16/12/2025
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4G alcança 5.275 cidades no Brasil, diz Conexis

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De acordo com a entidade, a cobertura móvel já alcança municípios onde moram 98,8% da população do país.

De acordo com levantamento realizado pela Conexis Brasil Digital, que representa as operadoras de telefonia móvel, o país fechou 2020 com 5.275 cidades cobertas pela tecnologia 4G.

Neste total de localidades residem 98,8% da população brasileira.

Durante o ano passado, 421 novos municípios passaram a contar com a rede móvel de quarta geração, um crescimento de 9% em relação a 2019.

Segundo a entidade setorial, 20 milhões de novos chips 4G foram ativados no Brasil em 2020, um aumento de 13% em relação ao ano anterior.

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A Conexis Brasil Digital afirma ainda que junto com o 3G, a banda larga móvel está presente em todos os municípios brasileiros.

“Em 2020 ficou patente a importância da conectividade para a população e a economia brasileira. Neste ano de 2021, a conectividade deve estar entre as prioridades das políticas públicas para permitir alcançar as regiões mais remotas e a população mais vulnerável”, afirmou Marcos Ferrari, presidente executivo da Conexis.

Com informações de Assessoria de Imprensa Conexis Brasil Digital.

SKY Play recebe grande upgrade de conteúdo

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Mais de 200 títulos sob demanda foram adicionados ao catálogo da plataforma de streaming da SKY.

A SKY acaba de anunciar a adição de mais de 200 títulos sob demanda ao catálogo do SKY Play.

Os novos conteúdos são provenientes dos canais Globosat, como BIS, Gloob, Gloobinho, GNT, Multishow, Off e Viva.

Entre os destaques está o “Vai que Cola”, do Multishow, programa humorístico que atingiu a marca de 300 episódios em dezembro do ano passado.

Outro sucesso do Multishow que chega ao SKY Play é o “Lady Night”, talk show comandado desde 2017 pela humorista Tatá Werneck.

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Tem ainda o infantil “D.P.A. – Detetives do Prédio Azul”, série do Gloob que mostra as aventuras de três amigos desvendando diferentes mistérios.

“Com a iniciativa, a companhia reforça o compromisso de oferecer conteúdos relevantes, proporcionando entretenimento e diversão para diferentes momentos do dia a dia dos usuários”, afirma o comunicado da operadora.

O SKY Play está disponível para clientes pós e pré-pago, com recarga ativa a partir do pacote SMART.

Além dos títulos da Globosat, a plataforma de streaming da SKY conta com mais de 10 mil conteúdos sob demanda e 53 canais ao vivo.

Com informações de Assessoria de Imprensa SKY.

TIM anuncia smartphone 5G com preço a partir de R$ 899

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Oferta faz parte de nova campanha da operadora estrelada pela cantora IZA.

Em nova campanha veiculada na TV, com a participação da cantora IZA, a TIM está anunciando descontos em aparelhos celulares, incluindo um modelo que tem suporte à tecnologia 5G.

O aparelho em questão é o recém-lançado Moto G 5G, que está saindo por R$ 899 (ou 12x de R$ 74,92) no plano TIM Black Família 100GB.

O plano pós família da TIM sai por R$ 319,99/mês e permite compartilhar a internet com mais 3 dependentes (25GB para cada) e ainda inclui ligações, mensagens e apps ilimitados, além da possibilidade de escolher um benefício premium (Netflix, YouTube Premium ou HBO Go).

Além do Moto G 5G, outros aparelhos também são vendidos com preços a partir de R$ 899, como o Samsung Galaxy A12 no TIM Black 25GB e o LG K52 em planos Controle.

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Para aqueles clientes que têm cartões de crédito no C6 Bank é possível parcelar os aparelhos em até 18 vezes sem juros.

As ofertas são válidas até 22 de março de 2021.

Mais condições e outras opções de planos e preços de aparelhos podem ser consultados na loja online da operadora.

Esta é a primeira campanha de oferta de aparelhos realizada pela TIM em 2021.

A ação foi desenvolvida pela agência HavasPlus.

“Mais uma vez, estamos trazendo descontos expressivos para os clientes adquirirem alguns dos principais smartphones do mercado. Nosso objetivo é proporcionar uma experiência ainda melhor para os usuários, possibilitando que eles tenham o modelo ideal para aproveitar todos os recursos dos nossos planos e da rede da TIM, que tem a maior e melhor cobertura do Brasil”, destaca João Stricker, chefe de marketing consumer e SMB da TIM.

Com informações de Assessoria de Imprensa TIM.

Usuários pedem ‘Apple Pay’, mas Nubank libera ‘Google Pay’

Novo recurso permite que cliente da fintech realize pagamentos presenciais apenas aproximando o smartphone da maquininha.

Nesta terça-feira, 23 de fevereiro, o Nubank anunciou que clientes poderão fazer pagamentos por meio de celulares Android, utilizando o Google Pay.

Por sua vez, usuários do iPhone reclamaram nas redes sociais sobre a falta da liberação do recurso rival, o Apple Pay.

O Google Pay funciona como uma carteira digital, permitindo fazer pagamentos online, mas também presenciais – apenas aproximando o smartphone da maquininha para concluir a compra.

A novidade começa a ser liberada aos poucos nas próximas semanas e vale para compras na função débito ou crédito.

Para utilizar o recurso, o cliente do Nubank deve acessar o app e clicar em “Registrar no Google Pay”, na tela inicial, e selecionar o cartão.

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Já nas primeiras notícias sobre os primeiros testes da Nubank com o Google Pay, fãs da Apple pediam ao Nubank o suporte do Apple Pay.

Com o anúncio do Google Pay de hoje, os pedidos se repetiram.

Questionada pelos usuários do Twitter, o Nubank afirmou que não há nenhuma novidade em relação ao “Apple Pay”, mas, caso surja algo no futuro, a empresa vai avisar todo mundo.

“Tem que ficar feliz pelos amiguinhos também, viu? Se até a Lady Gaga esperou anos para lançar o Chromática, você também pode esperar mais um pouco pelo Apple Pay!”, ironizou o Nubank.

É válido ressaltar que a maioria dos smartphones em uso no país rodam o sistema operacional Android, do Google.

GSMA pretende realizar o Mobile World Congress em junho

Apesar da pandemia, o evento ocorrerá de forma presencial em Barcelona, na Espanha.

Um porta-voz da GSMA anunciou que o Mobile World Congress (MWC21), em Barcelona, será realizado de forma presencial entre 28 de junho e 1º de julho de 2021.

Há alguns dias, um jornal espanhol chegou a vazar rumores de que o congresso seria adiado para o último trimestre de 2021.

O Mobile World Congress é um dos principais eventos mundiais de tecnologia móvel, no qual são lançados novos produtos e tendências do setor de telecomunicações.

Normalmente, o evento atrai mais de 100 mil participantes.

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Diante da emergência da pandemia, a edição de 2020 do congresso foi cancelada.

Inicialmente, o MWC21 seria realizado em março deste ano, mas a organização acabou reagendando para junho.

Além da feira em Barcelona, a GSMA manteve a realização do MWC21, em Xangai, na China, que começa nesta terça-feira, 23, e segue até a próxima quinta, 25 de fevereiro.

“Com uma perspectiva global em constante mudança e após consulta com nosso conselho e membros e nossos principais expositores, tomamos a decisão cuidadosa de reprogramar o MWC21 Xangai em fevereiro e o MWC21 Barcelona em junho. A saúde e segurança de nossos expositores, participantes, funcionários e as pessoas de Barcelona são de suma importância”, disse Mats Granryd, diretor geral da GSMA, em setembro passado.

Além do evento presencial, a organização prometeu elementos virtuais para complementar a enorme demanda pelo evento.

Com informações de Assessoria de Imprensa GSMA e Isto é Dinheiro.

Você lembra? Karol Conká já estrelou campanha da antiga NET

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Cantora rapper tem sido alvo da cultura do cancelamento por conta da participação controversa no BBB21.

Participante polêmica da atual edição do Big Brother Brasil (BBB21), a cantora Karol Conká já foi garota propaganda do provedor NET (atual Claro net).

A rapper tem sido alvo de forte rejeição do público, diante da atitude agressiva dela e das inúmeras discussões e brigas que ela se envolveu durante o BBB21.

Além do “cancelamento” que Karol tem sofrido nas redes sociais, ela já foi cortada de um festival de música e o canal fechado Multishow suspendeu um programa que teria a participação da cantora.

No caso da NET/Claro, a Karol Conká não tem feito participações recentes em campanhas publicitárias da operadora.

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No antigo comercial da operadora, a cantora estrela a campanha “Multitelei”, exaltando o NOW e a convergência digital da operadora, oferecendo telefonia fixa, móvel, internet e TV por assinatura.

O vídeo foi publicado em 2017, entretanto, muitas pessoas ainda têm utilizado a campanha para criticar Karol nas últimas semanas.

“Já não gostava dela nessa época”, disse um usuário do YouTube.

“Ainda é fã?”, foi questionada uma que se dizia fã da rapper.

“Até hj(sic) passava algumas propagandas dela na TV, quero só ver passar agr(sic)”, afirmou outro.

O vídeo do comercial “Multitelei”, da NET, pode ser conferido abaixo. Em seguida, você confere o vídeo com os bastidores da campanha.

Tchê Turbo Móvel: Gaúchos têm nova opção de MVNO

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Conectado à rede da Vivo, operadora tem como diferencial planos pós-pagos.

Nesta segunda-feira, 22 de fevereiro, o provedor regional Tchê Turbo lançou uma operadora móvel virtual (MVNO), o “Tchê Turbo Móvel”.

A nova MVNO utiliza a plataforma da Telecall e utiliza a rede da Vivo.

O provedor já atua principalmente em cidades do Noroeste do Rio Grande do Sul, em sua maioria, com menos de 30 mil habitantes, com serviços de banda larga por fibra, telefonia fixa e streaming de vídeo.

Segundo a empresa, a escolha da Telecall se deve à cobertura da Vivo nessas localidades que o Thê Turbo atua.

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Diferentemente da maioria das MVNOs no mercado, o Tchê Turbo Móvel conta apenas com planos pós-pagos com valores a partir de R$ 46,90, conforme a seguir:

PlanoDadosLigaçõesSMSValor mensal
Básico3GB60 minutos60R$ 46,90
Light3GB60 minutos60R$ 54,90
Up5GBilimitadas100R$ 61,90
Top10GBilimitadasilimitadoR$ 84,90

Todos os planos possuem WhatsApp ilimitado, mas o conteúdo de vídeo é descontado da franquia de internet.

Além disso, o plano básico tem limitação de velocidade de 5 Mbps de download e 1 Mbps de upload. Os demais planos não possuem essa limitação.

A operadora virtual conta ainda com planos família de 20GB de R$ 119,90/mês (podendo ser compartilhado com no máximo 4 pessoas e com valor de adicional de R$ 50), e pacotes empresariais com 5 chips (R$ 369,90 mensais) ou 10 chips (R$ 699,90 por mês).

A expectativa da operadora é vender 10 mil chips até o final deste ano.

Com informações de Thê Turbo e Mobile Times.

5G pode aumentar custos para o consumidor, alerta Claro

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Executivo da operadora critica o modo acelerado que a implantação da nova tecnologia é proposta pela Anatel.

Em evento online realizado nesta segunda-feira, 22 de fevereiro, Fabio Andrade, vice-presidente de relações institucionais da Claro, afirmou que a implantação acelerada do 5G pode aumentar os custos da telefonia móvel para o consumidor final.

A fala do executivo é uma crítica à proposta do edital para o leilão, preparado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), principalmente, na parte que determina a implementação de uma rede 5G standalone.

A ideia é obrigar as operadoras a criar uma nova estrutura para o 5G sem que ela seja baseada ou limitada pela infraestrutura existente do 4G.

Andrade defende um cronograma mais confortável para a implantação da estrutura, com uma migração mais gradativa de tecnologia, para que o investimento possa ser diluído entre os consumidores.

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“Estamos tentando com a Anatel para que a agência conceda um prazo [maior] para que isso seja implementado, uma régua. Se isso for implementado de uma maneira imediata como exigido no relatório, diria que os custos vão aumentar exponencialmente. Estimo que três a quatro vezes mais do que o inicial”, afirma o vice-presidente da Claro.

Além da rede standalone, outros pontos preocupam a Claro, como a migração da Banda C para a Banda Ku e o ressarcimento dos satélites, o que aumenta ainda mais os custos.

Também entra na lista a proposta da rede privativa do Governo Federal, algo que as operadoras criticam por não se ter ideia do tamanho real dessa rede, o alcance e as condições de segurança.

“Não sabemos onde estamos pisando”, completa Fabio, dizendo que o leilão ainda está no campo do abstrato e que está sendo difícil para as empresas projetar os custos de implementação do 5G no Brasil.

O evento online foi promovido pelo Instituto de Relações Internacionais e Comércio Exterior (IRICE).

Com informações de Mobile Time.

Infovias de fibra óptica no Norte vão custar R$ 1,6 bilhão

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Investimento sairá do bolso das operadoras como parte das obrigações estabelecidas no leilão 5G; entenda como vai funcionar.

Ilustração Pixabay (Fibra óptica)
Imagem: Ilustração Pixabay (Fibra óptica)

De acordo com Vitor Menezes, secretário-executivo do Ministério das Comunicações, a construção das oito infovias de fibra óptica no Norte do país terá um custo de R$ 1,6 bilhão para as operadoras.

É um valor estimado pelo Governo Federal, que estabeleceu o investimento como parte das obrigações que teles terão que cumprir para pagar as frequências do 5G.

Afinal, empresários e representantes do setor de telecomunicações pediram por um leilão não arrecadatório e mais focado no desenvolvimento da infraestrutura do país.

Algumas informações garantem que, apesar de tudo, as operadoras não ficaram felizes com a quantidade de exigências feitas e pensam até que o 5G pode ser tornar “impagável”.

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Mas, Vitor Menezes assegura que todas as obrigações impostas no edital não vão ultrapassar o valor do espectro. Para o secretário, “não existe a menor possibilidade” disso acontecer.

Das oito infovias planejadas pelo Governo Federal, duas já estão com recursos garantidos. Uma delas vai usar a sobra de dinheiro da migração da TV analógica para a digital.

Entre as outras exigências estabelecidas estão a construção de uma rede privada para o governo e órgãos públicos, assim como uma maior expansão da conectividade 4G.

Ao que tudo indica, a queda de braços será pelo implante do 5G na plenitude, enquanto as operadoras pretendiam fazer um início mais “pé no chão”, de acordo com a realidade dos custos e do país.

Com informações de Tele.Síntese

Bloqueio de servidores piratas de IPTV continua

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Indústria do cinema não é a única em combate ao sistema ilegal de IPTV que libera canais fechados e mais por valores na faixa de R$ 30.

Ilustração Pixabay - Reprodução de Streaming/IPTV
Imagem: Ilustração Pixabay

O sistema pirata de IPTV não para de crescer, mas o combate também está cada vez maior. Dessa vez, cinco fornecedores de acesso foram bloqueados de prover os serviços.

Na prática, é um mercado que funciona da seguinte maneira: o consumidor encontra alguém que vende o serviço, paga um valor pequeno mensalmente, na faixa de R$ 30/40 e acessa canais de TV por assinatura e conteúdo sob demanda por meio de um app.

Há usuários que conseguem até mesmo incluir o aplicativo na Smart TV, por meio da loja de downloads.

Os fornecedores bloqueados distribuem conteúdo sem autorização, em especial jogos esportivos.

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Segundo a estimativa divulgada, o serviço atendia mais de um milhão de acessos por mês na Itália, o que motivou o pedido da liga espanhola de futebol “La Liga” pelo bloqueio dos servidores piratas.

É importante salientar que o futebol é um esporte de grande importância para a economia da Europa, mas a competitividade tradicional fica de lado.

Afinal, os clubes precisaram se unir para enfrentar aquela que pode ser uma das maiores ameaças aos lucros obtidos com a transmissão: a IPTV pirata.

No caso da denúncia feita pela “Liga Liga”, as autoridades da Itália conseguiram trabalhar para acatar com a solicitação. Em nota, os representantes da liga de futebol manifestam que eventos esportivos merecem uma sólida proteção, com base nos direitos da propriedade intelectual.

As empresas responsáveis por transmissões e times de futebol são apenas mais uma na grande união em combate à pirataria de conteúdo.

Grandes estúdios de cinema também já entraram com iniciativas contra. Leia mais sobre:

Com informações de TorrentFreak