21/04/2024

Brasil é campeão mundial em spam telefônico, afirma relatório

País lidera ranking com média de 45 ligações por usuário ao mês.

Nesta terça-feira, 3, a empresa que desenvolve o aplicativo Truecaller publicou a nova edição do seu relatório que analisa as chamadas de spam em todo o mundo. Pelo segundo ano consecutivo, o Brasil permanece no topo da lista de países em que os usuários mais recebem spam telefônico.

No ano passado, o Brasil já tinha ultrapassado a Índia no ranking global. O novo estudo mostra que os brasileiros recebem em média 45,6 ligações de spam por mês.

O país não é o único afetado pelo problema. Segundo o relatório, as ligações indesejadas têm aumentado dramaticamente em países vizinhos, nos últimos anos. Hoje, cinco dos dez principais mercados afetados com o spam telefônico estão na América Latina. No Peru, por exemplo, segundo país do ranking, os usuários recebem 30,9 chamadas por mês.

Segundo o Truecaller as operadoras de telefonia ainda são os maiores spammers do Brasil. Nos últimos doze meses, as ligações das prestadoras aumentaram de 32% para 48%. A maioria das chamadas são para oferecer ofertas promocionais e fazer vendas adicionais, entre outros serviços.

VIU ISSO?

–> Rio de Janeiro lança sistema de bloqueio de ligações indesejadas

–> Claro desrespeita bloqueio de telemarketing e leva multa milionária

–> Procon-MS notifica operadoras por ignorarem bloqueio de ligações

As chamadas fraudulentas (26%), instituições financeiras (13%) e telemarketing (13%) também são as principais fontes de ligações.

O Brasil também é o quarto país que mais recebe SMS de spam, perdendo para a Etiópia, África do Sul e Quênia. O brasileiro recebe em média 87 mensagens de textos indesejados por mês.

O Truecaller é um aplicativo que ajuda o usuário a bloquear chamadas indesejadas. Em 2019, o aplicativo identificou 26 bilhões de chamadas de spam, um aumento de 18% em relação ao ano passado.

Com informações de Truecaller.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários