17/12/2025
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Spotify entra no mercado de shows virtuais com The Black Keys entre as atrações

Novo serviço do Spotify vai vender entradas para assistir apresentações online durante os próximos dois meses.

Em busca de uma nova fonte de receita, o Spotify anunciou hoje que está entrando no mercado de concertos virtuais. Com o Spotify Live, os interessados podem adquirir um ingresso a R$ 27 e assistir os shows exclusivos.

Entre as cinco atrações iniciais estão The Black Keys, Rag’n’Bone Man, e Leon Bridges. As apresentações são pré-gravadas e estão disponíveis em quatro horários diferentes para assim lidar com diferentes fusos horários.

O show do The Black Keys, por exemplo, vai ao ar no dia 27 de maio de 2021 às 21h para quem mora na Costa Leste dos Estados Unidos, na América Central ou na América do Sul.

Não é possível assistir aos shows fora dos horário selecionado nem pedir o dinheiro de volta caso perca a hora. Também não é possível gravar as apresentações, mesmo que para uso pessoal.

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Para comprar os ingressos é necessário ter uma conta no Spotify e cada uma delas pode adquirir somente uma entrada, tornando-as assim pessoais e intransferíveis.

Não é a primeira vez que o serviço de streaming de música trabalha com a venda de ingressos para shows. Já foi possível para os artistas listarem as apresentações no app e encaminharem os ouvintes para adquirir as entradas.

No ano de 2017, o Spotify disse ter gerado mais de US$ 40 milhões em vendas de ingressos através do seu programa Fans First (fãs primeiro, em tradução literal).

Através desta iniciativa, os seguidores de uma banda podiam ganhar mimos como acesso antecipado aos ingressos para as apresentações musicais.

Anteriormente, no decorrer da pandemia, o Spotify também chegou a listar shows virtuais no app e a partir de agora o próprio serviço entra nesse mercado.

Ao que parece, o Spotify está tentando manter os fãs engajados num momento em que muitos deles se desconectaram da ideia de música ao vivo, mesmo com regiões ao redor do mundo voltando ao “normal”.

É incerto por quanto tempo o Spotify vai continuar disponibilizando novos concertos virtuais ou qual o nível de sucesso, dado o preço do ingresso e a disponibilidade de shows gratuitos em plataformas como o YouTube.

Com informações de The Verge

Vivo divulga iniciativas para colaboradoras que são recém-mães

Ações englobam tanto o período de gestação quanto na volta da licença parental.

Vivo divulga iniciativas para colaboradoras que são recém-mães

A operadora Vivo (VIVT3) acaba de anunciar novidades no “Programa de Gestante” da companhia.

A iniciativa visa apoiar as colaboradoras da empresa durante a gestação e também na reintegração ao trabalho após a licença maternidade.

A partir de agora, a médica de atenção primária da empresa fará o acompanhamento de saúde (física e emocional) das gestantes.

A ideia é que a profissional verifique se a colaboradora está fazendo o pré-natal de forma adequada, além de dar assistência emocional e sugerir hábitos alimentares saudáveis.

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A Vivo também pretende capacitar as lideranças sobre o que se espera dos gestores durante o retorno das colaboradoras após a licença parental, tanto gestacional quanto adotiva.

Dessa forma, a empresa busca garantir que o ambiente esteja preparado para proporcionar um clima mais empático e seguro para as recém-mães.

Com o programa, a operadora espera amenizar os impactos físicos e emocionais que podem surgir em decorrência da maternidade na carreira da mulher, evitando que elas tenham que escolher entre os filhos ou a ascensão profissional.

Além das ações, a Vivo também conta com salas de extração de leite em alguns prédios, horário flexível para as mães em período de amamentação, auxílio creche e babá, além de licença parental de seis meses.

A operadora ressalta que essas iniciativas reforçam o compromisso da equidade de gênero dentro da Vivo.

“A jornada parental provoca mudanças na vida das famílias. Queremos refletir sobre o tema e fazer do retorno ao trabalho um momento de acolhimento e empatia. Sabemos que o apoio, tanto de líderes quanto de pares profissionais, cria um ambiente que favorece a criatividade, a inovação e o sentimento de pertencimento, com reflexos positivos na vida profissional e na saúde emocional das mulheres e suas famílias”, explica Niva Ribeiro, vice-presidente de pessoas da Vivo.

Com informações de Assessoria de Imprensa Vivo.

Começaram as eleições para o Comitê de Defesa dos Usuários da Anatel

Esta comissão da agência reguladora presta assessoria para o Conselho Diretor.

Estão abertas as eleições para o Comitê de Defesa dos Usuários de Serviços de Telecomunicações (Cdust) da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A autarquia já está recebendo candidaturas dos interessados para ingressar no conselho, que presta assessoria e subsidia as decisões do Conselho Diretor da agência no que se refere à proteção dos direitos dos consumidores.

São ao todo 4 vagas para pessoas que atuarão como representantes de usuários de serviços de telecomunicações ou então de entidades de defesa do consumidor, sejam elas privadas ou públicas, sem fins lucrativos.

Uma quinta vaga será destinada para representante de entidade de classe de operadoras de pequeno porte. Os interessados podem se inscrever até 08 de junho de 2021.

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As seguintes informações são necessárias para quem deseja se candidatar:

  • Nome completo;
  • Cópia do documento de identidade;
  • Cópia do CPF (caso não conste no documento de identidade);
  • Número de telefone;
  • Endereço de e-mail;
  • Currículo com as qualificações do candidato;
  • Estatuto social e descrição da atuação (para entidades interessadas).

Depois de reunir a documentação, é necessário encaminhar a candidatura para a Anatel através de uma dessas formas:

  • Petição eletrônica pelo Sistema SEI, no âmbito do processo nº 53500.011071/2021-04;
  • Carta endereçada à sede da autarquia, localizada em Brasília;
  • Entrega presencial nos escritórios da Anatel presentes em todas as capitais.

No caso do último ponto, deve ser mencionado o processo nº 53500.011071/2021-04.

Ao final da seleção e com os representantes aprovados, seus mandatos terão início no dia 03 de outubro de 2021 com duração até o dia 02 de outubro de 2025.

Não há remuneração para essas vagas, mas quando for necessário que o representante saia do seu domicílio para participar de reuniões presenciais, a Anatel cobre os custos com passagem e hospedagem.

Ao todo, são 16 membros efetivos na composição do Comitê, sendo 4 representantes da agência reguladora, 7 representantes de usuários de telecom e 5 representantes convidados de instituições públicas e privadas.

Para mais informações sobre o Cdust, consulte o Portal do Consumidor da Anatel.

Com informações de Anatel

Edital do 5G prevê levar a rede de nova geração para 48 mil escolas

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Deputada havia proposto um compromisso adicional de R$ 2,5 bilhões para ampliar a cobertura móvel para alunos e professores.

Edital do 5G prevê levar a rede de nova geração para 48 mil escolas

De acordo com o secretário de telecomunicações, Artur Coimbra, a proposta de edital do 5G prevê a cobertura de mais de 48 mil escolas públicas urbanas com a tecnologia 5G standalone.

Ele também afirma que mais 7 mil escolas isoladas deverão receber a rede 4G.

A informação foi feita durante audiência pública realizada nesta terça-feira, 18 de maio, pela Comissão de Educação e pelo Grupo de Trabalho 5G (GT-5G) na Câmara dos Deputados.

Coimbra esclareceu que essa ampliação da conectividade é possível devido às metas previstas no edital que, por consequência, geram a oferta de infraestrutura e cobertura em áreas, inclusive onde existem escolas.

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O secretário também ressaltou que o edital foi feito após amplo levantamento das necessidades sociais do Brasil.

Alguns dias antes, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, havia dito que não havia necessidade de colocar a obrigação de levar a cobertura do 5G nessas escolas, pois, poderia atrasar a realização do leilão em quatro ou cinco meses.

A deputada Tabata Amaral (PDT-SP) havia proposto um compromisso de R$ 2,5 bilhões no edital para cobrir as escolas.

Ainda na audiência, Artur Coimbra afirmou que além do 5G, o Ministério das Comunicações conta com o Plano Geral de Meta de Universalização (PGMU), que prevê o atendimento a 1,4 mil cidades com fibra óptica, o que beneficia 4,5 mil escolas.

Além disso, a partir da revisão da Lei do Fundo de Serviços de Telecomunicações (Fust), já é prevista o uso dos recursos para a meta de cobertura de escolas, mas a nova legislação ainda precisa de regulamentação.

Existe ainda o Programa Wi-Fi Brasil que já disponibiliza internet banda larga e gratuita a quase 10 mil escolas, por meio do uso do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC).

“O resultado de todas essas políticas e todas as preocupações setoriais que o Ministério e a Anatel têm tido com educação pública, em especial, no Brasil, implica que hoje temos 93% das escolas urbanas com acesso à internet e 45% das escolas rurais com conexão”, concluiu Artur Coimbra.

De acordo com o Censo Escolar, existem mais de 226 mil escolas, que reúnem um universo de mais de 50 milhões de pessoas (entre estudantes e profissionais da educação).

Com informações de Ministério das Comunicações.

Reclamações registradas sobre serviços de telecom têm redução de 24,9% em abril

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Houve queda no número de queixas abertas por usuários de telecomunicações em relação a 2020.

A Conexis Brasil informou nesta terça-feira, 18, que houve uma diminuição de 24,9% no número de reclamações abertas por usuários de serviços de telecomunicações em abril quando comparado ao mesmo período de 2020.

Os dados usados no levantamento da entidade são da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A Conexis Brasil representa as maiores operadoras do país.

Ainda segundo a associação, no último ano houve queda no número de queixas em todos os principais serviços de telecom, sendo que a maior delas foi vista no serviço de TV por assinatura.

O índice nesse setor caiu de 26.553 para 14.536, uma redução de 45,3%. Na telefonia móvel, as reclamações diminuíram de 122.829 para 92.839, ou seja, 24,4% de diferença.

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Já na banda larga fixa foi registrada uma queda de 31,4%, indo das 74.217 queixas para 50.937 delas. O curioso desses números é que eles ocorrem num intervalo de tempo influenciado pela pandemia de covid-19.

Isso se traduz em uma quantidade maior de pessoas em casa fazendo teletrabalho ou assistindo aulas online, por exemplo, de acordo com a Conexis.

Mesmo assim, as queixas tiveram redução. Ao todo, o mês de abril do ano passado teve 260.239 reclamações registradas, enquanto em abril deste ano o número foi de 195.373, ou seja, 64.866 a menos que um ano atrás.

Para Marcos Ferrari, presidente executivo da Conexis, isso demonstra que os investimentos realizados pelas operadoras e as medidas de autorregulação estão fazendo efeito e melhorando a qualidade dos serviços.

Compromisso público

Foi também em abril de 2020 que diversas empresas e associações do setor de telecom enviaram uma carta para a Anatel lançando um compromisso público visando enfrentar a situação de pandemia que então se iniciava.

Outra iniciativa, feita em conjunto pela agência reguladora e outras diversas empresas e prestadoras do setor, incluindo a então Sinditelebrasil (hoje Conexis Brasil), se comprometeram de maneira parecida.

Em comum nestas ações estava um esforço no sentido de manter os serviços funcionando mesmo com a grande e prevista mudança no perfil de uso da população.

Com informações de Teletime

Unifique lança banda larga de 2 Gbps por R$ 250 mensais

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Nova tecnologia utilizada pela operadora permite conexões de até 10 Gbps.

Unifique lança banda larga de 2 Gbps por R$ 250 mensais

A operadora Unifique lançou um novo plano de banda larga com velocidade de download de 2 Gbps (2000 Mbps) e upload de 500 Mbps pelo preço de R$ 249,90 por mês.

Por enquanto, o novo plano – chamado de “Fibra XTreme 2 Giga” – é comercializado apenas na cidade de Blumenau, em Santa Catarina.

A novidade é fruto de uma parceria entre a Unifique e as empresas Multilaser PRO e a fabricante chinesa ZTE.

O provedor regional acaba de ativar uma rede com tecnologia XGS-PON, o que aumenta em até 4 vezes a largura de banda para download e 8 vezes para o upload, permitindo conexões de até 10 Gbps.

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De acordo com o provedor catarinense, a Unifique é a primeira a utilizar essa tecnologia no país.

Os assinantes do serviço de 2Gbps terão acesso ao ONU, um terminal com suporte ao XGS-PON, que inclui Wi-Fi AC2400 integrado e que permite velocidades mais altas na conexão sem fio e 4 portas Gigabit Ethernet, possibilitando a entrega de serviços como “Triple-Play” (dados, voz e multimídia).

Já em outras localidades cobertas pelo provedor, a Unifique está ofertando planos de banda larga por fibra com velocidades entre 250 Mbps (R$ 119,90 por mês) e 1 Gbps (R$ 179,90 mensais).

Vale ressaltar que a disponibilidade e preços podem variar de acordo com a localização do usuário.

Planos banda larga da Unifique

Apesar das incertezas geradas pela pandemia e a economia prejudicada, a empresa sediada em Timbó/SC diz que continua a investir em inovação tecnológica.

“Nosso posicionamento de mercado é oferecer alto desempenho e melhor experiência para o cliente. Com uma vasta gama de aplicações, as casas e seus usuários estão cada vez mais conectados e precisam de uma conexão cada vez mais estável e ultra veloz”, afirmou Jair Francisco, diretor de mercado da Unifique.

Com informações de Assessoria de Imprensa Unifique.

Anatel pede ajuda de provedores para mapear fibra no país

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Informação será essencial para expandir a oferta de banda larga e a chegada da tecnologia 5G.

Anatel pede ajuda de provedores para mapear fibra no país

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) abriu uma nova consulta pública com o objetivo de recolher notificações de empresas de telecom sobre a existência de redes de transporte de alta capacidade (backhaul) em localidades não sede de municípios.

O objetivo da agência é mapear as redes de fibra óptica em todo o país, reunindo subsídios para definir as metas de implantação da infraestrutura no edital do leilão de frequências do 5G.

Com isso, evita-se o risco de sobreposição, priorizando a instalação de backhaul em localidades que ainda não contam com a rede de fibra.

Pelas regras do edital do 5G, as operadoras que comprarem as frequências móveis terão como compromisso levar a infraestrutura para as localidades onde hoje a tecnologia ainda não está implantada.

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Assim, evita-se que as operadoras tenham que investir em regiões onde os pequenos provedores já levaram a fibra, apenas para cumprir as regras do leilão.

As empresas podem informar a existência de backhaul por meio do site de consultas públicas da Anatel.

Os provedores deverão informar o CNPJ da empresa, o nome da empresa, a tecnologia do backhaul (fibra, rádio ou satélite), a capacidade instalada e a localidade atendida (conforme os códigos utilizados pelo IBGE).

As contribuições podem ser enviadas até o dia 10 de junho de 2021.

A iniciativa é um atendimento ao Decreto nº 10.610/2021, que aprovou o Plano Geral de Metas para a Universalização (PGMU V).

Recentemente, a Anatel divulgou uma lista do PGMU V com 380 sedes de municípios e 2.151 localidades que ainda não dispõem de backhaul.

As concessionárias de telefonia fixa terão até o final de 2024 para instalar o backhaul em todos os municípios e localidades da lista.

Com informações de Anatel.

Surf Telecom também quer acompanhar o processo de venda da Oi Móvel

Operadoras e entidades criticam o negócio e pedem acesso a informações sigilosas do acordo entre as empresas.

Surf Telecom também quer acompanhar o processo de venda da Oi Móvel

Nesta terça-feira, 18 de maio, a Surf Telecom entrou com um pedido junto ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para ser incluída como terceira interessada no processo de análise da venda da Oi Móvel.

Como justificativa, a Surf Telecom afirmou que utiliza rede neutra móvel por meio de espectros da TIM (TIMS3) e da Oi (OIBR3/OIBR4), sendo que esta última estava em processo de implantação.

Dessa forma, a conclusão da venda da Oi Móvel poderia refletir nas operações da Surf Telecom, uma vez que ela possui mais de 1 milhão de clientes somente com o chip da Correios Celular.

Além de acompanhar o processo, a empresa pede mais 15 dias para protocolar uma avaliação da venda dos ativos da Oi para o consórcio formado pelas operadoras Claro, TIM e Vivo (VIVT3).

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Caso o Cade aprove o pedido, a Surf Telecom deverá se juntar à Algar Telecom, Sercomtel, Associação NEO, Telcomp e Idec.

O motivo da participação das operadoras e entidades na análise do órgão antitruste são diversos.

Existe a preocupação do aumento das barreiras para a entrada e expansão de novas operadoras no mercado móvel, além dos eventuais reflexos no setor de atacado.

Outros pontos como a qualidade dos serviços prestados, os preços praticados e a concorrência em áreas remotas também são temas de debate.

Pesa ainda que muitas das informações tratadas no acordo entre as quatro maiores operadoras do país são tratadas como sigilosas.

A Algar Telecom, que já teve o pedido de parte interessada aprovada pelo Cade, solicitou acesso a essas informações, como os planos de segregação dos ativos, das regras de governança e os contratos acessórios para a continuidade dos serviços.

A operadora mineira também quer saber mais detalhes sobre contrato de compra e venda dos ativos, as cláusulas de não concorrência, além de outros dados que hoje estão em segredo.

A previsão é que o Cade emita uma decisão sobre a venda da Oi Móvel até o final deste ano.

Vale ressaltar que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) também precisa aprovar o negócio.

Com informações de Telesíntese.

Amazon Prime Video pode fazer aquisição histórica no mercado de streaming

Após fusão da Warner e Discovery, a Amazon colocará todas as suas cartas na mesa para elevar o catálogo do Prime Video; entenda.

Série The Handmaid's Tale, propriedade do estúdio MGM.
Imagem: Divulgação MGM

Os ‘gigantes’ jamais vão aceitar sair perdendo no mercado de streaming. A Amazon, por exemplo, já prepara uma estratégia para o Amazon Prime Video.

Segundo informações divulgadas nesta terça-feira, 18 de abril, a empresa planeja a compra do estúdio MGM, que fez história em Hollywood.

Para quem não reconhece pelo nome, basta lembrar da marcante vinheta com o rugido de um leão antes dos filmes.

Por sinal, a investida veio à tona logo após o anúncio da fusão entre Warner e Discovery, com a intenção de criar uma plataforma de streaming tão grande quanto a Netflix.

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Certamente, a empresa vista como ‘pioneira do negócio’ não deve se sentir tão ameaçada. Afinal, já lidou com a chegada de gigantes como o Disney+ sem fortes impactos.

Vale destacar também que a Netflix já pode ser vista como uma “grife” no mercado de streaming.

Possui uma soberania que não será ameaçada tão facilmente, especialmente com suas estratégias de conteúdo.

Portanto, o temor acaba chegando mais para os principais concorrentes, como o Amazon Prime Video.

O estúdio Metro-Goldwyn-Mayer, mais conhecido como MGM, fez história principalmente na era de ouro de Hollywood.

Franquias como “Chucky”, “007”, “Ben-Hur”, “Creed” e diversas outras fazem parte do acervo de produções do estúdio.

Por sinal, o streaming do MGM é um Prime Video Channels, ou seja, pode ser assinado em conjunto atualmente, por R$ 9,90.

No geral, o acervo do estúdio possui mais de sete mil conteúdos e deve custar US$ 9 bilhões para o bolso da Amazon. Ao menos é o valor pedido pelo estúdio, que fez empresas como a Apple fugirem da compra.

Vale destacar que a franquia do James Bond, o famoso 007, pode ser um entrave para o negócio.

A MGM tem apenas 50% de propriedade e a empresa que controla a outra parte pode vetar outros projetos com a marca do famoso agente.

Há, inclusive, uma resistência em levar os filmes para o streaming.

Com informações de UOL e CNN Brasil

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Imagem: Divulgação Sou Barato

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