Bolsonaro autoriza volta de sorteios pelas emissoras de TV

Serão permitidos não apenas concursos pelo telefone, mas também por via digital, como sites e aplicativos de celular.

Imagem: SBT/Reprodução

Nesta terça-feira, 3, foi publicado no Diário Oficial da União, a Medida Provisória 923/2020 que autoriza o retorno da distribuição gratuita de prêmios, mediante sorteio, vale-brinde ou concurso, a título de propaganda, nos canais da TV aberta. A iniciativa foi proibida na década de 1990, por ser considerada nociva aos telespectadores.

Assinada pelo presidente Jair Bolsonaro, a MP autoriza não apenas a participação do público por telefone, mas também por meios digital, como sites e apps.


A medida provisória tem força de lei. Ela foi enviada ao Congresso Nacional, para que ela possa ser analisada pelos deputados e senadores em um período de 120 dias. Caso não seja aprovada neste prazo, ela perde a validade.

Os sorteios, vale-brindes e concursos eram comuns durante os anos de 1990, mas os consumidores se endividavam ao realizar inúmeras chamadas telefônicas para ganhar os prêmios.

A nova norma foi um pedido dos canais de TV aberta, como forma de gerar novas fontes receitas.

VIU ISSO?

–> TV aberta começa a apostar no Facebook Watch

–> TV Aberta tem transmissão até 20 segundos mais rápida

–> RedeTV! auxilia Shoptime em nova parceria na TV aberta

No passado, quando o sorteio era concluído, a operadora cobrava o preço da ligação do telespectador. Com o dinheiro em caixa, a empresa de telefonia descontava o valor do seu serviço e repassava o restante para as emissoras televisivas, que então comprava prêmios, recolhia impostos e faturava a diferença.

Durante a Copa de 1998, por exemplo, a Globo chegou a receber R$ 2,5 milhões decorrente das 500 mil ligações de consumidores em um sorteio de prêmios no programa dominical do Faustão.

Em outro caso na época, em um sorteio de uma Mercedez, o programa da Hebe, no SBT, conseguiu derrubar a rede da Embratel.

No ano passado, representantes do SBT, Band, Record e RedeTV tentaram convencer o presidente da República a retomar a iniciativa. No entanto, não está claro se o que foi publicado na MP foi justamente o que os executivos solicitaram.

Com informações de Folha de São Paulo.

A SKY tem o plano ideal para a sua TV! Aproveite já com 50% de desconto no primeiro mês. Ligue 0800 123 2040.

COMPARTILHAR EM:

About Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 8 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
3 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários
Helliton Soares Mesquita

É bom, o único risco são os menores, tem que criar uma forma de bloquear a linha para concursos.

Cidade - UF
Rondonópolis - MT
Rodrigo Dias

Pronto, agora a TV aberta vai ficar cheia de “Top Game” e “Game Phone” da vida.

Cidade - UF
Gravataí/RS
Edmar Fernando Calixto

Bem que poderia voltar o “FANTASIA” no SBT.. kkkkkkk.. quem for das antigas vai entender!

Cidade - UF
São Paulo - SP