18/04/2024

Ministro das Comunicações se reunirá com CEOs para discutir o desenvolvimento do 5G no Brasil

Reunião estratégica acontecerá no Smart City Business Brazil Congress 2022.

A demanda por soluções 5G tem o potencial de gerar R$ 101 bilhões na próxima década para empresas e startups brasileiras ou instaladas no Brasil, mostra um estudo realizado pelo Governo Federal. O leilão para selecionar as operadoras de serviços de conectividade utilizando a quinta geração da telefonia móvel arrecadou R$ 47,2 bilhões.

rede-5g-sera-ativada-ate-julho-segundo-ericsson

Agora, a iniciativa privada tem a responsabilidade de implantar os sistemas, mas a presença do poder público será necessária na supervisão da implantação das obrigações. Para debater alternativas de cooperação entre o governo e as empresas, o Ministro das Comunicações, Fábio Faria, se reunirá com CEOs das principais empresas do segmento.

Com a proposta de gerar um diálogo propositivo sobre as grandes questões que desafiam a consolidação de um ecossistema robusto e autossuficiente no país, a reunião estratégica será realizada no último dia de evento, 26 de maio, às 14h, em São Paulo.

Com o tema “Como as empresas e o governo podem trabalhar juntas para o desenvolvimento do 5G no Brasil?”, a conversa será coordenada pelo Diretor da Futurion Análise Empresarial e Ex-presidente da Telebras, Caio Bonilha; e contará com a presença do CEO da Nokia para o Brasil, Aílton Santos; CEO da American Tower do Brasil. Emerson Hugues; o Presidente da ABDI – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, Igor Calvet; e o Presidente da CAF Brasil, Renato Meirelles.

O ministro, em conjunto com o Presidente Global do Instituto Smart City Business America, Leopoldo de Albuquerque, Igor Calvet e Aílton Santos encerram o evento com um painel sobre a infraestrutura de telecomunicação para Cidades Inteligentes, onde Fábio Farias apresentará as grandes realizações que o Brasil conquistou até aqui, neste setor, e mostrará o que esperar para o futuro.

Conversas entre o poder público e privado

No 2° dia de evento, a quinta geração de internet móvel também será tema da reunião “O que se deve fazer para acelerar a implantação do 5G?, entre Janilson Junior, Diretor de Novos Negócios da American Tower do Brasil; Tiago Faierstein, Gerente da Unidade de Projetos Especiais da ABDI; e coordenação de Márcio Rodrigues dos Santos, Diretor da Futurion Análise Empresarial; às 9h. O mais estratégico evento de cidades inteligentes do país, o Smart City Business Brazil Congress 2022 ainda proporcionará outros encontros entre o setor público e privado:

As parcerias público-privadas (PPPs) serão abordadas na reunião entre o consultor de projetos, Argemiro Brandão, e a Sócia da Área de Telecomunicações e Tecnologia da Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados, Milene Coscione, que terá como tema “Alternativas para financiamento de projetos de Smart City”. A adoção de PPPs é, sem dúvida, uma boa ferramenta à disposição dos gestores públicos para permitir a realização de projetos de Cidades Inteligentes, permitindo, assim, a rápida entrega de soluções tecnológicas aos seus municípios. Por isso, o assunto também estará presente nas Arenas de Discussão. Ainda na quarta-feira (25), às 11h, o público acompanhará o painel “Como viabilizar PPPs em pequenos municípios”.

Na quinta-feira (26), o evento volta a aprofundar sobre os desafios e necessidades das PPPs, agora para a iluminação pública. O Gerente Sênior da EY, ANTONIO ALVARENGA, se encontra com o Diretor Geral da Exati Tecnologia, DENIS NARESSI, o Diretor Executivo da BMPI e Diretor Geral da Brasil IP, MIGUEL NORONHA, e o Sócio Sênior da Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques, Sociedade de Advogados, RAUL BORELLI, às 11h.

Respostas inteligentes aos desafios municipais

Cada município brasileiro conta com os próprios desafios, mas, de maneira geral, iluminação, segurança, transporte, zeladoria, entre outras questões, permeiam as cidades e exigem respostas do poder público, Para fomentar novas soluções, o  Smart City Business Brazil Congress 2022, realizará o encontro e a troca de experiências entre alguns líderes municipais durante a plenária “Experiências que valem ouro: O que os prefeitos podem ensinar sobre gestão pública?” no dia 25. A arena receberá Antônio Duarte Nogueira Jr, Prefeito de Ribeirão Preto (SP); José Auricchio Jr, Prefeito de São Caetano do Sul (SP); Luiz Fernando Machado, Prefeito de Jundiaí (SP); e Marcelo Padovan, Prefeito de Campos do Jordão SP.

Ainda na quarta-feira, o Secretário de Segurança Urbana de Santana de Parnaíba SP, Major Boaz, participa da mesa “Segurança Pública: Câmeras, luzes, ação”, com coordenação do Vice-Presidente USA & LATAM da Wellness Techgroup, Lorenzo Madrid; e participação de Fernando Martinelli, CEO da Atman Systems; Jefferson Timo, Government Vertical Manager da Hikvision Brasil; Nelson de Sá, CTO da Techboard Latam; e Rafael Grande, Diretor da Vertical de Segurança Eletrônica e Data Center da L8 Group.

No mesmo dia, outro desafio municipal será abordado no evento: o transporte público. Francisco Christovam, Presidente Executivo da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU); Gilson De Jesus Dos Santos, Diretor Presidente da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba; Luiz Carlos Mantovani Néspoli, Superintendente da Associação Nacional de Transporte Público (ANTP); Marcelo Elias Roque, Prefeito de Paranaguá; e Samuel Almeida, Secretário de Planejamento e Transporte Coletivo de Araucária; se reúnem na mesa “É possível a Tarifa Zero no transporte coletivo?”, coordenada por Roberto Gregório, Vice-Presidente de Mobilidade Urbana do ISCBA.

Já na quinta-feira, o encontro entre o Presidente da Comunicarte, Márcio Schiavo; a Secretária de Planejamento de Rio Branco (AC), Neiva Tessinari; e o CTO da Techboard Latam, Nelson de Sá; abordará como oferecer uma boa segurança às pessoas e empresas é um dos principais atrativos que uma cidade pode oferecer para atrair investimentos e gerar empregos, às 9h. Já Leandro Garcia, Presidente da Associação Nacional de Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (ANCITI) e Roberto Gregório, Vice-Presidente de Mobilidade Urbana do ISCBA, debatem sobre como as cidades podem utilizar a frota de veículos municipais para coletar dados sobre a qualidade da infraestrutura urbana, às 11h.

A 9ª edição do Smart City Business Brazil Congress ainda realizará diversos outros encontros e reuniões estratégicas com diversos temas e assuntos pertinentes ao ecossistema de cidades inteligentes brasileiro. A programação completa está disponível no site e para acompanhar os debates é necessário realizar inscrição em:  https://scbamerica.com/

Smart City Business Brazil Congress
De 24 a 26 de maio
Das 9h00 às 18h00
Para participar, é necessário realizar a inscrição pelo site: www.scbamerica.com

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários