‘Serviço ruim’ resulta em inquérito contra a Claro

Internet lenta, queda nas ligações e até mesmo demora no envio de SMS são problemas relatados pelos clientes da operadora.

Ilustração PxFuel
Imagem: PxFuel

A instabilidade da Claro em Santa Isabel do Rio Negro, no Amazonas, não passará despercebida. O Ministério Público do estado abriu um inquérito civil para apurar as denúncias contra a operadora.

Entre os principais problemas relatados por clientes, destacam-se a queda abrupta nas ligações, lentidão na internet móvel, demora no envio de SMS, entre outras.


No documento, constam ainda mais detalhes sobre as falhas da Claro na telefonia. As ligações realizadas, por exemplo, ficam mudas ou sequer iniciam.

Quando o usuário consegue, há o risco de ter seu diálogo interrompido pela queda do sinal de rede. Já os créditos são computados como se o serviço estivesse normal.

A Claro terá 15 dias para justificar todos os problemas apresentados na região, além de ter que explicar o motivo de não ofertar banda larga no local e descrever todos os serviços que disponibiliza na cidade.

Com a internet móvel, por exemplo, clientes relatam que não há sequer sinal 3G para os moradores.

VIU ISSO?

–> Como a Claro vai ofertar ‘5G’ antes do leilão de frequências?

–> Fusão a caminho? Nextel ganha tonalidade vermelha da Claro

–> Canais terão mais um mês de sinal aberto na Claro net

Em divulgações, a operadora já destaca o 4G.

“CONSIDERANDO que o sinal de internet recebido é por demasia precário a ponto de apenas fornecer-se o acesso nas vias do formato E (Edge) e H (HDPDA) – sinais de baixa capacidade de recebimento e envio de dados – quando deveria ser utilizada ao menos a tecnologia 3G, vez que o serviço ofertado e amplamente divulgado pela companhia é de rede 4G”, diz o documento.

Com informações de Portal do Holanda

No UOL Play você encontra filmes, séries, desenhos, shows e esportes ao vivo. Além disso, alugue os títulos que acabaram de sair do cinema. Clique e experimente por 7 dias grátis!

COMPARTILHAR EM:

About Anderson Guimarães
Jornalista com cinco anos de experiência em produção de conteúdo digital. Passagens por eventos nacionais, mídias sociais e agências de publicidade. Apaixonado por tecnologia e cultura pop.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
4 Comentários
mais votado
mais novo mais antigo
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários
Aldevany Hugo

Os autos da matéria jurídica citado pelo “Minha Operadora” fala em “HDPDA”, mas tal sigla não existe (até onde sei) na telefonia, ela foi citada de forma errada por algum leigo da área jurídica daquela região. Penso que o jurista quis se referir ao “HSDPA” que é a sigla para “High Speed Downlink Packet Access” ou em tradução livre algo como “Alta Velocidade de Download por Acesso de Pacotes de Links”, essa tecnologia é um protocolo de telefonia móvel que também pode ser considerado algo como um 3.5G já que teoricamente pode alcançar no entorno de 14MB enquanto que um… Leia mais »

Cidade - UF
São Luís de Montes Belos/GO
Rodrigo.Alves

Consultando o site da claro, vi que o município tem 3G e 4G. A cobertura lá deve ser péssima, ainda mais numa cidade isolada.

Cidade - UF
Augustinópolis-TO
Eduardo Silva Feitosa

Um dos maiores problemas é o isolamento da cidade, já que o Amazonas tem o tamanho de um país, e é um investimento altíssimo cobrir o estado todo. No app da Anatel, eu notei que houve muita queda mês passado nas redes 2G, 3G e 4G, ficando abaixo dos 70% de estabilidade (sendo que o mínimo permitido é 97,5%). Nos grandes centros urbanos, as ERBs são alimentadas via fibra óptica, o que resulta numa menor chance de haver quedas e uma velocidade atraente. Em cidade pequenas, principalmente nas mais isoladas, as ERBs são alimentadas via satélite, e por se tratar… Leia mais »

Cidade - UF
Balsas - MA
Jean Michel Skaleé

E ainda tem a possibilidade de link microondas, muito comum para cidades vizinhas próximas, pelo menos na minha região, e custo mais baixo que utilizar fibra em todas as erbs, mas caso a principal cai o sinal, as outras tb se vão.

Cidade - UF
Nova Santa Rosa-PR