18/04/2024

Vivo inaugura mais uma usina de energia solar na região Norte

Esta é a 1ª usina de geração distribuída de energia no estado de Roraima e a 2ª do serviço da operadora na região Norte.

Nesta terça-feira (19), a Vivo inaugurou sua primeira usina de geração distribuída de energia de fonte solar, em Boa Vista, no estado de Roraima. Construída em parceria com a empresa VOLTXS ENERGIA, essa é a vigésima quarta usina em operação no país da operadora, além de ser a segunda na região Norte.

De acordo com a empresa de telecomunicações, na fase de construção da usina foram gerados 45 empregos, sendo que na fase de operação, no final de abril, serão 10 empregos.

A usina ocupa um espaço de 2,5 hectares e tem capacidade para produzir 2.278 MWh/ano de energia, o suficiente para atender todo o consumo em baixa tensão das 51 unidades consumidoras da Vivo no estado, como lojas, antenas e equipamentos de transmissão.

Nessa modalidade de geração distribuída, a energia que é produzida entra na rede da concessionária local (Roraima Energia), que será convertido em crédito de consumo para a Vivo. Além disso, por estarem próximas aos centros consumidores, as usinas de geração distribuída ajudam a minimizar perdas dos sistemas e aliviar a carga na rede de distribuição de energia.

A nova usina de energia solar faz parte da estratégia da Vivo em ampliar a produção de energia por fontes renováveis. São previstas 85 usinas no programa de geração distribuída da operadora para todo o Brasil, sendo que o projeto como um todo responderá por 89% do consumo de baixa tensão, atendendo mais de 30 mil unidades e produzindo cerca de 711 mil MWh/ano de energia, quantidade suficiente para abastecer todo o consumo de uma cidade com até 320 mil habitantes.

Desde novembro de 2018 que a Vivo mantém consumo de energia 100% renovável, quando passou de um consumo de 26% de fontes renováveis – obtidas tanto no mercado livre como em geração distribuída – para 100%, possibilitado pela compra de certificados de energia, os I-RECs (International Renewable Energy Certificates) de fonte eólica para o restante do consumo de energia elétrica.

De acordo com dados do Sistema de Registro de Geração Distribuída (SISGD), disponível no site da Aneel, a usina será a 3ª maior do estado de Roraima na modalidade de autoconsumo remoto.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários