quarta-feira, 4 de abril de 2018

Vivo é considerada a empresa mais transparente no uso de dados

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Estudo avaliou como as principais operadoras tratam os dados de seus consumidores e a relação dessas empresas com a entrega de informações ao Governo.

No mesmo dia em que o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) divulgou que está investigando a Vivo por uso indevido de dados, um estudo do Internet Lab apontou a operadora como a empresa que melhor informa os usuários sobre como manuseia os dados.

Uma justificativa para a boa colocação da Vivo no estudo, mesmo com a suspeita de que a operadora utilize os dados para fins publicitários, é a publicação de relatórios detalhados de transparência pela matriz da empresa, a espanhola Telefônica.

No entanto, o Internet Lab avisou a companhia que, a partir de 2019, vai desconsiderar materiais que não sejam publicados em português. 

Em sua terceira edição, o estudo ‘Quem Protege Seus Dados?’ tem como objetivo entender como as principais operadoras do Brasil trata os dados de seus consumidores e a relação dessas empresas com a entrega de informações ao Governo. 

A pontuação leva em conta as seguintes categorias: informa sobre tratamento de dados; informa sobre condições de entrega de dados ao Estado; defende privacidade de usuários no Judiciário; adora posicionamento público pró-privacidade; publica relatório de transparência sobre pedido de dados; notifica usuários sobre pedido de dados.

Na tabela abaixo, vemos os resultados gerais do estudo para os serviços de banda larga fixa (representado por uma casa) e de telefonia móvel (representado por um celular). 



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Apesar da Vivo se destacar de maneira geral, a empresa perde espaço para as concorrentes em alguns quesitos. 

Na defesa dos interesses dos usuários perante o Judiciário, a Claro e a Oi aparecem com melhor pontuação. 

Já a TIM é a companhia que, publicamente, mais se pronuncia favoravelmente à criação de políticas pró-privacidade.

As menores notas no estudo ficaram com as empresas NET e Nextel, sendo consideradas as menos transparentes quanto à forma como lida com as informações dos clientes. 

O único quesito em que nenhuma das empresas conseguiu atingir qualquer nível de satisfação foi a notificação dos clientes sobre pedidos de dados realizados pelo Governo.  

O estudo avaliou os contratos de prestação de serviços, os relatórios de sustentabilidade e os documentos públicos disponíveis até novembro de 2017. 

As empresas escolhidas detêm pelo menos 1% do total de acessos à internet no Brasil. 

As empresas Algar, Nextel e Sky entraram no ranking apenas nesse último levantamento, já que nas edições anteriores, só eram analisadas as empresas que tivessem, pelo menos, 10% do mercado. 



10 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

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  2. Vivo é mais ladrão na face da terra!!!

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  3. Vivo rouba e prejudica seus clientes com muita transparência
    Só a Anatel não vê. Ou recebe propina. Como podem ser desonestos.....

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  4. A vivo e a pior operadora que existe motivo quando o cliente liga pra central leva meia hora pra alguem atender a ligacao outra aqui na minha cidade tem o pior sinal a vivo ligacoes de baixa qualidade falham ou.caem e ruim pra internet 3 G e lenta e pra sms demora pra ir e as vezes falham pra vivo a minha nota e zero.

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    1. E é pq tem uma lei que não pode passar de 1 minuto pra ser atendido e nem pode transferir ligação pra outra atendente mais na Vivo não existe isso... BRASIL NÃO EXISTE LEI!!! ANATEL E OUTRA QUE NÃO FISCALIZA NADA!!!

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  5. Olha o descompasso: Vivo processada por mal uso dos dados do usuário e vcs postam essa agora. Não batem as informações.

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  6. Eu gostaria que esse órgão sei lá o que tivesse um tempinho para ligar no call center da Vivo, pode marcar, leva mais de 10 minutos para alguém atender, uso Claro e Nextel, as duas atendem em menos de um minuto.

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  7. Como são sem noção. Fingem de bobos mas metem a mão no bolso dos clientes.

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