25/04/2024

Huawei apresenta principais aplicações do vindouro 5G

Fabricante realizou tour virtual por uma exposição que explora o avanço tecnológico nas telecomunicações.

Imagem: Huawei/Reprodução

Nesta segunda-feira, 7 de junho, a Huawei realizou um tour virtual pelo “Galileo Exhibition Hall”, uma exposição fixa da fabricante localizada na cidade de Shenzhen, na China.

O nome é referência ao italiano Galileu Galilei, por sua inventividade tanto na ciência quanto na tecnologia.

O evento – fechado apenas para a imprensa – apresentou uma viagem pela história recente das telecomunicações, além de apresentar as principais aplicações que serão beneficiadas com a conexão 5G.

Durante o tour virtual, mediado por Atilio Rulli, diretor sênior de relações governamentais na Huawei, foi demonstrado que a conexão de nova geração vai muito além do que apenas uma internet mais rápida.

VEJA TAMBÉM:

–> Huawei revela benefícios que o 5G deve trazer ao agronegócio brasileiro

–> Huawei registra lucro líquido de US$ 9,9 bilhões em 2020

–> Huawei fica no meio de ‘fogo cruzado’ na disputa ideológica pelo 5G no Brasil

Com o 5G, os usuários poderão ter acesso à banda larga fixa sem fio, sendo estável e ultra rápida, com qualidade similar ao que oferecido por cabo ou fibra óptica, algo bem vindo para regiões do Brasil que ainda não contam com essa tecnologia.

Nele, o usuário recebe o sinal da internet via Wi-Fi por meio de um chip 5G, podendo, por exemplo, jogar games online, por conta da baixa latência da nova conexão.

Durante o tour, foi possível perceber como as antenas móveis de transmissão podem ser pequenas para oferecer a conectividade de alta velocidade.

Entretanto, é nas empresas (o principal foco da apresentação) é que a tecnologia será mais aproveitada.

Imagem: Huawei/Reprodução

É esperado, por exemplo, que o 5G permitirá novos métodos de transmissão televisivas, como jogos esportivos, por exemplo.

No caso brasileiro, é esperada uma revolução na agricultura, por meio do uso de drones e veículos autônomos, utilizando a conectividade e processamento em nuvem.

A conexão também será fundamental no desenvolvimento da Indústria 4.0, principalmente no processo de automação do chão de fábrica.

Como exemplo, foi apresentada a rede privada 5G utilizada na fábrica brasileira da Huawei, o que permitiu a automatização de processos.

Também foi citado os benefícios no campo da telemedicina e educação à distância.

Apesar das sanções americanas, a Huawei é hoje um dos principais players mundiais no desenvolvimento de tecnologias para redes de telecom.

Com o Galileo Exhibition, a fabricante chinesa busca evidenciar o seu papel nesta indústria, bem como mostrar um vislumbre do que o Brasil pode esperar após a realização do leilão do 5G.

Imagem: Huawei/Reprodução

2 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários