14/12/2025
Início Site Página 1422

CEO da Telefónica Vivo é premiado como líder de negócios do ano

José María Álvarez-Pallete foi reconhecido por sua liderança no comando da companhia.

Foto: Telefónica/Divulgação

Nesta terça-feira, 3, durante cerimônia em Nova York, José María Álvarez-Pallete, atual presidente do grupo espanhol Telefónica, controladora da Vivo no Brasil, recebeu o prêmio de “Líder de Negócios do Ano” da Câmara de Comércio Espanha-Estados Unidos.

O evento reuniu mais de 300 representantes dos setores financeiro, comercial, político, cultural e social dos Estados Unidos e Espanha. A premiação escolhe executivos que contribuíram para o crescimento econômico dos dois países, incluindo a melhoria das relações comerciais entre eles.

O reconhecimento de José María vem pela sua liderança à frente da companhia. Segundo o conselho de administração do grupo espanhol, ele tem conseguido enfrentar desafios e, ao mesmo tempo, promover a transformação digital da empresa.

Em discurso, o presidente da Telefónica disse que pretende colocar os cidadãos e seus direitos no centro desse novo mundo e garantir que ninguém seja deixado para trás, por meio da nova economia digital. “Nunca na história da humanidade houve um acúmulo de tecnologia”, disse.

VIU ISSO?

–> Vivo é selecionada para Índice de Sustentabilidade Empresarial

–> Telefônica Vivo vende 1.909 torres por R$ 641 milhões

–> Dona da Vivo pretende priorizar negócios no Brasil

“A Telefónica alcançou acordos estratégicos de grande valor e demonstrou excelência nos negócios, a inovação e o compromisso com o cliente necessários para transformar um gigante das telecomunicações em uma era de contínuas mudanças tecnológicas e digitais”, afirmou Alan Solomont, presidente do Conselho de Administração da Câmara e ex-embaixador dos EUA na Espanha.

Atualmente, a companhia está presente em 14 países, principalmente na Espanha, Europa e América Latina, onde concentra grande parte de sua estratégia de crescimento.

Com informações de Assessoria de Imprensa Vivo.

Oi lança novo produto digital durante a CCXP19

Iniciativa estratégica faz parte do plano de transformação e recuperação da companhia.

Foto: CCXP

Nesta quarta-feira, 4, durante evento em São Paulo que contou com a presença do Minha Operadora, a Oi anunciou que pretende apresentar soluções de Telecom e TI para os visitantes da CCXP19, o maior festival de cultura pop do mundo. A iniciativa faz parte do lançamento da Oi Soluções, segmento que pretende investir em produtos para o mercado corporativo.

Entre as soluções apresentadas durante o festival está o Gestão Digital 360º, novo recurso integrado de conectividade, TI e segurança da Oi, que será utilizado para gerenciar todos os serviços e produtos de telecomunicações da CCXP19.

O Gestão Digital 360º foi desenvolvido pela própria Oi para atender uma demanda interna de melhor gestão da arquitetura de TI, e que agora está sendo lançado para o mercado corporativo. A operação no festival permitirá que o público possa visualizar a solução em funcionamento em um caso real.

A Oi também utilizará o sistema de videomonitoramento com Analytics, garantindo o reconhecimento e identificação facial de pessoas autorizadas em áreas restritas da Oi e da organização da CCXP.

Além disso, soluções de cloud de alta performance serão utilizados nos servidores do festival, aplicações IoT farão o monitoramento da temperatura do pavilhão e produtos de telepresença ajudarão numa melhor comunicação entre os times de gerenciamento da rede do festival.

VIU ISSO?

–> Oi levará clientes para a CCXP 2019

–> Novos assinantes da Oi Fibra terão primeiro mês grátis

–> Telefonia móvel da Oi dispara no Sul do país

A Oi é responsável por toda a infraestrutura de telecom da CCXP19, incluindo 60 km de cabo de fibra óptica com redundância e 115 mil m² de cobertura Wi-fi para oferecer conexão gratuita para o público. A operadora também pretende fazer demonstrações da rede 5G durante a CCXP19.

O novo posicionamento no mercado B2B é visto como estratégico para a recuperação da empresa, consolidando a Oi como provedora e integradora de soluções digitais. O plano prevê investimentos massivos em infraestrutura de fibra óptica no país além do portfólio de produtos de alto nível de performance.

A Oi Soluções conta com a parceria das empresas Huawei, Cisco, NAVA, Genesys, GlobalWeb, Fortinet, Weston Amercias e Logicalis.

Com isso, a companhia pretende atender os novos desafios tecnológicos dos clientes corporativos, que buscam mais consultoria e produtos customizados. As soluções incluem segurança, IoT, Big Data & Analytics, Cloud & Data Center e Serviços Gerenciados, além da conectividade de dados e voz. O investimento previsto para 2020 é da ordem de R$ 7 bilhões.

“A Oi Soluções nasce com o objetivo de impulsionar a transformação digital das empresas por meio de nossas soluções de Telecom e TI, promovendo impacto positivo na sociedade e gerando valor sustentável para a Oi. E conta com uma equipe de inovação para o desenvolvimento de produtos e serviços, com startups aceleradas pelo Oito, hub de empreendedorismo da Oi, com o Oi Labs, showroom de co-criação com clientes, e com um robusto ecossistema de parceiros estratégicos”, afirma Adriana Viali, head da Oi Soluções.

O festival CCXP19 acontece de 5 a 8 de dezembro, no São Paulo Expo.

Com informações de Assessoria de Imprensa Oi.

Oi troca rede de cobre por fibra em cidades do Nordeste

2

Moradores poderão solicitar a nova tecnologia sem custo adicional; saiba os detalhes.

Imagem ilustrativa: Logotipos da Oi
Imagem ilustrativa: Logotipos da Oi

Se os moradores de Recife e Olinda sonhavam com uma modernização na rede de internet fixa, o desejo se realizou. A Oi iniciou uma melhoria no serviço oferecido para as duas cidades e trocará o cobre pela fibra ótica.

Com isso, todos os moradores terão internet de altíssima velocidade e poderão fazer a solicitação sem custos adicionais. Quem contava com pacotes entre um e 35 mega poderá ter um upgrade para até 200 mega.

Entre os bairros contemplados, destacam-se: Aflitos, Brejo de Beberibe, Córrego do Jenipapo, Dois Unidos, Encruzilhada, Espinheiro, Graças, Jardim Atlântico, Jardim Brasil, Macaxeira, Madalena, Nova Descoberta, Ouro Preto, Peixinhos, Rio Doce, Santo Amaro, Sétimo RO, Vila Popular, entre outros.

VIU ISSO?

–> Prejuízo da Oi cresce 330% em relação a 2018
 
–> Fibra ótica da Oi já está em 76 municípios

–> Novo plano estratégico da Oi destaca expansão da fibra ótica

A operação de fibra ótica da operadora em Recife e Olinda já havia sido anunciada aqui no Minha Operadora em junho de 2019. Agora, a oferta parece estar mais fácil para alcance do usuário final.

Trocar os equipamentos também não tem custo para o consumidor. Quem quiser apenas solicitar e continuar com os serviços contratados, permanece com os valores que sempre pagou.

Até mesmo consumidores que só possuam o telefone fixo  da operadora poderão solicitar a troca e ter a oferta de combos à disposição para adicionar uma internet de alta velocidade no pacote contratado.

Com informações de Diário de Pernambuco

Vivo é selecionada para Índice de Sustentabilidade Empresarial

0

Operadora avançou nas iniciativas para redução de emissões de gases estufa e já conta com 25% de mulheres em seu Conselho de Administração.

Divulgação Vivo
Imagem: Divulgação Vivo

Pela oitava vez seguida, a Vivo (VIVT3 / VIVT4) integra o Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 (B3SA3), também chamado de ISE 2020. Empresas como Natura (NATU3), Cielo (CIEL3) e Movida (MOVI3) também foram selecionadas.

A ferramenta compara corporações com base em conceitos de eficiência econômica, equilíbrio ambiental, responsabilidade social e governança corporativa. A carteira conta com 30 companhias de 15 segmentos diferentes.

Em destaque, a Vivo avançou nas iniciativas para redução da emissões de gases estufa e incluiu metas como a diversidade de gênero na companhia. As mulheres já representam 25% do Conselho de Administração da operadora.

VIU ISSO?

–> Vivo e TIM foram as operadoras mais procuradas na Black Friday 2019

–> Usuários relatam falhas nas redes da Vivo e TIM

–> Não é só a Oi: Vivo também oferece 100GB por valor próximo a R$ 100

“Queremos seguir crescendo de forma sustentável e inclusiva, gerando impacto positivo no meio ambiente e na sociedade”, comentou Joanes Ribas, executiva de Sustentabilidade da Vivo.

No Brasil, é um avanço significativo, pois uma pesquisa publicada em maio mostrou que as mulheres ocupam apenas 7,3% dos cargos em conselhos no país. A responsável pelo levantamento foi a consultoria Enlight.

A Vivo incluiu também meta com indicadores de satisfação dos clientes e sustentabilidade à reputação. O Índice atual começa a valer em 6 de janeiro de 2020 e vai até 1º de janeiro do ano seguinte.

Com informações de MoneyTimes

TIM vai patrocinar Réveillon de Copacabana

É a primeira vez que a operadora se envolve no evento de renome mundial.

Imagem: Pixabay

A TIM se garantiu como patrocinadora do Réveillon da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. É a primeira vez que a operadora se envolve na maior festa a céu aberto do mundo, com quase 10 horas de duração.

Além de se aproximar mais do público carioca, a exposição da marca terá um alcance mundial com os inúmeros turistas que se deslocam, todo ano, para conferir o grande espetáculo da virada do ano na cidade.

Trata-se de uma estratégia que se conecta com o maior pilar da companhia atualmente, a união de música e entretenimento. Serão quatro palcos distribuídos pela região e cada um vai abrigar um ritmo musical diferente.

VIU ISSO?

–> Usuários relatam falhas nas redes da Vivo e TIM

–> Vivo e TIM foram as operadoras mais procuradas na Black Friday 2019

–> Cai o interesse pelo TIM Beta nos últimos 12 meses

A TIM será um apoio para todos eles. A tradicional queima de fogos terá uma duração de aproximadamente 14 minutos e a noite da virada contará com performances dos artistas Anayle Sullivan, Allyrio Mello, Diogo Nogueira, Ferrugem, DJ Malboro e Mangueira.

O Réveillon de Copacabana integra o projeto “Verão TIM”, mas a companhia dará mais detalhes sobre a iniciativa como um todo em breve.

A festa é promovida pela RioTur, da Prefeitura do Rio de Janeiro e carrega o tema “Amor a cada vista” para a virada de 2019/2020.

Com informações de Promoview

SKY prepara programação especial e gratuita para dezembro

0

Confira os títulos na faixa dos canais HBO, Telecine e FOX Premium.

A Black Friday terminou, mas a SKY preparou uma programação especial e na faixa para os clientes do SKY Play, o serviço sob demanda da operadora. Os usuários terão acesso gratuito em dezembro ao conteúdo dos canais Discovery, HBO, Telecine, Megapix, Paramount e FOX Premium.

Como ocorre todos os anos, a partir do dia 7 de dezembro o Discovery Channel traz o seu tradicional “Shark Weekend”, com uma programação especial de fim de semana sobre os tubarões. No entanto, quem é cliente do SKY Play tem acesso antecipado aos programas, antes mesmo deles irem ao ar.

Já a rede Telecine também disponibiliza vários filmes gratuitos, como o misterioso “Nós”, que traz a história de uma família durante uma viagem de final de semana, mas os planos saem fora do esperado e a chegada de um grupo misterioso torna os membros da família reféns de seres incrivelmente parecidos com eles. O canal de filmes também traz outros títulos como “A Morte Te Dá Parabéns 2”, “De Pernas Para o Ar 3” e “Como Treinar Seu Dragão 3”.

O HBO traz gratuitamente o filme “Uma Aventura Lego 2”, bem como a série Game of Thrones.

VIU ISSO?

–> Popular canal de filmes ganha sinal aberto na SKY

–> Emissora deixará a grade da SKY em breve

–> Sky Play ganha mais 10 canais ao vivo em streaming

Para os fãs de séries, o FOX Premium disponibiliza sucessos como “This is Us”, “Impuros” e “The Walking Dead”.

Confira todas as atrações disponíveis gratuitamente na plataforma durante todo o mês de dezembro.

Discovery:
Shark Weekend

Telecine:
Nós
Bumblebee
Como Treinar Seu Dragão 3
Creed II
A Morte Te Dá Parabéns 2
De Pernas Para o Ar 3

HBO:
Uma Aventura Lego 2
His Dark Materials
Aquaman
Watchmen
His Dark Materials
Catherine The Great
Game of Thrones

Megapix:
Os Farofeiros
Fala Sério, Mãe

Paramount:
The Handmaid’s Tale

Fox Premium:
This is Us
Impuros
Me Chama de Bruna
The Walking Dead

Com informações de Assessoria de Imprensa Sky.

Brasil é campeão mundial em spam telefônico, afirma relatório

País lidera ranking com média de 45 ligações por usuário ao mês.

Nesta terça-feira, 3, a empresa que desenvolve o aplicativo Truecaller publicou a nova edição do seu relatório que analisa as chamadas de spam em todo o mundo. Pelo segundo ano consecutivo, o Brasil permanece no topo da lista de países em que os usuários mais recebem spam telefônico.

No ano passado, o Brasil já tinha ultrapassado a Índia no ranking global. O novo estudo mostra que os brasileiros recebem em média 45,6 ligações de spam por mês.

O país não é o único afetado pelo problema. Segundo o relatório, as ligações indesejadas têm aumentado dramaticamente em países vizinhos, nos últimos anos. Hoje, cinco dos dez principais mercados afetados com o spam telefônico estão na América Latina. No Peru, por exemplo, segundo país do ranking, os usuários recebem 30,9 chamadas por mês.

Segundo o Truecaller as operadoras de telefonia ainda são os maiores spammers do Brasil. Nos últimos doze meses, as ligações das prestadoras aumentaram de 32% para 48%. A maioria das chamadas são para oferecer ofertas promocionais e fazer vendas adicionais, entre outros serviços.

VIU ISSO?

–> Rio de Janeiro lança sistema de bloqueio de ligações indesejadas

–> Claro desrespeita bloqueio de telemarketing e leva multa milionária

–> Procon-MS notifica operadoras por ignorarem bloqueio de ligações

As chamadas fraudulentas (26%), instituições financeiras (13%) e telemarketing (13%) também são as principais fontes de ligações.

O Brasil também é o quarto país que mais recebe SMS de spam, perdendo para a Etiópia, África do Sul e Quênia. O brasileiro recebe em média 87 mensagens de textos indesejados por mês.

O Truecaller é um aplicativo que ajuda o usuário a bloquear chamadas indesejadas. Em 2019, o aplicativo identificou 26 bilhões de chamadas de spam, um aumento de 18% em relação ao ano passado.

Com informações de Truecaller.

Novos celulares da Huawei já não tem componentes fabricados nos EUA

Chips americanos foram substituídos por equivalentes feitos por empresas europeias e asiáticas.

Segundo análise realizada pelas empresas UBS e Fomalhaut Techno Solutions, os novos aparelhos da Huawei, como o Mate 30 e o YS Prime 2019, não utilizam nenhum chip fabricado por empresas dos EUA.

Mesmo após bloqueio comercial do governo de Trump, a gigante chinesa não enfrentou muita dificuldade ao substituir componentes das americanas Cirrus Logic, Qorvo, Qualcomm e Skyworks.

Os smartphones mais recentes já estão saindo de fábrica com chips equivalentes de empresas europeias ou asiáticas.

Por exemplo, amplificadores de áudio da Cirrus Logic foram substituídos pelos fabricados na holandesa NXP Semiconductor, switches de antena da Qorvo por produtos da japonesa Murata e modens da Qualcomm e Skyworks são adquiridos na HiSilicon, subsidiária da Huawei.

VIU ISSO?

–> Governo não vai restringir tecnologia chinesa, diz Marcos Pontes

–> EUA proíbem operadoras de utilizarem equipamentos da Huawei

–> Trump estende licença para que empresas dos EUA negociem com Huawei

A franco-italiana STMicroelectronics e a taiwanês MediaTek também estão fornecendo componentes para a Huawei. Além disso, a chinesa também produz os seus próprios processadores.

A companhia também afirmou que está transferindo o seu centro de pesquisas dos Estados Unidos para o Canadá, em resposta às sanções americanas. O governo dos EUA diz que a empresa é um risco de segurança, argumento que a Huawei nega, e anunciou restrições em maio quanto ao acesso a componentes e tecnologia americanos.

Atualmente, a Huawei é a segunda marca global de smartphones e a maior fabricante de equipamentos de rede para operadoras de telefonia.

Com informações de Olhar Digital e The Washington Post.

Operadoras são destaque em ranking de presença digital

Empresas brasileiras foram avaliadas quanto aos seus graus de desenvolvimento e maturidade em soluções móveis.

A consultoria Pontomobi acaba de divulgar o Mindex, o seu ranking anual que elege as empresas brasileiras que mais investiram em soluções para aumentar a sua presença digital mobile.

Neste ano, após avaliar 325 empresas brasileiras, de 42 setores, a consultoria elegeu as 18 companhias que tem maior grau de desenvolvimento e maturidade de serviços móveis. Entre os critérios estão otimização, design responsivo e conteúdo.

Pelo segundo ano consecutivo, o Itaú ficou em primeira posição, estando os concorrentes Bradesco e Santander figurando entre as 10 principais empresas na lista.

Já no setor de telecomunicações, empresas de telefonia, internet e TV por assinatura são destaque no ranking, tendo a Vivo, Oi, TIM, Sky, Claro net e Claro em segundo, sétimo, décimo, décimo terceiro, décimo quarto e décimo sexto lugares, respectivamente.

VIU ISSO?

–> Instagram sofreu 47 instabilidades nos últimos 4 meses

–> Nubank emite alerta sobre carteiras digitais

–> Primeiro smartphone Dual Chip 5G deve chegar já em 2020

“Um dos motivos para o fato dos bancos, telecomunicações e companhias aéreas terem se destacado no estudo é o esforço que esses segmentos realizam para escalar a capacidade de atendimento dos seus clientes em deslocamento”, afirma Léo Xavier, CEO da Pontomobi.

O estudo também apresentou uma tendência da utilização de aplicativos de mensagens pelas empresas nos próximos anos. Atualmente, o Facebook Messenger é o canal mais utilizado pelas marcas (93%).

Confira o ranking completo:

1 – Itaú
2 – Vivo
3 – Bradesco
4 – Smiles
5 – Leroy Merlin
6 – Santander
7 – Oi
8 – Decolar.com
9 – Porto Seguro
10 – TIM
11 – Gol
12 – Natura
13 – Sky
14 – Claro net
15 – Latam Airlines
16 – Claro
17 – Bradesco Seguros
18 – Riachuelo

Com informações de MoneyTimes.

Usuários relatam falhas nas redes da Vivo e TIM

9

Operadoras apresentaram picos de instabilidade nesta terça-feira.

Nesta terça-feira, 3, usuários de todo o país reportaram problemas com as redes da Vivo e TIM. As notificações registradas no site DownDetector mostram que ambas operadoras apresentaram instabilidade no sinal de telefonia e internet.

No caso da Vivo, o problema começou por volta de 12h51, quando o site registrou 601 notificações, sendo mais da metade das reclamações com relação ao serviço de internet da operadora.

“Há mais de 4 horas as linhas de plano empresarial não estão funcionando em Goiânia/Go. Prejuízos financeiros certos pelo não atendimento aos clientes. Não houve aviso prévio relacionado à manutenção das linhas. Quanto ao atendimento, não conseguimos acesso aos atendentes (pessoas) porque o sistema de autoatendimento bloqueia o acesso. É negligência completa com os clientes que pagam em dia suas contas” afirmou um dos usuários.

Já a TIM, teve um pico às 8h36, apresentando 142 notificações, incluindo falha geral dos serviços, de telefonia e internet.

“Sinal instável da TIM, desde às 07:30h, vai e volta, e quando retorna no máximo 3G”, relatou um usuário de Curitiba/PR.

VIU ISSO?

–> Vivo se destaca entre os brasileiros mais ricos

–> TIM e Vivo concluirão termos do compartilhamento de 4G em 60 dias

–> Altos impostos atrasam inclusão digital no Brasil, diz TIM

Um dos consumidores conseguiu contato com o atendimento da TIM e lhe foi informado que na região de Santa Catarina está ocorrendo uma manutenção da rede local e que a previsão de retorno do serviço é até às 17h.

Pelos mapas do DownDetector é possível perceber que os problemas de ambas operadoras afetam todo o Brasil, principalmente nas regiões centro-oeste, sudeste e sul.

Notificações de falhas na rede da Vivo. Fonte: DownDetector
Notificações de falhas na rede da Vivo. Fonte: DownDetector

O Minha Operadora entrou em contato com as duas operadoras. A assessoria de imprensa da Vivo afirmou que aguarda receber um retorno da área responsável para emitir um posicionamento. Já a assessoria da TIM prometeu dar um retorno assim que possível.

[ATUALIZAÇÃO – 03/12/2019 18H14]:

A Assessoria de imprensa da Vivo emitiu o seguinte comunicado “A Vivo informa que alguns clientes da operadora em São Paulo podem ter encontrado dificuldades ao utilizar os serviços de telefonia móvel (voz e dados), hoje, dia 03/12, das 11h30 às 12h10, devido a uma falha na rede da operadora. Tão logo detectaram o problema, técnicos da empresa atuaram rapidamente e os serviços foram reestabelecidos e voltaram a funcionam normalmente.

[ATUALIZAÇÃO – 04/12/2019 10H59]:

A Assessoria da TIM emitiu a seguinte nota: “A TIM informa que realizou análises do comportamento da sua rede e não identificou falha massiva ou de grande vulto nesta terça-feira (03). A companhia reforça, no entanto, que está atenta às demandas dos seus clientes para atuar em qualquer ocorrência que se faça necessária.”