18/04/2024

Governo russo pretende desconectar país da internet

Testes de desconexão foram bem-sucedidos, de acordo com o governo russo.

Nesta segunda-feira, 23, o governo russo anunciou que conseguiu realizar com sucesso uma série de testes que poderá fazer com que a Rússia seja desconectada da internet. O experimento envolveu agências governamentais, provedores de banda larga e empresas russas e desligou boa parte da internet do país.

O objetivo é implementar o controverso programa RuNet, colocando em prática a lei de “soberania da internet”, que concede ao governo a possibilidade de desconectar o país do resto da internet, como medida de segurança nacional.

Durante os testes, o tráfego da internet foi redirecionado internamente, tornando temporariamente a RuNet a maior intranet do mundo. A ideia era saber se a rede poderia funcionar sem o sistema DNS global e a internet externa.

“Em geral, as autoridades e as operadoras de telecomunicações estão prontas para responder efetivamente a possíveis riscos e ameaças e garantir o funcionamento da Internet e da rede de telecomunicações unificada na Rússia”, disse Alexei Sokolov, vice-chefe do Ministério de Desenvolvimento Digital, Comunicações e Meios de Comunicação de Massa.

VIU ISSO?

–> Internet gratuita deveria ser um direito humano básico, diz estudo

–> Operadoras auxiliam campos de refugiados com cobertura, diz ONU

–> Ericsson: 1,9 bilhão de pessoas seguirá sem 3G, 4G ou 5G até 2024

Um dos cenários testados é a possibilidade de um ciberataque hostil de um país estrangeiro. No entanto, a maior crítica ao programa é que ele também permite ao governo o poder de vigilância total às informações de conexão de qualquer cidadão da Rússia, podendo ser utilizado para fins políticos, similar ao que acontece na China.

Além disso, o sucesso do teste poderia estimular que outros países também façam o mesmo, fragmentando o acesso da internet e acabando com o projeto de uma rede de computadores e mundial.

Com informações de ZDNet.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários