Operadora aposta em conteúdo para monetizar base de usuários. Navegação é gratuita para clientes da operadora.
A operadora TIM (TIMS3) acaba de lançar um site de notícias próprio, o TIM News.
Com o portal, a empresa pretende veicular notícias sobre esportes, entretenimento, negócios e lifestyle.
O lançamento ocorre em parceria com a ICARO, um provedor de conteúdos personalizados para empresas globais de telecomunicações.
O TIM News surge como uma extensão do TIM Ads, com o objetivo de melhorar a experiência dos usuários e monetizar a base por meio de conteúdos e ações de relacionamento.
A operadora espera integrar iniciativas de publicidade no portal, tornando o TIM News mais um recurso para monetização.
Todos os clientes da operadora poderão navegar de forma ilimitada no TIM News, sem descontar o pacote de dados.
No caso de usuários pré-pagos, após 3 meses será preciso ter uma recarga ativa para ler as notícias do novo site.
De acordo com Renato Ciuchini, chefe de estratégia e transformação da TIM, a ICARO ajudará a consolidar a entrega de novas oportunidades de relacionamento com clientes em ambientes digitais, a partir de conteúdos produzidos por empresas de comunicação do Brasil e no mundo.
“Nosso maior ativo é a nossa base, formada por mais de 50 milhões de clientes. Desde o final do ano passado, estamos investindo para melhorar ainda mais a experiência do usuário, agregando novos serviços gratuitos por meio de parcerias e patrocinados por marcas e anunciantes. A chegada da ICARO nos permite fornecer conteúdo relevante e de qualidade, atendendo a mais essa demanda da própria base de forma eficiente”, afirmou Ciuchini.
“É um prazer trabalhar com as equipes da TIM para lançar as mais avançadas plataformas de tecnologia de mídia e notícias baseadas em AI. Com um aplicativo de mídia super focado e personalizado, o TIM News fornecerá notícias de última hora de fontes confiáveis, regionais e globais”, completou Paul Feller, CEO e presidente do ICARO Media Group.
Vale lembrar que a TIM não é a primeira operadora a se aventurar no jornalismo.
Em 1999, o portal Terra foi lançado no Brasil como parte da estratégia para iniciar as operações de internet da Telefônica (mais conhecida atualmente pela marca Vivo) no Brasil e na América Latina.
Comissão Parlamentar de Inquérito apura as ações e inações do Governo Federal durante a pandemia.
Imagem: Pedro França/Agência Senado
Nos últimos dias, a busca por mais informações sobre a CPI da Covid está refletindo na audiência da Globonews.
Entre os dias 4 a 12 de maio, o canal fechado do Grupo Globo liderou a audiência na TV Paga durante a cobertura da Comissão Parlamentar de Inquérito que apura as ações e inações do Governo Federal durante a pandemia do novo coronavírus.
A audiência da Globonews é, inclusive, 20% maior do que a soma de outros canais de notícias.
O canal também ficou à frente de canais da TV aberta, como SBT, Band e RedeTV.
Entretanto, a emissora rival CNN Brasil também tem conseguido bons índices na audiência, inclusive conseguindo ultrapassar em alguns momentos a Globonews.
Na última terça-feira, 11 de maio, por exemplo, durante o depoimento de Antônio Barra Torres, presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a CNN Brasil conseguiu atingir o pico de 1,8 entre os assinantes da TV Paga, às 12h37, ultrapassando a Globonews (0,69 pontos) e a RecordNews (0,12).
Nele, Torres afirmou que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) apelou à Anvisa para modificar a bula da cloroquina, o famoso medicamento que comprovadamente é ineficaz contra a Covid-19.
Além das emissoras, a procura pela “TV Senado” – que alimenta os canais de notícias com imagens ao vivo da CPI – também está em alta.
Segundo o Google Trends, as buscas por “TV Senado” e “CPI” no YouTube estão atingindo recordes nos últimos dias.
Até o momento, o pico de visualizações ocorreu no depoimento de Fabio Wajngarten, ex-secretário de comunicação da presidência, registrando 640 mil visualizações até a manhã desta segunda-feira, 17 de maio.
O vídeo com mais de 11 horas de duração teve 14 mil likes e 2,9 mil dislikes.
O ex-secretário foi acusado de mentir durante a sabatina, chegando a ser ameaçado de prisão.
Outros termos como “CPI covid” e “CPI Bolsonaro” também estão na lista de mais buscados pelos brasileiros.
Além disso, a CPI da Covid tem sido um dos principais assuntos nas redes sociais, com hashtags entrando regularmente no “trending topics”, como #Pfizer e #CarlosBolsonaro.
Novos planos incluem acesso a grandes plataformas de streaming. Confira os preços.
De acordo com um documento que o Minha Operadora teve acesso com exclusividade, a Claro pretende lançar mais três planos no serviço “Claro box tv”, com assinatura inclusa da Netflix, Globoplay e Conmebol TV.
Nesses pacotes, a assinatura da plataforma de streaming está inclusa (Paramount+ e StarzPlay, respectivamente), além dos serviços Claro Música, Claro Vídeo e NOW.
O usuário também tem acesso a aplicativos de outros serviços de streaming (mas sem a assinatura inclusa), além de acesso a alguns canais da TV aberta, como Band, Cultura, Futura, TV Escola, TV Brasil, TV Senado, TV Câmara, TV Justiça, entre outros.
Porém, a Claro pretende ir além e lançar outros planos combinados com assinaturas de streamings inclusa.
No caso do “Claro box com Netflix”, o pacote terá preço de R$ 49,90 por mês.
O “Claro box com Globoplay” custará R$ 39,90 mensais.
Já o “Claro box com Conmebol TV” terá preço de R$ 49,90 /mês.
Ainda não há uma data para o lançamento dos novos pacotes, mas é esperado que o lançamento ocorra nas próximas semanas, uma vez que atendentes e vendedores de lojas físicas da operadora já estão recebendo comunicações da operadora detalhando o novo portfólio do Claro box tv.
Como ainda não foi feito o lançamento oficial, é válido ressaltar que a Claro pode alterar os preços e condições dessas novas ofertas.
Além disso, a disponibilidade e valores desses planos podem variar de acordo com a localização do cliente.
O Claro box tv pode ser adquirido por qualquer usuário, mediante o pagamento da taxa de adesão de R$ 399.
No entanto, o preço de adesão será gratuito ao combinar a compra do dispositivo com os serviços de banda larga e telefonia (móvel ou fixa) da Claro.
Enquanto as operadoras estão se preparando para fazer grandes investimentos para a chegada da conexão de nova geração, ainda há várias regiões no país em que os usuários tem acesso apenas ao 2G (às vezes nem isso), tecnologia essa que permite fazer ligações de voz de baixa qualidade ou utilizar a internet móvel de forma básica.
Apesar de a tecnologia 4G estar presente em 5.275 municípios brasileiros (94,70% do total), isso não significa que ela chegue a todas localidades (áreas menores que integram uma mesma cidade).
Na lista de localidades estão, por exemplo, vilas, núcleos, povoados, lugarejos, áreas urbanas isoladas, aldeias indígenas, assentamentos e aglomerados rurais.
Atualmente, somente 5.681 localidades não sedes (34,81% do total) possuem antenas 4G.
Das mais de 16 mil localidades não sedes, 8.930 delas (quase 58% do total) contam com o 2G ou estão sem a cobertura móvel.
Em dezembro de 2020, nas localidades com o serviço móvel de segunda geração (ou sem serviço), residem, aproximadamente, 3,8 milhões de pessoas. Isso é mais que a população de Brasília, a terceira cidade mais populosa do país.
Tecnologia(até dezembro de 2020)
Quantidade
Porcentagem da população coberta
Localidades não sedes com 2G ou sem cobertura
8.930
17,24%
Localidades não sedes com 3G
1.707
5,15%
Localidades não sedes com 4G
5.681
77,61%
A situação está presente em todos os estados brasileiros.
Os que apresentam as maiores quantidade de regiões descobertas são a Bahia (com pelo menos 1423 localidades sem ao menos o 3G), Maranhão (1.134), Amazonas (590), Pará (457) e Minas Gerais (435).
Já os que apresentam menos localidades sem o 3G ou 4G estão o Distrito Federal (2), Acre (14), Espírito Santo (29), Rio de Janeiro (32) e Amapá (59).
Engana-se quem pensa que a falta de cobertura é apenas uma realidade de zonas rurais ou locais distantes, em regiões localizadas no interior do Brasil.
Mesmo em grandes áreas metropolitanas, na cidade de Mairiporã, por exemplo, vizinha à capital de São Paulo, existem certas áreas onde não é possível se conectar nem mesmo ao 3G.
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Vale ressaltar que além da falta de cobertura móvel, milhares de localidades também não contam com backhaul para internet banda larga por fibra.
Ao todo são 988 municípios no país sem a tecnologia de fibra óptica.
Além disso, o Ministério das Comunicações (MCom) pretende priorizar no próximo leilão de frequência as regiões que ainda não contam com a cobertura móvel.
Utilizado desde 1991, o 2G permitiu que brasileiros pudessem utilizar serviços digitais de voz e mensagens de texto.
Contudo, apesar da possibilidade de transmissão de dados, o pico de transferência no 2G não ultrapassa algumas centenas de kbps.
Com a popularização da internet, foi necessária a evolução para o 3G, inaugurando a banda larga móvel a partir de 2001, com a possibilidade de atingir picos que podiam chegar a 40 Mbps.
Já em 2010, o 4G prometia taxas de transmissão que podiam atingir até 300 Mbps.
Em março de 2021, dos mais de 240,6 milhões de acessos na telefonia móvel que o Brasil registrou, 26,8 milhões foram no 2G, 32,5 milhões no 3G e 181,3 milhões no 4G.
Mesmo pagando caro pelos planos de telefonia, os assinantes reclamam que não recebem o sinal móvel contratado, nem a velocidade de download desejada.
Ao mesmo tempo, as reclamações de usuários continuam em alta sobre a má qualidade dos serviços e da rede de todos as operadoras.
No ano passado, somente a Anatel recebeu mais de 18 mil queixas de usuários por falta de sinal ou linha muda na telefonia móvel. Este problema se aplica a todas as operadoras móveis.
As empresas, por sua vez, reclamam dos altos tributos e da burocracia por parte dos municípios para a implantação de novas antenas.
Com o novo Plano Geral de Metas para a Universalização (PGMU), decretado em janeiro deste ano, o governo brasileiro tenta acelerar a migração do 4G para o 5G, bem como ampliar a cobertura móvel em regiões ainda desconectadas.
Embora o objetivo seja corajoso, ainda é preciso novas políticas públicas voltadas para preencher as lacunas de cada região, mesmo aquelas que são consideradas pouco competitivas, para, então, ampliar a cobertura das redes e levar o 3G ou 4G para atendimento de áreas remotas brasileiras.
Aqui, um dispositivo mais barato para quem quer gastar pouco e ter variedade. A TV Box da Roku transporta o sistema Roku TV para qualquer televisor com entrada HDMI.
Na loja de apps é possível encontrar até mesmo o Apple TV+ junto com outros apps de streaming. A resolução é Full HD.
Com o selo Amazon, o Fire TV Stick não perde para seus concorrentes em variedade de apps ou até mesmo funcionalidades.
O grande plus é a inclusão da Alexa, que pode controlar a TV de acordo com o comando de voz do usuário pelo controle. O dispositivo também é de muita discrição, quase imperceptível quando ligado no televisor.
Talvez a mais antiga de todas, que surgiu antes mesmo da popularidade dos dispositivos.
Mesmo com preço elevado, a Apple TV levava vantagem na disputa com o Chromecast por emular uma perfeita Smart TV para seus compradores.
Com o concorrente do Google era necessário controlar tudo com o smartphone. Agora, a Apple TV 4K se equipou ainda mais para concorrer com os dispositivos acima.
Mas, o valor ainda está elevado. Portanto, é indicado para quem realmente quer uma interface mais otimizada, muita memória e, claro, depositar sua confiança na tradicional ‘maçã’.
* Esta publicação faz parte do programa de afiliados do Minha Operadora, no qual o site passará a indicar produtos e descontos para seus leitores. Nesse contexto, é importante destacar que ofertas têm duração limitada e poderão estar indisponíveis em caso de um acesso tardio à matéria.
Dois anos após a função estar disponível para usuários do iOS, novidade alcança o sistema do Google.
O Twitter anunciou na última quinta-feira, 13, que começou a liberar um novo recurso que adiciona uma barra de busca na tela das DMs para usuários do Android.
A novidade surge para os utilizadores deste sistema operacional quase dois anos após chegar no iOS, em agosto de 2019.
Com isso, pessoas que têm muitas mensagens salvas podem encontrar uma determinada conversa mais rapidamente. Porém a função chega com algumas limitações.
Para dar exemplos, só permite a busca pelo nome de usuário das pessoas com quem você conversou. Além disso, não funciona para qualquer tipo de pesquisa em seu histórico do Twitter.
A barra também ainda não tem busca por mensagem específica, algo que a rede social promete para breve, dentro dos próximos meses.
Em vez de apenas destacar as conversas mais recentes, a nova função presente na tela de mensagens diretas mostra tudo o que corresponde ao termo buscado, ainda que o chat que o contenha seja antigo.
Agora os usuários da rede social não vão mais precisar rolar a tela manualmente até encontrar a troca de mensagens que desejam.
Além do Android, o recurso de pesquisas dentro das mensagens diretas está disponível na versão web da rede social azul e — como mencionado — para usuários do iOS.
Já disponível, o Twitter Spaces permite aos usuários com contas públicas na rede do pássaro azul criarem salas de conversa por voz. O titular pode escolher quem tem permissão para falar.
Por enquanto, cada sala pode ter até 10 pessoas conversando ao mesmo tempo, porém com um número ilimitado de usuários que podem entrar para ouvir.
Rede social trabalha internamente com novidade, que não tem previsão para ir ao ar.
Um desenvolvedor do Instagram revelou nesta sexta-feira, 14, que estão experimentando uma função que permite publicar fotos e vídeos na rede social através do PC.
A novidade está sendo desenvolvida mas não tem data para ser lançada.
Alessandro Paluzzi publicou capturas de tela no Twitter e nelas é possível ver a versão web do Instagram com os recursos que já estamos acostumados a encontrar no aplicativo de celular.
Nelas se percebe que os usuários serão capazes de, por exemplo, aplicar filtros nas imagens. Será permitido enviar arquivos de fotos e vídeos nos formatos JPG, PNG, MP4 e MOV (QuickTime).
Os usuários também poderão recortar as fotos direto do navegador em seus computadores antes de realizar a publicação das imagens.
Entre as alternativas de corte estão: original, retrato (4:5), quadrado (1:1) e paisagem (16:9). Em uma das capturas é possível ver uma tela chamada “Composição”.
Nela, o usuário pode marcar pessoas, adicionar uma legenda no post a ser publicado, definir uma localização para a foto, entre outras opções.
O desenvolvedor revelou que essas novidades já estão em testes internos, mas alerta que ninguém deve ficar ansioso pois elas não devem estar disponíveis tão cedo.
Sucesso da rede social
O Instagram caiu no gosto do brasileiro e, segundo informações da Pesquisa Panorama de Mensageria realizada em agosto do ano passado, o aplicativo estava instalado em 81% dos telefones do país.
Outra pesquisa, desta vez aplicada pela Exame e publicada no mês passado, mostra que o Instagram é a rede favorita para quatro em cada dez pessoas entrevistadas.
Isso coloca o “Insta” na frente do mensageiro WhatsApp (27,33%), também pertencente ao Facebook, e da rede social de negócios e networking Linkedin (12,92%).
De acordo com Melissa Amorim, head de comunicação do Instagram, esses números diante da situação de pandemia revelam que as pessoas encontram na rede social uma ferramenta de socialização em tempos de quarentena.
“Vimos as pessoas encontrarem no Instagram uma forma de criar e manter laços, se unir e se conectar com as suas famílias e amigos”, disse para a Exame.
Com informações de Tecnoblog e Convergência Digital
Cibercriminosos tentam conseguir informações da vítima, obter dinheiro ou ir até a casa do usuário.
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) lançou um comunicado na última quinta-feira, 13, para alertar as pessoas sobre golpes pelo WhatsApp ou e-mail nos quais tentam se passar por promotores e procuradores do órgão.
Dentro das mensagens maliciosas, existem links que levam até destinos infectados por malware que possibilitam aos cibercriminosos a captura de informações da vítima.
O MPDFT descreveu que as mensagens de e-mail trazem, além do nome e do logo do Ministério Público Federal, um texto informando que o usuário está sendo intimado para uma audiência.
No conteúdo do e-mail usado no golpe é possível encontrar ainda um link onde a vítima supostamente teria mais informações sobre do que se trata o chamamento.
Já no WhatsApp os cibercriminosos tentam se passar por promotores de justiça e buscam fazer com que a vítima realize um depósito bancário ou informe onde mora.
Diante da gravidade do caso, o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) deu início a um procedimento que visa investigar essas ações criminosas.
As ocorrências geradas por esses golpes estão sendo investigadas também em Minas Gerais.
Como se proteger e denunciar
Em geral, a dica é: tome cuidado com links suspeitos em mensagens, em especial quando vierem de desconhecidos, mas também de pessoas que você sabe quem são. Elas podem ter sido vítimas também.
O MPDFT informa que não faz intimações por e-mail e que, no caso de receber mensagens de alguém que diz representar o órgão, realizar uma checagem das informações.
Isso é possível ao conferir os dados e o número de telefone da pessoa do outro lado no site do Ministério Público da União ou com as promotorias de justiça.
Em parceria com a Band, telespectador contará ainda com recursos de realidade virtual e imagens a partir de drones.
A operadora Claro, em parceria com a fornecedora de equipamentos Ericsson, fará a transmissão de uma corrida da Stock Car usando sua rede com tecnologia 5G standalone neste domingo, 16.
O anúncio foi feito nesta sexta-feira, 14. A etapa acontecerá no circuito de Interlagos, em São Paulo, e contará com câmeras 360° instaladas nos carros, segundo a prestadora.
Com a ajuda desses equipamentos nos veículos, o telespectador poderá acompanhar as voltas em “realidade virtual” através do YouTube.
Em parceria com a Band, serão transmitidas imagens exclusivas registradas através de drones e com envio também realizado por meio da rede 5G da Claro.
Existirá ainda um link ao vivo (chamado de “mochilink”) que será transmitido através da rede de quinta geração, tudo isso utilizando a frequência de 3,5 GHz com outorga temporária para testes liberada pela Anatel.
Além da Ericsson, outras empresas que colaboram com essa iniciativa são a Qualcomm e a Motorola. Esta não é a primeira vez que a Claro demonstra sua rede 5G com a transmissão de uma corrida da Stock Car.
Anteriormente, a prestadora já havia transmitido uma etapa em Goiânia. A tele afirma que essa foi a primeira transmissão de evento esportivo fazendo uso da rede standalone em uma corrida no Brasil.
A nova etapa da Stock Car vai acontecer amanhã, dia 16 de maio, às 11h da manhã com transmissão ao vivo também pelo YouTube.
O 5G DSS, por usar parte das frequências de uma geração anterior, não traz consigo todos os benefícios esperados para as redes 5G “nativas” e já resultou em críticas do Ministro das Comunicações.
As redes de quinta geração chamadas de standalone só estarão disponíveis no Brasil nos próximos meses, após a realização do leilão de frequências específicas da tecnologia no segundo semestre.
Fabricante coreana busca alternativa atender um nicho de consumidores que é cada vez maior; entenda a estratégia.
Imagem: Ilustração PxHere
Sabe quando o smartphone esquenta ao rodar algum jogo ‘pesado’? Pois é, parece que a Samsung busca uma alternativa para solucionar esse problema, que é geral no mercado.
A ideia da fabricante é desenvolver um Galaxy próprio para o público gamer. Ainda não há detalhes se será uma variante da linha S ou de qualquer outra.
O que se sabe até então é que a empresa fez um registro com o nome de ‘Activate Fan Mode’.
Os jogos considerados ‘pesados’, ou seja, com muitos gráficos e que exigem muito de um processador, desafiam até mesmo os modelos ‘topos de linha’.
Afinal, é quase inevitável não ver o dispositivo esquentar após horas de jogatina.
A própria Samsung, por sinal, possui mecanismos de resfriamento para casos como esse. Marcas como Lenovo também já pensaram em soluções do tipo.
Mas, a coreana parece interessada em lançar um modelo mais potente para o público gamer.
Um smartphone devidamente equipado para atender uma demanda como essa, de um game pesado.
O dispositivo pode vir carregado com um pequeno ventilador, ativado manualmente, para fazer resfriamento quando o usuário estiver jogando.
Porém, não é o único detalhe que a Samsung deve trabalhar em um smartphone específico para o público gamer.
O processador também terá que ser bem trabalhado para que a marca atende necessidades de um nicho que fica cada vez maior no mundo inteiro.
Frente aos concorrentes, se a marca conseguir êxito, poderá ter um dispositivo poderoso em desempenho enquanto outras marcas vivem um “afogamento térmico” na questão.