TIM pretende se tornar uma empresa carbono neutro até 2030

Atualmente, cerca de metade do consumo de energia da operadora é proveniente de fontes renováveis.

Nesta terça-feira, 30, a TIM divulgou o seu Relatório de Sustentabilidade 2019, documento que apresenta os principais indicadores e resultados da companhia relacionados a aspectos ambientais, sociais e de governança.

No documento, a operadora afirma que assumiu um compromisso em seu Plano Estratégico 2020-2022 relacionado ao uso mais eficiente da energia para o tráfego de dados, aumentando a sua eficiência em 75% até 2025.


No ano passado, cerca de 50% do consumo de energia da TIM era proveniente de fontes de energia renováveis. A ideia é expandir o uso para 60% até o final deste ano.

O objetivo de longo prazo da operadora é se tornar uma empresa carbono neutro até 2030, se alinhando com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que visa tomar medidas para combater a mudanças climáticas e seus impactos.

A TIM tem se engajado na gestão ambiental, por meio da busca pela eficiência na uso de recursos, utilização de fontes renováveis, além de conformidade legal.

Entretanto, no ano passado, a empresa recebeu duas multas por não conformidade em leis e regulamentos ambientais, que totalizam R$ 1 milhão, além de 35 autos de infração sem penalidade financeira.

Segundo a TIM, em sua maioria, as multas e sanções ambientais são decorrentes da falta de licenciamento ambiental ou apresentação de documentos para obtenção de licenças. Em fevereiro de 2020, houve a suspensão parcial dessas multas.

VIU ISSO?

–> Ações da TIM podem ter alta de 52,5% no longo prazo

–> TIM promove ‘Ação Solidária’

–> Parceria entre TIM e Rede D’Or completa dois anos

Em 2019, a operadora operou com mais de 19 mil Estações Rádio Base (ERBs), sendo que, destas, 146 estão localizadas em áreas de preservação ambiental.

Os principais impactos mapeados nesses tipos de infraestrutura é a emissão de radiação não ionizante e a própria instalação das ERBs. Esses impactos têm sido monitorados por meio de controles internos da empresa.

No UOL Play você encontra filmes, séries, desenhos, shows e esportes ao vivo. Além disso, alugue os títulos que acabaram de sair do cinema. Clique e experimente por 7 dias grátis!

About Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 8 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.
0 0 voto
Nota para o redator
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários