27/04/2024

Cade revoga suspensão dos pagamentos via WhatsApp

Entretanto, retomada do serviço ainda depende do aval do Banco Central.

Na noite desta terça-feira, 30, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) revogou a medida cautelar que suspendia a parceria entre o Facebook e o Cielo, que permitia realizar serviços financeiros por meio do WhatsApp.

A novidade havia sido anunciada em 15 de junho, mas não demorou muito para que o Banco Central e o próprio Cade suspendesse a operação entre as duas empresas. O objetivo era apurar um possível ato de concentração com potenciais riscos à concorrência.

Tanto a Cielo quanto o Facebook (proprietária do WhatsApp) recorreram da decisão.

Durante a análise do caso, o Cade entendeu que o acordo não restringia a participação de outras empresas do setor no sistema de pagamento do WhatsApp. Além disso, a Cielo também não seria limitada para que ela preste seus serviços para concorrentes do Facebook.

A Superintendência-Geral (SG) do Cade também concluiu que a Cielo não deixará de atuar em outros canais de captura de transações ou explorar parcerias semelhantes. Já o Facebook não tem a intenção de contratar apenas os serviços da Cielo.

“Desse modo, as informações apresentadas à SG após a adoção da medida cautelar reduzem a possibilidade de uma situação de iminência de produção de dano irreparável ou de difícil reparação nos mercados afetados, especialmente no mercado nacional de credenciamento e captura de transações”, concluiu o órgão.

VIU ISSO?

–> Como será possível transferir dinheiro pelo WhatsApp?

–> WhatsApp promete retomar serviço financeiro no Brasil

–> WhatsApp vai derrubar a concorrência do Zoom?

Apesar da decisão do Cade, o sistema de pagamentos por WhatsApp ainda depende do aval do Banco Central. Entretanto, a partir da liberação do regulador da livre concorrência, abre-se o caminho para que o regulador do mercado financeiro também faça o mesmo.

Por enquanto, os serviços financeiros pelo aplicativo de mensagem estão suspensos no país.

Com informações de Cade.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários