05/04/2024

CEO da Veek promete promoções interessantes e agressivas em breve

Conversamos com exclusividade com Alberto Blanco sobre o relançamento das operações e o que ele espera para o futuro da operadora virtual.

Alberto Blanco, CEO da Veek.

O Minha Operadora teve a oportunidade de ter uma conversa com Alberto Blanco, fundador e CEO da Veek, que, recentemente, retomou suas operações.

Apesar de o relançamento oficial ter ocorrido na última quarta-feira, 29, a operadora móvel virtual (MVNO) já estava funcionando há alguns dias, realizando testes e corrigindo bugs.

A Veek, que teve seu nome inspirado nos vikings, retoma suas operações após um hiato de um ano, após “diversos desalinhamentos técnicos e operacionais” com a Surf Telecom, que provia a estrutura de operação da MVNO.

Agora, em parceria com a Americanet e utilizando a rede da TIM, a operadora começa operando em 15 DDDs, mas tem planos para expandir para mais localidades até o final deste ano.

Durante a entrevista, Alberto defendeu que os usuários gastam muito com telecom e acredita que o modelo de venda de gigacoins ajuda a evitar o desperdício de dinheiro, adotando um uso mais racional dos planos móveis.

Ele lembra que na experiência passada da Veek, os seus clientes apresentaram reduções de até 50% em seus gastos com telefonia.

Os planos atuais não oferecem navegação ilimitada em aplicativos como WhatsApp, Facebook e Instagram, por outro lado, o CEO da Veek diz que está trabalhando para oferecer gigacoins com preços cada vez menores, com promoções interessantes e agressivas em breve.

Sobre o momento atual da pandemia, ele vê como positivo o comportamento dos consumidores de repensar os seus gastos e buscar maneiras de economizar, inclusive nos planos de telefonia.

Alberto afirma que a Veek não tem nenhum serviço de valor adicionado, então o usuário nunca vai cair em uma “pegadinha de cobranças”. Diz ainda que procurou oferecer um serviço o mais simples, fácil e direto possível para os seus usuários.

“Nosso foco agora é voltar onde a gente tinha parado”, afirmou Alberto.

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Confira abaixo a entrevista com Alberto Blanco.

O que os usuários da Veek podem esperar de novidade?

A nossa proposta não mudou. Eu acredito que as pessoas desperdiçam muito dinheiro com telecom. Você compra tantos gigas e o plano promete não descontar WhatsApp, mas isso é tudo manobra para tirar mais dinheiro do usuário e fazer com que ele pague mais.

A verdade é que a grande maioria — lógico que existem exceções — acaba não usando toda a franquia contrada. Eu vejo várias pessoas dizendo que compram 10GB ou 20GB e chega no final do mês elas falam que usaram apenas 2GB.

Hoje, todo mundo tem internet em casa ou no trabalho. Você acaba usando o plano móvel mais em deslocamentos, quando está em trânsito mesmo ou em um local que não tem Wi-Fi.

Nosso modelo não cobra ligação ou SMS e vende gigacoin, com cada gigacoin valendo um gigabyte. E se o usuário faz uma recarga todo mês, o gigacoin nunca expira.

Antigos chips da Veek

É muito comum os usuários reclamarem dos preços ofertados pelas MVNOs, cobrando valores acima daqueles ofertados por operadoras tradicionais. Você acredita que esse modelo de gigacoin resolve essa questão?

Nós acreditamos muito nesse uso racional. Eu acho muito importante que as pessoas evitem o desperdício. Os usuários precisam questionar o quanto usa e não quanto paga em serviços. Eles devem perguntar quem oferece a melhor solução para quanto ele gasta, mesmo que esse gasto seja variável.

Por exemplo, com R$ 50 você compra 8GB na Veek, o que é mais ou menos o preço de um plano controle de outras operadoras. A grande diferença é que se você não usar toda a franquia, poderá usá-la no mês seguinte. Se você comprou 8 e só usou 4, você não precisa comprar mais 8 no outro mês, podendo comprar 2 gigacoins, por R$ 25, por exemplo. Hoje, em nenhum plano controle você consegue mudar o quanto gasta de um mês para o outro.

Todas as operadoras trabalham na ineficiência do usuário. Você vai reparar que todos os planos são assim: os planos oferecem muitos gigas e o usuário não usa tudo ou ele compra menos do que precisa, e se quiser comprar um pouco mais é aí que as operadoras metem a faca.

Na Veek não existe essa ineficiência do usuário. A gente trabalha do lado do cliente. Se você comprou 4 gigacoins e gastou os quatro, eu vou vender mais 4 pelo mesmo valor que eu te vendi antes. E se você for comprar mais 8 gigacoins, o usuário paga mais barato.

Não vamos te cobrar mais caro só porque você gastou mais rápido os seus GBs. Todo o lucro das grandes operadoras está aí. Isso eu considero um posicionamento ruim, e nunca gostei dele.

A gente procura ser uma coisa muito simples. Em nossa experiência passada, quando as pessoas começam a utilizar os nossos serviços a conta de telefone reduz de 40 a 50%.

Os planos oferecidos pela Veek não oferecem navegação ilimitada em redes sociais. Existem planos de oferecer esse benefício no futuro?

Quando um plano diz que a navegação é ilimitada, na verdade, ele não é. Não existe nada gratuito. O usuário está pagando isso, só que de outra forma.

O que a gente está experimentando agora é que tudo é pago, mas estamos trabalhando para que o preço do gigacoin fique cada vez mais barato.

Qual o público-alvo da Veek?

Eu sempre digo que a gente quer ser a Nubank da Telecom.

Hoje, a Veek busca quem está no mundo digital, até porque a gente é 110% digital. Por isso, esse público não tem classe social ou demográfico de idade. Nosso público é aquele que possui um comportamento digital, que está acostumado a resolver tudo no ambiente digital.

Você acredita que o período atual de pandemia pode afetar as operações da Veek?

A única coisa que afetou e que foi bom é que a gente vai ser uma operadora virtual para sempre e em todos os sentidos. Todo o meu pessoal está em casa, eu estou em casa, e está tudo funcionando muito bem.

O que faz diferença é justamente essa racionalização dos gastos. Todo mundo aproveitou o cenário atual para rever as suas contas, evitando coisas que pagava a mais e que não precisava pagar. Deixar de pagar R$ 60 com telefone e reduzir para R$ 25 pode fazer uma grande diferença para os consumidores.

Como foi a aproximação com a Americanet?

Quando saímos da Surf Telecom a gente procurou várias empresas. Falamos com praticamente todas as operadoras e as MVNEs que tinham no mercado, pois não queríamos ter os mesmos problemas do passado.

Quem fez essa aproximação inicial com a Americanet foi a própria TIM. Eles a indicaram como uma empresa muito bem estruturada e com uma plataforma robusta. Com eles, a gente conseguiu montar um modelo que sempre quisemos ter. Um modelo bastante flexível, que facilita muito essa oferta de gigacoins, podendo fazer qualquer oferta, de qualquer valor e a qualquer momento.

Com certeza, mais pra frente, teremos umas promoções bem interessantes e agressivas.

Área externa do escritório da Veek

Qual a meta de usuários?

A gente quer até o final deste ano atingir entre 40 e 50 mil usuários.

Existem planos de expandir para outras redes, além da TIM?

Não, no momento não!

Atualmente, a Veek está disponível em 15 DDDs. Existem planos para expandir para outras áreas?

Estamos com planos para expandir para outros DDDs de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Bahia e Rio de Janeiro. Acho que isso ocorre ainda este ano.

Para os outros estados pode demorar um pouco mais, pois ainda depende de alinhamento com a Americanet.

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