InícioTecnologiaPor que os pagamentos via WhatsApp foram suspensos no Brasil?

Por que os pagamentos via WhatsApp foram suspensos no Brasil?

Ainda não é uma guerra perdida para o WhatsApp; empresa ainda pode encontrar uma proposta mais inclusiva para o mercado brasileiro.

Ilustração - WhatsApp
Imagem: Pixabay

Nos últimos dias, uma boa novidade animou os brasileiros: pagamentos via WhatsApp estavam prestes a serem liberados no Brasil. A novidade parecia interessante para empreendedores e até mesmo pessoas físicas.

A popularidade do aplicativo de mensagens já é conhecida, portanto, como não aproveitar a praticidade de poder realizar mais funções dentro dele? Se formos parar e pensar, é um padrão seguido pelo Facebook em suas redes.


O próprio Instagram montou sua plataforma de vídeos, o IGTV, para evitar que as pessoas deixem a rede social para assistir vídeos na concorrência, o YouTube.

Já o Facebook, nave mãe entre as plataformas comandadas pela empresa, incluiu até mesmo um Marketplace há alguns anos. Ferramentas para integrar tudo dentro das redes sociais, que são muito utilizadas.

Mas aqui, surge toda a questão do monopólio. Sustentamos uma companhia que pode tornar a vida comercial de outros empreendedores inviável?

Antes de responder, precisamos voltar ao assunto principal. O sistema de pagamentos do Facebook seria uma parceria da empresa com a Cielo. Usuários teriam a possibilidade de fazer transações com cartões de débito e crédito.

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O argumento do CADE

Na prática, entender a decisão do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) não é difícil. A Cielo passaria a tender os milhões de usuários do WhatsApp no Brasil, só no mundo, o aplicativo concentra 2 bilhões.

E se a parceria fosse uma exclusividade, além da exclusão, os outros players teriam restrições e seriam prejudicados no fator competitividade, já que também teria um grande desvio de demanda.

Ou seja, se o Facebook ainda quiser viabilizar o sistema de pagamentos via WhatsApp no Brasil, terá que fazer uma proposta mais inclusiva e embutir outras empresas.

Com informações de Valor Econômico

Anderson Guimarães
Jornalista com seis anos de experiência em produção de conteúdo digital. Passagens por eventos nacionais, mídias sociais e agências de publicidade. Apaixonado por tecnologia e cultura pop. E-mail: [email protected]

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