22/04/2024

Facebook começa a bloquear contas de usuários; saiba por que

Usuários da rede social no Brasil devem ficar atentos aos informativos enviados pela empresa para não terem suas contas bloqueadas.

O Facebook, rede social da empresa Meta, começou a bloquear contas e perfis de usuários que não estão ativando o seu recurso de segurança, o Facebook Protect. A ferramenta serve para proteger a conta com autenticação de dois fatores, voltado especialmente para perfis que possuem grande visibilidade e podem ser alvos de hackers maliciosos, como defensores dos direitos humanos, jornalistas e funcionários de governo.

A ativação do Facebook Protect passou a ser obrigatório para determinados usuários, que tinham até o dia 17 de março para habilitá-lo, prazo expirado na última semana. Esses usuários receberam uma notificação da empresa informando que o recurso deveria ser ativado ou teriam suas contas bloqueadas.

No entanto, há um problema por trás dessas notificações. Muitos usuários ignoraram o email enviado do endereço [email protected] por parecer que é spam. Com isso, vários usuários que estão tendo suas contas bloqueadas no Facebook estão enfrentando dificuldade para normalizar a situação. Além disso, está havendo casos de pessoas que ativaram o Facebook Protect, mas mesmo tiveram as suas contas bloqueadas.

Para desbloquear as contas, o usuário só precisa ativar a função na rede social e escolher o método de autenticação de duas etapas, mas parece que o método convencional não tem funcionado. Nessas situações, Nathaniel Gleicher, chefe de Políticas de Segurança da Meta, afirma que “Estamos analisando exemplos isolados em que as pessoas podem precisar de ajuda para se inscrever no programa”.

Por enquanto, não há relatos de contas bloqueadas no Brasil, mas alguns usuários já começaram a receber o comunicado alertando para a ativação do Facebook Protect, que chegou ao país em dezembro de 2021.

Dessa forma, os usuários devem ficar atentos aos emails enviados pela Meta solicitando a ativação do recurso, para não correr o risco de ter sua conta bloqueada.

Confira o tweet de um usuário que recebeu o aviso:

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários