Vivo é considerada a empresa mais transparente no uso de dados

Estudo avaliou como as principais operadoras tratam os dados de seus consumidores e a relação dessas empresas com a entrega de informações ao Governo.


No mesmo dia em que o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) divulgou que está investigando a Vivo por uso indevido de dados, um estudo do Internet Lab apontou a operadora como a empresa que melhor informa os usuários sobre como manuseia os dados.


Uma justificativa para a boa colocação da Vivo no estudo, mesmo com a suspeita de que a operadora utilize os dados para fins publicitários, é a publicação de relatórios detalhados de transparência pela matriz da empresa, a espanhola Telefônica.


No entanto, o Internet Lab avisou a companhia que, a partir de 2019, vai desconsiderar materiais que não sejam publicados em português. 

Em sua terceira edição, o estudo ‘Quem Protege Seus Dados?’ tem como objetivo entender como as principais operadoras do Brasil trata os dados de seus consumidores e a relação dessas empresas com a entrega de informações ao Governo. 

A pontuação leva em conta as seguintes categorias: informa sobre tratamento de dados; informa sobre condições de entrega de dados ao Estado; defende privacidade de usuários no Judiciário; adora posicionamento público pró-privacidade; publica relatório de transparência sobre pedido de dados; notifica usuários sobre pedido de dados.

Na tabela abaixo, vemos os resultados gerais do estudo para os serviços de banda larga fixa (representado por uma casa) e de telefonia móvel (representado por um celular). 



LEIA TAMBÉM:




Apesar da Vivo se destacar de maneira geral, a empresa perde espaço para as concorrentes em alguns quesitos. 


Na defesa dos interesses dos usuários perante o Judiciário, a Claro e a Oi aparecem com melhor pontuação. 

Já a TIM é a companhia que, publicamente, mais se pronuncia favoravelmente à criação de políticas pró-privacidade.

As menores notas no estudo ficaram com as empresas NET e Nextel, sendo consideradas as menos transparentes quanto à forma como lida com as informações dos clientes. 

O único quesito em que nenhuma das empresas conseguiu atingir qualquer nível de satisfação foi a notificação dos clientes sobre pedidos de dados realizados pelo Governo.  

O estudo avaliou os contratos de prestação de serviços, os relatórios de sustentabilidade e os documentos públicos disponíveis até novembro de 2017. 

As empresas escolhidas detêm pelo menos 1% do total de acessos à internet no Brasil. 

As empresas Algar, Nextel e Sky entraram no ranking apenas nesse último levantamento, já que nas edições anteriores, só eram analisadas as empresas que tivessem, pelo menos, 10% do mercado. 

COMPARTILHAR EM:

COMENTÁRIOS MAIS BEM AVALIADOS DO MÊS

55

Banco Inter vai distribuir gratuitamente 7 mil chips da Intercel

é um chip degustação, esperava o que? rs
  • 01/07/2020 by Luiz Carvalho

48

Banco Inter vai distribuir gratuitamente 7 mil chips da Intercel

dados atualmente não são problemas para as grandes operadoras, e mesmo assim, mta gente não se sente satisfeito, pois a escolha depende de outros fatores tbm. Ex: Oi oferece pacotes gigantescos de dados e sinal ruim…outras não se sentem bem atendidos, ou enfrentam problemas diversos…esses dias o vivo easy prime deu um BO impedindo que fosse realizado chamadas, Claro Flex tem um plano maravilhoso e um aplicativo péssimo…todas tem prós e contras, e cada consumidor tem uma medida do que é mais importante pra si mesmo.
  • 01/07/2020 by Luiz Carvalho

42

Consumidor presta queixa contra comercial de Vivo Fibra

Meu deus do céu. Esse povo tá chato demais. Essa geração mi-mi-mi tá um saco.
  • 20/06/2020 by Tauan Fontoura

37

‘TIM Beta’ e ‘TIM Pré’ vão perder alguns benefícios

A Tim só tem um pouco mais de vantagem no pré pago, devido ter Facebook Twitter e Messenger e whatsapp, agora se começar a regular uso, com certeza a Claro vai ser o melhor plano. Tenho e não troco por nenhuma.
  • 02/07/2020 by Roberto Ramos

37

‘TIM Beta’ e ‘TIM Pré’ vão perder alguns benefícios

O TIM Black e os planos controle também sofreram essas medidas. Isso vai fazer a Claro roubar os clientes da TIM.
  • 02/07/2020 by Jefferson Rodrigues

COMENTÁRIOS RECENTES DE TODO O SITE

Acompanhar esta matéria
Notificação de
10 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários
Renato Brito

Não confio na Vivo

Luciano Filho

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

BJR

Tu acreditou!!! Kakakakakak

BJR

Vivo é mais ladrão na face da terra!!!

José Afonso

Vivo rouba e prejudica seus clientes com muita transparência
Só a Anatel não vê. Ou recebe propina. Como podem ser desonestos…..

Anônimo

A vivo e a pior operadora que existe motivo quando o cliente liga pra central leva meia hora pra alguem atender a ligacao outra aqui na minha cidade tem o pior sinal a vivo ligacoes de baixa qualidade falham ou.caem e ruim pra internet 3 G e lenta e pra sms demora pra ir e as vezes falham pra vivo a minha nota e zero.

BJR

E é pq tem uma lei que não pode passar de 1 minuto pra ser atendido e nem pode transferir ligação pra outra atendente mais na Vivo não existe isso… BRASIL NÃO EXISTE LEI!!! ANATEL E OUTRA QUE NÃO FISCALIZA NADA!!!

imhotep

Olha o descompasso: Vivo processada por mal uso dos dados do usuário e vcs postam essa agora. Não batem as informações.

ROBERTO SANTOS NETTO

Eu gostaria que esse órgão sei lá o que tivesse um tempinho para ligar no call center da Vivo, pode marcar, leva mais de 10 minutos para alguém atender, uso Claro e Nextel, as duas atendem em menos de um minuto.

José Afonso

Como são sem noção. Fingem de bobos mas metem a mão no bolso dos clientes.