24/04/2024

Estados Unidos pretendem utilizar software de código aberto no 5G

Agência norte-americana acaba de firmar um acordo com a Fundação Linux.

Nesta quinta-feira, 17 de fevereiro, a Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa dos Estados Unidos (DARPA) fechou um acordo com a Fundação Linux com o objetivo de utilizar a arquitetura de código aberto no desenvolvimento de tecnologias 5G.

A fundação é uma organização sem fins lucrativos que apoia o desenvolvimento de ecossistemas abertos, incluindo softwares, padrões, dados e hardware.

Um exemplo é o sistema operacional Linux, desenvolvido em código aberto e uma alternativa gratuita aos fechados Windows, da Microsoft, ou macOS, da Apple.

A ideia é acelerar a inovação, colaboração e competitividade no país na tecnologia 5G, incluindo Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (AI), segurança digital, entre outros.

VIU ISSO?

–> Dona da TIM adere à iniciativa de criação de tecnologia Open RAN

–> Huawei já fala no desenvolvimento da tecnologia 5.5G

–> Samsung pode lançar em breve celular 5G na faixa dos R$ 1.000

O acordo prevê um amplo guarda-chuva, que envolve o governo dos Estados Unidos e a comunidade de desenvolvedores, para criar um projeto de código aberto padrão com governança neutra e com um estatuto semelhante a outros projetos da Fundação Linux.

A expectativa é que seja criado um software, batizado de “Open Programmable Secure”, que permitirá redes 5G seguras de ponta a ponta e com a capacidade de impedir ataques cibernéticos.

“Estamos ansiosos para nos aliar à DARPA e sua intenção de acelerar a inovação segura e de código aberto e a competitividade dos Estados Unidos em tecnologias inovadoras. Esta parceria permite mudanças transformacionais em softwares e sistemas abertos, aproveitando os melhores recursos compartilhados em todo o ecossistema”, disse Arpit Joshipura, gerente geral de Networking, Edge e IOT, da fundação.

Com informações de Fundação Linux.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários