15/04/2024

Uso de inteligência artificial ajuda empresas a diminuírem o valor com fretes

Sistemas com Inteligência Artificial e Big Data possibilitam cruzamento de dados na busca pelo melhor frete.

Nem sempre é fácil achar a melhor opção quando o assunto é transporte de mercadorias. “Garimpar” o melhor preço de frete, aliado a um serviço de qualidade, pode conferir ao embarcador uma boa dor de cabeça, pois são muitas as variáveis em questão e a matemática não é tão simples.

tecnologia
Foto: Reprodução Internet

Tamanho e tipo da carga, distância e local do frete, taxas e pedágios e até mesmo o alto preço do combustível são algumas dessas variáveis que certamente mexem no preço do frete. E elas não podem ser avaliadas individualmente, mas em conjunto e levando em consideração cada operação.

Soluções que têm ganhado força no mercado são as tecnologias que permitem a simulação do frete, levando em conta as variáveis citadas acima e muitos outros fatores, a partir do cruzamento de dados via Inteligência Artificial Big Data (BI), que chegam a entregar por operação até 5% de economia. Em um exemplo prático, em uma empresa de porte médio, com uma quantidade de 1.500 fretes por mês, a economia chega a 19%.

“Não é simplesmente sair ligando para empresas de transporte de cargas e cotar o preço. Hoje em dia, sem tecnologia, o embarcador vai perder dinheiro. Se a cada operação ele economiza um pouco que seja, no balanço final, o montante ganho certamente será interessante”, diz Rodrigo Fávero, CEO da Everlog TMS, plataforma de gerenciamento de transporte em nuvem com conceito disruptivo de TMS 4.0, que aplica Inteligência Artificial e BI para as cotações de frete.

Fávero explica que existem alguns tipos de simulação que podem ser feitos, de acordo com o tamanho, a demanda e o tipo de carga que será transportado.

A simulação de frete histórica busca em cenários reais do passado, a partir de um período de filtro, cálculos comparativos entre o cenário real contratado e a simulação de novos modelos de negociação de frete. Como resultado, a ordem de seleção do melhor transportador poderá considerar o melhor prazo, o menor preço e a performance ideal de entrega.

Outro tipo de simulação é a automática, que avalia o melhor cenário para o embarque antes mesmo da contratação do transportador ou da emissão da nota. Neste tipo, todos os pedidos são enviados automaticamente ao sistema, que devolve de forma instantânea as melhores opções de preço e prazo, garantindo o embarque no melhor cenário para o fracionado.

A simulação de frete da base é feita apoiada em comparativos entre transportadores que já atuam ou atuaram naquele tipo de operação, com o intuito de otimizar as cargas, gerando inteligência para a tomada de decisão. Já na simulação de frete avulsa é usada uma carga específica com base nos transportadores que operam com aquele tipo de carga, visando o melhor preço e o desempenho daquele transportador ou empresa.

A Blue Bay, cliente da Everlog TMS, que utiliza o sistema da empresa para a simulação de fretes, relata que houve uma grande mudança no seu mindset ao buscar transportadores para seus produtos. Atuando no ramo desde 2007, a Blue Bay conseguiu no primeiro trimestre de 2022 economizar na faixa de 19% com a auditoria e a simulação de fretes.

“Com a tecnologia, conseguimos, de uma maneira muito simples e rápida, buscar os melhores cenários e cotações de frete, sem ficar na mão das mesmas empresas. Hoje sabemos que iremos economizar e ter o melhor serviço ao fechar um frete”, diz Johnny Diwan, diretor na empresa.

Para saber mais sobre simulação de fretes, acesse: https://everlogbrasil.com.br/cotacao-de-fretes/

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários