado leilão de frequências.

Na prática, o valor mínimo de cada faixa será definido após a análise do TCU, é por esse cálculo que será definido também quanto as operadoras terão que investir para pagar pelas frequências adquiridas.

É assim que funcionará o processo não arrecadatório. O Governo Federal cede e as empresas pagam com investimento em infraestrutura no país.

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A previsão é que o 5G comece a ser disponibilizado nas principais capitais em junho de 2022, segundo a Anatel.

O leilão, ainda sem data, deve ter sua realização promovida em meados deste ano, ou seja, por volta de junho/julho de 2021. Depois, as operadoras terão meses para fazer o implante da tecnologia.

Mas, o ponto de conflito da Anatel com as prestadoras foi mantido, ou seja, a agência exige a adoção do 5G “pleno”, com a melhor tecnologia.

Ou seja, as teles queriam construir a quinta geração aos poucos, com a utilização da infraestrutura do 4G, mas não será possível. Todas terão que fazer redes praticamente novas.

Apenas a TIM e as operadoras regionais defendem a adoção dessa tecnologia específica. Na prática, serão licitadas as frequências de 700 MHz, 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz.

A reunião da agência está disponível no YouTube:

4G de 700MHz da TIM atinge 535 cidades paulistas

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Com 900 antenas instaladas, nova infraestrutura melhora consideravelmente a qualidade da conexão móvel.

Divulgação TIM
Imagem: Divulgação TIM

Ao todo, a TIM já levou a conexão 4G com frequência de 700 MHz para um total de 535 cidades de São Paulo. É um número que representa, principalmente, o interior do estado.

A nova infraestrutura é um relevante “upgrade” na experiência com a conexão móvel, pelo maior poder de alcance e penetração, ou seja, viabiliza a conectividade até mesmo para localidades mais afastadas das antenas.

Ambientes fechados, como shoppings e estacionamentos, também são diretamente beneficiados com uma conectividade mais potente.

Nas capitais, a operadora já ativou a frequência para todas. No estado de São Paulo, a operação envolveu a instalação de mais de 900 sites, uma média de 2,5 antenas por dia em 2020.

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Em dezembro, 48 cidades foram contempladas e mais de 30 na lista ainda não contavam com esse tipo de sinal.

As cidades beneficiadas no período possuem os DDDs 11, 14, 15, 16, 17, 18 e 19.

São elas: São Roque, Vargem Grande Paulista, Pardinho, Ocauçu, Presidente Alves, Tejupá, Bom Sucesso de Itararé, Itapirapuã Paulista, Itaóca, Monte Alto, Guariba, Ribeirão Corrente, Rifaina, José Bonifácio, Santa Adélia, Marapoama, Embaúba, Mira Estrela, Pedranópolis, Santa Clara D’Oeste, Mesópolis, Aspásia, Piacatu, Caiuá, Gabriel Monteiro, Ribeirão dos Índios, Sagres, Santa Bárbara D’Oeste, Artur Nogueira, Iracemápolis e Engenheiro Coelho.

Foi no mês de dezembro também que a operadora também começou a operação do 5G DSS em São Paulo, mas apenas na capital e em determinadas regiões como Itaim Bibi e Avenida Paulista

Com informações de IPNews

SpaceX inicia ‘pré-venda’ de internet da Starlink no Brasil

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Empresa promete cobertura limitada no Brasil até o final de 2021. Interessados já podem pagar taxa para entrar na fila de espera.

Sem muito alarde, a empresa SpaceX, de Elon Musk, está convidando brasileiros por e-mail para entrar em uma fila de espera para adquirir a internet via satélite da Starlink.

Usuários que já haviam se cadastrado no site da Starlink estão recebendo mensagens pedindo para checar novamente a disponibilidade do serviço em seus endereços e fazer o pagamento de uma taxa – a qual garante a presença na fila para uso da internet da empresa no futuro.

Em teste realizado pelo Minha Operadora, utilizando um endereço de Bragança Paulista – uma cidade do interior de São Paulo -, por exemplo, o site afirma que a localidade terá cobertura até o final de 2021.

Porém, há a ressalva que a disponibilidade será limitada e que os pedidos de contratação serão atendidos por ordem de chegada.

Além disso, já é possível fazer o pagamento do valor de US$ 99 (R$ 546,35 na cotação atual), por meio de cartão de crédito. A empresa afirma que o valor é reembolsável.

O valor da taxa é o mesmo da mensalidade atualmente praticada pelo serviço da Starlink nos Estados Unidos.

E-mail enviado pela Starlink

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Entretanto, a oferta de “pré-venda” parece não estar disponível para todas as localidades brasileiras.

Ao repetir o teste com um endereço da capital paulista, o site da Starlink não permite o pagamento da taxa de US$ 99 e nem há a indicação de quando o serviço estará disponível na cidade de São Paulo.

Procurada na semana passada pelo Minha Operadora, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) afirmou que a empresa ainda não solicitou autorização para a oferta do serviço de banda larga via satélite da Starlink no Brasil.

“A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informa que até o presente momento não há qualquer pedido de autorização de direito de exploração de satélite ou sistema de satélites associado à empresa em questão em curso na Agência. Informamos também que a empresa não possui autorização para prestação de serviços de telecomunicações ao consumidor final no país”, diz a agência em nota.

Atualmente, a internet via satélite da Starlink está em fase de testes, mas já apresenta velocidade de internet que variam de 50 Mbps a ​​150 Mbps e latência de 20 ms a 40 ms.

Disponibilidade da Starlink na cidade do interior de São Paulo.

Pluto TV: IPTV grátis alcança marca de 43 milhões de usuários

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Plataforma registrou crescimento de 80% ao longo do ano de 2020.

Nesta quarta-feira, 24 de fevereiro, durante apresentação de resultados do último trimestre, a ViacomCBS anunciou que o IPTV gratuito Pluto TV atingiu a marca de 43 milhões de usuários em todo mundo, crescimento de 80% ao longo de 2020.

Somente no mercado internacional (fora dos Estados Unidos) são 12,9 milhões de usuários, com crescimento expressivo na Espanha e no Brasil.

Segundo a ViacomCBS, no quarto trimestre do ano passado, a receita do serviço (proveniente de publicidade) mais que dobrou.

A empresa de mídia também afirma que o Pluto TV também fechou novos acordos de distribuição global com a Samsung e Google.

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“Começamos 2020 com objetivos claros: desbloquear o poder de nossa combinação, construir um impulso operacional robusto e acelerar nossa estratégia de streaming – e entregamos. No quarto trimestre, apesar dos impactos contínuos do Covid-19, terminamos o ano com fortes resultados de publicidade e afiliados que demonstram a força de nossos negócios principais e alcançamos um crescimento incrível em nosso ecossistema de streaming vinculado, alcançando quase 30 milhões de assinantes domésticos e mais de 43 milhões globais da Pluto TV”, disse a ViacomCBS em comunicado.

A plataforma oferece dezenas de canais lineares, além de conteúdo sob demanda, de forma totalmente gratuita, mediante a apresentação de publicidade.

Com informações de ViacomCBS.

Saiba quanto vai custar o novo Paramount+ no Brasil

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Plataforma será reformulada e terá parcerias com as operadoras Claro, Vivo e Oi.

Nesta quinta-feira, 25, a ViacomCBS anunciou mais detalhes sobre o relançamento da Paramount+ no Brasil, que ocorre no próximo dia 4 de março.

Por enquanto, o preço permanecerá o mesmo que já era praticado no país, de R$ 19,90 por mês, incluindo a possibilidade de experimentar a plataforma gratuitamente durante sete dias.

O acesso poderá ser feito por meio do site do Paramount+, aplicativos para celular (Android e iOS) e smart TVs.

Além disso, o serviço contará com parcerias com operadoras, como Claro, Vivo e Oi, além do Mercado Livre.

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O serviço contará com produções da CBS, MTV, Showtime, Nickelodeon, Comedy Central, além de filmes da Paramount Pictures.

O Paramount+ promete 5 mil horas de séries e filmes, incluindo as estreias previstas para este ano, como Black Monday, Your Honor, The Good Lord Bird, City on a Hill, The Comey Rule e Escape at Dannemora.

A plataforma também receberá produções brasileiras, como De Férias Com o Ex, Are You The One? Brasil e A Culpa é do Cabral.

Entretanto, a empresa de mídia não esclarece o que fará com as produções que estão licenciadas em plataformas concorrentes, como é o caso das séries Star Trek (Netflix e Prime Video), Scandal (Netflix), The Good Wife (Globoplay), entre outros.

Com informações de Omelete e Canaltech.