Por meio de um projeto de conteúdo criado em conjunto com o setor de dramaturgia da Globo e com a agência VMLY&R, a operadora Vivo levará a conectividade do 5G para a novela Pantanal.
Na trama das 21 horas da Globo, os espectadores sabem que na fazenda de Zé Leôncio, personagem interpretado pelo ator Marcos Palmeira, o principal meio de comunicação é a rádio. Com a chegada da nova rede, o cenário vai mudar.
De acordo com as empresas, a ação de merchandising na novela vem com a proposta de destacar os serviços digitais da Vivo, além de apresentar as possibilidade que o 5G pode trazer para o setor do agronegócio.
Na trama da novela, a participação da operadora virá por meio do personagem Jove, que é interpretado pelo ator Jesuíta Barbosa. Durante a cena, o personagem irá conversar com seu país sobre a importância de modernizar os negócios na localidade fazendo uso da tecnologia, tentando convencer o pai a instalar antenas na fazenda para captação de internet e telefonia.
De acordo com a Vivo, nas cenas que serão exibidas com a imagem da operadora, serão destacados os seus produtos voltados para o segmento empresarial, tendo como público-alvo as pessoas que atuam no setor de agronegócio. A inserção da operadora aconteceu de forma gradativa e deverá ocorrer ao longo de toda a novela.
Na quarta-feira (15), Gaispi, grupo responsável por traçar diretrizes e supervisionar a limpeza da faixa de 3,5 GHz, se reuniu para acompanhar o processo dos trabalhos da EAD (Siga Antenado) na liberação do espectro nas capitais. Da reunião saiu uma notícia muito boa para a população de Brasília.
A Siga Antenado informou que possui número adequado de receptores (LNBs) para iniciar os trabalhos por Brasília, uma vez que tem em estoque 97 recetores e a cidade necessita de 94. Além disso, afirmou que é possível instalar os equipamentos até o final do mês.
De acordo com Moisés Moreira, presidente do Gaispi, Brasília é uma cidade plana, mais fácil de calcular interferência no FSS com base na topologia, além de ter baixa presença de TVRO (serviços via satélite) nas áreas centrais. Com isso, por cumprir com facilidade os requisitos de limpeza, foi a escolhida pela EAF para iniciar o processo de implementação do 5G.
A instalação dos novos receptores FSS está programada para acontecer na próxima semana, com a expectativa de chegar a troca de 10 filtros por dia.
“Será um piloto, muita coisa pode acontecer nas primeiras ativações, então será um aprendizado. Orientei a EAF que, à medida que tiverem os filtros em mãos e capacidade concreta de trabalhar em mais cidades, podemos deliberar os planos, até em reuniões extraordinárias se preciso”, falou Moreira ao portal Tele.Síntese.
Segundo o portal, com base no que for feito em Brasília, a EAF apresentará os planos para iniciar o serviço em outras capitais, liberando a faixa em cerca de seis outras capitais ainda em julho.
Junho é um muito esperado pelos brasileiros, especialmente para os nordestinos. É o mês de uma das festas mais tradicionais do Brasil, onde o comércio se prepara para alavancar suas vendas e as empresas buscam maneiras de se caracterizar para o tempo festivo. Para entrar no clima de arraial, a HughesNet lançou um jingle temático de festa junina.
Por meio da caracterização do mês junino, a empresa que oferece serviço de banda larga via satélite da Hughes do Brasil e é subsidiária da Hughes Network Systems LCC (HUGHES) aproveitou para divulgar os principais benefícios do serviço nas cidades onde atua, com foco em áreas rurais e cidades pequenas do interior, locais onde a tradição do São João é mais forte.
O Jingle foi produzido pela produtora Radioativa e será veiculado nas rádios durante o período das festas. Este já é o terceiro ano em que a HughesNet celebra a festa junina e marca presença nesta tradição em regiões remotas e cidades pequenas.
“Preparamos um jingle para todos os nossos representantes, que pode ser personalizado com informações específicas de cada um, como nome do estabelecimento, endereço e telefone, para que possam divulgar o seu serviço na cidade onde atuam”, relata Rodrigo Cavalieri, diretor de marketing da Hughes do Brasil, que conta que uma nova versão foi disponibilizada para os representantes de vendas do serviço.
De acordo com a HughesNet, a escolha do temas de festas juninas ajuda a reforçar a marca da empresa, considerando a familiaridade dos brasileiro com essa tradição. “É um tema de fácil identificação para o nosso público e permite aos parceiros chamar a atenção para seus próprios negócios”, afirma Cavalieri.
Além da versão para a rádio, será publicada uma versão karaokê nas redes sociais da marca, o que permitirá curtir a letra da música. Confira a versão do karaokê abaixo:
Chegou oficialmente no Brasil essa semana o Google Duplex, uma tecnologia que utiliza inteligência artificial com capacidade de comunicação natural para automatizar tarefas cotidianas, como agendamento de compromisso por telefone e atualização de cadastros. A novidade foi revelada no evento Google for Brasil, realizado na terça-feira,14, em São Paulo (SP).
A tecnologia já está sendo usada no país de três formas, em testes: fazer ligações para atualização de informações de negócios no Maps e Google Search, automatização de tarefas na internet e realização de consultas de locação de votação.
De acordo com o Google, mais de 200 ligações por dia são realizadas pelo Duplex e mais de 50 mil negócios já foram atendidos pela tecnologia no país.
“Assim que alguém atende o telefone, o Duplex explica que a ligação faz parte do processo de atualização do Google Maps, pedindo em seguida para confirmar os horários de abertura e fechamento”, explica a companhia.
Como ferramenta de automação de compras, em parceria com a Ingresso.com, o Google Duplex permite comprar ingresso de cinema diretamente na página de busca, facilitando o processo que poderia ser mais complexo para pessoas que apresentam pouca familiaridade com o universo digital.
“O Google ganhará dinheiro indiretamente, pois o fortalecimento da Busca para serviços implica em mais ganhos”, explicou o head de Parcerias durante uma das mesas redondas do evento.
A tecnologia também pode ser usada para facilitar a busca de local de votação para as Eleições de 2022, graças a uma parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Segundo a companhia, o Duplex poderá ser utilizado com a Google Assistente para obter a informação no site do TSE sem dificuldades.
Tanto a compra de ingressos quanto a consulta aos locais de votação ainda não está disponível para os usuários, com previsão para sua chegada no segundo semestre deste ano.
Embora seja um grande avanço, o Google Duplex ainda tem um grande caminho pela frente. Até o momento, a tecnologia está presente em 11 países: Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, Chile, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Japão, México e Nova Zelândia.
O novo Black Shark 5 Pro é um smartphone ideal para aquelas pessoas que além de precisar de um aparelho para uso do dia a dia, também pode usá-lo para se divertir com aquele videogame que os outros dispositivos não aguentam por muito tempo, consumindo rapidamente a sua bateria.
Além de ter uma grande duração, o aparelho conta com uma tecnologia de hiper carga de 120W, com uma bateria de 4650 mAh que fornece energia para jogos e entretenimento durante o dia todo. Este é provavelmente o sistema de carregamento mais eficiente da indústria de smartphones, comparado aos melhores resultados dos concorrentes – mais de 17 minutos.
Por vir com carga modo duplo, o usuário poderá escolher a modalidade de carregamento que mais se adequar a sua necessidade no momento: modo em que a velocidade de carregamento seja inteligente para evitar problemas de superaquecimento, completado em 15 minutos, ou enchimento no modo flash para ter carga o mais rápido possível, que completa em 24 minutos.
Equipado com o Qualcomm Snapdragon 8 Gen 1, o Black Shark 5 Pro entrega tecnologia avançada de processo de 4 nm, com arquitetura de 64 bits para poder de processamento incrivelmente rápido e seu núcleo da CPU Kryo680 oferece um desempenho incrivelmente poderoso.
Outro detalhe importante do Black Shark 5 Pro é vir com RAM UFS 3.1 e ROM LPDDR5, garantindo que dados sejam transferidos na velocidade mais rápida possível. Devido a largura de banda de 6400 Mbps, a velocidade da memória é aumentada em 16% e a velocidade de carregamento de aplicativos é aumentada em 25%. Com isso, o aparelho fica muito mais veloz na instalação e carregamento de jogos, assim como na alternância entre cenas.
O Black Shark 5 Pro oferece uma alta taxa de atualização de até 144Hz, que se adapta de forma inteligente à taxa de atualização de 144Hz dos jogos mais recentes, fornecendo aos gamers uma experiência de jogo suave e sedosa. Além disso, é possível escolher entre três taxas de atualização personalizada: 120Hz, 90Hz e 60Hz para obter a taxa de tela apropriada de acordo com suas preferências e os requisitos do aplicativo para obter gráficos mais suaves.
Sua taxa de amostragem de toque de até 720 Hz, proporcionando ao aparelho um menor atraso de toque do setor de apenas 8,3 ms (multi-finger) para jogos mais suaves e responsivos.
O destaque do Black Shark 5 Pro vai para a sua tecnologia de tela sensível à pressão de duas zonas, chamada de Magic Press. Este visor de alta sensibilidade à pressão facilita a obtenção de movimentos precisos até mesmo para os jogos mais competitivos. Além disso, a prevenção de toque errado também foi aprimorada para a melhor experiência sensível à pressão.
Sua tela OLED E4 da Samsung possui uma borda-ultra estreita, uma taxa de contraste de 5000000 e reduz em 15% o consumo de energia. O micro-buraco da câmera frontal mede apenas 2,76 mm para minimizar a obstrução da tela, criando uma experiência visual mais imersiva. O aparelho conta também com o crescimento real DC para evitar dores nos olhos, fornecendo uma experiência visual mais suave.
Sistema de áudio e som
Black Shark 5 Pro possui alto-falantes estéreo lineares simétricos duplos, com amplificadores de alta potência e uma cavidade de som superdimensionada, que oferece a melhor qualidade de som da categoria, ideal para o uso diário, além de estar no topo do ranking de smartphones DXOMARK para áudio.
O aparelho também promete uma reprodução de música impecável, assim como a gravação. Embalado com três microfones com cancelamento de ruído, sua voz pode ser gravada de forma agradável e clara, mesmo em um ambiente barulhento.
Conjunto de Câmeras
O Black Shark 5 Pro vem com câmera tripla, sendo que a principal possui 108MP, a ultra-wide de 13 MP e macro de 5MP. Sua câmera frontal tem 16 MP. A configuração vem com otimização de software de câmera de computação sofisticada, com gravação de vídeo 4K 60FPS, HDR10+, cena super noturna, estabilização eletrônica de imagem (EIS), e muito mais.
O aparelho também vem com sensor de gravidade, sensor de luz ambiente, sensor de proximidade, giroscópio, bússola, sensor de impressão digital montado na lateral e sensor de pressão. Além de ser vir equipado com sistema operacional Android 12.
Câmeras: principal 108 MP, ultra-wide 13 MP, macro 5MP e Frontal 16 MP
Conexão: bluetooth 5.2
O Black Shark 5 Pro faz parte da linha Black Shark 5, com uma tecnologia mais avançada. Black Shark 5 vem equipado com snapdragon 870, tela AMOLED, com taxa de atualização de 144 Hz, câmera principal de 64 MP, sua bateria de 4650 mAh possui taxa de 120W de carregamento e é equipado com Android 12.
O smartphone Black Shark 5 também conta com dissipação de calor, obtendo mais eficiente em comparação ao gel térmico tradicional, mantendo o aparelho calmo e fresco em todos os jogos.
Preço e Onde comprar
Black Shark 5 Pro 8 GB RAM + 128 GB de armazenamento sai pelo valor de US$ 799, enquanto que o 12 GB RAM + 256 GB de armazenamento, custa US$ 899. No entanto, há um desconto especial para aqueles que comprarem por aqui, basta aplicar o código PV57F39SCY63 (utilize também o cupom BLACKSHARK175 e ganhe ainda mais desconto!). Enquanto que o Black Shark 5 sai por US$ 549 e conta também com um cupom de desconto, aplicando o código SR7TQP13OFN (utilize também o cupom BLACKSHARK105 e ganhe desconto extra!).
O desconto na assinatura do HBO Max é válido tanto para o plano Mobile quanto o Multitelas, sendo que aquele que assinar a plataforma terá acesso durante três meses com o mesmo valor que é cobrado na assinatura mensal. O plano mensal Mobile custa R$ 19,90, enquanto que o Multitelas custa R$ 27,90. Ou seja, o consumidor terá acesso por três meses pagando o valor de um mês.
Na assinatura Mobile, o cliente terá direito de acesso ao HBO Max no smartphone ou tablet, com uma 1 tela de cada vez e a baixar até 5 títulos. No modelo Multitelas, o acesso pode ser feito em todos os dispositivos, com direito a 3 telas ao mesmo tempo, alta definição e tecnologia 4K, a baixar até 30 títulos e criação de 5 perfis diferentes.
Entretanto, vale ficar atento, que a assinatura da plataforma é renovada automaticamente a cada três meses. Se após esse período, o assinante não cancelar ou alterar o plano desejado, o contrato é renovado e o preço da assinatura trimestral pode voltar ao valor vigente. O cliente pode cancelar a assinatura a qualquer momento, sem custos adicionais.
Aniversário de 1 ano
Em uma postagem no Twitter, a conta HBOMax Latin America PR publicou comemorando a data especial, onde decidiu compartilhar alguns marcos importantes alcançados, como destaques de produções ao longo do ano.
Nesse período, o aplicativo do HBO Max conseguiu acumular um total de 44,3 milhões de downloads no Google Play em países com idioma espanhol e português. Na plataforma, o número de visualização de conteúdos totaliza 1,9 milhão de horas, destacando-se as séries que ocupam 1,3 milhão de todo esse tempo gasto.
Entre as produções mais assistidas estão: Batman, como o filme mais assistido; a Franquia Harry Potter como destaque entre os jovens, ficando todo os meses entre as produções mais populares; e nos perfis infantis, O Incrível Mundo de Gumball é o título mais assistido.
A partir de hoje (15), a Microsoft não dará mais suporte ao navegador Internet Explorer (IE), que foi lançado em 1995. Com isso, aquelas pessoas que ainda utilizam a ferramenta nas versões do Windows 10 serão direcionados para o Edge, navegador atual da companhia.
O encerramento de suporte ao navegador foi informado pela empresa ano passado, quando anunciou que o aplicativo de desktop do navegador não seria mais compatível com determinadas versões do Windows 10.
“Com o Microsoft Edge, fornecemos um caminho para o futuro da web respeitando o passado. A mudança era necessária, mas não queríamos deixar para trás aplicativos e sites que eram confiáveis e ainda funcionam “, detalhou a empresa em comunicado oficial.
De acordo com a Microsoft, a retirada do suporte ao navegador nao afetará aplicativos baseados em um servidor ou o Windows 10 Long-Term Servicing Channel (LTSC), nem afetará o mecanismo Trident MSHTML, sendo que os que foram desenvolvidos para o Internet Explorer poderão ser executados por meio de um modo de compatibilidade no Edge.
Ao encerrar oficialmente o suporte ao IE, a empresa explica que o novo navegador, além de maior segurança e ser mais moderno, oferece maior garantia de compatibilidade com sites e aplicativos mais antigos.
“O Microsoft Edge possui o modo Internet Explorer (“modo IE”) integrado, para que você possa acessar esses sites e aplicativos mais antigos baseados no Internet Explorer diretamente do Microsoft Edge”, anunciou.
Com essa mudança, ao clicar nos atalhos do Internet Explorer, o usuário já será direcionado para o Microsoft Edge. O novo navegador já deve estar instalado no computador com Windows 10.
Nesta semana surgiram rumores e conversas sobre um plano de assinatura da Netflix totalmente de graça, que seria baseada em anúncios. As informações foram repassadas informando que o streaming planejava lançar um plano gratuito que seria monetizado com anúncios entre o final deste ano e início de 2023. No entanto, empresa desmentiu.
Durante o lançamento da nova série brasileira “Maldivas” ocorrida nesta segunda-feira (13), Francisco Ramos (Ou ‘Paco’) vice-presidente de conteúdo da Netflix na América Latina, após ser questionado sobre o novo plano da plataforma baseado em anúncios, ele respondeu com um “És gratuito”. Ele também falou que o streaming terá mesma versão do catálogo com publicidade e sem publicidade.
Na reportagem da Folha de São Paulo, Elisabetta Zenatti, vice-presidente de conteúdo para o Brasil, confirmou que “nós vamos lançar uma assinatura suportada por publicidade. Não sabemos ainda quando: pode ser entre o final deste ano e o começo do próximo”.
De acordo com a empresa, o novo plano monetizado por anúncios seria uma das alternativas para o consumidor brasileiro, algo que vem acontecendo em outros países com poder aquisitivo menor.
Até o momento, o planejamento é lançar uma assinatura sem que seja necessário a retirada dos existentes. Ou seja, os consumidores continuariam com a opção de assinar um plano normalmente e ter acesso aos contratos sem precisar assistir anúncios.
Um estudo do Centro de Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) sobre o acesso à internet em municípios brasileiros com até 20 mil habitantes, apontou que mesmo tendo crescido expressivamente o acesso, isso aconteceu de forma desigual.
Os municípios com até 20 mil pessoas, que concentram 31,6 milhões de habitantes, obtiveram um percentual de usuários menor do que verificado em grandes centros urbanos.
O relatório também apontou que houve uma expansão recente de fibra óptica nesses municípios, que está associado ao esforço dos provedores de pequeno porte presentes ali. Constatou também que houve uma substituição de alguns tipos de conexão, como rádio para fibra, ação fundamental para a ampliação do uso das TICs pela população.
Segundo o estudo, o grau de profissionalização dos provedores impacta diretamente a qualidade dos serviços oferecidos e os níveis de conectividade dos municípios. No entanto, ainda há barreiras importantes para a conectividade em áreas rurais, remotas e de difícil acesso.
Essas dificuldades estão associadas ao custo de expansão da fibra óptica, da falta de energia elétrica, da instalação e manutenção das torres no caso da conexão via rádio. Assim como, as características geográficas que dificultam o alcance do sinal ou atrapalham a instabilidade da conexão.
Segundo os entrevistados, o custo financeiro para contratação de planos com maiores velocidades é uma das barreiras que afetam especialmente os mais vulneráveis, além da falta de habilidades digitais e carência de dispositivos de acessos adequados.
A pesquisa contou com a participação do Programa de Acesso Digital (DAP) da Embaixada Britânica no Brasil e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), baseado em dados coletados pelas pesquisas do Cetic.br e em dados fornecidos pela Anatel.
O estudo foi produzido em duas etapas: quantitativo e qualitativa. Na quantitativa, foram selecionados 485 municípios, que foram divididos em quatro grupos através de indicadores de conectividade (acessos) e capacidades locais (atributos relacionados à qualidade e segurança dos serviços ofertados pelos provedores e serviços públicos on-line e políticas de inclusão digital implementadas pelas prefeituras).
Na qualitativa, gestores de prefeituras e de provedores foram entrevistados, assim como lideranças locais. Foram realizados grupos de discussão com residentes em 20 cidades das cinco regiões do Brasil. Capacidades dos provedores e dos governos locais, qualidade e segurança dos serviços ofertados pelos provedores, políticas de inclusão digital, usos das tecnologias pela população e barreiras à conectividade foram as bases para a análise de dados.
A Telecom Italia conseguiu garantir do governo italiano um financiamento de 725 milhões de euros para impulsionar a implementação do 5G e conectar redes de fibra óptica em áreas carentes. De acordo com a agência encarregada de gerência dos dois projetos, a Infratel Italia, o financiamento tem como destino a implementação de links de fibra entre os sites móveis.
As obras onde será colocado o financiamento devem ser concluídas até 30 de junho de 2026, sendo que até 90% dos custos incorridos serão contribuídos pelo financiamento público.
Em março deste ano, o governo da Itália anunciou a disponibilização de mais de 2 bilhões de euros como parte dos esforços para aumentar o acesso à quinta geração de internet móvel no país. Os fundos são origens do Plano de Recuperação e Resiliência da Itália, um programa no âmbito de uma iniciativa da União Europeia que visa mitigar o impacto econômico e social da pandemia de Covid-19 (coronavírus).
De acordo com Vittorio Colao, ministro da Inovação da Itália, disse que o financiamento da empresa de telecomunicações Telecom Italia “completa o plano do governo de conectar toda a Itália com redes de alta capacidade”. Os recursos serão utilizados em áreas onde há o interesse de investimento.
Em janeiro deste ano foi anunciado o financiamento de 3,7 bilhão de euros para impulsionar a implementação do serviço de banda larga de 1 Gbps. O financiamento para impulsionar o 5G está além desse valor.