17/12/2025
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Cada funcionário da Netflix gera mais de US$ 2 milhões em receitas

Número é maior do que outras empresas de tecnologia.

De acordo com um estudo realizado pela Buy Shares, em 2019, a receita por funcionário da Netflix foi de US$ 2,34 milhões (R$ 12,10 milhões na cotação atual).

A receita por funcionário é calculada dividindo a receita total anual da empresa pelo número de funcionários. A métrica é utilizada para determinar quanto cada colaborador gera de receita para uma empresa, além de servir como forma de comparação entre negócios do mesmo setor.

Geralmente, essa receita é menor em empresas que exigem muito trabalho, e alto em empresas de tecnologia que tem equipes reduzidas, como é o caso da Netflix.

Os dados apontam que a plataforma de streaming fica à frente da Apple, que apresenta a segunda maior receita por funcionário, US$ 1,9 milhão (R$ 9,82 milhões).

Em seguida, aparecem o Facebook com US$ 1,6 milhão (R$ 8,27 milhões), a Alphabet com US$ 1,4 milhão (R$ 7,24 milhões) e eBAy com US$ 812 mil (R$ 4,20 milhões).

Apesar da forte concorrência no mercado de streaming, a Netflix continua a adicionar a novos assinantes, em uma taxa alta e constante.

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Somente no primeiro trimestre deste ano, a Netflix adicionou cerca de 10,09 milhões de novos clientes pagantes, atingindo a marca de 192,95 milhões de assinantes. Desde o terceiro trimestre de 2011, o número de usuários da plataforma cresceu 797,42%.

Segundo o site MacroTrends, o número de empregados do serviço de streaming em 2019 era de 8,6 mil, um aumento de 17.81% em relação ao ano anterior.

Com informações de Buy Shares.

Mais um site IPTV pirata é derrubado

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Usuários tinham acesso de forma ilegal aos conteúdos da Sky, DAZN, Spotify e outras.

O combate à pirataria em todo o mundo continua. Dessa vez, uma operação na Itália derrubou um site IPTV que oferecia de forma ilegal conteúdos da Sky, DAZN, Spotify, Mediaset e Infinity para mais de 65 mil clientes.

A investigação começou no início do ano passado pela Unidade de Polícia Econômica e Financeira de Veneza. Neste último fim de semana, a Guardia di Finanza, agência ligada ao Ministério da Economia e Finanças da Itália, executou a ordem preventiva.

A operação realizou 72 buscas em 32 províncias italianas, identificando 22 pessoas que estavam envolvidas no processo de descriptografar os sinais das operadoras para distribuí-los na internet.

Outras 48 pessoas faziam o serviço de revenda dos conteúdos para os clientes.

Também foram apreendidos cartões pré-pagos que eram utilizados como forma de pagamento aos criminosos. Os clientes faziam recargas nos cartões, pagando pelo serviço ilegal e financiando o site IPTV.

Estima-se que foram creditados nesses cartões um milhão de euros (R$ 5,96 milhões na cotação atual) por ano.

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Ainda não está claro o que as autoridades italianas farão com os clientes do serviço. No início deste ano, a polícia local denunciou 223 usuários de serviços piratas, indicando multas e possíveis sentenças de prisão.

No início deste mês, um tribunal italiano também ordenou que prestadoras locais bloqueassem 56 servidores conectados a serviços de IPTV piratas.

Com informações de Torrent Freak.

Ainda tem pay-per-view esportivo? Confira os seus direitos

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Procon orienta o que fazer com pacotes contratados enquanto o futebol brasileiro não é totalmente retomado.

Desde o início da pandemia da Covid-19, são mais de três meses sem a bola rolando nos campos em alguns estados. Com a propagação da doença e sem perspectivas da disponibilização de uma vacina, a retomada completa do futebol brasileiro ainda é uma incógnita.

Para quem assina os serviços de pay-per-view – pacotes contratados pelos clientes na TV Paga para assistir às partidas dos times – e não quer aguardar a liberação das federações e a retomada dos jogos adiados, é possível solicitar o cancelamento, pedir reembolso ou mesmo negociar benefícios com as operadoras.

No caso do Premiere, por exemplo, o valor dos planos varia de R$ 80 a R$ 115 mensais.

“Caso o consumidor não queira aguardar pela retomada dos eventos, é direito dele pedir o cancelamento do serviço e a devolução dos valores pagos”, descreveu o site da Fundação Procon, de São Paulo.

Segundo o advogado Sérgio Tannuri, especialista em direito do consumidor, as operadoras de TV por assinatura deveriam ter suspendido automaticamente a cobrança desses tipos de pacotes.

“A saída é uma só: entrar em contato com a empresa e solicitar um desconto nas futuras mensalidades, caso a pessoa tenha sido cobrada pelo pay-per-view”, afirma o advogado.

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Uma alternativa é negociar com a operadora, por exemplo, trocando a quantia paga no pay-per-view pela liberação de pacotes de canais de filme ou jornalismo, como uma forma de bônus.

É válido lembrar que a receita do pay-per-view também afeta o orçamento dos times, pois os clubes recebendo parte do valor arrecadado. Com a pandemia, dirigentes de várias equipes também já admitiram perda significativa de associados do título “sócio-torcedor”.

Com informações de Agência Brasil.

2 milhões de usuários contrataram o serviço de fibra em 2020

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Maioria dos acessos de banda larga fixa no país já utiliza a tecnologia.

De acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), no período de janeiro a maio deste ano, o serviço de banda larga por meio de fibra óptica apresentou um crescimento aproximado de 2 milhões de clientes.

Em maio, o país registrou 12,1 milhões de acessos do serviço por fibra óptica, o que representa 36% dos acessos de banda larga fixa.

Em setembro do ano passado, a fibra já tinha ultrapassado o número de acessos realizados por cabo coaxial e em dezembro de 2019 os cabos metálicos, se tornando a principal tecnologia de acesso à internet fixa.

Entre as grandes operadoras, a Oi é líder de crescimento no serviço de fibra, com 23,3% do total de expansão do mercado. Somente em maio, a operadora foi responsável por cerca de 53,5% das novas adições de clientes.

Em abril, a Oi bateu a marca de 1 milhão de assinantes. O serviço de fibra da operadora está presente em 127 municípios, tendo o maior market share em onze capitais. No Rio de Janeiro, por exemplo, a Oi tem participação de 48% no mercado.

A Oi possui 370 mil quilômetros de fibra instalada e oferece planos com velocidade de até 400 Mbps.

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“A Oi Fibra é o coração da estratégia comercial da Oi. A companhia vem investindo significativamente na expansão da fibra e democratização da mais moderna tecnologia de transmissão de dados”, afirma Bernardo Winik, vice presidente de clientes da Oi.

Com informações de Anatel e Assessoria de Imprensa Oi.

Bolsonaro sanciona retorno dos sorteios à TV aberta

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Distribuição de prêmios era comum na década de 1990, mas foi proibida por decisão judicial.

Imagem: YouTube/Divulgação

Nesta terça-feira, 21, foi publicada no Diário Oficial da União a Lei 14.027/20, que autoriza a realização de sorteios, distribuição de brindes ou promoção de concursos nas emissoras de TV e rádio.

A ação de marketing era comum na TV aberta durante a década de 1990, quando os telespectadores telefonavam para as emissoras para participarem de competições e sorteios.

Porém, a prática foi proibida em 1998, por decisão judicial, após muitos consumidores se endividarem ao realizarem inúmeras chamadas telefônicas para conseguir ganhar os prêmios ofertados.

Em março deste ano, o presidente da República, Jair Bolsonaro, editou a Medida Provisória 923/2020 que autorizava o retorno da distribuição de prêmios por meio da participação do público por telefone, sites e aplicativos de celular.

A medida foi apreciada pela Câmara e aprovada, com parecer do deputado Fernando Monteiro (PP-PE). Após modificações do texto, a nova lei voltou para Bolsonaro, que fez a sanção, mas com vetos.

De acordo com o Ministério da Economia, a nova lei permite gerar novas fontes de renda para as emissoras de televisão aberta, durante o período atual de crise econômica, tornando o mercado mais competitivo e gerando empregos.

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Os participantes dos telejogos devem ter mais de 18 anos, realizar um cadastro prévio por meio eletrônico e confirmarem a participação por meio do CPF. Havia a possibilidade do cadastro ser realizado por telefone, mas Jair Bolsonaro vetou essa opção, por considerar que a ligação poderia ser cobrada do consumidor.

Jogos de azar, bingo e a distribuição ou conversão dos prêmios em dinheiro estão proibidos.

A autorização e fiscalização de todos os sorteios será feita pelo Ministério da Economia, para evitar possíveis casos de lavagem de dinheiro e sonegação fiscal. Para isso, Bolsonaro também vetou a possibilidade de eliminar o aval do ministério em sorteios de até R$ 10 mil mensais.

As emissoras que descumprirem as normas poderão ter a autorização cassada, além de pagar multa.

Com informações de Agência Câmara.

Vivo destaca ‘planos família’ para o Dia dos Pais

Operadora já começou a divulgar sua nova ação para a data comemorativa; conheça a proposta.

Comercial da Vivo
Imagem: Reprodução YouTube

O ‘Dia dos Pais’ está próximo e a Vivo já divulgou sua campanha especial para a data comemorativa no YouTube.

Em um filme sem muito apelo de vendas, um pai compartilha uma série de aventuras ao ar livre com a filha, acompanhado de um smartphone com conexão Vivo.

No fim da ação, a criança é convidada para sentir o mar com as mãos e descobrimos que ela é cega.

Portanto, percebe-se que a ação une uma campanha especial para a data com um propósito também social. Na descrição, há destaque para a hashtag #PraCegoVer.

Uma versão da música “La Vie en Rose”, de Edith Piaf, foi escolhida para compor a trilha do vídeo promocional.

A operadora encerra a ação com o slogan “Família é com quem você faz planos. Feliz Dia dos Pais!”.

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Ou seja, podemos pressupor haverá um foco nos planos família nas ofertas de “Dia dos Pais”.

Vale lembrar que a última novidade divulgada pela operadora foi a disponibilização do 5G DSS, assim como as suas concorrentes Claro e TIM.

Confira o vídeo da ação:

‘Serviço ruim’ resulta em inquérito contra a Claro

Internet lenta, queda nas ligações e até mesmo demora no envio de SMS são problemas relatados pelos clientes da operadora.

Ilustração PxFuel
Imagem: PxFuel

A instabilidade da Claro em Santa Isabel do Rio Negro, no Amazonas, não passará despercebida. O Ministério Público do estado abriu um inquérito civil para apurar as denúncias contra a operadora.

Entre os principais problemas relatados por clientes, destacam-se a queda abrupta nas ligações, lentidão na internet móvel, demora no envio de SMS, entre outras.

No documento, constam ainda mais detalhes sobre as falhas da Claro na telefonia. As ligações realizadas, por exemplo, ficam mudas ou sequer iniciam.

Quando o usuário consegue, há o risco de ter seu diálogo interrompido pela queda do sinal de rede. Já os créditos são computados como se o serviço estivesse normal.

A Claro terá 15 dias para justificar todos os problemas apresentados na região, além de ter que explicar o motivo de não ofertar banda larga no local e descrever todos os serviços que disponibiliza na cidade.

Com a internet móvel, por exemplo, clientes relatam que não há sequer sinal 3G para os moradores.

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Em divulgações, a operadora já destaca o 4G.

“CONSIDERANDO que o sinal de internet recebido é por demasia precário a ponto de apenas fornecer-se o acesso nas vias do formato E (Edge) e H (HDPDA) – sinais de baixa capacidade de recebimento e envio de dados – quando deveria ser utilizada ao menos a tecnologia 3G, vez que o serviço ofertado e amplamente divulgado pela companhia é de rede 4G”, diz o documento.

Com informações de Portal do Holanda

Amazon Prime Vídeo e Record TV se unem para criar reality show

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Ao que tudo indica, sucesso do ‘De Férias com o Ex’ e ‘Soltos em Floripa’ deve inspirar novos modelos de reality.

Imagem: Cena do "Soltos em Floripa", do Amazon Prime Vídeo.
Imagem: Cena do “Soltos em Floripa”, do Amazon Prime Vídeo.

Quem diria, não é mesmo? Parece que a Record TV se uniu ao Amazon Prime Vídeo, as duas empresas estão com a pretensão de criar um novo formato de reality show, no melhor estilo de “pegação”.

A inspiração obviamente vem dos recentes “Soltos em Floripa” e “De Férias com o Ex”, que apesar de toda a polêmica envolvida, são programas de sucesso em suas respectivas plataformas de transmissão.

O segundo, inclusive, é líder de audiência na TV por assinatura há anos e já está presente no catálogo do Amazon Prime Vídeo.

Entre a Record e o streaming, falta mesmo a assinatura do contrato, parte principal. Mas os “solteirões” que farão parte da atração já são selecionados, aos poucos. As inscrições também vão aceitar LGBTs.

Segundo o jornalista Gabriel Perline, falta apenas definir o percentual de investimento que cada empresa vai dedicar na produção do programa. A Record está empolgada quanto a isso, pois o Amazon Prime Vídeo é generoso em relação aos custos.

A produtora escolhida para auxiliar ambas nessa parceria é o Endemol Shine Group, responsável por fenômenos como o Big Brother Brasil, Masterchef, entre outros.

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Nos bastidores, a união entre as duas, assim como o programa que será criado, é surpreendente. Afinal, a Record TV ainda é vista como uma emissora conservadora e não muito adepta a modernidade que é exibida em programas como o “Soltos em Floripa”.

Mas, pode ser que a parte sem censura fique para ser transmitida pelo Amazon Prime Vídeo.

As inscrições seguem de forma discreta e já foram divulgadas nas redes sociais. Confira a imagem abaixo:

Imagem divulgada pelo Notícias da TV
Imagem divulgada pelo Notícias da TV

Com informações de Notícias de TV (Daniel Castro)

Como TIM, Claro e Vivo vão driblar o CADE na compra da Oi Móvel?

Autarquia já teria manifestado preocupações com a compra conjunta a ser realizada pelas três maiores operadoras brasileiras.

Ilustração
Imagem: PxHere

TIM, Claro e Vivo se uniram na tentativa de compra da Oi Móvel, mas nesse processo, há uma grande barreira derrubada: o CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). Como as três maiores operadoras do Brasil pretendem lidar com a autarquia?

Segundo informações recentemente publicadas, há uma forte de tendência de aprovação do negócio, caso ele realmente seja concretizado. Mas, o Conselho já teria uma lista de condições a serem impostas para as três.

Entretanto, a grande questão aqui mora na estratégia adotada por TIM, Claro e Vivo. As três, muito provavelmente, já possuem um plano para driblar um possível bloqueio da autarquia.

Até o momento, o desenho estratégico envolve dividir a base de clientes da Oi Móvel por estado. Assim as três terão fatias de mercado semelhantes e não prejudiciais para a competitividade nas telecomunicações brasileiras.

Ao que tudo indica, a união entre as três nasceu após a descoberta da entrada da Algar Telecom nas propostas.

O fortalecimento da operadora regional nas negociações, que conta com o apoio do fundo soberano de Cingapura GIC e o americano Digital Colony, é preocupante para a concorrência.

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Nos próximos meses, vamos descobrir qual companhia leva a melhor na aquisição da Oi Móvel e como os usuários brasileiros serão afetados pela negociação.

Se a Algar Telecom levar a melhor, vamos acompanhar uma boa expansão das operações da operadora pelo Brasil afora.

Com informações de O Globo

Com vantagem, TIM pode ficar com 50% da Oi Móvel

Operadora pode levar vantagem na negociação para evitar que as concorrentes Claro e Vivo fiquem com alta concentração de mercado.

Imagem: Ilustração Vivo, TIM, Claro e Oi
Imagem: Ilustração Vivo, TIM, Claro e Oi

O processo de venda da unidade móvel da Oi é até mais surpreendente do que todos imaginavam, já que ninguém esperava que a Claro fosse se unir com TIM e Telefônica (Vivo) para a realização das propostas.

No entanto, de acordo com o Bradesco BBI, a operadora da Telecom Itália segue com vantagem na negociação pelos ativos da tele carioca.

Tudo por causa da alta concentração de espectros nas mãos da concorrência. Na divisão das 93 frequências da Oi, a TIM ficaria com 46 e um total de 163,5, ou seja, 31% de todo o espectro presente no país.

Telefônica (Vivo) e Claro empatariam com 35% do total, cada uma. Seria a divisão mais justa para o bem da concorrência no país e fim de qualquer tipo de concentração.

A outra análise do cenário vem do Credit Suisse, que prevê a TIM com 54% da Oi Móvel, caso a proposta conjunta das teles seja aceita, com base nesse mesmo cálculo de espectros.

Quem pode realmente melar todo esse esquema das “gigantes nacionais” é a regional Algar Telecom.

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Afinal, há quem acredite que a proposta feita por TIM, Claro e Telefônica (Vivo) não contemple o valor de R$ 15 bilhões que a Oi pede, de acordo com o BTG Pactual.

Entretanto, o Jornal O Globo afirma que a proposta das três é de R$ 18 bilhões.

Se a primeira alternativa for a correta, a Algar Telecom segue com chances nesse processo, caso tenha oferecido o valor pedido ou uma quantia acima dele.

Com informações de Estadão e O Globo