17/12/2025
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Oi lança nova plataforma digital para quem vai trabalhar em casa

Serviço possui isenção de cobrança durante 90 dias.

Em meio à quarentena do coronavírus e ao movimento das empresas em adotar o trabalho remoto, a Oi Soluções está aproveitando o momento para lançar a solução Oi Smart Office 4.0, uma evolução do antigo Oi Smart Office, lançado em 2015.

O serviço conta com plataformas de colaboração, conectividade e cloud computing, para atender a demanda atual das organizações públicas e privadas que precisam de seus colaboradores conectados, independentemente onde eles estejam.

Entre as aplicações corporativas estão o Office, Mail, Sharepoint e SAP. A plataforma também permite a gestão remota de ponto e produtividade dos colaboradores, por meio de biometria.

A solução permite, ainda, realizar reuniões remotas com até 100 colaboradores, incluindo recursos de áudio e vídeo ao vivo, além do compartilhamento de arquivos e gravação do encontro virtual. Tudo isso com conectividade fixa e móvel ilimitada.

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“Entregamos ao cliente corporativo performance e comodidade em um período de alta demanda por home office. Atualizamos a nossa solução buscando atender as necessidades atuais desse modelo de jornada de trabalho remoto, entregando colaboração, conectividade, acesso e desempenho de forma virtualizada, através da aquisição de uma licença, de forma simples e ágil”, explica Rodrigo Shimizu, diretor de marketing da subsidiária B2B da companhia.

As empresas que contratarem o novo serviço terão isenção de cobrança por 90 dias.

Atualmente, a Oi Soluções possui uma carteira de clientes com 57 mil empresas dos mais variados setores.

Com informações de Assessoria de Imprensa Oi.

TIM e Prefeitura do Rio vão rastrear celulares da população

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Sistema para monitorar a movimentação de pessoas pode ser adotado em outros estados.

A Prefeitura do Rio de Janeiro fechou uma parceria com a operadora TIM para implantar um sistema que monitora o deslocamento da população durante a crise do coronavírus. Um projeto parecido já tinha sido utilizado durante a Copa do Mundo e as Olimpíadas realizadas no Brasil.

O sistema permite rastrear a concentração das pessoas em regiões afetadas pela pandemia.

A solução gera “mapas de calor” a partir do sinal dos celulares dos usuários. A operadora fará o monitoramento por meio da triangulação das antenas espalhadas pela cidade do Rio de Janeiro.

Segundo a TIM, todas as informações coletadas são anônimas, respeitando-se a legislação atual quanto à confidencialidade e segurança dos dados pessoais. A companhia também afirma que o sistema pode ser replicado em outros estados.

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“Para TIM é muito importante poder apoiar o País nesta fase desafiadora, fornecendo ferramentas essenciais para o controle da doença”, disse Leonardo Capdeville, chefe de tecnologia e inovação da operadora.

O monitoramento de celular já tem sido utilizado na Itália e em outros países europeus, para que órgãos avaliem a tendência de mobilidade da população e entender se as pessoas estão respeitando a quarentena do Covid-19.

Com informações de Época Negócios.

YouTube, Amazon e Disney+ também vão ter limitação de qualidade

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Assim como a Netflix, gigantes do streaming querem diminuir a sobrecarga no tráfego de internet.

Seguindo o exemplo da Netflix, o YouTube e a Amazon Prime Video também anunciaram que pretendem reduzir temporariamente a qualidade de exibição dos vídeos transmitidos via streaming para poupar as redes de internet da Europa, durante o surto do coronavírus.

O número de europeus confinados em casa já passa de dezenas de milhões, o que gera a preocupação de uma possível sobrecarga no tráfego de internet. A redução na qualidade dos vídeos é um pedido de Thierry Breton, comissário europeu para o mercado interno.

Espera-se que os serviços de internet sofram uma pressão crescente, conforme as medidas para conter a pandemia ficam mais severas.

Apesar da iniciativa dos gigantes do streaming, especialistas afirmam que a medida proporciona apenas um alívio temporário. Segundo eles, chegará o momento que será preciso discriminar qual tipo de tráfego terá prioridade e eliminar aquele que não é considerado essencial.

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Estima-se que as plataformas de streaming na Europa representam 60% do tráfego das redes fixas e móveis.

Essa porcentagem pode receber um incremento a partir desta terça-feira, 24, quando o Disney+ será lançado no Reino Unido, Alemanha, Itália, Espanha, Áustria e Suíça. O lançamento ocorrerá com limitação na qualidade dos vídeos, por pelo menos trinta dias.

A pedido da França, o lançamento do Disney+ foi adiado em duas semanas. Já em Portugal, o serviço só chega no segundo semestre.

Não há informações se a redução na qualidade de vídeo no Netflix, YouTube e Amazon Prime ocorrerá no Brasil. Por enquanto, apenas o Globoplay anunciou que vai adotar a medida no país.

Com informações de Reuters.

MCTIC cria comitê próprio para combater o coronavírus

Ideia é preservar e garantir os principais serviços de comunicação no país.

Nesta sexta-feira, 20, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) anunciou a criação da Rede Conectada MCTIC – Telecom, com o objetivo de garantir a oferta de serviços de radiodifusão, telecomunicações e satélites durante a pandemia do Covid-19.

O comitê foi criado por meio da portaria nº 1153/2020. Logo após a publicação, foi realizada a primeira reunião, por meio de videoconferência, com a participação de 40 representantes do setor, entre eles, Marcos Pontes, ministro do MCTIC.

A primeira discussão foi a garantia da não-interrupção dos serviços, entre eles, os over-the-top (OTT), como por exemplo, streaming de vídeos pela internet.

O tema tem recebido grande destaque nos últimos dias, principalmente após o decreto presidencial nº 10.282/20, que incluiu os serviços de telecomunicações e internet como essenciais para a sociedade.

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Além de membros de empresas de telecomunicações, serviços satelitais e radiodifusão, o comitê é constituído por representantes do MCTIC, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), da Telecomunicações Brasileiras S/A (Telebras) e da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

A Rede Conectada MCTIC se reunirá a cada 15 dias e contará com a coordenação do MCTIC. Com base no que será discutido no comitê, a pasta poderá estabelecer diretrizes regulatórias da Anatel.

Além disso, a Rede Conectada pretende centralizar as comunicações de seus membros com o Comitê de Crise para Supervisão e Monitoramento dos Impactos da Covid-19, criado em 16 de março.

Com informações de Assessoria de Imprensa MCTIC.

Rondônia quer navegação gratuita em serviços de streaming

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Assembleia legislativa aprovou decreto de calamidade pública no estado por conta do coronavírus.

Seguindo os mesmos passos do estado do Rio de Janeiro, a Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) aprovou seis projetos de leis emergenciais, por conta da pandemia do coronavírus. Entre eles, está a determinação de que as operadoras de telefonia e internet móvel disponibilizem navegação gratuita — sem descontar da franquia de dados — em sites de comunicação, redes sociais e também serviços de streaming.

A aprovação dos projetos ocorreu em convocação extraordinária, na última sexta-feira, 20, a pedido do governador Marcos Rocha (PSL). Por unanimidade, os deputados estaduais reconheceram o Decreto Legislativo que reconhece a ocorrência do estado de calamidade pública em Rondônia.

Segundo a Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa), até a tarde deste domingo, 22, o estado apresenta três casos de Covid-19 e há outros 163 casos suspeitos, em 15 municípios.

Além da PL 460/2020, de autoria do deputado Alex Silva (Republicanos), que estipula a navegação gratuita na internet, também foi aprovada a PL 459/2020, do deputado Jair Montes (Avante), que proíbe o aumento de tarefas em serviços essenciais, como água, luz, gás e também de internet, enquanto durar o estado de calamidade pública.

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É válido lembrar que em processos recentes, o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) é que somente o Governo Federal pode legislar sobre os serviços de comunicação no Brasil, por meio da Agência Nacional das Telecomunicações (Anatel).

Também na última sexta-feira, as operadoras Algar, Claro, Oi, Sercomtel, Vivo e TIM, além das associações Abrint, NeoTV, Sinditelebrasil, assinaram um documento da Anatel se comprometendo a manter o país conectado.

Entretanto, existe a preocupação de que disponibilizar a navegação gratuita em serviços de vídeo sob demanda, como é proposto pelo Rio de Janeiro e Rondônia, poderia gerar uma sobrecarga nas redes do país, provocando lentidão ou mesmo interrupção da internet.

Segundo o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), as cidades do Rio de Janeiro e Belo Horizonte já apresentam indícios de uma possível sobrecarga no serviço de internet. Entretanto, a entidade diz que ainda é cedo para chegar a uma conclusão.

Nos últimos meses, o país já vem enfrentando um aumento no tráfego de internet, antes mesmo do início da pandemia. No final do ano passado, esse consumo era de 8 Tbps por dia. Espera-se que o Brasil bata o recorde de 10 Tbps diários nas próximas semanas.

“A popularização de TVs inteligentes, com conexão à Internet e resolução 4K, também contribui para o aumento do tráfego, já que são equipamentos que consomem mais banda e promovem uma melhor experiência para o consumidor, o que muitas vezes resulta em mais tempo de conexão”, diz Milton Kaoru Kashiwakura, diretor do NIC.br.

Com informações de Alero, Agevisa e NIC.br.

Jornalista da GloboNews alfineta CNN Brasil

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Entretanto, comentarista parece ter se arrependido e deletou o tuíte; entenda a polêmica.

Imagem: Reprodução Twitter

Como será que anda o clima na disputa entre GloboNews e CNN Brasil? O que já se sabe é que, apesar de ainda perder para o grupo Globo, a versão brasileira da CNN chegou com audiência expressiva e já supera concorrentes como a RecordNews.

Mas um erro da nova emissora foi motivo de polêmica no último domingo, 22. O telejornal da rede noticiou que os Jogos Olímpicos de Tóquio foram adiados, quando na verdade o Comitê Olímpico Internacional havia optado por um prazo de quatro semanas para tomar a decisão sobre o adiamento ou não.

A gafe ficou em exibição na tela por alguns minutos, até que a equipe corrigiu e passou a informação correta. Porém, a falha não passou despercebida para a concorrência.

Guga Chacra, conhecido comentarista e jornalista da GloboNews, logo fez um tuíte sobre o ocorrido. Confira:

Tuíte de Guga Chacra
Print obtido pelo Observatório da TV

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Trata-se de uma suposta “provocação” recebida com surpresa por grande parte do público, já que a Rede Globo sempre foi conhecida por ignorar a concorrência. A emissora não realiza nem mesmo menções. Momentos assim são raros.

Mas nesse caso, toda a responsabilidade pelo comentário é do jornalista e não do canal. A Globo, inclusive, enfatizou que “nada teve com a atitude dele”, quando questionada pela imprensa.

Guga Chacra parece ter se arrependido já que excluiu a publicação momentos depois, mas muitas pessoas foram rápidas e fizeram um print das palavras do jornalista.

Ele é um dos mais populares comentaristas da GloboNews, com mais de 1 milhão de seguidores acumulados só no Twitter e Instagram.

Com informações de Observatório da TV

Claro amplia ações para contribuir com prevenção ao coronavírus

Novos aplicativos foram liberados gratuitamente pela operadora; saiba mais.

Reprodução Claro
Imagem: Reprodução Claro

Após uma série de iniciativas já divulgadas aqui no Minha Operadora, a Claro divulgou mais serviços que estarão disponíveis gratuitamente para contribuir com o período de quarentena e reclusão domiciliar em prevenção ao novo coronavírus.

Pelos stories do Instagram, a operadora anunciou uma parceria exclusiva com o Skeelo, plataforma online de ebooks. Qualquer brasileiro que baixar o aplicativo e utilizar o cupom COVID19 ganha acesso a 2 guias e 3 livros literários gratuitos.

Outra novidade é o Webex, sistema da Cisco para reuniões e videoconferências online. Um recurso facilitador aos profissionais que trabalham de home office. Para usar, é necessário fazer o download e realizar um simples cadastro.

Assim que o registro é concluído, o consumidor ganha uma licença gratuita de três meses sem a necessidade de cadastrar dados para pagamento.

Por último e não menos importante, o aplicativo Discovery Kids Plus foi liberado sem custo por 30 dias para distrair a criançada. São jogos, vídeos e livros interativos disponíveis para garantia da diversão.

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Bônus de 2 GB

A respeito do bônus que seria disponibilizado para os usuários, a operadora cumpre o que prometeu.

Diversos clientes relatam o recebimento de 2 GB de bônus, com inclusão de quem é assinante do Claro Flex, pré-pago “premium” da operadora. A validade para utilização dos dados é de 30 dias.

O pacote adicional concedido no ato da recarga também cresceu para 2 GB, caso o consumidor coloque um valor acima de R$ 20 em créditos.

Até mesmo a oferta do plano controle foi impulsionada. No site, há um pacote que totaliza 10 GB com os 5 GB do plano e mais 5 GB extras por R$ 64,99 mensais no débito automático e fidelização de 12 meses.

Anteriormente, a mesma oferta totalizava apenas 7 GB.

Oi fora da bolsa de valores? Operadora consegue novo prazo

Tele ainda precisar enquadrar a cotação de suas ações no valor limite estipulado pela bolsa, mas terá mais tempo.

Ilustração Unsplash
Imagem: Unsplash

É de conhecimento público que a Oi (OIBR3 / OIBR4) viveu uma verdadeira montanha-russa na bolsa de valores nos últimos meses. Especialmente após a divulgação de números negativos no caixa e aumento da dívida, que somam ao período de recuperação judicial da operadora para desacreditá-la no mercado.

Em agosto de 2019, por exemplo, as ações da prestadora começaram a operar no valor limite da bolsa, que é R$ 1. Foi a menor cotação atingida desde junho de 2016 e o estopim para alarmar a B3.

Uma notificação foi enviada em novembro, após a tele ficar mais de 30 dias com suas ações em valor inferior a R$ 1. Na ocasião, a marca foi convidada para divulgar seus procedimentos e um cronograma para reverter esse cenário.

Caso contrário correria o risco até mesmo de ser retirada da bolsa de valores e ficou acordado que a Oi teria até o dia 7 de maio de 2020 para apresentar suas medidas.

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Mas a empresa respondeu que se não houvesse reação positiva nas ações após a implantação de parte das iniciativas previstas no plano estratégico, a ideia era fazer um grupamento: reunir várias em uma só para elevar o preço e facilitar a negociação.

Já recentemente, no dia 18 de março, após a marca concluir a venda da Unitel e alguns imóveis, foi pedido um novo prazo para enquadramento das ações até a data da Assembleia Geral dos Credores, 6 de novembro.

A operadora explica que fez o pedido para evitar quaisquer prejuízos aos acionistas e credores, já que a companhia pretende vender mais ativos nos próximos meses e definir uma estrutura societária mais flexível e eficiente para conclusão do plano estratégico.

No dia 20 de março, a B3 encaminhou o documento com o deferimento do pedido realizado pela companhia. Fato comunicado ao mercado e acionistas na manhã desta segunda-feira, 23.

COVID-19: Operadoras se comprometem a manter Brasil conectado

Conheça as empresas que assinaram o compromisso público com a Anatel.

Imagem: PxHere e Unsplash

Na última sexta-feira, 20 de março, a Anatel divulgou mais informações a respeito do compromisso público firmado com as operadoras pelo período de quarentena e reclusão domiciliar em combate ao novo coronavírus.

A ideia é que todas adotem medidas para que os serviços de telecomunicações não faltem aos consumidores. Entre os signatários do documento, estão: Abrint, NeoTV, Sinditelebrasil, Algar, Claro, Oi, Sercomtel, Telefônica e TIM.

Portanto, é esperado que os brasileiros continuem a ter suas demandas de internet, telefonia e TV por assinatura atendidas, mesmo com a grande mudança no perfil de uso.

Equipes técnicas, administrativas e de atendimento vão continuar com suas funções, mas os empregadores devem adotar práticas que garantam segurança e saúde para os colaboradores, assim como para a população em geral.

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Outro ponto essencial do compromisso é que as operadoras disponibilizem suas infraestruturas para manter a população informada com envio de alertas e outras informações imprescindíveis.

Serviços de saúde e segurança pública terão apoio especial nessa parte com um atendimento prioritário. O número 196 foi colocado à disposição para atender casos do COVID-19.

Os mecanismos de pagamento de faturas serão devidamente adequados e o consumidor terá meios alternativos para continuar a usufruir dos serviços. Clientes pré-pagos ganham atenção especial, mas ainda não há detalhes divulgados quanto a isso.

Em comunicado, a agência enfatiza também a existência de um gabinete de crise, assim como um ambiente permanente para avaliação das condições de tráfego de capacidade das redes.

Globo toma iniciativa inédita para colaborar com operadoras

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Netflix também pode seguir pelo mesmo caminho no Brasil, temporariamente; entenda.

Imagem: Reprodução TV Globo/Divulgação

Durante o programa Fantástico, exibido no último domingo, 22, pela TV aberta, o grupo Globo anunciou a redução da qualidade de transmissão de todos os conteúdos no streaming Globoplay, assim como em outros serviços.

A ideia é colaborar com as operadoras brasileiras, que muito provavelmente terão suas infraestruturas de internet sobrecarregadas com a alta demanda durante o período de quarentena e reclusão domiciliar contra a pandemia do COVID-19.

Uma entrega limitada de dados favorece também que mais pessoas tenham acesso ao conteúdo da plataforma durante o período.

Resoluções mais altas de vídeo como o 4K e Full HD (1080p) não estão mais disponíveis e dão espaço para o HD comum (720p), que passa ser a maior qualidade de transmissão na plataforma.

Para explicar a decisão, a emissora apresentou um exemplo: 60 minutos de novela consumiam 2,5 GB no Full HD, com a redução, o número cai para 1,2 GB.

É uma mudança que também considera sites do grupo Globo como G1, GloboEsporte, GSHOW e Globosat Play.

“A decisão foi tomada após a observação de um grande crescimento nas curvas de consumo da internet brasileira, como consequência do isolamento das famílias em suas residências”, destacou a Globo em comunicado.

A companhia enfatiza também se trata de uma iniciativa temporária e sem limitação de dados, o usuário continua com a possibilidade de assistir quantos vídeos quiser.

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E a Netflix?

No exterior, a gigante do streaming acatou com o pedido da União Europeia para reduzir a resolução dos vídeos e evitar uma sobrecarga nas redes de internet do continente.

A estimativa é que a mudança proporcione uma redução de 25% no tráfego de toda a Europa e facilite que as operadoras continuem a entregar um serviço de boa qualidade para a população.

Nos últimos dias, abordamos a questão aqui no Minha Operadora. No Brasil, o tráfego de internet aumentou 40% nesse período em que todos estão de quarentena ou reclusão domiciliar preventiva para evitar que o coronavírus se espalhe.

Com isso, a principal demanda para a internet é atender parte da população que trabalha de home office e outra parte que tem os serviços de streaming como essenciais para garantia do entretenimento em tempos de pânico.

Portanto, é bem provável que a Netflix também adote a medida, assim como os concorrentes, para que a internet brasileira não tenha um colapso.

O questionamento para a marca partiu do jornalista Mauricio Stycer, que confirmou a possibilidade, já que a empresa garantiu que estuda adotar a medida por aqui.

Com informações de UOL e G1