23/04/2024

YouTube, Amazon e Disney+ também vão ter limitação de qualidade

Assim como a Netflix, gigantes do streaming querem diminuir a sobrecarga no tráfego de internet.

Seguindo o exemplo da Netflix, o YouTube e a Amazon Prime Video também anunciaram que pretendem reduzir temporariamente a qualidade de exibição dos vídeos transmitidos via streaming para poupar as redes de internet da Europa, durante o surto do coronavírus.

O número de europeus confinados em casa já passa de dezenas de milhões, o que gera a preocupação de uma possível sobrecarga no tráfego de internet. A redução na qualidade dos vídeos é um pedido de Thierry Breton, comissário europeu para o mercado interno.

Espera-se que os serviços de internet sofram uma pressão crescente, conforme as medidas para conter a pandemia ficam mais severas.

Apesar da iniciativa dos gigantes do streaming, especialistas afirmam que a medida proporciona apenas um alívio temporário. Segundo eles, chegará o momento que será preciso discriminar qual tipo de tráfego terá prioridade e eliminar aquele que não é considerado essencial.

VIU ISSO?

–> Rondônia quer navegação gratuita em serviços de streaming

–> MCTIC cria comitê próprio para combater o coronavírus

–> Coronavírus: tráfego de internet aumenta 40% durante quarentena

Estima-se que as plataformas de streaming na Europa representam 60% do tráfego das redes fixas e móveis.

Essa porcentagem pode receber um incremento a partir desta terça-feira, 24, quando o Disney+ será lançado no Reino Unido, Alemanha, Itália, Espanha, Áustria e Suíça. O lançamento ocorrerá com limitação na qualidade dos vídeos, por pelo menos trinta dias.

A pedido da França, o lançamento do Disney+ foi adiado em duas semanas. Já em Portugal, o serviço só chega no segundo semestre.

Não há informações se a redução na qualidade de vídeo no Netflix, YouTube e Amazon Prime ocorrerá no Brasil. Por enquanto, apenas o Globoplay anunciou que vai adotar a medida no país.

Com informações de Reuters.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários