13/04/2024

Lista de canais de TVRO que já mudaram sua transmissão para banda Ku

Emissoras de TV aberta por satélite tinham até o dia 31 de maio para fazerem a mudança, mas mais da metade ainda não fizeram a migração.

Embora tenha sido adiado por mais 2 meses, o 5G, em breve, deve estar disponível nas capitais brasileiras, trazendo maior conectividade para a população. Com a rede iria ocupar a faixa de frequência de 3,5 GHz no Brasil, para evitar interferência, as emissoras de TV aberta via satélite (TVRO) que transmitem seu sinal na Banca C tiveram que mudar para a banda Ku.

Como a TVRO usa até hoje a banca C, que sofre interferência do serviço de rede móvel, realocar para banda Ku foi a solução encontrada para que fosse garantido a manutenção do serviço.

As emissoras de TVRO tinham até 31 de maio para iniciarem o uso da banda Ku para transmissão de sinal usando os satélites da Embratel Star One ou Star One C4. Semana passada, ao todo, 42 canais já ativaram dupla transmissão, e estão transmitindo tanto na Banca C, quanto na Banda Ku, por meio dos satélites da Embratel.

No total, 118 canais estão na lista de preferência para uso dos satélites da Embratel Star One, cujas emissoras já existiam em TVRO e solicitaram o direito de migrar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). No entanto, a lista de interessados em usar a banda Ku para TVRO já conta com mais de 200 canais, pois muitos se manifestaram sobre o interesse de entrar no setor televisivo.

De acordo com a Embratel, seus satélites têm a capacidade para receber todos os canais com direito presenciais e mais os interessados, que ainda não têm lugar garantido no D2 ou C4.

A empresa afirma que 42 dos 118 que poderiam migrar já resolveram esperar o aquecimento do mercado na banda Ku. Por meio de nota ao Tele.Síntese, a companhia disse que “Estima-se que já no mês de junho o varejo começará a vender kits receptores TVRO Ku e que em até 60 dias, no máximo, a EAF iniciará a distribuição dos kits receptores ao público de baixa renda do Cadastro Único do Governo”.

Confira abaixo a lista dos 42 canais que já retransmitem o sinal em banda Ku:

  1. Band BA
  2. Band MG
  3. Band RJ
  4. Band SAT
  5. Band SP
  6. CNT Curitiba
  7. CNT Rio de Janeiro
  8. Evangelizar
  9. Globo Brasília
  10. Globo Minas
  11. Globo Nordeste
  12. Globo RJ
  13. Globo SP
  14. Ideal TV
  15. Jovem Pan News
  16. Pai Eterno
  17. Record News
  18. Rede 21
  19. Rede Família
  20. Rede Gazeta SP
  21. Rede Vida
  22. Rede Vida 2
  23. Rede Vida 3
  24. SBN
  25. SBT
  26. SBT BSB
  27. SBT RIO
  28. SBT RS
  29. SBT SP
  30. Terra Viva
  31. TESTE TVRO
  32. TESTE TVRO 2
  33. TV Brasil
  34. TV Brasil 2
  35. TV Câmara
  36. TV Canção Nova
  37. TV Horizonte
  38. TV Justiça
  39. TV Record Nacional
  40. TV Século 21
  41. TV Senado
  42. TV Verdade

Os que ainda não migraram podem causar problemas?

De acordo com o Gaspi, grupo responsável pela limpeza do espectro de 3,5 GHz, não há problema se os outros canais de TV por satélites em banda C com direito de preferência esperarem mais tempo para ativar o sinal na Banda Ku. Mas a Embratel precisa deixar o espaço reservado para eles em seus satélites.

Por exemplo, os canais legislativos podem demorar para emigrar o sinal, já que estava tendo dificuldade de ativá-lo em Banda Ku, tanto que tinham apresentado um recurso ao Gaispi solicitando o adiamento do prazo até 31 de maio, mas desistiram após edição da portaria da Anatel reservando espaço nos satélites da Embratel.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários