Consumidores estão satisfeitos com os serviços da Anatel

Resultado foi levemente inferior à pesquisa anterior realizada pelo órgão.

Foto: Anatel

Nesta quarta-feira, 7, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou o resultado da terceira edição do Índice de Satisfação dos Usuários dos Serviços Prestados pela Anatel (ISSA). A pesquisa recebeu respostas de mais de 1,5 mil consumidores, entre abril e junho.

Os consumidores deram a nota de 4,57 para a Anatel, numa escala de 1 (totalmente), 2 (muito) e 3 (pouco) insatisfeitos; e 4 (pouco), 5 (muito) e 6 (totalmente) satisfeitos.


O índice atual é menor que a pesquisa anterior (4,59), realizada entre novembro de 2018 e março de 2019.

O questionário enviado aos usuários cadastrados na agência, avaliava 15 itens, entre eles, agilidade nos procedimentos de solicitação de serviços, clareza nas informações fornecidas, burocracia, facilidade de acompanhamento ou obtenção do serviço no prazo.

VIU ISSO?

–> Claro e Nextel recebem prêmio da Anatel

–> Anatel suspende eleições para escolha de ‘Conselhos de Usuários’

–> Anatel pretende criar selo de qualidade para telefonia móvel

No serviço de atendimento ao consumidor, que trata do recebimento e solução de problemas dos consumidores junto às operadoras, o índice de satisfação foi de 4,43, o que entra na categoria de “pouco satisfeito”.

Outra avaliação realizada foi sob a ótica dos “Fatores por Serviço da Anatel”. O questionário buscava avaliar a percepção dos usuários sobre a acessibilidade da plataforma, profissionalismo na resolução dos problemas, simplicidade de processo e tempestividade para disponibilização do resultado.

No atendimento ao consumidor, a acessibilidade teve a maior nota 4,50, seguido do profissionalismo (4,42), simplicidade (4,41) e tempestividade (4,36).

“Apesar da pesquisa, em geral, apontar para estabilidade no grau de satisfação dos usuários dos serviços, a Agência deve continuar atenta a oportunidades de aumento da satisfação dos cidadãos. A meta de todas as áreas deve ser atingir notas mais próximas possíveis da máxima em todos os itens avaliados, buscando a excelência dos serviços” avalia Thiago Botelho, Ouvidor da Anatel.

Entre os serviços oferecidos pela agência estão o atendimento ao consumidor, recebendo reclamações quanto aos serviços prestados pelas operadoras. A Anatel também certifica e homologa produtos telecom, expede outorga para empresas de telecomunicações e regula a competição no setor.

About Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 8 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.

4
Deixe um comentário

Por favor, faça login para comentar
4 Número de Comentários
0 Número de Respostas
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Comentário com mais interação
4 Autores de comentários
Sardse sotnasBulukkaAlberto Khalil Abi AntounRoberto Autores recentes de comentários
  Acompanhar esta matéria  
o mais novo mais antigo mais votado
Notificação de
Roberto Ramos
Colaborador
Roberto Ramos

Meu caso a Anatel não resolveu nada.
Tive que partir para o procon, lá sim resolveram.

Cidade - UF
São Bernardo do Campo - SP
Alberto Khalil Abi Antoun
Visitante
Alberto Khalil Abi Antoun

Não sei onde que fizeram E pra quem fizeram !!!
Deve ser em um outro planeta, em um outro universo !!!

Cidade - UF
Navegantes-Sc
Bulukka
Visitante
Bulukka

😂😂😂😂😂

Cidade - UF
Goiás
Sardse sotnas
Visitante
Sardse sotnas

Essa bosta de Anatel é uma farsa,não faz nada ,trata mal agente é da só da razão as empresas vivo ,oi a mais…..o que mais escuto e que não podem fazer nada.

Cidade - UF
Cambé - PR