17/12/2025
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Cade revoga suspensão dos pagamentos via WhatsApp

Entretanto, retomada do serviço ainda depende do aval do Banco Central.

Na noite desta terça-feira, 30, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) revogou a medida cautelar que suspendia a parceria entre o Facebook e o Cielo, que permitia realizar serviços financeiros por meio do WhatsApp.

A novidade havia sido anunciada em 15 de junho, mas não demorou muito para que o Banco Central e o próprio Cade suspendesse a operação entre as duas empresas. O objetivo era apurar um possível ato de concentração com potenciais riscos à concorrência.

Tanto a Cielo quanto o Facebook (proprietária do WhatsApp) recorreram da decisão.

Durante a análise do caso, o Cade entendeu que o acordo não restringia a participação de outras empresas do setor no sistema de pagamento do WhatsApp. Além disso, a Cielo também não seria limitada para que ela preste seus serviços para concorrentes do Facebook.

A Superintendência-Geral (SG) do Cade também concluiu que a Cielo não deixará de atuar em outros canais de captura de transações ou explorar parcerias semelhantes. Já o Facebook não tem a intenção de contratar apenas os serviços da Cielo.

“Desse modo, as informações apresentadas à SG após a adoção da medida cautelar reduzem a possibilidade de uma situação de iminência de produção de dano irreparável ou de difícil reparação nos mercados afetados, especialmente no mercado nacional de credenciamento e captura de transações”, concluiu o órgão.

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Apesar da decisão do Cade, o sistema de pagamentos por WhatsApp ainda depende do aval do Banco Central. Entretanto, a partir da liberação do regulador da livre concorrência, abre-se o caminho para que o regulador do mercado financeiro também faça o mesmo.

Por enquanto, os serviços financeiros pelo aplicativo de mensagem estão suspensos no país.

Com informações de Cade.

Netflix volta a oferecer período de degustação gratuito

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Entretanto, benefício não parece seguir um padrão muito claro.

Sem qualquer anúncio oficial, a Netflix voltou a oferecer período de degustação gratuito para novos assinantes da plataforma de streaming.

Desde fevereiro deste ano, o serviço deixou de ofertar o primeiro mês grátis para novos assinantes no Brasil. A medida já vinha ocorrendo há alguns meses em outros países ao redor do mundo.

Agora, o primeiro mês gratuito está de volta, mas a oferta do benefício para os brasileiros parece não seguir um padrão muito claro.

Em testes realizados pelo Minha Operadora, encontramos 4 modelos diferentes de páginas principais da Netflix (os prints estão no final da matéria). Sem estar logados na plataforma, acessamos o site em diferentes navegadores, com e sem a navegação anônima.

Em uma das telas, é apresentada a mensagem padrão “Assista onde quiser. Cancele quando quiser”.

Ao mudar para a navegação anônima, encontramos outra mensagem diferente: “Você vai adorar a Netflix! Mas, se não gostar, cancele nos primeiros 7 dias para receber o reembolso.

Quando mudamos de navegador, encontramos um período de reembolso maior: “Você vai adorar a Netflix! Mas, se não gostar, cancele nos primeiros 21 dias para receber o reembolso.

Finalmente, após várias tentativas atualizando a página, encontramos uma versão com o botão “Experimente grátis por 30 dias”. Simulamos uma assinatura e realmente é possível conseguir o período de um mês grátis.

Ao consultar a central de ajuda da Netflix ainda é informado que “No momento, não oferecemos utilização gratuita no seu país.

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O Minha Operadora entrou em contato com a Netflix, mas até o fechamento desta matéria não recebemos um posicionamento sobre a retomada do benefício de degustação gratuita. O texto será atualizado com o retorno Assessoria de Imprensa.

Segue, abaixo, o print das telas.

Tela sem a oferta da degustação gratuita
Oferta de reembolso nos primeiros 7 dias
Oferta de reembolso nos primeiros 21 dias
Oferta de 30 dias gratuitos
Tela de confirmação do período gratuito de 30 dias

[ATUALIZAÇÃO – 07/07/2020 19h51]:

A Netflix emitiu o seguinte comunicado:

Estamos buscando formas diferentes de promover nosso serviço no Brasil para atrair novos assinantes e proporcionar a eles uma ótima experiência na Netflix.

TIM pretende se tornar uma empresa carbono neutro até 2030

Atualmente, cerca de metade do consumo de energia da operadora é proveniente de fontes renováveis.

Nesta terça-feira, 30, a TIM divulgou o seu Relatório de Sustentabilidade 2019, documento que apresenta os principais indicadores e resultados da companhia relacionados a aspectos ambientais, sociais e de governança.

No documento, a operadora afirma que assumiu um compromisso em seu Plano Estratégico 2020-2022 relacionado ao uso mais eficiente da energia para o tráfego de dados, aumentando a sua eficiência em 75% até 2025.

No ano passado, cerca de 50% do consumo de energia da TIM era proveniente de fontes de energia renováveis. A ideia é expandir o uso para 60% até o final deste ano.

O objetivo de longo prazo da operadora é se tornar uma empresa carbono neutro até 2030, se alinhando com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que visa tomar medidas para combater a mudanças climáticas e seus impactos.

A TIM tem se engajado na gestão ambiental, por meio da busca pela eficiência na uso de recursos, utilização de fontes renováveis, além de conformidade legal.

Entretanto, no ano passado, a empresa recebeu duas multas por não conformidade em leis e regulamentos ambientais, que totalizam R$ 1 milhão, além de 35 autos de infração sem penalidade financeira.

Segundo a TIM, em sua maioria, as multas e sanções ambientais são decorrentes da falta de licenciamento ambiental ou apresentação de documentos para obtenção de licenças. Em fevereiro de 2020, houve a suspensão parcial dessas multas.

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–> TIM promove ‘Ação Solidária’

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Em 2019, a operadora operou com mais de 19 mil Estações Rádio Base (ERBs), sendo que, destas, 146 estão localizadas em áreas de preservação ambiental.

Os principais impactos mapeados nesses tipos de infraestrutura é a emissão de radiação não ionizante e a própria instalação das ERBs. Esses impactos têm sido monitorados por meio de controles internos da empresa.

Mais uma emissora ganha sinal aberto na Vivo TV

Durante o período da ação degustativa, assinantes poderão acompanhar a estreia de uma nova série.

Divulgação TLC
Imagem: Divulgação TLC

Após confirmar a abertura do canal Lifetime, conforme noticiado aqui no Minha Operadora, a Vivo TV também liberou o sinal do TLC, canal do grupo Discovery.

O sinal da emissora já está disponível e segue até o dia 9 de julho. No período, os clientes poderão conferir a estreie da série “Amor fora das grades”.

O reality mostra a relação de casais que se conheceram enquanto um deles estava na prisão e, obviamente, se apaixonaram.

Há também as novas temporadas de programas como “90 Dias Para Casar: Antes dos 90 Dias” e “Drª Cathy: Devolvendo a Autoestima”.

Os conteúdos também estarão disponíveis no Vivo Play, que pode ser acessado tanto pelo decodificador, quanto pelo menu da TV por assinatura.

O TLC também ganhou sinal aberto na SKY, pelo mesmo período que a Vivo TV.

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–> Vivo TV terá novo canal na grade

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Outras atrações no formato reality show, especialidade do canal, poderão ser acompanhadas durante o período de degustação da emissora.

Com informações de Assessoria de Imprensa da Vivo

Veek inicia testes e disponibiliza 4G de até 5 Mbps

Operadora segue com uma opção de baixo custo só para acesso ao WhatsApp, conforme foi divulgado em maio; veja os pacotes.

Imagem: Divulgação Veek

A Veek já acionou os usuários que farão os primeiros testes do relançamento da marca. Os clientes “Beta” tiveram a possibilidade de contratar um pacote de 12 GB, intitulado “12 Gigacoins” pela operadora por R$ 50, com ligações ilimitadas. A contratação esteve disponível até 30 de junho.

Toda a operação segue sob responsabilidade de Americanet e de acordo com o regulamento, o 4G disponível tem velocidade de até 5 Mbps para download. Já o 3G fica na faixa de 1 Mbps.

Os planos ofertados contam com WhatsApp sem desconto na franquia e ligações ilimitadas.

Outra novidade interessante é o acumulo de serviços não utilizados durante o período de validade da recarga. Os clientes terão até 10 dias para efetuar uma nova compra de créditos e conseguir acumular os benefícios disponibilizados.

Abaixo, conheça os planos oferecidos para os “Beta Testers” da Veek:

  • 2 Gigacoins – 2 GB: R$ 25
  • 6 Gigacoins – 6 GB: R$ 35
  • 12 Gigacoins – 12 GB: R$ 50
  • 24 Gigacoins – 24 GB: R$ 90

No entanto, a veiculação dos mesmos no lançamento oficial da operadora não é confirmada.

VIU ISSO?

–> Conheça os planos de relançamento da operadora Veek
 
–> Veek atualiza foto de perfil e internet vai à loucura

–> Veek convida usuários para testar novo aplicativo

Pelo regulamento divulgado aos primeiros participantes dos testes, o valor das recargas equivale a:

  • R$ 15 = WhatsApp sem desconto na franquia
  • R$ 25 = 1 GB
  • R$ 35 = 3 GB
  • R$ 50 = 6 GB
  • R$ 90 = 12 GB

Todos os planos mencionados acima contam com ligações e SMS ilimitados.

Quando as atividades iniciarem, o chip poderá ser solicitado diretamente pelo aplicativo, que cobra pela taxa de envio e valor da primeira recarga.

SKY abre sinal de 4 canais em julho

Há opções para assinantes do pré-pago e pós-pago; saiba como aproveitar e quais são as atrações reservadas para o período.

Série brasileira Noobees, exibida na Nickelodeon.
Imagem: Série brasileira Noobees, exibida na Nickelodeon.

Para o mês de julho, a SKY vai liberar quatro emissoras para seus assinantes. Os clientes pós-pagos terão duas à disposição enquanto os assinantes pré-pagos poderão acessar todas. Entenda como vai funcionar:

A partir do dia 2 de julho, amanhã, quinta-feira, a prestadora abre o sinal do Discovery Home & Health (85 e 485) até 6 de julho. Após esse período, o sinal aberto do Animal Planet (71 e 471) também está confirmado a partir de 11 de julho, até o dia 15 do mesmo mês.

Os canais estarão disponíveis para todos os assinantes, de qualquer modalidade.

Já o Nickelodeon (57 e 457) e o Nick Jr. (458) vão ganhar uma liberação exclusiva para os clientes pré-pagos da SKY, a partir do dia 2 de julho, quinta-feira.

O sinal aberto fica disponível também até o dia 11, próximo sábado.

Pelo Discovery Home & Health, será possível acompanhar os episódios de Irmão à Obra: Lar sempre Lar, série com lançamento previsto para esta quinta-feira, às 22h10.

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–> Definido: SKY e Warner agora pertencem à mesma companhia

O Animal Planet terá a estreia de Especial dos Felinos, agendada para 7 de julho, 18h50.

No Nickelodeon, os fãs poderão assistir novos episódios da série brasileira Noobees, exibidos de segunda a sexta-feira, às 20h.

Assinantes com acesso ao SKY Play também podem aproveitar os programas liberados no aplicativo, no período de ocorrência da ação degustativa na TV por assinatura.

Com informações de Assessoria de Imprensa da SKY

Ações da TIM podem ter alta de 52,5% no longo prazo

Banco Santander destacou que a companhia segue atrativa para investimentos; entenda o cenário.

Ilustração TIM
Imagem: Ilustração TIM

De acordo com o Santander, a TIM (TIMP3) segue atrativa para investidores. No momento atual, todos os holofotes estão voltados para a Oi, com seu ambicioso plano de venda e divisões, mas, na corrida por fora, a operadora da América Móvil segue atrativa.

No curto prazo, nada será fácil. Afinal, as empresas de telefonia colhem e vão sentir ainda mais os efeitos da pandemia do novo coronavírus no mercado.

É um cenário que rebaixa as estimativas para o segundo semestre, mas o longo prazo é animador para os investimentos.

As previsões elevam o preço-alvo para R$ 21 no final de 2021. Isso significa um potencial de alta em 52,2%.

O que contribui para essa análise são dois fatores: o aumento da demanda por banda larga, assim como o compartilhamento de redes com a Telefônica (Vivo).

Quem faz análise é Maria Tereza Azevedo, que também vê uma iminente consolidação, com a diminuição das pressões competitivas.

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–> Vivo TV terá acesso ao Amazon Prime Vídeo via decodificador

–> Canal ganha sinal aberto na Vivo TV a partir desta terça-feira

–> Minas Gerais vai ganhar maior cobertura de fibra da Vivo

Um melhor fluxo de caixa também é previsto para a TIM.

Portanto, a operadora pode ser um caminho interessante para investidores que não querem em meio a agitação que será criada ao redor da Oi nos próximos meses.

Com informações de Money Times

Clientes da Copel Telecom relatam falta de atendimento

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Operadora também foi uma das afetadas pela passagem de um ciclone na região sul do Brasil.

Logotipo Copel Telecom
Imagem: Logotipo Copel Telecom

Na noite da última terça-feira, todas as operadoras enfrentaram problemas de instabilidade decorrentes do ciclone que passou pela região sul do país.

Os casos mais recentes, relatados aqui no Minha Operadora, são das teles Oi e TIM, mas a segunda também passou por um rompimento de fibra que afetou clientes de Pernambuco.

No entanto, outra que passou por problemas foi a Copel Telecom, também por causa do grande evento climático que atingiu o Brasil.

Apesar de alguns clientes se mostrarem compreensivos com a situação, outros aproveitaram o espaço das redes sociais para manifestar queixas contra o atendimento da operadora regional.

Para muitos usuários, uma mensagem foi padronizada e distribuída onde a marca dizia que devido ao temporal ocorrido em grande parte do estado, os sistemas foram atingidos e estavam inoperantes.

Mas, alguns relatos garantem que a Copel Telecom desligou seu SAC e não preparou uma equipe para dar orientações e explicar sobre o ocorrido para os assinantes, prática que irritou muitos.

VIU ISSO?

–> Tribunal de contas multa executivos da Copel Telecom

–> Projeto de privatização da Copel Telecom já está em andamento

–> Justiça suspende contrato da Copel

Existe a hipótese também de que até o atendimento telefônico prestado foi atingido pela instabilidade de sistemas.

De acordo com o DownDetector, as localidades mais afetadas foram as cidades de Curitiba, Porto Alegre, Blumenau, Florianópolis, Joinville e Ponta Grossa.

Confira algumas manifestações:

https://twitter.com/viniciuspolli/status/1278103954673602560

A fim de esclarecimento, o Minha Operadora fez contato diretamente com a assessoria de imprensa da Copel Telecom.

De toda forma, vale destacar mais uma vez o comunicado geral do SinditeleBrasil, representante das operadoras:

“O Sinditelebrasil informa que as operadoras associadas que atuam no Sul do país estão agindo prontamente para restabelecer no menor prazo possível os serviços de telecomunicações que estão intermitentes neste momento, devido ao ciclone-bomba, fenômeno que causa temporais e ventos acima de 100 km/h e que atinge a região.”

[ATUALIZAÇÃO – 01/07/2020 11h08]:

Em contato, a empresa destaca:

A Copel Telecom informa que as fortes rajadas de ventos que ocorreram em Curitiba e região nesta terça-feira afetaram o sistema de dados da empresa, assim como o atendimento telefônico. Então, para garantir atendimento a todos os clientes, o chat do site copeltelecom.com está em atividade com número maior de atendentes. Os profissionais da Copel Telecom estão trabalhando ininterruptamente para garantir a volta do fornecimento de internet aos seus clientes o mais breve possível.

Já sobre os problemas de internet, segue o comunicado:

A Copel Telecom informa que, devido ao temporal que atingiu grande parte do Paraná, nossos sistemas foram afetados, gerando indisponibilidade do fornecimento de internet para muitos clientes. Sugerimos que tente reiniciar seu modem. Caso não resolva o problema, entre em contato pelo nosso chat, no site www.copeltelecom.com, ou pelo 0800 414181. Os profissionais da Copel Telecom estão trabalhando ininterruptamente para garantir o restabelecimento de internet aos seus clientes o mais breve possível.

Clubes da Turner vão ao Planalto discutir direitos de transmissão

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Briga jurídica pode rescindir contratos vigentes de transmissão do Brasileirão na TV Paga.

Nesta terça-feira, 30, os oito clubes brasileiros parceiros da rede norte-americana Turner se reuniram em Brasília para discutir com o presidente da República, Jair Bolsonaro, a recém-editada Medida Provisória 984, que oferece aos clubes a prerrogativa de negociar os seus direitos de transmissão.

Há meses, o Athletico Paranaense, Bahia, Ceará, Coritiba, Fortaleza, Internacional, Palmeiras e Santos, que participam do Campeonato Brasileiro, tem se estranhado com a emissora Turner.

De um lado, a empresa acusa os clubes de descumprirem cláusulas contratuais.

Já os clubes alegam que a emissora não investe no futebol brasileiro e que o impasse seria uma forma dela rescindir os acordos sem ter que pagar uma multa bilionária, algo que a empresa nega.

Uma das principais queixas da Turner é o teto imposto para que só sejam transmitidas apenas seis partidas por cidade, algo que não estava previsto no acordo inicial. A empresa se diz prejudicada, já que muitos dos jogos que deveriam ser exibidos apenas na TNT, acabam passando também na TV Aberta, através da TV Globo.

A briga jurídica pode levar, até mesmo, ầ rescisão dos contratos vigentes de transmissão do Brasileirão na TV fechada. Caso isso ocorra, a Globo se tornaria a única detentora dos direitos do Brasileirão, aumentando o seu poder de barganha e potencialmente diminuindo os repasses para os clubes.

VIU ISSO?

–> Mesmo com futebol parado, TIM deve renovar patrocínio de times

–> Facebook Watch vai transmitir jogos clássicos da Libertadores

–> Claro net suspende venda do Premiere

Os clubes apoiam a MP, mas o mundo do futebol debate se ela já deve ser aplicada imediatamente. A Globo, por exemplo, é de opinião que contratos firmados antes da medida provisória continuam a valer na regra antiga, ou seja, a emissora só transmite uma partida se tiver direitos de ambas as equipes em campo.

Já os times, opinam que a emissora que tiver contrato com o clube da casa pode transmitir os jogos, mesmo que o clube visitante tenha acordo com uma empresa concorrente.

Para a Turner, esta última seria uma proposta interessante. Por ela ter contrato com os oito clubes, ela poderia transmitir todos os jogos, caso estes sejam de clubes mandantes, o que aumentaria a grade da emissora.

Com informações de UOL.

Usuários relatam falha na rede da Oi

Problema afeta principalmente as regiões sul e sudeste do país.

Na tarde e início da noite desta terça-feira, 30, clientes da Oi tem relatado problemas para utilizar a internet móvel e realizar ligações. Mais cedo, usuários da TIM também estavam com problemas para acessar a rede móvel da operadora.

Segundo o DownDetector, o problema parece ter começado às 17h. Por volta das 18h05, o site já registrava 1018 reclamações de usuários da Oi, a maioria por problemas relacionados com a internet (74%).

De acordo com o mapa de calor, as regiões mais afetadas são o sul e sudeste, com falhas pontuais no centro-oeste, norte e nordeste.

As cidades com o maior número de reportes de falhas são os municípios de Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Caxias do Sul (RS), Canoas (RS), Sapucaia Do Sul (RS), São Leopoldo (RS), Novo Hamburgo (RS), Viamão (RS) e Pelotas (RS).

“Estamos sem sinal de 4G em Porto Alegre desde o meio da tarde” notificou um usuário no Twitter. “Alguém mais com telefone da Oi está sem sinal?” questionou outra. “Oi me atendam se nao vou cancelar meu plano” ameaçou uma cliente.

O Minha Operadora entrou em contato com a Oi, mas até o fechamento desta matéria não recebemos um posicionamento da empresa de telefonia sobre os problemas relatados. O texto será atualizado com o retorno da Assessoria de Imprensa da operadora.

Há informações, que ainda dependem de confirmação da Assessoria de Imprensa da Oi, que as tempestades que atingiram a região sul do país nesta tarde danificaram backbones nas torres da operadora, em Santa Catarina.

VIU ISSO?

–> Oi sofre nova avaliação negativa

–> Oi faz novos esclarecimentos sobre divisão da companhia

–> 1T20: Oi cresce na fibra óptica, mas segue com prejuízo e queda

Mapa de calor apresenta os locais onde usuários relatam problemas (em vermelho). Imagem: DownDetector

[ATUALIZAÇÃO – 30/06/2020 21h48]:

Além dos problemas relatados na Oi, e mais cedo na TIM, as redes de outras operadoras que atuam na região sul do país também foram afetadas pelo ciclone-bomba que atingiu a área na tarde desta terça-feira (30).

Diante do evento climático, o SindiTelebrasil, entidade que representa as operadoras de telefonia móvel, emitiu o seguinte comunicado:

“O Sinditelebrasil informa que as operadoras associadas que atuam no Sul do país estão agindo prontamente para restabelecer no menor prazo possível os serviços de telecomunicações que estão intermitentes neste momento, devido ao ciclone-bomba, fenômeno que causa temporais e ventos acima de 100 km/h e que atinge a região”.