Sites piratas estão ‘sumindo’ dos resultados da busca do Google

Páginas ilegais disponibilizam arquivos torrents de filmes, séries e músicas.

Sites populares que disponibilizam arquivos piratas de filmes e séries estão misteriosamente “desaparecendo” dos resultados na busca orgânica do Google. O sumiço foi percebido pelo site TorrentFreak.

Há muito tempo, mecanismos de buscas têm sido pressionados para remover por completo links com conteúdo ilegal dos seus índices. Entretanto, o Google já se manifestou categoricamente que se recusa a fazer tal procedimento, para que a ação não seja traduzida como uma forma de “censura privada excessiva”.


Por outro lado, nos últimos anos, a companhia tem alterado a ordem dos resultados mais relevantes para determinadas palavras, tirando sites piratas das primeiras posições para determinadas palavras-chave, incluindo títulos de filmes, séries e músicas.

Assim, ao procurar por “Game of Thrones”, por exemplo, o usuário não encontrará o The Pirate Bay nos melhores resultados.

Agora, o Google parece que está retirando da primeira página de busca os links de páginas que abrigam conteúdo ilegal, mesmo que seja digitado o nome exato do site. Os resultados só começam a aparecer a partir da segunda página, ignorada pela maioria dos usuários.

Ao que tudo indica, a medida também vale no Brasil. O Minha Operadora refez o teste realizado pelo TorrentFreak para o site pirata “1337x”. Ao fazer a busca pelo nome, não é apresentado o domínio oficial na primeira página do Google.

VIU ISSO?

–> Anatel e Ancine se unem para bloquear sites IPTV piratas

–> Mais provedores de IPTV são derrubados

–> Polícia Civil apreende milhares de TV Box piratas

Em vez disso, é apresentado no primeiro resultado um site não oficial do 1337x. Isso pode ser considerado um grave risco de segurança, pois os usuários podem ser redirecionados para sites de terceiros com nomes parecidos ou mesmo idênticos, podendo ser alvo de golpistas ou de ataques phishing.

Ao refazer o teste em outros sites de busca, foi apontado o domínio correto do site 1337x.

Ainda não está claro porque o Google adotou essa iniciativa, mas a teoria é que esta é uma forma da gigante de buscas limitar a exposição e tráfego de sites piratas.

Com informações de TorrentFreak.

A SKY tem o plano ideal para a sua TV! Aproveite já com 50% de desconto no primeiro mês. Ligue 0800 123 2040.

COMPARTILHAR EM:

About Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 8 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
2 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários
Rodrigo Dias

Eu até lembro que na era do Orkut existia uma comunidade com o título “Se não tem no Google, não existe”
 
Esse mantra jamais existiria se fosse em 2020.

Cidade - UF
Gravataí/RS
Felipe

google fazendo censura “leve”, pra acostumar daqui a uns anos ela tira completamente.

Cidade - UF
Goiania - GO