19/12/2025
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TIM é condenada a pagar R$ 20 mil em processo na Justiça

Autora da ação se recusou a pagar multa de fidelização por cobrança indevida e má prestação de serviços pela operadora.

Um juiz da 4ª vara Cível de Curitiba/PR condenou a TIM a pagar uma multa de R$ 20 mil por ter inscrito uma pessoa jurídica nos cadastros de devedores, após ela se recusar a pagar uma multa de fidelização.

O caso ocorreu em junho de 2014. A empresa possuía 22 aparelhos e linhas telefônicas móveis na TIM, desde 2010, quando a operadora ofereceu um novo plano mais vantajoso.

A sócia-administradora da empresa recusou a oferta, mas, mesmo assim, a operadora enviou para ela 22 novos aparelhos por correspondência. Depois de muita briga, a autora da ação conseguiu devolver os aparelhos.

Como a cliente considerou que os serviços da TIM já não atendiam às suas necessidades, ela resolveu solicitar o cancelamento do plano, quando foi surpreendida com uma multa de fidelização de R$ 3.952,50. Como ela se recusou a pagar a quantia, teve seu nome negativado.

Para o juiz José Eduardo de Mello Leitão Salmon, a operadora não poderia ter enviado os aparelhos sem que a consumidora os solicitasse, nem cobrado a multa de fidelidade.

“As cobranças indevidas e a má prestação do serviço de telefonia geraram insegurança à contratante, ensejando, por culpa da contratada, a rescisão contratual, haja vista a notória falha na prestação dos serviços”, afirmou o magistrado em sua sentença.

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O magistrado entendeu que a negativação no cadastro de devedores abalou as relações comerciais da autora, bem como o nome dela junto ao mercado.

Diante disso, o juiz determinou que o nome da autora fosse retirado dos cadastros dos órgãos de proteção ao crédito, que a cobrança da multa de fidelização fosse cancelada e que a operadora pague a indenização de R$ 20 mil por danos morais.

Com informações de Migalhas.

Planos da Vivo ganham mais internet na ‘semana do cliente’

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Clientes que contratarem ofertas controle ou pós-pagas terão bônus mensal; saiba mais detalhes.

Divulgação Vivo (Semana do Cliente)
Imagem: Divulgação Vivo (Semana do Cliente)

Em comemoração a “semana do cliente”, a Vivo está com ofertas especiais para aquisição de plano controle ou pós-pago de telefonia móvel.

A partir de agora, quem contratar um plano pós individual, mensal ou anual, ganha 10 GB de bônus durante 12 meses.

A oferta está ativada em todos os pacotes ofertados da modalidade. Em algumas regiões, um plano de 8 GB recebe o upgrade para 18 GB com o bônus e sai a R$ 109,99.

Já quem prefere um plano controle também poderá aproveitar o bônus especial da operadora.

Duas opções de planos, mensais ou anuais, ganham um especial de 5 GB para somar na quantidade de internet móvel contratada pelo plano.

De acordo com o regulamento de ambas, a promoção pode ser aproveitada até a próxima segunda-feira, 21 de setembro.

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No documento, não há restrição de região, portanto, é bem provável que o bônus seja concedido de forma igual para todas as localidades do país.

Mas, é importante ter atenção. Na oferta controle, o que pode variar é a quantidade de internet móvel oferecida em cada plano normalmente.

Em algumas cidades, a oferta é de 12,5 GB e 14,5 GB, respectivamente por R$ 49,90 e R$ 64,99 mensais.

Pela contratação anual, é possível pagar o mesmo valor e ter 13,5 GB ou 15,5 GB.

Mais informações estão disponíveis no site da operadora ou nos regulamentos divulgados.

Copel Telecom deve ser vendida por R$ 1,4 bilhão

Edital do leilão que vai ofertar 100% das ações da Copel Telecom foi aprovado na última quarta-feira; saiba detalhes.

Site da Copel Telecom
Imagem: Site da Copel Telecom

Já está tudo preparado para a venda da Copel Telecom, subsidiária da estatal Copel (CPLE6) que atua na oferta de fibra óptica para o Paraná.

O edital do leilão que vai promover a venda de 100% das ações da empresa foi aprovado na última quarta-feira, com valor de R$ 1,4 bilhão.

Para negócio estão mais de 34 mil quilômetros da rede de fibra óptica da marca, que lidera a oferta para o estado com 22% de market share.

É esperada, inclusive, uma grande disputa pelo ativo já que a infraestrutura de rede se tornou a “estrada dos tijolos amarelos” para muitas empresas.

A Oi, por exemplo, que vai ofertar 51% do controle acionário da sua empresa de fibra óptica, a InfraCo, já tem dez propostas para analisar.

Já a Copel Telecom deve ser oficialmente vendida em 9 de novembro, data do certame.

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Até o fechamento desta publicação, às 11h55, as ações da Copel (CPLE6) registram alta de 1,59%, com valor de R$ 66,37.

Daniel Slaviero, presidente da estatal, acredita que a qualidade do ativo e a segurança jurídica do processo devem atrair uma forte competição.

É uma oportunidade única para operadoras privados que se preparam para a chegada do 5G também, segundo o executivo.

Com informações de Valor Econômico e SeuDinheiro

Claro é uma das patrocinadoras da Libertadores no SBT

Estreia da competição ocorreu nesta quarta-feira e aumentou a audiência do canal em 40%.

Ilustração - Wikimedia Commons
Imagem: Wikimedia Commons

É inegável que o mundo do futebol trouxe muitas surpresas nos últimos dias. Uma delas é a exibição dos jogos da Copa Libertadores da América pelo SBT, que ganhou o patrocínio da operadora Claro.

A tradicional competição esportiva era uma exclusividade da TV Globo, que detinha os direitos para exibição na TV aberta, pay-per-view e streaming.

No entanto, o canal pediu desconto nos US$ 60 milhões pagos pela transmissão, não conseguiu e viu o SBT levar a melhor e desembolsar a quantia, R$ 318 milhões na conversão, pela exibição da Libertadores.

Curiosamente, a Vivo, maior concorrente da Claro, desembolsou uma cifra milionária para patrocinar o “Futebol 2020” da TV Globo.

A operadora da Telefônica também é uma das patrocinadoras da Seleção Brasileira de Futebol (masculina, feminina e de base).

Já a TIM, por fora das emissoras, renovou seu patrocínio com os times cariocas Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco. Isso significa que o esporte segue como uma boa vitrine para o marketing das empresas de telefonia móvel.

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Mas, na TV aberta, a Globo levou a melhor nesta quarta-feira, 16 de setembro, mesmo sem a Libertadores. A emissora transmitiu o Campeonato Brasileiro, disputa entre Corinthians e Bahia.

Já a Libertadores fez sua grande estreia do SBT, com a partida entre Bolivar (BOL) x Palmeiras. A audiência do canal cresceu mais de 40%, mas foi para o terceiro lugar do Ibope assim que a Record TV começou a exibir o reality “A Fazenda 12”.

A Globo marcou 24 pontos de média, contra 11 da Record TV e 10 do SBT.

Com esses dados, já dá para imaginar qual operadora fez a melhor aposta na escolha do patrocínio, mesmo que a aderência de um determinado público seja mais importante que a audiência para uma empresa.

Com informações de UOL e Cosme Rímoli (R7)

Claro pode mudar oferta do pré-pago nos próximos meses

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Especulação surge a partir do movimento da concorrência, que voltou a investir no segmento; qual será a reação da Claro?

Comercial da Claro
Imagem: Reprodução YouTube

Com base nos últimos meses, pode-se dizer que o pré-pago voltou a ser atrativo para a estratégia de negócios das operadoras. TIM e Vivo voltaram a investir no segmento, mas e a Claro? Vai comer poeira nessa briga?

Por meio de uma nova estratégia, a Vivo conquistou mais de 400 mil novos clientes no pré-pago em julho. No comparativo, as concorrentes registraram desconexões.

Nesse âmbito, a disputa com a TIM acirrou e logo em agosto, a prestadora da Telecom Itália reagiu e deu uma chacoalhada no segmento, a fim de tornar suas ofertas mais atrativas.

Surgiram até mesmo novidades como a parceria com o C6 Bank e o programa de fidelidade TIM + Vantagens, ambos oferecem boas recompensas para clientes pré.

A disputa entre as duas operadoras promoveu mudanças até mesmo no pós-pago, com os planos individuais. Enquanto a Vivo passou a cobrar R$ 130 por 16 GB, a TIM respondeu com um plano de 15 GB por R$ 110.

Agora, segundo o BTG Pactual, é hora de vermos uma reação por parte da Claro. Segundo o banco de investimentos, as ofertas da empresa estão menos atrativas do que as da TIM.

RELEMBRE OFERTAS:

–> TIM anuncia plano pré-pago de R$ 10

–> Vivo oferta pré-pago com 4GB por R$ 19,99

–> Claro oferta plano pré-pago mensal com 6GB por R$ 29,99

Para ter 1 GB por sete dias, por exemplo, o cliente pré-pago desembolsa R$ 10. Na TIM, é possível ter acesso a 1.4 GB por R$ 10 durante dez dias.

É importante destacar que a análise do BTG não considera a oferta de 2 GB por R$ 9,90 oferecida para determinadas regiões. Fato que o Minha Operadora considera relevante.

Mas, de fato, uma oferta limitada para algumas regiões é menos atrativa na disputa com as grandes operadoras, que costumam lançar as suas em todo território nacional.

Conforme destaca o banco, a Claro liderou as adições líquidas no pós-pago por sete trimestres, mas precisa dar o próximo passo para garantir a liderança.

Não somente no pré-pago, a operadora pode ter ofertas mais agressivas em outras modalidades.

O BTG destaca também que os planos da operadora não são mais tão favoráveis contra as novas estratégias da TIM no pós-pago de baixo valor e da Vivo nos planos do mesmo segmento, de alto valor.

Com informações de InfoMoney

Apple lançará pacote com streaming, jogos e mais por R$ 26,90

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Conheça o ‘Apple One’, que já é visto como o ‘Amazon Prime’ da Apple; pacote estará disponível no Brasil em breve.

Divulgação Apple
Imagem: Divulgação Apple

Quem poderia imaginar a Apple com ofertas acessíveis? Pois é, a maçã acaba de lançar o “Apple One”, pacote que cobra um único valor para liberar acesso aos serviços Apple Music, Apple TV+ (streaming de séries e filmes), Apple Arcade (pacote para jogos mobile) e 50 GB de espaço no iCloud.

A nova estratégia da gigante de tecnologia pode ser certeira para emplacar o número de assinaturas da plataforma de vídeo sob demanda, agora carregada de produções originais, além de popularizar os serviços da empresa.

Afinal, pelo alto custo, a Apple é uma marca vista como “elitizada” por boa parte dos consumidores.

O combo estará disponível no Brasil e em mais 100 países a partir de outubro e o Apple One terá dois pacotes diferentes. Um com custo de R$ 26,90 e outro que custa R$ 37,90 mensais.

Pelo menor preço, é possível ter acesso ao streaming de vídeos Apple TV+, acessar o Apple Arcade, que dá direito a mais de 100 jogos sem anúncios e compras no app e curtir a ferramenta de músicas Apple Music, concorrente do Spotify.

Por último e não menos importante, os 50 GB que os usuários ganham para aproveitar no iCloud.

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–> Inédito: Apple, Amazon e Google vão lançar produto juntas

Já o valor de R$ 37,90 será cobrado pelo plano familiar do Apple One, onde todos terão 200 GB de espaço para compartilhar no iCloud com até seis membros da família, além dos outros serviços supracitados.

Nos dois planos, há uma boa economia na contratação. É possível poupar R$ 13,30 no primeiro plano mencionado e R$ 17,70 no familiar.

Há quem diga até mesmo que o Apple One é o “Amazon Prime” da empresa. Será?

Será possível ainda fazer um teste gratuito e cancelar o pacote sem arcar com multas, já que não há fidelidade.

Com informações de Apple

Argentina cria novo imposto sobre serviços de streaming

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Medida serve para conter fuga de capital e desvalorização do peso argentino.

Nos últimos dias, o governo da Argentina vem implantando uma série de restrições econômicas com o objetivo de conter a alta do dólar, a fuga de capital e a desvalorização acentuada do peso argentino.

Entre as medidas anunciadas está a criação de um novo imposto de 35% sobre gastos em dólar americano por meio do cartão de crédito.

Com isso, qualquer produto importado e compras em sites estrangeiros serão tributados, inclusive serviços de streaming, como Netflix, Spotify, iCloud, entre outros.

O imposto entra em vigor nesta quarta-feira, 16, e deve permanecer até 31 de dezembro.

Segundo o Banco Central da Argentina, as diretivas “estabelecem parâmetros no mercado cambial que têm como objetivo manter a estabilidade do câmbio”.

A restrição cambial não é uma novidade na história recente Argentina. Durante o governo da ex-presidente Cristina Kirchner (2007 a 2015), por exemplo, os argentinos já tiveram que pagar uma taxa adicional sobre compras no exterior realizadas em cartões de crédito.

Desde o início do governo atual, o dólar teve um aumento de 107% frente ao peso argentino.

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–> Velocidade de internet no Brasil supera a da Argentina

–> Acordo Brasil-Argentina para o mercado de satélites foi ampliado

No Brasil, os serviços de streaming pagam apenas o Imposto Sobre o Serviço (ISS). Entretanto, uma das propostas da reforma tributária é a criação de um novo imposto para tributar serviços digitais.

Com informações de Folha de São Paulo e Agência Brasil.

Sudão decide bloquear internet móvel do país durante uma semana

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Objetivo é evitar que estudantes colem durante as provas do vestibular.

No Brasil, é muito comum que estudantes participantes de processos seletivos, como vestibulares ou concursos públicos, sejam proibidos de usar ou mesmo portar o celular durante as provas. Já no Sudão, o governo decidiu ser um pouco mais radical.

A partir desta quarta-feira, 16, até o próximo dia 24 de setembro, o sinal de internet móvel de todo o país africano será cortado durante três horas por dia, entre 8h e 11h (horário local), para evitar que estudantes colem durante o vestibular.

Há três anos, perguntas das provas vazaram, o que fez com que o Ministério da Educação aplicasse novos exames.

Recentemente, um estudante foi preso por tentar colar utilizando o WhatsApp durante uma prova.

A expectativa é que 522 mil estudantes participam dos processos seletivos dos próximos dias.

As três operadoras que operam no país – Zain, Al Sudani e MTN – já enviaram mensagens aos seus clientes confirmando a determinação.

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“Recebemos ordens das autoridades superiores do país para interromper o serviço dados móveis para telefones, mas a internet por cabos funcionará normalmente”, explicou uma fonte anônima que trabalha no órgão que regula as comunicações no Sudão.

Segundo a Autoridade de Comunicações do Sudão existem 31 milhões de consumidores de telefonia móvel e mais 13 milhões de usuários que pagam por planos de dados.

Com informações de UOL.

Cliente TIM já pode fazer transferência instantânea pelo C6 Bank

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Recurso permite que usuário envie dinheiro apenas informando o número do celular do beneficiário.

Enquanto o PIX não chega, os clientes da TIM e do C6 Bank já podem realizar transferências de dinheiro pelo aplicativo do banco, apenas informando o número do celular da pessoa que receberá a quantia.

O serviço de transferência, chamado de C6 Kick, já existe há algum tempo. Com ele, o correntista do C6 Bank envia um SMS para um usuário de qualquer outro banco, digitando apenas o número do telefone celular da pessoa. Ao receber a mensagem de texto, o beneficiário digita seus dados bancários para concluir a transferência.

Agora, com o recurso C6 Kick TIM, clientes do C6 Bank e da TIM podem realizar transferências entre si, sem custos adicionais e sem a necessidade de o beneficiário preencher dados cadastrais, com o dinheiro caindo na hora em sua conta.

Na prática, o usuário entra no aplicativo do C6 Bank, seleciona a opção “Transferir por telefone (via C6 Kick TIM)” e depois escolhe em sua agenda ou digita o celular do cliente C6 e TIM. Após definir o valor, é gerado um link do comprovante podendo ser enviado via SMS ou por WhatsApp para o benefício que vai resgatar automaticamente o valor transferido.

A operadora móvel vê o novo serviço como uma forma de valorizar o relacionamento com o consumidor.

“A TIM investe para aprimorar a oferta de produtos diferenciados a seus clientes. Acreditamos que os serviços bancários e as novas formas de pagamento, como o PIX, são a próxima fronteira na transformação das relações entre empresas e consumidores. Estamos juntos com o C6 Bank não só com a oferta do Kick como também na viabilização do PIX e em ofertas que podem melhorar o dia a dia de usuários em todo o país”, diz Renato Ciuchini, chefe de estratégia e transformação da TIM.

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–> TIM e C6 Bank anunciam a primeira novidade

Além do C6 Kick TIM, a parceria entre a TIM e o C6 Bank tem oferecido navegação gratuita no aplicativo do banco, bônus de internet e cartão de crédito sem anuidade para os clientes da operadora.

As duas empresas antecipam que novas ofertas e facilidades serão lançadas nos próximos meses.

Com informações de Assessoria de Imprensa C6 Bank.

Veek anuncia o seu primeiro bônus promocional

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Operadora virtual está oferecendo pacotes de dados para quem indicar amigos nas redes sociais.

Após o recente anúncio da retomada de suas operações, a Veek acaba de lançar o seu primeiro bônus promocional, oferecendo gigacoins para o usuário que indicar a operadora móvel virtual (MVNO) para amigos em suas redes sociais.

A ideia foi fazer um tipo de campanha de “membro-trás-membro”, utilizando as redes sociais. Porém, a Veek salienta que a funcionalidade ainda não ocorre de forma automatizada.

A primeira forma de conseguir gigacoins é seguir os perfis da Veek nas redes sociais. Em seguida, é preciso criar um post no Instagram, Facebook, ou nos dois, utilizando as tags #Veek e #vempraveek. Segundo a operadora, é preciso “declarar seu amor pela Veek” na postagem.

A operadora afirma que em até 24 horas seguirá os usuários de volta e ofertará 1 gigacoin (uma única vez) para quem for cliente Veek.

Atualmente, 1 gigacoin vale 1GB de internet no plano de telefonia.

Uma vez que a Veek estiver seguindo o usuário, ele poderá marcar até 10 amigos por postagem e receber 2 gigacoins para cada amigo que se tornar cliente da Veek.

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Para conseguir o benefício de indicação será preciso pegar o e-mail do amigo cadastrado na Veek e enviar por DM para a operadora. O único critério é ter marcado o amigo antes dele virar cliente da MVNO.

Se um novo cliente for marcado por mais de 1 pessoa, a primeira a fazer a marcação receberá as gigacoins Não existe limite de quantas gigacoins um cliente pode receber nas indicações.

A promoção terá duração de apenas um mês e é válida até 16 de outubro.