17/12/2025
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Fábio Faria planeja missão internacional para conhecer rede privativa nos EUA

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Faria deve ir acompanhado de ministro do TCU e diretor-geral da Abin. Data ainda não está fechada.

O Ministro das Comunicações, Fábio Faria, trabalha na organização de uma missão internacional para conhecer uma rede privativa que está instalada nos Estados Unidos.

A informação foi noticiada nesta terça-feira, 18, pelo jornal O Globo. A data da viagem ainda não está definida, mas o que se sabe é que ela deverá acontecer no mês de junho.

Entre os participantes confirmados na missão estão Alexandre Ramagem, diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e o ministro Bruno Dantas, do Tribunal de Contas da União (TCU).

De acordo com a fonte, Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) e Ciro Nogueira (Progressistas-PI) teriam sido convidados também, mas não há informações sobre eles terem aceitado.

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Além da data, os detalhes da viagem também não estão fechados, de acordo com o Ministério das Comunicações (Minicom). Também não foi revelada qual a rede privativa que receberá a visita da comitiva brasileira.

Outro objetivo do deslocamento é permitir que Fábio Faria se encontre com investidores no país ao norte. Não se sabe quem são eles, mas esses diálogos podem trazer novos interessados para o leilão.

E por falar nisso, uma das obrigações do vindouro certame para licitação de frequências das redes 5G norteia a ida desta missão.

O governo quer uma rede privativa de uso exclusivo para os órgãos governamentais. A Telebrás foi responsável por planejar esta rede, que deve custar em torno de R$ 3 bilhões.

Apesar disso, o Minicom afirma que os compromissos do edital terão aporte máximo em infraestrutura previsto para R$ 1 bilhão. Este montante seria distinto do plano elaborado pela estatal de telecomunicações.

Enquanto o governo espera realizar o leilão em julho, alguns impedimentos podem adiar a data.

Entre eles, está a espera por um parecer do TCU, que averigua a precificação e compromissos do certame, como o debate em torno de se exigir a rede privativa para ser possível adquirir o espectro.

Com informações de TeleSíntese

TIM anuncia plano de expansão da cobertura 4G

Novo investimento vai levar o serviço da operadora para mais 50 municípios ainda este ano.

TIM anuncia plano de expansão da cobertura 4G

Nesta segunda-feira, 17 de maio, a operadora TIM anunciou um plano de ampliação da cobertura 4G no estado do Piauí.

A novidade foi anunciada após reunião com o governador do estado, Wellington Dias (PT).

Atualmente, a operadora está presente em 84 cidades piauienses, abrangendo cerca de 738 mil clientes.

Com o novo investimento acertado, a TIM pretende levar o 4G para mais 50 municípios do Piauí ainda este ano. A lista de cidades não foi divulgada.

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Até 2023, a expectativa da operadora é alcançar todos os 224 municípios do Piauí.

O governador prometeu facilitar a implantação das novas infraestruturas.

“Acertamos de que o Estado será um facilitador na área ambiental, na garantia de soluções para que tenha agilidade na implantação do que for necessário. Isso é muito importante para que tenhamos um Piauí moderno e, certamente, a TIM é uma grande parceira”, afirmou o governador do Piauí.

Já a TIM promete utilizar diferentes tecnologias para alcançar todos os municípios do estado.

“Com esse incremento, a empresa chega ao número de 364 estações (antenas) ativas no Piauí. A iniciativa está atrelada às metas da empresa de expandir a cobertura 4G a todos os municípios do Brasil até 2023”, declarou Leandro Guerra, diretor de relações institucionais da TIM.

Recentemente, o CEO da TIM, Pietro Labriola, já havia anunciado um plano de expansão da cobertura móvel no estado do Paraná, em acordo com o governador local, Ratinho Junior (PSD).

No caso do Paraná, a ideia é expandir a tecnologia 4G para 355 distritos e vilas, oito resorts e em 2.800 km de rodovias, com o objetivo de estimular o turismo na região e auxiliar no escoamento de safras produzidas no estado.

Com informações de Assessoria de Imprensa do Governo do Estado do Piauí.

IBGE: Internet está presente em 83% dos domicílios brasileiros

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Conectividade em zonas rurais saltou mais de 6% entre os anos de 2018 e 2019.

IBGE: Internet está presente em 83% dos domicílios brasileiros
Imagem: Ministério das Comunicações/Reprodução

De acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Continua), 143 milhões de brasileiros com 10 anos ou mais utilizaram a internet durante o ano de 2019.

Isso representa 78,3% da população do país.

A pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) também apontou que 82,7% dos lares brasileiros tinham acesso à internet, um aumento de 3,6 pontos percentuais em relação a 2018.

Além disso, houve aumento no uso da telefonia móvel (com as redes 3G ou 4G), passando de 80,2% em 2018 para 81,2% em 2019.

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Já na banda larga fixa, o percentual subiu de 75,9% para 77,9% no mesmo período.

A pesquisa do IBGE também mostrou um aumento significativo na conectividade em áreas rurais, saltando de 49,2% em 2018, para 55,6% em 2019, uma variação de 6,4 pontos percentuais.

Nos domicílios urbanos, o uso da internet também subiu, mas menos em relação aos lares urbanos, de 83,8% para 86,7%.

O celular continua sendo o meio mais usado para acesso à internet, por 98,6% das pessoas.

O levantamento também mostrou que 12,6 milhões de domicílios ainda não tinham internet em 2019.

Os motivos apontados são a falta de interesse (32,9%), preços muito altos dos serviços (26,2%) ou que nenhum morador sabia usar a internet (25,7%).

Segundo Marcos Ferrari, presidente executivo da Conexis Brasil Digital, entidade que congrega as empresas de telecom, o crescimento da internet no Brasil deverá ser maior quando novas medidas desbloquearem os recursos dos fundos setoriais para investir em conectividade.

“Todos dependem de conectividade hoje. Permitir que ela chegue de forma mais rápida e barata é de interesse geral do país”, afirmou Ferrari.

O diretor da Conexis também ressalta a necessidade de uma reforma tributária para reduzir os custos dos serviços de telecom para os consumidores.

“A carga tributária do setor de telecom é de quase 50% e inibe a expansão dos serviços. Nossos preços não são caros, temos uma competição elevada. A média dos impostos dos países que mais acessam banda larga no mundo é em torno de 10%”, lembra.

Com informações de Assessoria de Imprensa Conexis Brasil Digital.

Para GSMA, governos precisam destinar frequência de 6 GHz para o 5G

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Sem um alinhamento neste sentido, futuro da quinta geração de telecom pode estar ameaçado, diz a entidade.

A GSM Association (GSMA) lançou o alerta de que os governos ao redor do mundo estão tomando caminhos distintos no que se refere ao uso da frequência de 6 GHz para o 5G.

Para a entidade, o futuro da tecnologia estará ameaçado se não houver um alinhamento para que esta faixa seja destinada para as telecomunicações de quinta geração.

O FCC, órgão estadunidense equivalente à nossa Anatel, alocou 1.200 MHz de espectro na faixa dos 6 GHz para usos não licenciados. O Brasil seguiu caminho parecido, mas foi além: toda a faixa de 6 GHz ficou destinada para o WiFi.

A China planeja separar 1.200 MHz de espectro na referida frequência para o 5G, enquanto a Europa fatiou a faixa de modo que a parte superior seja destinada ao 5G e um trecho de 500 MHz fique com o WiFi.

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Outros pontos do planeta, como o continente africano e o Oriente Médio também tomaram decisões parecidas. Para John Giusti, CRO do GSMA, o 5G tem potencial de impulsionar o PIB mundial em US$ 2,2 trilhões.

Mas esse impacto estaria ameaçado se não houver espectro o bastante na faixa dos 6 GHz disponível para a tecnologia 5G graças a cada governo destinando a frequência para um uso ou outro.

Nos Estados Unidos, a FCC deu ênfase de que por lá os 6 GHz são voltados para usos não licenciados, o que não impede que as operadoras utilizem ela para coisas como WiFi offload e tecnologias como o LTE.

Um exemplo de faixa não licenciada é a de 2,4 GHz. Enquanto ela é comumente voltada para redes WiFi, também trabalham nesta frequência equipamentos como telefones sem fio e micro-ondas.

De acordo com relatório de uma consultoria mencionada pela GSMA, a faixa dos 6 GHz está num ponto do espectro considerado uma boa combinação entre propagação e largura de banda para cidades.

A GSMA menciona ainda que a Conferência Mundial de Radiocomunicação, a ser realizada em 2023, será uma boa oportunidade harmonizar o uso dos 6 GHz em grandes partes do globo e assim ajudar a desenvolver o ecossistema.

Com informações de FierceWireless

Primeiro do mundo, Aeroporto de Guarulhos oferecerá open roaming em rede WiFi 6

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As redes WiFi 6 estão disponíveis no aeroporto desde o ano passado e agora contam com esse conveniente aditivo.

O Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos (GRU Airport) anunciou nesta terça-feira, 18, que terá o primeiro terminal do mundo a implementar o sistema de roaming aberto (open roaming) em rede WiFi 6.

Promovido pela Wireless Broadband Alliance (WBA), a funcionalidade poderá ser usada por lojistas, passageiros e funcionários do Terminal 3 do aeroporto.

Quando o open roaming está disponível, um usuário pode se conectar automaticamente a qualquer rede WiFi 6 mantida por empresas que apoiam o padrão.

Nas palavras da WBA, “em vez de registrar novamente ou inserir de novo as credenciais de login, os usuários do GRU desfrutarão da conveniência do acesso instantâneo à rede combinado com a segurança de nível empresarial”.

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Isso dispensa o uso de diferentes senhas, logins e credenciais.

A novidade funciona em Guarulhos a partir de roteadores, pontos de acesso e switches da fornecedora Cisco e a rede sem fio será gerenciada pela Boingo.

As redes WiFi 6 já estão em funcionamento no aeroporto paulista desde outubro do ano passado, numa iniciativa da qual a Boingo também faz parte. Agora elas ganham o aditivo de compatibilidade com o open roaming.

Mais sobre o WiFi 6

A tecnologia de redes sem fio WiFi 6, também conhecida como 802.11ax, é a mais recente geração desse padrão. Com ela é possível acessar a internet sem depender de fios e se conectar a outros computadores.

A geração anterior dessa tecnologia, conhecida como WiFi 5 ou 802.11ac, já trouxe avanços que agora ganham aprimoramentos.

O WiFi 6 alcança velocidades de até 9,6 Gbps, enquanto a geração anterior chegava “apenas” a 3,5 Gbps. O que as duas compartilham são as frequências usadas, que seguem sendo a 2,4 GHz e 5 GHz.

A tecnologia WiFi 6 permite que mais dispositivos se conectem a uma mesma rede, algo importante em locais movimentados como aeroportos ou em residências com muitos aparelhos online.

Com informações de Teletime

Mob Telecom anuncia parcerias com Amazon e IBM

Provedor cearense atua nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro Oeste do Brasil.

MOB Telecom anuncia parcerias com Amazon e IBM

A operadora regional Mob Telecom acaba de anunciar que firmou parcerias com a Amazon e a IBM, com foco no uso de serviços de computação em nuvem.

De acordo com a empresa de telecom, as parcerias visam atender às demandas crescentes das organizações que estão investindo em novas ferramentas tecnológicas para otimizar os processos de negócio.

Entre as ferramentas incluídas no acordo está o AWS (Amazon Web Services), desenvolvido pela Amazon, uma plataforma de nuvem segura, que oferece um conjunto de recursos de computação, armazenamento, rede, banco de dados e outros recursos de Tecnologia da Informação (TI) e gerenciamento.

Da IBM, a parceria engloba o uso do “IBM Cloud”, também uma plataforma em nuvem, utilizada para oferecer maior flexibilidade e segurança para empresas, além de contar com ferramentas avançadas de Inteligência Artificial (AI) para dados.

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Com essas parcerias, a Mob Telecom espera prestar vários serviços de computação pela internet para clientes, incluindo banco de dados, redes, aplicativos e infraestrutura.

“A computação em nuvem permite que o cliente deixe de pensar em sua infraestrutura como hardware e passe a pensar nela como software. Como benefícios, esse serviço previne a perda de dados, flexibilidade, mais produtividade, além de baixo custo”, explica Leandro Albuquerque, diretor de vendas B2B da Mob Telecom.

Com sede no Ceará, a Mob Telecom atua nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro Oeste do Brasil.

No mercado há 25 anos, a empresa conta hoje com uma rede de fibra óptica com mais de 25 mil km, atendendo mais de 140 mil clientes diretos e 900 mil clientes indiretos.

Recentemente, o Ministério das Comunicações autorizou a Mob Telecom a emitir R$ 40 milhões em debêntures, com o objetivo de captar recursos para implantar, ampliar e melhorar as redes de fibra da operadora no Ceará.

Com informações de Assessoria de Imprensa MOB Telecom.

Brisanet deve seguir se financiando com debêntures, mas de olho em IPO futuro

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Provedor não descarta abertura de capital no futuro, mas por enquanto não há estudos neste sentido.

De acordo com José Nogueira, presidente da Brisanet, ainda não foi dado início aos preparativos para a abertura de capital na Bolsa de Valores. Mas que, ainda assim, o IPO da companhia não saiu do radar.

Segundo ele, o objetivo da prestadora, considerada como provedor de pequeno porte (PPP), é continuar captando dinheiro para investimentos por meio de debêntures incentivadas.

Para o CEO da Brisanet, essa forma de financiamento seguirá sendo usada até o modelo não ser mais eficiente. Uma oferta pública de ações (IPO) seria um plano futuro considerado natural para a operadora.

No momento não há nenhum estudo ou previsão, mas Nogueira afirma que a Brisanet “é flexível e a gente escolherá o melhor caminho”.

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Tudo vai depender do cenário, disse o CEO da prestadora durante evento online nesta segunda-feira, 17. O sucesso que a Brisanet vem obtendo atrai a atenção de investidores interessados no mercado de provedores.

Na mesma ocasião, Márcia Matsubayashi, head de TMT da Delloite, afirmou que o uso de debêntures e IPO são tendências que vêm sendo observadas no mercado de PPPs.

Para Matsubayashi, a diferença entre esses pequenos provedores regionais para as grandes operadoras nacionais é que as prestadoras menores primeiro se desenvolvem e expandem antes de abrir o capital.

Com isso, ela faz o comparativo de que os PPPs nas telecomunicações seriam como as startups no mercado de tecnologia.

Debêntures incentivadas

Anteriormente, a Brisanet havia conseguido captar R$ 500 milhões em recursos por meio das chamadas debêntures incentivadas.

O destino desse montante é a expansão da rede de fibra ótica da prestadora em três estados nordestinos.

No mercado de investimentos, debêntures são títulos de crédito privado que as empresas emitem para custear suas próprias atividades.

Quando um investidor aplica dinheiro em uma debênture, está emprestando dinheiro para a companhia que a emitiu e espera receber em troca o valor acrescido de juros.

Com informações de Teletime

Argentina suspende novas regras do WhatsApp por seis meses

No Brasil, Facebook concordou em não bloquear usuários nos próximos 90 dias.

Argentina suspende novas regras do WhatsApp por seis meses

Nesta segunda-feira, 17 de maio, o Argentina ordenou a suspensão da atualização da política de privacidade do WhatsApp pelo prazo de 180 dias.

A medida poderá ser suspensa antes disso, caso o inquérito que investiga as novas condições impostas aos usuários do aplicativo seja concluído.

A ideia é apurar uma possível “conduta anticompetitiva de abuso de posição dominante”.

Isso reforçaria a presença da rede social em outros mercados, como o da publicidade online, além de aumentar a barreira de entrada para outros concorrentes, monopolizando assim o mercado.

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A Comissão Nacional de Defesa da Concorrência (CNDC) também pretende investigar o uso excessivo pelo Facebook dos dados coletados de usuários do WhatsApp, com o pressuposto que eles são utilizados para fins comerciais.

Na Argentina, segundo o Ministério do Comércio Interno, o WhatsApp é utilizado em 76% dos celulares, um número inferior ao do que é visto no Brasil (98%).

Anunciado em janeiro deste ano, as novas regras incluíam o pedido de permissão dos usuários para que o Facebook começasse a coletar dados extras de usuários do famoso aplicativo de mensagens.

Aquele que não aceitar a nova política será inicialmente bloqueado no WhatsApp, e, após algumas semanas, o aplicativo deixará de funcionar, incluindo a perda de todos os dados armazenados.

Na época, diante da repercussão negativa, o Facebook decidiu adiar no Brasil a atualização das regras até o último sábado, dia 15 de maio.

Entretanto, na véspera da data, a empresa de Mark Zuckerberg decidiu adiar mais uma vez a entrada em vigor da nova política de privacidade, por mais 90 dias.

A decisão é um atendimento a solicitações do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), do Ministério Público Federal (MPF), da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) e da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).

Nesse meio tempo haverá uma investigação pelas autoridades brasileiras.

Com informações de Mobile Time e Tudo Celular.

SKY anuncia patrocínio esportivo inédito para 2021

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Com a novidade, operadora passa a investir em quatro modalidades esportivas.

SKY anuncia patrocínio esportivo inédito para 2021

A SKY acaba de anunciar que fechou contratos de patrocínio com quatro modalidades esportivas para este ano.

Entre eles, está o triathlon, que recebe pela primeira vez o investimento da operadora de TV paga.

Ao todo serão nove competições que terão o patrocínio da SKY: “IRONMAN”, “IRONMAN 70.3” – maior evento de triathlon da América Latina – e o “Triday Series”.

As provas acontecerão entre os meses de agosto e dezembro de 2021, em São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis e Fortaleza.

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Além disso, a SKY vai retomar a parceria com a Confederação Brasileira de Voleibol e a Liga Nacional de Basquete.

No caso da primeira, os Jogos Amistoso das Seleções Adultas já começam no próximo dia 21, às 19h, no Rio de Janeiro, com o time masculino.

A SKY seguirá parceria oficial do “Voleibol Brasileiro” na temporada 2021/2022 da “Superliga”, tanto nas categorias masculina e feminina, com estreia marcada para outubro.

O mesmo vale para as etapas finais do “Circuito Brasil de Vôlei de Praia”, a penúltima e a final.

Já na Liga Nacional de Basquete, a estreia ocorre em novembro, com a abertura da “NBB”.

O contrato envolve mais de 100 jogos que serão transmitidos na TV Cultura, ESPN e na modalidade streaming, até junho de 2022 com a “Copa SKY Super 8” e o “Jogo das Estrelas”.

Todos os patrocínios envolvem a exposição da operadora de diferentes formas, durante os torneios e nas redes sociais das organizações.

A operadora também segue com o patrocínio à Confederação Brasileira de Futebol, com a marca da SKY exposta nas mangas dos árbitros na “Copa do Brasil” e “Campeonato Brasileiro”, nas séries A, B, C.

“A SKY entende a importância e relevância do esporte dentro da programação oferecida pela operadora. O conteúdo ao vivo faz toda a diferença para o cliente e a estratégia da companhia é levar a marca para campeonatos que estejam atrelados a nossa programação, reforçando o posicionamento da SKY como provedora de diversão e conteúdo”, explica Raphael Denadai, presidente da operadora.

“A operadora sempre acreditou e investiu em patrocínios esportivos e essas iniciativas dão continuidade a toda a história que construímos com o esporte, desde 2004”, finaliza André Ribeiro, vice-presidente de marketing da SKY.

Com informações de Assessoria de Imprensa SKY.

Programa da TV Cultura passa a ser transmitido ao vivo pelo TikTok

Atração será a primeira dentre os programas da grade a ser transmitida pela plataforma de vídeos.

A TV Cultura passou a contar com uma nova plataforma para transmitir os programas da emissora em tempo real: a rede social de vídeos TikTok. O Roda Vida desta segunda-feira, 17, já pôde ser acompanhado desta forma.

A programação do canal de TV da Fundação Padre Anchieta já tinha seus programas transmitidos através de estação de rádio, app próprio, Twitter, UOL e YouTube.

O objetivo é atrair o público brasileiro que tomou gosto pelo TikTok. Além do Roda Viva, o Jornal da Cultura em breve também poderá ser assistido pela rede social para reforçar o conteúdo jornalístico da emissora.

Com o tempo, outras atrações da grade de programação poderão ser assistidas por meio da plataforma. Quem diz isso é Danilo Cavalcanti, gerente de multimídia da TV Cultura.

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Ele também explica que existe uma sinergia entre a programação do canal e o app de vídeos pois a maioria das pessoas que assistem os programas via internet possuem um smartphone.

Ao longo de 2020, foram realizados experimentos que, segundo Cavalcanti, tiveram resultados positivos. A emissora considerou que existia um público interessado ali e agora as transmissões ao vivo tiveram início.

A meta do canal de TV estatal de São Paulo é “estar tem todas as telas, levando nosso conteúdo para onde o público estiver”, de acordo com Cavalcanti.

Posteriormente, a ideia da emissora é também gerar receita através da nova audiência que for alcançada por meio do TikTok.

Estreia

O primeiro Roda Viva transmitido através do TikTok começou às 22h desta segunda-feira e teve a participação de Jurema Werneck, diretora-executiva da Anistia Internacional no Brasil, como entrevistada.

A emissora disponibiliza as edições do programa na íntegra através do canal no YouTube.

Com informações de Mobile Time