16/12/2025
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3 meses pelo preço de 1: HBO Max oferece desconto em assinatura trimestral

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No dia 29 de junho, o HBO Max irá comemorar o aniversário de um ano da sua chegada na América Latina. Embora não seja possível afirmar que seja em comemoração a data especial, a plataforma está dando desconto de 66% na assinatura trimestral. Inclusive, a ação promocional é válida até a data comemorativa.

O desconto na assinatura do HBO Max é válido tanto para o plano Mobile quanto o Multitelas, sendo que aquele que assinar a plataforma terá acesso durante três meses com o mesmo valor que é cobrado na assinatura mensal. O plano mensal Mobile custa R$ 19,90, enquanto que o Multitelas custa R$ 27,90. Ou seja, o consumidor terá acesso por três meses pagando o valor de um mês.

Na assinatura Mobile, o cliente terá direito de acesso ao HBO Max no smartphone ou tablet, com uma 1 tela de cada vez e a baixar até 5 títulos. No modelo Multitelas, o acesso pode ser feito em todos os dispositivos, com direito a 3 telas ao mesmo tempo, alta definição e tecnologia 4K, a baixar até 30 títulos e criação de 5 perfis diferentes.

Entretanto, vale ficar atento, que a assinatura da plataforma é renovada automaticamente a cada três meses. Se após esse período, o assinante não cancelar ou alterar o plano desejado, o contrato é renovado e o preço da assinatura trimestral pode voltar ao valor vigente. O cliente pode cancelar a assinatura a qualquer momento, sem custos adicionais.

Aniversário de 1 ano

Em uma postagem no Twitter, a conta HBOMax Latin America PR publicou comemorando a data especial, onde decidiu compartilhar alguns marcos importantes alcançados, como destaques de produções ao longo do ano.

Nesse período, o aplicativo do HBO Max conseguiu acumular um total de 44,3 milhões de downloads no Google Play em países com idioma espanhol e português. Na plataforma, o número de visualização de conteúdos totaliza 1,9 milhão de horas, destacando-se as séries que ocupam 1,3 milhão de todo esse tempo gasto.

Entre as produções mais assistidas estão: Batman, como o filme mais assistido; a Franquia Harry Potter como destaque entre os jovens, ficando todo os meses entre as produções mais populares; e nos perfis infantis, O Incrível Mundo de Gumball é o título mais assistido.

Confira o tweet:

Microsoft encerra suporte ao navegador Internet Explorer

A partir de hoje (15), a Microsoft não dará mais suporte ao navegador Internet Explorer (IE), que foi lançado em 1995. Com isso, aquelas pessoas que ainda utilizam a ferramenta nas versões do Windows 10 serão direcionados para o Edge, navegador atual da companhia.

O encerramento de suporte ao navegador foi informado pela empresa ano passado, quando anunciou que o aplicativo de desktop do navegador não seria mais compatível com determinadas versões do Windows 10.

“Com o Microsoft Edge, fornecemos um caminho para o futuro da web respeitando o passado. A mudança era necessária, mas não queríamos deixar para trás aplicativos e sites que eram confiáveis ​​e ainda funcionam “, detalhou a empresa em comunicado oficial.

De acordo com a Microsoft, a retirada do suporte ao navegador nao afetará aplicativos baseados em um servidor ou o Windows 10 Long-Term Servicing Channel (LTSC), nem afetará o mecanismo Trident MSHTML, sendo que os que foram desenvolvidos para o Internet Explorer poderão ser executados por meio de um modo de compatibilidade no Edge.

Ao encerrar oficialmente o suporte ao IE, a empresa explica que o novo navegador, além de maior segurança e ser mais moderno, oferece maior garantia de compatibilidade com sites e aplicativos mais antigos.

“O Microsoft Edge possui o modo Internet Explorer (“modo IE”) integrado, para que você possa acessar esses sites e aplicativos mais antigos baseados no Internet Explorer diretamente do Microsoft Edge”, anunciou.

Com essa mudança, ao clicar nos atalhos do Internet Explorer, o usuário já será direcionado para o Microsoft Edge. O novo navegador já deve estar instalado no computador com Windows 10.

Netflix vai lançar assinatura totalmente de graça?

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Nesta semana surgiram rumores e conversas sobre um plano de assinatura da Netflix totalmente de graça, que seria baseada em anúncios. As informações foram repassadas informando que o streaming planejava lançar um plano gratuito que seria monetizado com anúncios entre o final deste ano e início de 2023. No entanto, empresa desmentiu.

Durante o lançamento da nova série brasileira “Maldivas” ocorrida nesta segunda-feira (13), Francisco Ramos (Ou ‘Paco’) vice-presidente de conteúdo da Netflix na América Latina, após ser questionado sobre o novo plano da plataforma baseado em anúncios, ele respondeu com um “És gratuito”. Ele também falou que o streaming terá mesma versão do catálogo com publicidade e sem publicidade.

Entretanto, depois que a notícia foi publicada, a empresa esclareceu ao jornal que não existiriam nenhum plano da Netflix de graça, mas uma assinatura com um valor mais acessível em relação ao praticados nos planos atualmente, sendo que o mais em conta hoje é o de R$ 25,90/mês.

Na reportagem da Folha de São Paulo, Elisabetta Zenatti, vice-presidente de conteúdo para o Brasil, confirmou que “nós vamos lançar uma assinatura suportada por publicidade. Não sabemos ainda quando: pode ser entre o final deste ano e o começo do próximo”.

De acordo com a empresa, o novo plano monetizado por anúncios seria uma das alternativas para o consumidor brasileiro, algo que vem acontecendo em outros países com poder aquisitivo menor.

Até o momento, o planejamento é lançar uma assinatura sem que seja necessário a retirada dos existentes. Ou seja, os consumidores continuariam com a opção de assinar um plano normalmente e ter acesso aos contratos sem precisar assistir anúncios.

Não é novidade que a Netflix tem apresentado uma perda de assinantes nos últimos tempos, embora tenha ganhado novos clientes ou recuperado os que cancelaram a assinatura por causa do lançamento de novas séries, como Stranger Things. O plano com anúncio é uma forma de trazer novos assinantes e tentar alavancar sua base novamente.

Estudo revela dificuldades do acesso à internet em pequenos municípios brasileiros

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Um estudo do Centro de Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) sobre o acesso à internet em municípios brasileiros com até 20 mil habitantes, apontou que mesmo tendo crescido expressivamente o acesso, isso aconteceu de forma desigual.

Os municípios com até 20 mil pessoas, que concentram 31,6 milhões de habitantes, obtiveram um percentual de usuários menor do que verificado em grandes centros urbanos.

O relatório também apontou que houve uma expansão recente de fibra óptica nesses municípios, que está associado ao esforço dos provedores de pequeno porte presentes ali. Constatou também que houve uma substituição de alguns tipos de conexão, como rádio para fibra, ação fundamental para a ampliação do uso das TICs pela população.

Segundo o estudo, o grau de profissionalização dos provedores impacta diretamente a qualidade dos serviços oferecidos e os níveis de conectividade dos municípios. No entanto, ainda há barreiras importantes para a conectividade em áreas rurais, remotas e de difícil acesso.

Essas dificuldades estão associadas ao custo de expansão da fibra óptica, da falta de energia elétrica, da instalação e manutenção das torres no caso da conexão via rádio. Assim como, as características geográficas que dificultam o alcance do sinal ou atrapalham a instabilidade da conexão.

Uma das principais constatações apresentadas no relatório se refere a ausência de políticas públicas locais voltadas ao enfrentamento das desigualdades no acesso à conexão e nos uso das tecnologias em pequenos municípios.

Segundo os entrevistados, o custo financeiro para contratação de planos com maiores velocidades é uma das barreiras que afetam especialmente os mais vulneráveis, além da falta de habilidades digitais e carência de dispositivos de acessos adequados.

A pesquisa contou com a participação do Programa de Acesso Digital (DAP) da Embaixada Britânica no Brasil e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), baseado em dados coletados pelas pesquisas do Cetic.br e em dados fornecidos pela Anatel.

O estudo foi produzido em duas etapas: quantitativo e qualitativa. Na quantitativa, foram selecionados 485 municípios, que foram divididos em quatro grupos através de indicadores de conectividade (acessos) e capacidades locais (atributos relacionados à qualidade e segurança dos serviços ofertados pelos provedores e serviços públicos on-line e políticas de inclusão digital implementadas pelas prefeituras).

Na qualitativa, gestores de prefeituras e de provedores foram entrevistados, assim como lideranças locais. Foram realizados grupos de discussão com residentes em 20 cidades das cinco regiões do Brasil. Capacidades dos provedores e dos governos locais, qualidade e segurança dos serviços ofertados pelos provedores, políticas de inclusão digital, usos das tecnologias pela população e barreiras à conectividade foram as bases para a análise de dados.

Telecom Italia recebe financiamento do governo italiano para impulsionar 5G

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A Telecom Italia conseguiu garantir do governo italiano um financiamento de 725 milhões de euros para impulsionar a implementação do 5G e conectar redes de fibra óptica em áreas carentes. De acordo com a agência encarregada de gerência dos dois projetos, a Infratel Italia, o financiamento tem como destino a implementação de links de fibra entre os sites móveis.

As obras onde será colocado o financiamento devem ser concluídas até 30 de junho de 2026, sendo que até 90% dos custos incorridos serão contribuídos pelo financiamento público.

Em março deste ano, o governo da Itália anunciou a disponibilização de mais de 2 bilhões de euros como parte dos esforços para aumentar o acesso à quinta geração de internet móvel no país. Os fundos são origens do Plano de Recuperação e Resiliência da Itália, um programa no âmbito de uma iniciativa da União Europeia que visa mitigar o impacto econômico e social da pandemia de Covid-19 (coronavírus).

De acordo com Vittorio Colao, ministro da Inovação da Itália, disse que o financiamento da empresa de telecomunicações Telecom Italiacompleta o plano do governo de conectar toda a Itália com redes de alta capacidade”. Os recursos serão utilizados em áreas onde há o interesse de investimento.

Em janeiro deste ano foi anunciado o financiamento de 3,7 bilhão de euros para impulsionar a implementação do serviço de banda larga de 1 Gbps. O financiamento para impulsionar o 5G está além desse valor.

Claro será distribuidora exclusiva do streaming F1 TV Pro no Brasil

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Nesta terça-feira (14), a Band e a Fórmula 1 confirmaram que o contrato para as próximas temporadas do evento foi renovado com a emissora até 2025. No mesmo dia, também foi divulgado um acordo de distribuição estratégica com a Claro. Com isso, a operadora se torna parceira exclusiva de distribuição da plataforma de streaming própria da principal categoria do automobilismo mundial, a F1 TV Pro, no mercado brasileiro.

O certame foi chefiado pela Liberty Media, onde a operadora será a distribuidora única oficial da F1 TV Pro, visando aumentar ainda mais a presença no país. A iniciativa faz parte de uma parceria entre a Fórmula 1 e a América Móvil, uma das maiores provedoras de serviços de telecomunicações da América Latina, com mais de 360 ​​milhões de clientes em 18 países.

A partir de julho, a F1 TV Pro estará disponível para os clientes da Claro Brasil, sendo que a assinatura poderá ser realizada e quitada mês a mês por meio de contas pós-pagas.

Marcio Carvalho, diretor de marketing da Claro, afirma que um dos principais ativos de marketing da operadora é o automobilismo, onde posiciona os produtos e serviços em volta do desempenho, tecnologia e inovação.

“Temos um histórico de patrocínio de pilotos e equipes de corrida, como Sergio Pérez, Pietro Fittipaldi e Red Bull Racing. Além disso, a Claro apoia a Band como patrocinadora da transmissão. Agora, estamos lançando o serviço de streaming F1 TV Pro, reforçando nossa posição como o maior hub de conteúdo da América Latina”, comentou.

“Clientes Claro e fãs de automobilismo terão acesso a todas as emoções, com a maior comodidade, podendo agregar a F1 TV aos nossos serviços de conectividade e entretenimento, possibilitando assistir e interagir com a F1 em casa, por meio da maior plataforma de banda larga do Brasil, e em qualquer outro lugar em seus smartphones, experimentando a maior qualidade de nossa rede móvel, a mais rápida do país”, finalizou o executivo.

Sobre a F1 TV Pro

A plataforma passou por uma reformulação em 2021, e segundo a mesma, se tornou “mais acessível do que nunca”, aprimorando o serviço para levar melhor experiência de visualização dos de Formula ao redor do mundo.

A F1 TV Pro possui cobertura de todas as sessões de treino e corridas ao ao vivo e sob demanda do esporte, além de acesso ao vivo de todas as câmeras de bordo dos pilotos e canais de rádio das equipes, replays e melhores momentos.

Os clientes também poderão acompanhar, ao vivo, todas as sessões de F2, F3 e Porsche Supercup, além de um arquivo que abrange mais de 2 mil horas de programação.

Vivo afirma que adicionou R$ 66,6 bi ao PIB do país em 2021

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A Vivo publicou seu relator Integrado, alinhado ao IIRC (Conselho Internacional de Relato Integrado – International Integrated Reporting Council), onde faz um levantamento do impacto econômico e social da companhia no Brasil em 2021, como forma de demonstrar a transparência e a transversalidade dos temas ambiental, social e de governança (ESG) da empresa.

O documento relaciona as informações mais relevantes da organização aos resultados, atividades operacionais e estratégias de negócio. A empresa estima que adicionou ao PIB do país ano passado o valor de R$ 66,6 bilhões.

Também foi divulgado o Informe Social, a Fundação Telefônica Vivo (FTV), que detalha as iniciativas voltadas à digitalização da escola pública. Nesse caso, foram beneficiados 2,7 milhões de pessoas em 2022, segundo estimativas da operadora.

“Como líderes em telecomunicações e conectividade, impulsionamos a infraestrutura para digitalizar o país e contribuímos para o desenvolvimento sustentável, apoiados nos pilares ambiental, social e com uma governança estruturada e forte, sem a qual não seria possível construir uma visão de longo prazo em ESG”, revela o vice-presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Vivo, Renato Gasparetto.

Impacto socioeconômico

Segundo estimativa e metodologia global “Total Impact During”, em 2021, a contribuição da Vivo para o PIB brasileiro em 2021 chegou a 12,6 bilhões de euros (R$ 66,6 bilhões), considerando os impactos diretos e indiretos de suas atividades, além do induzido, decorrente do incremento de consumo devido à renda dos empregos gerados.

Ao mesmo tempo, aproximadamente R$ 48,76 bi ou 82,2% das receitas geradas, de um total de R$59 bilhões, foram distribuídas para seus diversos stakeholders (colaboradores, fornecedores, acionistas e governo/sociedade).

Dimensão Ambiental

Desde 2018 que o consumo de energia da Vivo vem de fonte 100% renovável e vem ampliando, gradativamente, a produção da própria energia por meio do modelo de geração distribuída, utilizando fontes renováveis de origem solar (61%), hídrica (27%) e de biogás (12%).

Já são 28 usinas em funcionamento, com plano de chegar a 85 ainda em 2022. Com a expansão do projeto, até o momento, foram gerados aproximadamente mil empregos na fase de construção e mais de 200 na operacionalização destas usinas.

A Vivo também intensificou suas ações internas e com seus demais stakeholders, como fornecedores e clientes, para reduzir emissões de gases de efeito estufa (GEE).

Como resultado, a companhia reduziu em 19% em suas emissões diretas de CO2, de 81,2 mil toneladas de CO2, em 2020, para 63.019 mil toneladas em 2021, mesmo com a expansão de rede e aumento no número de clientes. Os números referem-se às emissões de Escopo 1, uma vez que as do Escopo 2 são iguais a zero, em função do uso de energia renovável.

Nos serviços de conexão, nuvem e Internet das Coisas (IoT), a Vivo ajudou seus clientes a evitar a geração de mais de 1,1 milhão de toneladas de CO2, com base na redução de deslocamentos e consumo de energia. Para trabalhar o tema junto à sua cadeia de valor. Além disso, também avançou com seu Programa Carbono na Cadeia de fornecedores.

Fundação Telefônica Vivo

Segundo a operadora, foram investidos em 2021 R$ 64,2 milhões pela Fundação Telefônica Vivo, cujo dinheiro foi para iniciativas que beneficiaram 2,7 milhões de pessoas.

Focada na escola pública, a Fundação lançou o primeiro itinerário de formação técnica e profissional em Ciência de Dados em parceria com o Centro de Inovação para Educação Brasileira (CIEB).

Por meio do programa de Voluntariado Corporativo da Vivo, a Fundação estimula a solidariedade, sendo que ano passado, no formato híbrido, houve a presença de 19 mil voluntários e 215 mil beneficiados.

Apple TV+ fecha acordo de direitos de 10 anos com a Major League Soccer

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A gigante da tecnologia Apple fechou um acordo de direitos de 10 anos com a Major League Soccer que tornará o aplicativo Apple TV o local exclusivo para ver todas as partidas ao vivo da MLS a partir de 2023.

Apple TV+ contrata ex-CEO da HBO
Foto: Reprodução Internet

O novo acordo de direitos vinculará a Apple ao futebol até 2032, e é o segundo acordo esportivo que fez nos últimos meses, depois de revelar um pacto em abril para mostrar os jogos de sexta à noite da Major League Baseball.

“Pela primeira vez na história do esporte, os fãs poderão acessar tudo de uma grande liga profissional de esportes em um só lugar”, disse Eddy Cue, vice-presidente sênior de serviços da Apple, em comunicado.

“É um sonho tornado realidade para os fãs da MLS, fãs de futebol e todos os que amam esportes. Sem fragmentação, sem frustração – apenas a flexibilidade de se inscrever em um serviço conveniente que oferece tudo MLS, em qualquer lugar e a qualquer hora que você quiser assistir. Mal podemos esperar para tornar mais fácil para ainda mais pessoas se apaixonarem pela MLS e torcer pelo seu clube favorito”.

Os streamers estão começando a roubar os direitos de vários esportes valiosos. A Amazon deve lançar sua transmissão exclusiva do “Thursday Night Football” da NFL no outono, e a Viacom18, uma joint venture entre a Paramount Global e o rico industrial Mukesh Ambani, entre outros, conquistou os direitos de transmissão do Indian Premier League Cricket que anteriormente havia sido atribuído a Walt Disney. A Disney continua como parceira de TV do esporte.

A Apple disse que todas as partidas da MLS e da Leagues Cup incluirão locutores chamando a ação em inglês e espanhol, e todas as partidas envolvendo equipes canadenses estarão disponíveis em francês. A Apple e a MLS também fornecerão cobertura aprimorada da liga e do clube para que os fãs acompanhem facilmente a liga ou seus clubes favoritos no Apple News, com a capacidade de assistir aos destaques diretamente no aplicativo News.

TikTok ativa seu aplicativo para smart TVs na América Latina

A rede social de vídeos curtos TikTok (ByteDance) anunciou nos últimos dias a chegada à América Latina de seu aplicativo para smart TVs. “O TikTok agora está na sua TV; curta os vídeos que você ama no conforto da sua poltrona”, comunicou a rede social. O aplicativo estreou na Europa no final de 2020 e depois se expandiu gradualmente para mais territórios.

TikTok Smart TV
Foto: Reprodução Internet

Até agora, a única fabricante de televisores da América Latina que oficializou a disponibilização do aplicativo TikTok para smart TVs foi a Samsung.

A empresa sul-coreana indicou que já está habilitada no mercado mexicano, em equipamentos produzidos a partir de 2018. De acordo com a TAVI Latam, a empresa estará em breve ativa nos mercados do Brasil, Colômbia e Argentina.

Esses usuários do TikTok poderão sincronizar sua conta no aplicativo para smart TVs com a ajuda de seu dispositivo móvel e, assim, evitar ter que iniciar uma conta do zero.

TikTok também afirma que atualizou o seu software para otimizar o sistema. O aplicativo foi devolvido para levar uma melhor experiência em televisores e controles, fazendo com que seja mais fácil de navegar entre os feeds “Para você” e “Seguindo”, além de ter maior proveito do espaço de tela para incluir conteúdos mais vistos e mais curtidos em diferentes categorias.

Ainda de acordo com a rede social, o funcionamento será igual ao encontrado no aplicativo atualmente, com o usuário tendo que fazer o login na conta para poder ter acesso às publicações. No entanto, há uma novidade na versão para as TVs, que é a opção “Descobrir”, onde permitirá que os usuários encontrem mais conteúdos, criadores e categorias preferidas.

Pluto TV e Paramount+ terão os direitos da Conmebol no Brasil até 2026

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A Paramount transmitirá os torneios Conmebol Libertadores e Conmebol Sul-Americana no Brasil através da Paramount+. Simultaneamente, transmitirá gratuitamente a Conmebol Libertadores nos países de língua espanhola da América Latina através da Pluto TV e nas telas da Telefe e Chilevisión.

IPTV: Mais 3 canais desembarcam na Pluto TV
Foto: Reprodução Internet

A Paramount confirmou que transmitirá os torneios Conmebol Libertadores e Conmebol Sul-Americana no Brasil através da Paramount+.

Simultaneamente, transmitirá gratuitamente a competição Conmebol Libertadores nos países de língua espanhola da América Latina através da Pluto TV e nas telas da Telefe e Chilevisión (Argentina e Chile, respectivamente).

Os direitos de ambos os torneios começam em 2023 e vão até 2026

“Este acordo solidifica a estratégia esportiva da Paramount em toda a região, que começou com os acordos para transmitir exclusivamente a Premier League inglesa no México e na América Central e “La Roja” no Chile na Paramount +”, disse Eduardo Lebrija, vice-presidente executivo, diretor comercial da Southern Europa, América Latina, Oriente Médio e África e MD do Hub North Latam e Brasil na Paramount.

“Esses torneios vão expandir a forte oferta esportiva da empresa em toda a região. A Paramount+ no Brasil se tornará a casa da Conmebol Libertadores e da Conmebol Sudamericana.”

A Paramount+ e a PlutoTV estão se expandindo rapidamente globalmente, e a oferta de esportes da empresa continua a gerar assinaturas e engajamento em todo o mundo. Essa parceria com a Conmebol Libertadores e a Conmebol Sudamericana marca a primeira oferta de esportes ao vivo dos serviços de streaming no Brasil e na América do Sul e está alinhada às estratégias na América Central, México, Estados Unidos e Austrália.