17/12/2025
Início Site Página 1438

Operação de telefonia móvel da Oi já está à venda, segundo a Vivo

Ángel Vilá, vice-presidente de operações da Telefónica, revelou a informação durante um evento em Barcelona.

Ilustração venda da Oi. Imagem: Christian Dubovan (Unsplash)
Imagem: Christian Dubovan (Unsplash)

Tudo indica que a Oi (OIBR3 / OIBR4) já iniciou o processo de venda da sua operação de telefonia móvel. Se for verdade, a informação já era esperada por alguns analistas, mas pode ter um efeito surpresa no mercado de telecomunicações, já que operadora nunca manifestou o interesse oficialmente.

Quem revelou foi Ángel Vilá, vice-presidente de operações da Telefónica, dona da Vivo (VIVT3 / VIVT4), durante um evento da consultoria Morgan Stanley, realizado em Barcelona. Ele ressaltou ainda que sua companhia está de olho na possibilidade.

Em mais detalhes, os bancos que assessoram o plano estratégico da Oi já teriam dado início ao processo de prospecção dos possíveis interessados nos ativos.

“Isso pode ser uma situação interessante onde pode haver sinergias”, comentou Vilá.

O vice-presidente da Telefónica destacou ainda que a tele carioca sempre apoiou consolidações de mercado e teve um desempenho impecável na telefonia móvel no passado. Fatos que só aumentam o interesse da concorrente.

VIU ISSO?

–> Vivo confirma interesse na operação móvel da Oi

–> Dona da Claro quer fazer acordo com a Oi

–> Para a TIM, nenhuma empresa no Brasil poderia comprar a Oi inteira

Para Ángel Vilá, a operadora tem atualmente uma base substancial e capacidade de espectro significativa. A Oi ainda não quis comentar sobre o assunto.

A venda da operação móvel ou da empresa como um todo são rumores que ganharam força após os últimos resultados da companhia, com registro de caixa negativo e aumento da dívida.

No entanto, a aposta da Oi para reverter a performance abaixo do esperado sempre foi o plano estratégico anunciado em julho. Nele, o aumento da base clientes pós-pagos de telefonia foi mencionado.

A informação pode até mesmo atrapalhar o número de vendas da empresa na Black Friday 2019. De telefonia, por exemplo, há um plano que oferece 100 GB por R$ 99,90.

Será que os consumidores ficarão motivados ao se darem conta que a operação móvel da operadora pode estar prestes a ir para as mãos de outra?

Claro (BMV: AMXL), TIM (TIMP3 / TIMP4) e Vivo já manifestaram interesse pelos ativos da Oi.

Com informações de Reuters e UOL (Bloomberg)

Internet gratuita deveria ser um direito humano básico, diz estudo

4

Alto custo tem sido uma barreira para a conectividade, principalmente em países em desenvolvimento.

Imagem: Gerd Altmann/Pixabay

Em vez de ser um mero luxo, o acesso à internet deveria ser considerado um direito humano gratuito e universal. É o que defende o Dr. Merten Reglitz, professor de ética global da Universidade de Birmingham, no Reino Unido. Em artigo publicado nesta semana no Journal of Applied Philosophy, o acadêmico argumenta que todos deveriam ter acesso não monitorado e sem censura a esse meio de comunicação global.

Reglitz considera a conexão como uma ferramenta para proteger direitos humanos básicos, o que permitiria que bilhões de desconectados tenham vidas minimamente decentes. Em um mundo onde o engajamento político ocorre cada vez mais de forma online, cidadãos podem estar sendo prejudicados por não ter acesso à internet.

Por mais que a internet seja fonte de corrupção, vigilância em massa e cyberbullying, o professor acredita que a conexão é importante para qualquer pessoa.

“Sem esse acesso, muitas pessoas não têm uma maneira significativa de influenciar e responsabilizar os responsáveis por regras e instituições supranacionais. Esses indivíduos simplesmente não têm voz na elaboração das regras que devem obedecer e que moldam suas chances de vida”, defende Merten.

VIU ISSO?

–> Operadoras auxiliam campos de refugiados com cobertura, diz ONU

–> Preço da banda larga móvel no mundo cai pela metade em três anos

–> Ericsson: 1,9 bilhão de pessoas seguirá sem 3G, 4G ou 5G até 2024

A conectividade deveria ser disponibilizada gratuitamente para aqueles que não podem pagar. E se um país não estiver disposto ou incapaz de oferecer essa conexão, o acadêmico acredita que a comunidade internacional deveria intervir.

No entanto, o desafio é grande. A União Internacional de Telecomunicações (UIT) da ONU estima que, até o final de 2018, 49% da população mundial não tem acesso à internet. São mais de 3 bilhões de desconectados no mundo.

Porém, o estudo apontou que existem iniciativas políticas importantes que tentam mudar o cenário, como é o caso do estado indiano de Kerala, que declarou que a internet é um direito universal e pretende oferecê-la para 35 milhões neste ano.

Além disso, a União Europeia pretende fornecer a todas as cidades e vilarejos europeus acesso gratuito à Internet sem fio nos principais centros da vida pública até 2020, por meio do seu programa WiFi4EU.

Porém, segundo a ONG The World Wide Web Foundation, o preço continua a ser um dos principais obstáculos para o acesso universal à internet.

Call Center da Anatel é transferido para Recife

Nova central ficará responsável por atender consumidores que entram em contato com o órgão.

A partir desta quarta-feira, 13, a central de atendimento por telefone da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), passou a funcionar em Recife, no estado de Pernambuco. Até então, o serviço era operado a partir de Curitiba-PR.

A inauguração do novo call center teve a presença dos conselheiros da Anatel Vicente de Aquino e Moisés Moreira, dos superintendentes de fiscalização, Igor de Moura, e de relações com Consumidores, Elisa Leonel. Também estavam no evento o gerente do escritório regional da Anatel em Pernambuco, Ricardo Cavendish e da gerente de canais de relacionamento com o consumidor, Irani Cardoso.

A empresa vencedora da licitação é a Datamétrica. Ela ficará responsável por atender, encaminhar, tratar e controlar as solicitações de diferentes canais utilizados pelos consumidores para entrar em contato com a Anatel. O valor do contrato é de R$ 39,8 milhões e tem duração até 12 de março de 2022.

A nova central possui quase 500 profissionais e capacidade para realizar até 400 mil atendimentos por mês.

VIU ISSO?

–> Consumidores estão satisfeitos com os serviços da Anatel

–> Anatel pretende criar selo de qualidade para telefonia móvel

–> Anatel lança novo portal

Atualmente, o telefone 1331 é o canal mais utilizado pelos usuários para entrar em contato com a agência.

Todos os dias, são realizados uma média de 14 mil atendimentos, em sua maioria reclamações contra as operadoras, pedidos de informações ou sugestões.

O serviço de atendimento ao usuário funciona em dias úteis, das 8h às 20h (horário de Brasília). Além do telefone, a agência disponibiliza o atendimento via internet e pelo aplicativo Anatel Consumidor.

Com informações de Assessoria de Imprensa Anatel.

Totem da TIM permite tirar selfies com Simone e Simaria

Recurso interativo com realidade aumentada faz parte da promoção do TIM Chip TOP.

Foto: Divulgação/TIM

Para promover a campanha do TIM Chip TOP, a operadora TIM instalou totens interativos com realidade aumentada nas estações de trem Central do Brasil, no Rio de Janeiro, e Brás, em São Paulo. O recurso permite tirar selfies com as cantoras Simone & Simaria, além de outros influenciadores digitais como Edu e Fih (do Diva Depressão), Camila Loures e Raquel Motta (do meme “três reais”).

A ação foi concebida pela Havas+ e os totens foram desenvolvidos pela Altermark. Com o recurso de realidade aumentada, as imagens dos famosos são sobrepostas à imagem do consumidor, podendo postar as fotos em suas redes sociais.

É possível escolher entre diversas opções, com celebridades posando juntas ou separadas. As fotografias são encaminhadas por e-mail.

“Aproveitamos a força e a simpatia da dupla Simone & Simaria e alguns de nossos influenciadores, para levarmos uma ação inovadora ao público que circula nas estações”, diz Ana Paula Castello Branco, diretora de publicidade da TIM.

VIU ISSO?

–> Novela ‘A Dona do Pedaço’ aumenta busca pelo TIM Pré TOP

–> TIM reduz bônus de internet dos planos controle

–> Simone e Simaria e influenciadores se juntam em campanha da TIM

A campanha pretende mostrar o lado inovador da operadora.

O TIM Chip Top é uma oferta promocional que oferece aos novos clientes da TIM a primeira semana gratuita para testar as vantagens do TIM Pré TOP. O plano pré-pago conta 1 GB de internet e com Whatsapp, Facebook, Twitter e Messenger ilimitados, sem descontar da franquia. Conta ainda com o bônus da madrugada, com 3GB de dados para utilizar entre as 0h e 6h.

Após o período promocional, o cliente continua a usufruir dos benefícios pagando R$ 10 por semana.

Com informações de Assessoria de Imprensa TIM.

Compra da Fox pela Disney será analisada novamente pelo Cade

0

Negócio já tinha sido aprovado em fevereiro, mas companhia descumpriu acordo.

Nesta quarta-feira, 13, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) decidiu revisar a compra da Twenty-First Century Fox pela The Walt Disney Company. A operação já tinha sido aprovada em fevereiro, contanto que a empresa vendesse o canal FOX Sports, o que não ocorreu até o momento.

A compra da FOX foi acordada entre o Cade e a Disney para que estrutura do mercado permanecesse com a mesma competitividade anterior à fusão. Na visão do órgão, a fusão reduziria a oferta de canais esportivos no país, o que poderia encarecer preços.

Dessa forma, o consumidor poderia ter três opções de canais esportivos, sendo o SporTV (controlado pela GloboSat), ESPN e uma nova empresa que comprasse os ativos da FOX Sports.

O negócio de 71 bilhões de dólares (em torno de R$ 297 bilhões) tinha como objetivo adicionar mais conteúdo ao serviço Disney+, para rivalizar com a Netflix. No entanto, a Disney não acreditava numa ameaça à concorrência no Brasil.

VIU ISSO?

–> Globo, FOX, Disney e Turner são investigadas pelo Cade

–> FOX Premium e FOX+ vão encerrar serviço de streaming no Brasil

–> Disney+ terá pacote com ESPN+ e Hulu para desbancar rivais

“A operação não reduzirá a concorrência no setor, não criará ou reforçará posição dominante e nem acarretará a criação de monopólio no Brasil ou no exterior. A dinâmica concorrencial dos mercados relevantes não será afetada de maneira significativa em razão da Operação Proposta. Os mercados permanecerão altamente competitivos com ou sem a fusão das atividades das partes”, alegou a Disney.

Após negociações, por 4 votos a 2, a proposta de compra da FOX pela Disney foi aceita pelo Cade. Embora a empresa tenha se esforçado para cumprir a determinação, a venda ainda não foi concretizada.

Além da operação ser revista pelo Cade, o conglomerado pode ser passível de pagamento de multa.

Com informações de Cade.

SporTV é líder na TV paga em outubro

1

Confira a lista com as 30 maiores audiências entre os canais por assinatura.

Foto: Rhett Noonan/Unsplash

A audiência esportiva na TV Paga está em alta. O SporTV terminou o mês de outubro como o canal por assinatura mais visto no país, com 0,84 ponto de audiência e 1,77% de share (índice de participação no universo de TV pagas ligadas).

Com os campeonatos Brasileiro e Libertadores se aproximando do fim, a audiência tem alcançado bons índices.

Outra emissora esportiva que teve bons índices é a Fox Sports, alcançando o 12º lugar, com 0,46 ponto e 0,96% de share. Por outro lado, a ESPN, que tem enfrentando problemas financeiros e perda de conteúdo, amarga na penultima posição da lista, com audiência de apenas 0,22 e share de 0,47%.

Outra surpresa da TV por assinatura é o Canal Viva, que ultrapassou o Cartoon Network e Discovery Kid e se tornou o segundo canal mais visto no mês passado, com 0,79 ponto e 1,67% de share.

VIU ISSO?

–> TV por assinatura e Rede Globo perderam audiência em 2019

–> Brasileiros fazem campanha pelo lançamento do Disney+

–> Séries do Disney+ podem chegar ao Brasil antes da plataforma?

Quanto aos canais de séries e filmes, o AXN aparece em quinto lugar, seguido do TNT (8º), Megapix (9º), FOX (15º), Warner Channel (16º), Space (17º) e Universal Channel (18º).

Na última posição está o Comedy Central, canal de humor que teve 0,21 ponto e 0,45% de share.

Os dados foram obtidos a partir de fontes junto às TVs e tem como base o Kantar Ibope Media, que contratualmente é proibido de divulgá-los.

Confira a lista com as 30 maiores audiências da TV Paga em outubro!

1º SporTV – 0,84 ponto e 1,77%
2º Viva – 0,79 ponto e 1,67%
3º Discovery Kids – 0,75 e 1,59%
4º Cartoon Network – 0,70 e 1,48%
5º AXN – 0,52 e 1,10%
6º Discovery Channel – 0,52 e 1,09%
7º GloboNews – 0,50 e 1,05%
8º TNT – 0,49 e 1,04%
9º Megapix – 0,49 e 1,04%
10º Gloob – 0,49 e 1,04%
11º Nickelodeon – 0,46 e 0,96%
12º Fox Sports – 0,46 e 0,96%
13º Multishow – 0,41 e 0,86%
14º Home & Health – 0,37 e 0,79%
15º Fox – 0,37 e 0,77%
16º Warner Channel – 0,36 e 0,75%
17º Space – 0,35 e 0,74%
18º Universal Channel – 0,34 e 0,71%
19º SporTV2 – 0,29 e 0,61%
20º Telecine Action – 0,28 e 0,59%
21º Telecine Pipoca – 0,27 e 0,57%
22º Boomerang – 0,26 e 0,54%
23º Telecine Premium – 0,25 e 0,53%
24º Animal Planet – 0,25 e 0,52%
25º Disney Channel – 0,24 e 0,51%
26º NatGeo – 0,24 e 0,50%
27º ID – 0,24 e 0,50%
28º TLC – 0,23 e 0,48%
29º ESPN Brasil – 0,22 e 0,47%
30º Comedy Central – 0,21 e 0,45%

Com informações de UOL TV e famosos.

Novos assinantes da Oi Fibra terão primeiro mês grátis

0

Oferta é válida para consumidores que optarem pelo plano de 200 mega. Conheça a campanha de Black Friday da operadora.

Comercial da Oi
Imagem: Divulgação Oi

As ações da Oi para a Black Friday 2019 seguem a todo vapor. Dessa vez, a operadora criou uma oferta de 200 mega de internet fibra ótica por R$ 99,90 mensais e a primeira mensalidade totalmente gratuita, com débito automático e fatura digital. O pacote inclui também telefonia fixa (VoIP).

Junto com a promoção, a empresa dobrou os dados móveis do seu plano controle e pós-pago. Agora, a oferta é de 100 GB por R$ 99,90 com ligações ilimitadas e acesso a aplicativos como Netflix, YouTube, Instagram e outros sem descontar da franquia.

“A Oi está lançando na Black Friday ofertas de pós-pago e controle com a melhor relação custo x benefício do mercado. Além disso, está oferecendo a Oi Fibra com a primeira mensalidade grátis. As ofertas da Oi na Black Friday com o que há de melhor em internet fixa e móvel por preços extremamente competitivos, evidenciam o posicionamento pró-consumidor da companhia que garante sempre a melhor experiência para os clientes”, comenta Roberto Guenzburger, diretor de Marketing Varejo e Empresarial da Oi.

O plano de fibra ótica com 200 mega conta ainda com acesso gratuito ao Oi Play, plataforma de vídeo sob demanda da operadora, com filmes, séries e outras atrações gratuitas para os assinantes.

No pacote, há disponibilização de cinco plays, moeda virtual da Oi que pode ser trocada por conteúdos “on demand” no aplicativo.

VIU ISSO?

–> Black Friday: Oi oferta plano móvel de 100 GB por R$ 99,90

–> Oi Fibra acelera no ranking da Netflix a caminho da liderança

–> Fibra ótica da Oi já está em 76 municípios

A campanha da Black Friday 2019 da tele carioca já está no ar. O apresentador Marcos Mion, a atriz Julia Rabelo e o influenciador e humorista Whindersson Nunes foram convocados para fazer os comerciais da marca com as ofertas para o período.

Estão programadas também ações nas redes sociais com os atletas patrocinados pela operadora. São eles: Gabriel Medina, Filipe Toledo, Adriano de Souza, Ítalo Ferreira, Tatiana Weston-Webb e Thaina Hinckel, além dos skatistas, Pedro Barros e Leticia Bufoni

Dois filmes já foram produzidos. O primeiro, intitulado “Mobilidade Black Friday” e criado pela agência NBS, divulga na TV e web sobre o plano móvel de telefonia com 100 GB de dados móveis.

Já o segundo se chama “Seguilovers” e foi produzido pela Artplan. Nele, a atriz Julia Rabello reforça a importância de se ter uma internet com a qualidade da Oi Fibra. A veiculação será nos canais digitais.

Nas redes sociais, Marcos Mion e Whindersson Nunes vão lançar uma série de desafios aos seguidores. Um conteúdo com o tema “100 coisas para fazer com 100 GB de internet” será produzido para as páginas oficiais da operadora.

Confira o primeiro vídeo:

Claro desrespeita bloqueio de telemarketing e leva multa milionária

Punição foi aplicada pelo Procon do Rio Grande do Sul, por descumprimento da lei estadual.

Ilustração - Homem fazendo ligação
Imagem: Hannah Wei (Unsplash)

Muito antes da iniciativa do “Não me Perturbe”, o Rio Grande do Sul já possuía sua própria lei estadual que bloqueava ligações de telemarketing para usuários que não desejavam mais recebe-las. Recentemente, a Claro desrespeitou a legislação.

Foram identificadas 283 ligações da operadora para pessoas que solicitaram o bloqueio, de acordo com as informações divulgadas por Felipe Martini, diretor-executivo do Procon.

Por conta disso, a companhia da América Móvil foi multada em R$ 2,8 milhões pelo descumprimento. É a maior multa da história do órgão. A notificação foi recebida pela empresa na última terça-feira, 12.

VIU ISSO?

–> Não Me Perturbe já tem quase 2 milhões de números cadastrados

–> Anatel determina que teles criem lista nacional de “não perturbe” em 30 dias

–> Claro é multada em R$ 400 mil pelo Procon-MG

Em comunicado à imprensa, a Claro confirmou o recebimento e alegou que ainda estuda quais medidas serão adotadas. Há a possibilidade de a operadora recorrer judicialmente contra a multa aplicada.

Se o valor for recebido pelo Procon, será destinado ao fundo que serve para reaparelhar e custear outros programas do órgão. Se o débito não for quitado, a prestadora será inscrita na dívida ativa como crédito não tributável.

A lei estadual foi publicada em 2009 e disponibiliza um cadastro para que os moradores do estado se registrem, caso não queiram mais receber chamadas de telemarketing. O “Não me Perturbe” segue o mesmo molde, mas em âmbito nacional.

Com informações de GauchaZH

TV por assinatura e Rede Globo perderam audiência em 2019

0

Números do Painel Nacional de TV refletem o cenário de queda contínua da TV paga.

Ilustração TV desligada
Imagem: Ali Pazani (Unsplash)

De acordo com os números do Painel Nacional de TV, obtidos pelo Instituto Kantar Ibope, a TV por assinatura teve a maior queda do ano no comparativo com o cenário das emissoras de TV aberta. A perda de público é de 10%.

Os canais das grades de TV paga caíram de 8,1 pontos para 7,3. Os dados englobam as 15 maiores regiões metropolitanas do país. Outra que registrou uma queda na audiência foi a TV Globo.

A maior emissora da América Latina, mesmo com o sucesso da novela “A Dona do Pedaço”, viu seu ibope cair de 16,8 para 15,7 pontos. A análise foi feita entre janeiro e outubro e o comparativo é em relação ao mesmo período em 2018.

Há também uma diminuição no share (que corresponde às TVs ligadas), que foi de 36,7% para 34,6%. A média foi obtida no horário de 7h às 00h. Record e SBT também registraram uma redução, mas a primeira ganhou 0,1% de share.

VIU ISSO?

–> Quanto custa substituir a TV por assinatura pelo streaming?

–> TV Paga está sentenciada à morte, diz Anatel

–> Globo se prepara para competir com a Netflix pelo mundo

A diminuição de audiência na TV paga, muito provavelmente, tem um grande responsável: a redução dos contratos de assinatura. De acordo com os últimos dados da Anatel, referentes ao mês de agosto, houve uma diminuição de 1.505.120 na comparação com 2018.

Na liderança do mercado, está a Claro net tv e a SKY em sequência. A Oi e a Vivo ficam, respectivamente, com a terceira e quarta posição na fatia de TV por assinatura.

O período em análise mostrou também que todas as prestadoras tiveram uma diminuição no número de assinantes.

Pelo Minha Operadora, é possível conferir uma análise completa de todos os planos ofertados pelas empresas de TV paga e qual é o caminho estratégico que todas perseguem para reverter o cenário negativo do segmento.

Algumas, por sinal, investem na oferta de conteúdo e serviços atrelados ao pacote, como os aplicativos de vídeo sob demanda.

Com informações de Folha de S.Paulo

Brasileiros fazem campanha pelo lançamento do Disney+

0

‘The Mandalorian’, série original da plataforma, foi campeã de downloads piratas no mundo afora.

Série original do Disney+
Imagem: Reprodução Disney+

Os brasileiros ainda não parecem conformados com a demora do lançamento da plataforma Disney+, novo serviço de streaming que deve ameaçar a hegemonia da Netflix. Ontem, ocorreu a disponibilização oficial para os Estados Unidos. Países como Holanda, Austrália, Canadá e Nova Zelândia também devem receber em breve.

A fim de chamar a atenção da gigante empresa de Hollywood, fãs levaram a hashtag #BrazilWantsDisneyPlus para os trending topics mundiais no Twitter. Alguns, inclusive, disseram que se a empresa não colaborar, terão que apelar para a pirataria.

E não é por menos. No primeiro dia, os números de downloads piratas da série “The Mandalorian”, do universo Star Wars, foram expressivos no mundo afora. Um site chegou até mesmo a compartilhar o link com todas as produções do streaming disponíveis para download no famoso e polêmico PirateBay.

Tradução: A Disney está em choque. ‘THE MANDALORIAN’, série de TV baseada em uma das franquias mais populares de todos os tempos (Star Wars), disponível legalmente em apenas um país, é o programa de TV mais baixado do Pirate Bay.

Confira a repercussão da campanha movida pelos brasileiros:

https://twitter.com/jarbaass/status/1194469262511026178
https://twitter.com/moonthatlight/status/1194566631306989568

Há uma certeza de que a plataforma só esteja disponível no Brasil a partir de novembro de 2020. Cerca de um ano após o lançamento oficial nos Estados Unidos.

VIU ISSO?

–> Séries do Disney+ podem chegar ao Brasil antes da plataforma?

–> Começam as inscrições para o streaming Disney+

–> Verizon oferece Disney+ de graça e derruba ações da Netflix

A América do Norte será a próxima a receber o serviço, que estará disponível a partir do dia 31 de março em países como Alemanha, França, Espanha, Itália e Reino Unido. Entretanto, os conteúdos variam de acordo com a região, assim como ocorre com a Netflix.  

O acervo da plataforma nos Estados Unidos já conta com 500 filmes do estúdio e 7500 séries. Todas as produções da FOX, adquirida recentemente pela Disney, também estarão disponíveis.

Com a demora, a Disney pode utilizar sua parceria com o Amazon Prime Vídeo para disponibilizar suas novas séries originais com antecedência para os fãs brasileiros. A questão já foi abordada aqui no Minha Operadora.

No entanto, não há nada oficializado pelas duas companhias. Atualmente, apenas filmes e séries antigas do estúdio estão previstas para o catálogo do Amazon.