19/12/2025
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Para diminuir reclamações sobre diárias, Vivo Easy atualiza aplicativo

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Agora os usuários ficam cientes que um pacote de diárias pode ser consumido mesmo quando o aplicativo não for aberto; confira a novidade.

Imagem: Reprodução/Seja Geek

Muita gente que adquire diárias para acessar serviços como Netflix, Facebook, Twitter e TikTok, por exemplo, tem reclamado que o Vivo Easy anda descontando diárias mesmo sem utilização.

Com o objetivo de reduzir queixas dessa natureza, a Vivo está informando com mais clareza, no momento da contratação, que o consumo de uma diária pode ocorrer mesmo sem a utilização efetiva do serviço para o qual ela se destina.

A mensagem “O recebimento de notificações e utilização deste app em segundo plano podem consumir sua diária” já está aparecendo na tela de contratação de pacotes dos usuários que instalaram a última atualização do aplicativo Vivo Easy, liberada na Google Play e App Store em 27 de maio.

Caso não queira ser cobrado em hipótese alguma por um serviço não utilizado, o ideal é entrar nas configurações do aplicativo em questão e configurá-lo para não consumir dados móveis em segundo plano. Fazendo isso, você deixa de receber notificações da rede social ou streaming cujo ajuste foi efetuado, mas a chance de ter uma diária descontada por engano no Vivo Easy diminui consideravelmente.

O item 2 deste outro post traz instruções sobre como desativar a utilização de internet em segundo plano no Android e iPhone.

Saída do Cabify do Vivo Easy

Com o encerramento das operações do aplicativo de transporte Cabify no Brasil, o serviço também deixa de fazer parte do pacote de diárias “Mobilidade” do plano Vivo Easy. A retirada do Cabify acontece definitivamente nesta segunda-feira (14/06).

A Vivo não anunciou um substituto para o Cabify. Atualmente, quem contratar 1 diária de Mobilidade pagando R$ 0,99, tem acesso somente aos aplicativos Moovit e Waze sem descontar da franquia de internet principal.

No momento da publicação desta reportagem, está disponível uma promoção que derruba o preço do pacote Mobilidade na contratação de 30 Diárias. Ao invés de custar R$ 29,70, elas saem por R$ 9,90. Isso representa 66,66% de desconto.

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O que é Vivo Easy

Vivo Easy é o plano móvel 100% digital da operadora Vivo. Cliente dele consegue montar a oferta de acordo com as próprias necessidades.

É possível escolher quantos Gigas de internet vai adquirir e utilizar a franquia sem pressão, pois não há prazo de validade. Também dá para comprar Diárias para utilização ilimitada de ligações e SMS, além de aplicativos de streaming de áudio e vídeo, deslocamento e redes sociais.

Caso ainda não seja usuário deste plano e queira experimentar, basta utilizar o código MINH4OP no momento do cadastro. Ao utilizar o código de um indicado, o consumidor ganha 3GB de internet.

Se consumir pelo menos R$ 29 na loja do aplicativo, vai receber ainda R$ 35 de volta para comprar mais internet (até 5GB por R$ 34,99) ou diárias.

Polícia fecha lojas que vendiam aparelhos piratas de TV Box

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Prejuízo ao mercado de TV por assinatura ultrapassa R$ 15 bilhões anuais, um fato que motiva o combate cada vez incisivo; saiba detalhes.

Aparelhos de TV Box piratas apreendidos no Porto de Santos. Foto: Divulgação ABTA
Aparelhos de TV Box piratas apreendidos no Porto de Santos. Foto: Divulgação ABTA

Os aparelhos piratas de TV Box continuam na mira das autoridades brasileiras. Dessa vez, as operações realizadas Brasil afora apreenderam mais de 17 mil equipamentos.

Todos considerados ilegais e sem a homologação da Anatel. Normalmente, são dispositivos utilizados tanto acessar aplicativos de streaming legalmente quanto para ter acesso aos populares aplicativos que ‘hospedam’ IPTVs.

Na prática, os vendedores buscam apps de software aberto para abrigar a lista de canais que vão vender mensalmente por valores entre R$ 30 e R$ 50.

As listas englobam todo tipo de conteúdo, dos canais da TV por assinatura até chegar nos próprios conteúdos dos catálogos de streaming.

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Por sinal, gigantes como a Netflix e Disney+ podem ter começado a sentir os efeitos da pirataria em sua base de assinantes. Mas, a concorrência cada vez maior também tem um peso nessa parte.

O carregamento com 17 mil aparelhos de TV Box foi interceptado na última quarta-feira, 9 de junho, por fiscais da Receita Federal e da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

É uma ação que compõe o Plano de Ação de Combate à Pirataria (PACP), responsável por mais de 1 milhão de apreensões só em 2021.

Já em São Paulo, o destaque foi para a “Operação Sem Sinal” no centro da capital paulista. A Polícia Civil fechou estabelecimentos que vendiam os aparelhos de TV Box.

Vale destacar que a venda era também acoplada aos serviços ilegais de IPTV. Equipes da Ancine, ABTA (Associação Brasileira de Televisão por Assinatura) e da Prefeitura da cidade também participaram.

Anualmente, o impacto da pirataria no mercado de TV por assinatura é de R$ 15,5 bilhões anuais. Desse valor, R$ 2 bilhões são de impostos nos quais o Governo não consegue arrecadar.

Com informações de Assessoria de Imprensa ABTA

Anatel pretende ouvir pequenos provedores sobre a venda da Oi Móvel

Conselheiro afirma que é desejo da agência reguladora criar concorrência no mercado de telecomunicações.

Anatel pretende ouvir pequenos provedores sobre a venda da Oi Móvel
Fachada da sede da Anatel. Foto: Sinclair Maia/Anatel – 2007

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deverá realizar uma reunião extraordinária com o Comitê de Prestadoras de Pequeno Porte (CPPP) para debater a potencial venda da operação móvel da Oi (OIBR3/OIBR4) para o consórcio formado pelas operadoras Claro, TIM (TIMS3) e Vivo (VIVT3).

A reunião foi solicitada pelas próprias empresas.

A informação foi divulgada por Emmanoel Campelo, conselheiro da Anatel, durante evento online.

Segundo ele, o excesso de concentração pode ser um problema e que o Brasil ainda não o experimentou.

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“Agora, com a saída da Oi, ficou delicado. O que não pode é ter duas [grandes teles], três é até administrável”, explicou.

Campelo também afirma que é desejo da agência que as prestadoras criem mais concorrência diante dos grandes players.

“Queremos que de fato esses provedores regionais cresçam e passem a ocupar um cenário mais relevante ainda. Queremos esses atores chegando a um nível cada vez mais elevado, inclusive ultrapassando a barreira dos 5% que estabelecemos no PGMC [Plano Geral de Metas de Competição]”, declarou o conselheiro.

O CPPP é atualmente formado pela Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint), Associação Brasileira de Internet (Abranet), Associação dos Provedores de Internet (Abramulti), Associação NEOTV e Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas (Telcomp).

Além do aval da Anatel, a venda da Oi Móvel depende da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Inclusive, os pequenos provedores conseguiram junto ao Cade o direito de acompanhar o processo de análise da venda da Oi Móvel.

Entre as que tiveram o pedido de terceira interessada na análise estão Algar Telecom, Sercomtel, Associação NEOTV, Telcomp e Idec.

Somente o pedido da Surf Telecom foi recusado, por ter ingressado fora do prazo.

Os pequenos provedores pedem mais transparência na transação e compromissos para minimizar a concentração de mercado.

Eles alegam que a aprovação do negócio poderia dificultar a entrada de novas empresas no mercado de telefonia móvel.

A previsão é que o Cade emita um parecer até o final deste ano.

Com informações de Teletime.

IPTV: Claro box tv já representa 30% das vendas de TV da operadora

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Produto oferta canais fechados e acesso a plataformas de streaming.

IPTV: Claro box tv já representa 30% das vendas de TV da operadora

De acordo com Ricardo Falcão, diretor de TV da Claro, o produto Claro box tv já é responsável por 30% das vendas da TV paga da operadora.

Segundo o executivo, o número representa os novos assinantes do serviço, uma vez que a migração dos clientes tradicionais da TV por assinatura para o novo serviço ainda é considerada irrelevante.

Além disso, quase todos os usuários utilizam a banda larga da Claro e contratam “quase” dois serviços adicionais (entre 1,7 e 1,8) pelo Claro box tv.

O Claro box tv consiste em um set-top-box avançado, que oferece acesso a canais fechados por meio de uma conexão banda larga, sem a necessidade de contratos, cabos ou antenas via satélite, comuns na TV paga tradicional.

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Além disso, ele oferece pacotes de conteúdo para assinatura à la carte e acesso a aplicativos de serviços streaming, para televisores que não contam com suporte “smart”.

O produto é comercializado com planos a partir de R$ 29,90 por mês.

A operadora tem buscado oferecer o produto em localidades que não contam com cabeamento da Claro.

A ideia é trabalhar em conjunto com pequenos provedores regionais (ISPs).

“O negócio fora das nossas redes cabeadas é muito novo para nós, mas temos todo o interesse de ter parcerias com provedores. Entendemos e respeitamos muito a presença dos ISPs nestas áreas, com relacionamento muito forte com os assinantes. Estamos em conversa avançada com alguns provedores e vamos pilotar alguns modelos em breve”, finalizou Falcão, durante evento online.

O sucesso nas vendas do Claro box tv motivou a Claro a começar a atualizar os atuais decodificadores utilizados pelos assinantes da TV Paga, com o objetivo de oferecer em breve mais interatividade e acesso a novos conteúdos.

Com informações de Teletime.

Sabor & Arte: o que sabemos até agora sobre o novo canal da TV por assinatura

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Saiba quais operadoras já confirmaram a estreia; lançamento promete ser um prato cheio para fãs do GNT e Discovery Home & Health.

Logotipo do Sabor & Arte
Imagem: Reprodução de tela YouTube

Como já havíamos adiantado, a TV por assinatura vai ganhar um novo canal a partir do dia 28 de julho. Trata-se do Sabor & Arte, que terá um conteúdo 24 horas sobre gastronomia e será de propriedade do Grupo Bandeirantes de Comunicação.

A iniciativa, muito provavelmente, nasceu com base no sucesso do reality Masterchef.

Afinal, o programa se tornou uma espécie de ‘carro-chefe’ na Band quando o assunto é repercussão e Ibope.

Agora, a empresa parece interessada em ampliar o leque e explorar o tema com um canal exclusivamente dedicado. Aqui vão os detalhes que sabemos até agora:

1. Time de apresentadores e chefs

Se tratando dessa temática, chefs não podem faltar. Portanto, a escalação de elenco inclui nomes como Bel Coelho, Jefferson e Janaína Rueda, Rogerio Shimura, Morena Leite, a sommelière Alexandra Corvo e outros.

Para somar, nomes conhecidos da TV nacional também estarão presentes. Entre eles: Zeca Camargo, Paula Varejão e Gisele Kato.

A apresentadora Catia Fonseca também teria recebido um convite para integrar o novo canal, mas ainda não há nada confirmado a respeito dessa contratação.

2. Não é um canal de culinária, é gastronomia

Josimar Melo, que também vai integrar o time de apresentadores, é o curador da programação do Sabor & Arte.

Sobre a temática, o jornalista é enfático ao afirmar que não será um canal de culinária e sim gastronomia.

Para o profissional, a centralidade do tema está no ser humano e não no prato.

As atrações prometem democratizar o assunto e levar o espectador até mesmo a fazer viagens para conhecer e entender ingredientes.

3. É um GNT/Discovery Home & Health da Band?

Comparações não vão faltar e o público-alvo é bem semelhante.

Os dois principais concorrentes possuem uma programação mais abrangente, apesar de carregarem famosas atrações gastronômicas em seu catálogo.

O Sabor & Arte promete se diferenciar ao falar sobre o tema durante 24 horas por dia, com atrações variadas.

4. Estreia e operadoras

Claro net e Vivo são as primeiras confirmadas. Por mais que o lançamento esteja próximo, nem mesmo o canal ou as outras operadoras alardearam a estreia ainda.

É um fato que pode colocar uma pulga atrás da orelha nos consumidores que aguardam pelo conteúdo. Mas, a julgar pela entrada que o Grupo Bandeirantes já tem com as empresas, é improvável que a nova atração fique de fora de todas as principais.

Por sinal, em abril, foi divulgado que o canal já entraria nas principais TVs pagas do Brasil logo em sua estreia. Portanto, a expectativa é que SKY e Oi também já estejam com a grade preparada para receber a novidade.

5. Vai ter Mastechef?

Ainda não há detalhes, mas é bastante provável que o reality tenha reprises no Sabor & Arte. O chef Henrique Fogaça, por exemplo, uma das estrelas da atração, já figura nas chamadas do canal, mesmo que ainda não tenha um programa confirmado.

Confira o vídeo de lançamento:

Com informações de Folha de S.Paulo, Observatório da TV e Tela Viva

Publicada lei que repassa R$ 3,5 bilhões para levar internet às escolas

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Após rejeitar veto de Bolsonaro, Congresso aprovou novo texto da legislação.

Publicada lei que repassa R$ 3,5 bilhões para levar internet às escolas
Imagem: Agência Brasil/EBC

Nesta sexta-feira, 11 de junho, foi publicada no Diário Oficial da União, a Lei nº 14.172/2021, que garante o acesso à internet para fins educacionais para alunos e professores da educação básica pública.

Sancionada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), a nova legislação garante o repasse de R$ 3,5 bilhões aos estados e ao Distrito Federal para ações que visam a garantia da conectividade nas escolas.

A nova lei teve origem no Projeto de Lei 3.477/2020, aprovado no Congresso, mas vetado por Bolsonaro, no final do ano passado.

Na época, o presidente justificou o veto alegando que a matéria gerava gasto público, mas sem apresentar uma estimativa do impacto orçamentário e financeiro.

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Além disso, os ministérios da Economia e da Educação argumentaram que o texto inicial aumentaria a rigidez do orçamento, além de dificultar o cumprimento da meta fiscal.

Após rejeitar o veto, o Congresso Nacional revisou o texto, determinando o repasse dos R$ 3,5 bilhões.

O montante terá como fonte os recursos arrecadados pelo Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), além do saldo correspondente das metas não cumpridas dos planos gerais de universalização do serviço de telefonia fixa.

Segundo o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), relator do projeto, os recursos vão assegurar a oferta mensal de 20GB de acesso à internet para todos os professores do ensino fundamental e médio das escolas municipais e estaduais.

Além disso, serão beneficiados os alunos da rede pública (fundamental e médio), integrantes de famílias vinculadas ao Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), bem como os matriculados em escolas de comunidades indígenas e quilombolas.

Além disso, metade dos recursos poderão ser utilizados para comprar celulares e tablets, para ser cedidos a professores e alunos de forma permanente ou temporária, de acordo com os critérios dos governos locais.

Com informações de Agência Senado.

Gil do Vigor: TIM disponibiliza para clientes livro do famoso ex-BBB

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Título mostra a história de superação do ex-participante do reality show da TV Globo.

Gil do Vigor: TIM disponibiliza para clientes livro do famoso ex-BBB

A operadora TIM está disponibilizando para clientes a versão online do “Tem que vigorar! Como me aceitei, venci na vida e realizei meus sonhos”, o primeiro livro escrito pelo economista, empresário e influenciador Gil do Vigor.

Ele ficou conhecido após participação na edição de 2021 do reality show da TV Globo, o Big Brother Brasil (BBB21).

Apesar de não ter sido o vencedor, o pernambucano se tornou um dos participantes mais queridos pelo público do programa.

O livro é acessível no serviço digital “Ebook” da TIM, a partir de uma parceria com a Skeelo, que oferece aos clientes da operadora a versão digital de um livro novo todos os meses.

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O serviço está incluso nos planos TIM Beta, Controle e TIM Black (nas versões individual e família).

A contratação avulsa para os demais planos tem valor de R$ 8,90 por mês (Ebook Light) a R$ 29,90 mensais (Ebook Premium).

Além da TIM, o Skeelo está disponível (em planos ou para contratação avulsa) nas operadoras Claro, Oi, SKY e Sercomtel, assim como usuários do RecargaPay.

Nesta quinta-feira, 10 de junho, a Vivo também anunciou que vai passar a disponibilizar o acesso ao Skeelo em planos móveis pós-pago da operadora.

Vale ressaltar que o acesso ao livro do Gil do Vigor é uma oferta da Skeelo e não uma exclusividade da TIM.

Ou seja, usuários da Skeelo de outras operadoras também terão acesso ao livro digital.

“Tem que Vigorar!”

Escrito na forma de autobiografia, o livro apresenta a história de superação e de realização de sonhos de Gil, incluindo momentos dolorosos.

O título apresenta, por exemplo, a viagem da a mãe e as irmãs de Jaboatão de Guararapes/PE para São Paulo/SP, fugindo do pai alcoólatra e viciado em drogas.

Também é abordado o processo de autoaceitação, ao se reconhecer como um homossexual, além do amor ao programa BBB.

O livro tem 128 páginas e foi lançado nesta quinta-feira, 10 de junho, pela Globo Livros.

Com informações de Assessoria de Imprensa TIM.

Maioria dos usuários não está feliz com as aplicações do 5G

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Novo estudo global da Ericsson aponta que operadoras podem ter feito ‘promessas exageradas’ durante a implantação da nova tecnologia.

Maioria dos usuários não está feliz com as aplicações do 5G
Imagem: Ministério das Comunicações/Reprodução

De acordo com um novo estudo realizado pela Ericsson, a maioria dos usuários do 5G em todo o mundo está insatisfeita com os serviços e aplicações oferecidas pela rede de nova geração.

A fabricante ressalta que, embora muitos usuários estão satisfeitos com a velocidade da rede, 70% deles não estão felizes com os produtos oferecidos com os novos planos móveis.

Em muitos mercados internacionais, as ofertas dos pacotes 5G não são muito diferentes do que já é oferecido no 4G, apesar de os usuários estarem dispostos a pagar entre 20% e 30% por planos com novos serviços.

A Ericsson acredita que a reação negativa está relacionada com as “promessas exageradas” feitas pelas operadoras durante o período de pré-lançamento do 5G.

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Conforme noticiado pelo Minha Operadora, na Coreia do Sul, por exemplo, primeiro país a ativar uma rede 5G comercial, os usuários não estão satisfeitos com a velocidade oferecida.

Outros motivos apontados pelo relatório da Ericsson são a performance consolidada do 4G, a falta de planos acessíveis ou falhas na cobertura em ambientes fechados (indoor).

Este último tende a ser uma crescente demanda mundial, uma vez que existem mais pessoas dentro de casa, por conta da pandemia da Covid-19.

Tanto é que a empresa sugere que o aumento do desempenho indoor é mais importante do que a velocidade da rede 5G.

O estudo também aponta que 20% dos usuários diminuíram o tempo passado conectado a redes Wi-Fi.

No relatório, a Ericsson também lista possíveis usos emergentes das redes 5G, como hot zones 5G, nuvem instantânea, cloud gaming, TV 5G, ensino imersivo, além de serviços de entretenimento automotivo.

Para realizar o relatório, a empresa conduziu pesquisas quantitativas e qualitativas em 26 países no final de 2020.

Na época, estima-se que 220 milhões de pessoas tinham acesso a rede de nova geração em todo o mundo.

A estimativa da Ericsson é que mais de 300 milhões de assinantes passem a utilizar a rede 5G em 2021.

Com informações de Teletime.

Kaliandra Sá: TIM anuncia nova gerente

Graduada em jornalismo, ela tem passagens por empresas como White Martins, Icatu, Supervia e Invepar, entre outras.

Kaliandra Sá: TIM anuncia nova gerente

A operadora TIM (TIMS3) acaba de anunciar o nome da jornalista Kaliandra Sá para a função de gerente regional de imprensa da empresa.

O cargo foi criado com a intenção de integrar os atendimentos atuais da TIM em todo o país.

A executiva tem dez anos de atuação na área de relações com a imprensa na operadora e continuará baseada na sede da operadora, no Rio de Janeiro.

Nos escritórios regionais, ela terá na equipe as jornalistas Roberta Câmara e Fernanda Veiga (Nordeste/Norte), Caroline Pimentel (Sudeste), Sheyla Modesto (São Paulo), Rafael Guimarães (Centro-Oeste) e Silvia Bica (Sul).

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Ela se reportará a Alessandra Bear, chefe da área de imprensa, que assumiu o cargo em junho passado.

Segundo a empresa, ela iniciou uma nova fase em comunicação corporativa na TIM.

“Os resultados dos escritórios regionais na imprensa correspondem a mais de 76% do total nacional da TIM. Estamos trabalhando para consolidar essa relevância local e para fazer uma comunicação mais humanizada, com temas relevantes para a sociedade e histórias de transformação proporcionadas pela tecnologia e conectividade”, afirmou Sá.

Kaliandra é formada em jornalismo e tem especialização em marketing, tendo experiência em comunicação corporativa.

Ela teve passagens por empresas como White Martins, Icatu, Supervia e Invepar, entre outras.

A executiva afirma que na nova função ela tem como objetivo dar robustez e integrar a troca com a sede da companhia, dando destaque nacional para assuntos trabalhados pelas equipes regionais.

MassMedia

O trabalho de assessoria de imprensa e relações públicas da TIM continua sendo realizado pela terceirizada MassMedia.

A empresa também é a responsável por mensurar dados e fazer consultoria para a operadora.

A MassMedia conta com equipes em São Paulo – na capital e interior, como a nova sede em Campinas -, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Curitiba.

Também tem escritórios regionais no Norte e no Nordeste.

Com informações de Assessoria de Imprensa TIM.

Missão 5G: Comitiva brasileira encerra visita aos Estados Unidos

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Objetivo era conhecer a rede privativa do governo americano, além de buscar investimentos para o setor de telecom no Brasil.

Missão 5G: Comitiva brasileira encerra visita aos Estados Unidos

Nesta sexta-feira, 11 de junho, a comitiva brasileira chefiada pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria, retorna ao Brasil, após passar uma semana nos Estados Unidos.

A missão tinha como objetivo conhecer os usos das redes privativas 5G do governo americano, além de promover reuniões para atrair investimentos para o setor de telecomunicações no Brasil.

Na segunda-feira, 7 de junho, primeiro dia da agenda, a comitiva fez uma reunião em Washington com o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos, discutindo a segurança das cadeias de fornecimentos do 5G, além de iniciativas para o estímulo à adoção da tecnologia OpenRAN na telefonia móvel.

No segundo dia de viagem, a comitiva teve uma reunião com o gabinete de segurança institucional americano, além de conversas com as empresas Qualcomm, Motorola e IBM.

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Na quarta-feira, 9 de junho, ainda em Washington, em encontro com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o ministro articulou um novo investimento de US$ 1 bilhão (R$ 5,09 bilhões) para o Brasil, para acelerar a inclusão digital no país.

No último dia da viagem, nesta quinta-feira, 10 de junho, os representantes brasileiros conheceram em Nova Iorque os modelos de redes seguras da fabricante sueca Ericsson e também da FirstNet, da AT&T – Warner/Samsung, uma rede privativa utilizada pelo governo americano.

Durante a coletiva de imprensa que encerrou a visita aos EUA, Fábio Faria destacou os progressos realizados pelo Ministério das Comunicações, principalmente na estruturação do leilão do 5G, desde que assumiu a pasta, em junho do ano passado.

“O leilão do 5G, naquele momento, estava algo muito distante de nós e a gente montou logo um grupo de trabalho; uma força tarefa para discutir esse assunto”, disse o ministro.

Ele aproveitou para lembrar a viagem que fez em fevereiro por países da Europa e Ásia que desenvolvem a tecnologia 5G.

“Conseguimos ter a noção do que é o 5G, o standalone, o non-standlone e de como o 5G vai funcionar no agronegócio, na educação, na telemedicina, na saúde e na Internet das Coisas”, lembrou Faria.

Ele completou afirmando que a viagem aos Estados Unidos foi muito positiva na questão da rede privativa que a pasta pretende implementar no Brasil.

Atualmente, este é um dos principais pontos que está travando a aprovação do edital pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

“Nós conseguimos tirar muitas dúvidas que pairavam ainda entre os auditores e demais técnicos dos ministérios que nos acompanharam”, finalizou.

Além de Faria, a comitiva é composta pelos senadores Flávio Bolsonaro e Ciro Nogueira, pelos ministros do TCU, Walton Alencar, Raimundo Carreiro e Bruno Dantas; além de representantes dos ministérios da Defesa e das Relações Exteriores, do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), da Secretaria-Geral e da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.

Com informações de Ministério das Comunicações.