Coronavírus: RJ e BH apresentam dificuldades de conexão, diz NIC.br

Redes já podem estar enfrentando os efeitos do aumento na demanda de internet por conta da pandemia de Covid-19

Apesar da orientação governamental para que as pessoas evitem sair de casa e que as empresas adotem o teletrabalho, o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) afirma que o consumo de internet no Brasil ainda não apresentou uma mudança significativa. Entretanto, a entidade se diz preocupada com as cidades do Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Segundo Milton Kaoru Kashiwakura, diretor de projetos especiais e de desenvolvimento do NIC.br, foi identificado que as duas capitais tiveram um crescimento na perda de pacotes, o que poderia sinalizar que as redes já estão com dificuldades para atender o aumento na demanda de internet.


“Por enquanto, pode ser apenas um problema pontual… Se isso se mantiver nos próximos dias é sinal de que está faltando banda”, disse Milton.

O diretor do NIC.br afirma que a pandemia de coronavírus tem gerado um aumento de tráfego de internet no Brasil durante o dia, mas que o pico de utilização continua sendo às 22h.

Milton acredita que é cedo para tirar conclusões, mas ele considera que o consumo de internet em um escritório não é muito diferente daquele que está na modalidade home-office. A diferença na demanda poderia ser provocada pelo aumento de crianças em casa.

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As redes já vêm registrando um forte crescimento no acesso à internet nos últimos meses, muito antes da epidemia da Covid-19. No final do ano passado, o tráfego era de 8 Tbps por dia. Em janeiro, o país registrou 9 Tbps. Nos próximos dias, é esperado que o Brasil alcance o recorde de 10 Tbps diários.

Um dado positivo é que tem ocorrido uma maior distribuição do tráfego de internet, com crescimento no Rio de Janeiro e em Fortaleza. Também há mais investimentos em Manaus.

Porém, é necessária uma atenção quando se fala em capilaridade, principalmente em bairros que apresentam internet com baixa velocidade, onde o padrão é de 5 a 10 Mbps. Um aumento de demanda poderia gerar problemas de conectividade para essa população.

Com informações de Associação Brasileira de Internet.

About Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 8 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.

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Jean Michel Skaleé
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Jean Michel Skaleé

Com o aumento do streaming e home office, se todos ficarem em casa,não duvido que a internet pode sofrer um colapso

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Nova Santa Rosa-PR
Ivo
Colaborador

Colapso não irá sofrer, porém, poderá apresentar problemas durante alguns dias até que se faça o upgrade da rede que está apresentando gargalo.

O maior problema é fazer o cliente compreender que nem tudo se resolve na hora que o mesmo quer, que leva tempo para fazer a atualização de algum equipamento.

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Cabo Frio-RJ
marcio
Colaborador
marcio

Aqui onde eu moro em Niterói RJ, já internet já está sofrendo tando a fixa de casa quando a do celula, minha internet fixa e da claro/Net e já está ficando lenta, e do celular da Tim também a do celular tá um pouco pior pois depois dependendo do horário que navego nem chega mensagens no WhatsApp.

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Niterói RJ
Bruno Martins
Colaborador

Aqui em SC a Claro está de parabéns, minha internet é de 35mb/s porem desde ontem esta batendo 50mb/s

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Criciúma - SC
Jean Michel Skaleé
Colaborador
Jean Michel Skaleé

Tenho internet fixa de fibra. Em determinado horário de ontem a noite estava com ping elevado e perda de pacotes. A velocidade tb havia caído em torno de 60%. Apos as 23hs normalizou novamente. Se caso a empresa que trabalho tambem adotar o home office, creio que terei revesar entre a internet fixa e o 4G da Claro que no mesmo momento estava 3x mais rápida e ping menor, sem apresentar perdas de pacotes

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Nova Santa Rosa-PR
Rogerio Pires
Colaborador
Rogerio Pires

O aumento da demanda é certo, não tanto pelo home office, mas pela utilização do streaming/jogos, agora que muitas crianças estão sem aula. Ontem por volta das 22hs notei que menu da Netflix estava lento; medi a velocidade da Claro/Net e estava em 5 Mpbs, sendo que o contratado é 240 Mbps. Pode ser uma coisa “pontual”, pois dificilmente tenho problemas neste sentido. A conferir…

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Uberlândia - MG