15/12/2025
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TIM anuncia novo diretor

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Nova liderança será responsável pelo setor comercial regional da operadora.

Imagem: TIM/Divulgação

A TIM acaba de nomear Christian Krieger como seu novo diretor comercial da região sul. O executivo ficará responsável por desenvolver a gestão de vendas da operadora, tendo como foco os clientes pessoa física e as pequenas e médias empresas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Essa não é a primeira mudança na área de vendas que a TIM realiza em 2020. Recentemente, a operadora anunciou Silmara Máximo para o cargo de diretora nacional de vendas e Bruno Talento Moura, como diretor comercial da regional Centro-Oeste e Norte.

Krieger se reportará à Silmara, executiva que está de volta à TIM, onde trabalhou durante 15 anos, entre 1999 e 2014. A diretora comanda quase 3 mil colaboradores, além de toda a equipe de vendas da empresa.

Nascido em Porto Alegre, Christian Krieger, 52 anos, é graduado em administração de empresas pela Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS) e tem MBA em marketing. Na TIM desde 2011, ele já tinha trabalhado como diretor regional da Rio Grande do Sul e também na região sudeste, assim como responsável também pelo trade marketing nacional da operadora.

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Ele também teve passagem pela Claro, atuando como gerente de negócios, gerente de filial e gerente de consumo.

“Executivo com sólido conhecimento na área comercial. Experiência de mais de quinze anos, sendo os últimos dez dedicados à gestão de vendas ao consumidor na área de Telecomunicações”, diz o perfil do executivo no LinkedIn.

Com informações de Assessoria de Imprensa TIM.

Vivo está de olho nos pequenos provedores de internet

Empresas consideradas “pequenas” e regionais dominaram o mercado de banda larga nos últimos anos.

Ilustração Vivo
Imagem: Pixabay

Pelo visto, a Vivo (VIVT3) não está disposta a perder oportunidades. Depois de sinalizar um interesse pela Oi Móvel, a operadora da Telefônica afirmou que também está de olho nos pequenos provedores de internet.

Se a marca avançar em alguma negociação do tipo, representa uma grande chance para os negócios. Afinal, de acordo com o último balanço da Anatel, as empresas consideradas “pequenas” e regionais dominaram o mercado de banda larga.

Elas atingiram a liderança, enquanto a Claro tem a vice. Por isso, a prestadora pode ter identificado uma boa chance para ampliar sua atuação, assim como o número de clientes.

Ao todo, o Brasil conta com mais de 14 mil provedores regionais, que detém 31,5% dos acessos. A Claro vem na sequência (29,2%), seguida pela Vivo (22,2%) e Oi (17,1%). São dados que realmente podem chamar a atenção das grandes companhias de telecomunicações.

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O interesse foi sinalizado por Christian Gebara, atual CEO da Vivo, em recente conferência.

Ele destaca também que a consolidação pode surgir entre as próprias empresas, que juntas serão ainda mais fortes, já que agora representam maioria no mercado de banda larga.

A concorrência promete ficar ainda mais acirrada no mercado. Empresas como Oi e Vivo farão altos investimentos para expandir a operação via fibra óptica.

A segunda, inclusive, já atingiu 11 milhões de domicílios com sua conexão de alta velocidade e a previsão atual é chegar em mais 2,3 milhões de lares.

Com informações de Tecnoblog

TIM Beta ganha WhatsApp ilimitado e outras novidades

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Depois de muitas reclamações, operadora parece ter ouvido parte dos consumidores.

Divulgação da TIM
Imagem: Divulgação TIM

Finalmente uma atualização? Ou já é tarde para isso? Depois de muita insatisfação com o reajuste da mensalidade de R$ 55 para R$ 60, o TIM Beta finalmente passará terá mudanças no serviço.

A partir do dia 20 de março, o pré-pago exclusivo da TIM terá WhatsApp sem descontar da franquia, mas essa não é a única novidade que a empresa preparou para os usuários do plano.

O TIM Protect Backup será descontinuado e a oferta vai disponibilizar assinaturas do Babbel e E-Book by Skeelo.

Pela primeira plataforma, é possível aprender inglês, espanhol e outros idiomas totalmente online. A segunda proporciona uma série de livros, com inclusão dos mais vendidos do país, para leitura via aplicativo.

O aviso é enviado para os usuários aos poucos, via SMS.

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De acordo com os comunicados anteriores da operadora sobre o reajuste, os novos serviços não justificam o aumento do valor.

A própria TIM destacou que o pacote Beta sempre teve o custo de R$ 60, mas contava com um valor promocional de R$ 55.

Em janeiro, quando o aumento foi anunciado, os consumidores reagiram de forma negativa, afinal, o plano não passa por atualizações significativas há anos.

O Beta, inclusive, tem uma verdadeira imunidade para as mudanças recentes do mercado como a adoção das chamadas ilimitadas para qualquer operadora.

A modalidade mais avançada atualmente disponibiliza 2.000 minutos para ligações. Mas as redes sociais sem desconto na franquia finalmente começaram a ser consideradas.

YouTube TV terá canais HBO em breve

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Canais serão ofertados via web. Será que o maior pesadelo da TV por assinatura se tornou realidade?

Logotipo HBO e YouTube
Imagem: Logotipo HBO e YouTube

Tudo parece certo na compra da TimeWarner pela gigante operadora americana AT&T, dona da SKY, mas o vice-presidente sênior da companhia, Michael Hartman não estava para brincadeira quando destacou que poderia vender os canais da Warner via streaming, caso a empresa fosse obrigada a vender a operadora de TV paga.

A oferta de canais via web já é uma realidade e quem vai impulsionar sua presença nesse mercado é o YouTube, gigante e pioneira plataforma de vídeos online.

O serviço já é oferecido nos Estados Unidos por um preço até alto, US$ 50 (R$ 220). São 50 emissoras disponíveis para os americanos, entre elas estão Cartoon Network, Adult Swin, Disney XD, TNT e diversas outras.

A partir de março, os canais HBO se juntam na lista muito provavelmente por um custo extra, assim como funciona o modelo de negócio dos canais à la carte das TVs por assinatura.

Entretanto, incluir a popular rede de filmes e séries no pacote pode ser vantajoso para o cliente, que também terá acesso ao HBO Max, streaming da TimeWarner que reunirá todas as produções do estúdio.

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Tendência para os próximos anos?

A venda de TV online é sim uma tendência que pode ser seguida pelos próximos anos.

As próprias operadoras brasileiras já flertam com o modelo em seus aplicativos de streaming. Vivo Play, SKY Play, Oi Play e NOW contam com emissoras disponíveis para reprodução online.

Mas a venda de canais pela internet ainda gera um grande debate no Brasil e rivaliza entidades como Claro, Anatel e FOX, já que o estúdio iniciou a prática e enfrentou embates com distribuidores.

Enquanto algumas marcas defendem que a prática fere os princípios da legislação brasileira sobre a TV por assinatura, outras argumentam que o serviço não deve ser considerado pelas mesmas regras que definem o serviço de TV.

Portanto, a oferta online de emissoras ainda é um pesadelo para representantes e empresas que atuam no mercado de TV paga.

Se companhias gigantes como o YouTube ficarem interessadas em expandir o modelo, o debate vai acalorar.

Com informações de TudoCelular

Claro finalmente surge no BBB 20

Citada como uma das principais patrocinadoras, operadora ainda não havia aparecido na dinâmica do reality.

Mapa exibido na prova. Imagem: Reprodução TV Globo
Mapa exibido na prova. Imagem: Reprodução TV Globo

Na última quinta-feira, 20, a Claro finalmente surgiu no Big Brother Brasil 20. Citada desde o início como patrocinadora master da atração da TV Globo, a operadora ainda não havia aparecido na dinâmica do programa.

A empresa da América Móvil arrebatou uma das milionárias cotas de patrocínio ofertadas pela emissora para ter espaço no horário nobre e ganhar um destaque entre as marcas por trás das provas, festas e outros momentos do reality show.

Em sua primeira aparição, a Claro patrocinou uma prova do líder de habilidade, que elegeu a blogueira Rafa Kalimann como vencedora.

Participantes do BBB 20. Imagem: Reprodução TV Globo
Participantes do BBB 20. Imagem: Reprodução TV Globo

No desafio preparado, os participantes foram convidados para um treinamento durante a tarde. Quando chegou o horário da transmissão do programa, todos puderam mostrar seus preparos na disputa pela liderança da semana.

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A prova colocou cada um para arremessar bolas que representavam diferentes serviços da operadora (4.5G, banda líder, Claro TV e Prezão) em diferentes regiões do Brasil.

Execução da prova. Imagem: Reprodução TV Globo
Execução da prova. Imagem: Reprodução TV Globo

Ao fim, tanto a vencedora como três participantes de sua escolha foram presentados com um ano de Combo Multi e um dispositivo para aproveitar como quiserem. Entre os que foram distribuídos estão: smartphone, notebook e TV 4K.

Momento em que Rafa Kalimann é presenteada. Imagem: Reprodução TV Globo
Momento em que Rafa Kalimann é presenteada. Imagem: Reprodução TV Globo

É esperado que a operadora tenha mais aparições na atração, apesar de o e-commerce das Lojas Americanas ser o mais presente entre os patrocinadores do reality.

No reality, a marca acompanha também o apresentador Tiago Leifert, que é garoto propaganda e estrela dos comerciais da empresa.

Vivo ainda está interessada na compra da Oi Móvel

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Entretanto, negociações estão demorando mais que o esperado, diz COO da operadora.

Durante conferência para apresentar os resultados de 2019, Ángel Vilá, diretor de operações (COO, na sigla em inglês) da Telefónica, controladora da Vivo no Brasil, disse que a companhia ainda tem interesse em comprar os ativos móveis da Oi, mas que as negociações estão ocorrendo mais lentamente do que o previsto.

Segundo o COO, as questões regulatórias e concorrenciais no Brasil são complexas, e que apenas uma operadora não poderia realizar esse processo sozinha. Para ele, a divisão de ativos precisaria seguir uma formatação que permita a divisão de espectros e usuários entre as outras operadoras concorrentes.

Embora não tenha citado a TIM e a própria Vivo, Ángel ressaltou que apenas duas prestadoras teriam condições de adquirir as frequências da Oi Móvel. A Claro tem mais frequências que ambas operadoras.

“Acreditávamos que haveria uma espécie de namoro rápido, mas no fim está sendo algo como uma dança em câmera lenta”, afirmou o executivo.

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Quanto à base de clientes da Oi, com cerca de 36 milhões de usuários, ele acredita que deveria existir um fatiamento entre os três principais players do país (Claro, TIM e Vivo).

O motivo para o atraso nas negociações ainda é o processo de recuperação judicial da Oi. Apesar das boas notícias nas últimas semanas, ainda existe um senso de cautela. As conversas ocorrem em um passo de cada vez.

“Seguimos interessados”, concluiu.

Com informações de TeleSíntese.

Nova norma para serviço adicional de telefonia avança no Senado

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Ideia é estimular a transparência nas relações de consumo.

Imagem: Rob Hampson/Unsplash

Nesta quarta-feira, 19, a Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT), do Senado, aprovou o Projeto de Lei nº 3.477/2019, que altera a Lei Geral de Telecomunicações (LGT) e exige uma assinatura presencial na contratação de Serviços de Valor Adicionado oferecidos pelas operadoras de telefonia.

A proposta é do senador Izalci Lucas (PSDB-DF), e agora segue para a Comissão de Fiscalização e Controle (CTFC).

Segundo o texto do projeto, os Serviços de Valor Adicionado incluem, por exemplo, antivírus, jogos e cursos de idiomas, podendo ser contratados por meio de mensagens de voz ou de texto.

Entretanto, diante de muitas reclamações dos consumidores sobre contratações de forma nebulosa, o senador pretende exigir das prestadoras de telefonia a assinatura presencial desses tipos de serviço em contrato impresso, inclusive com a emissão de uma fatura separada do serviço de telecomunicações.

Muitas vezes, esses serviços são contratados com um simples clique no celular, sem que o consumidor perceba no que se refere o serviço, argumenta Izalci.

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“Com esta iniciativa, pretendemos coibir a cobrança indevida por Serviço de Valor Adicionado, muitas vezes contratado sem o conhecimento do consumidor (usuário). Assim, propomos a inversão do ônus da prova, cabendo à prestadora provar que o serviço foi prestado com a anuência do consumidor” diz o texto inicial da proposta.

A PL também prevê a ressarcimento em dobro ao consumidor que foi cobrado em quantia indevida por serviços adicionais.

Caso aprovada, a Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Com informações de Agência Senado.

Deputado tenta barrar decisão da Anatel no caso AT&T e WarnerMedia

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Acórdão autorizando a fusão entre os grupos americanos de mídia já foi publicado no Diário Oficial da União.

Quando a novela parece ter acabado, surgem novos capítulos da trama. Nesta terça-feira, 18, o Diário Oficial da União publicou o acórdão da decisão do Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovando a compra da WarnerMedia pela AT&T. No entanto, o deputado federal Paulo Teixeira (PT/SP) ainda tenta barrar o negócio.

Em 13 de fevereiro, o parlamentar entrou com representações junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) e ao Ministério Público Federal (MPF), contra a Anatel e os conselheiros que votaram a favor da fusão das empresas americanas (Vicente Aquino, Moisés Moreira e o ex-conselheiro Aníbal Diniz).

Segundo Paulo, a operação é ilegal diante dos artigos 5 e 6 da Lei do SeAC, que restringe a propriedade cruzada no setor de TV por assinatura. O grupo de mídia é proprietário da SKY, e a legislação atual impede que uma mesma empresa seja produtora e transmissora de conteúdo.

Na argumentação da Anatel, a lei atual permite a concentração vertical do setor, em seu artigo 4. Quanto ao artigo 5, os canais da WarnerMedia são estrangeiros e, no entendimento dos conselheiros, a legislação se refere apenas às emissoras nacionais.

“As ações dos representados caracterizam, em tese, afronta aos princípios que regem a Administração Pública, notadamente o da moralidade, podendo ensejar a prática de ato de improbidade administrativa” afirmou Teixeira em sua representação.

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O deputado pede aos órgãos uma auditoria e uma instauração de inquérito civil público para apurar os fatos.

Moisés Moreira, conselheiro da Anatel, se diz tranquilo sobre sua decisão e que pretende encaminhar todos os esclarecimentos ao TCU e ao MPF.

Leonardo Euler, presidente da Anatel, acredita que a competência das decisões da agência não deve ser questionada, pois é atribuída justamente a ela esse tipo de decisão.

O deputado Paulo Teixeira é autor de projetos de lei que pretendem regular o mercado de streaming e igualar o serviço ao de TV por assinatura em suas obrigações.

Com informações de Teletime.

Operadoras passam a ser obrigadas a recolher lixo eletrônico

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Meta é alcançar 5 mil pontos de coleta de produtos eletroeletrônicos em todo o país até 2025.

Imagem: Andrea Huyoff/Pixabay

No último dia 12 de fevereiro, o presidente da república, Jair Bolsonaro, assinou o decreto nº 10.240/2020 que obriga as empresas a adotarem um sistema de logística reversa de produtos eletroeletrônicos de uso doméstico e seus componentes, bem como realizar a sua destinação correta.

Com o decreto, ficam obrigadas a participar do programa as principais empresas comerciais de eletroeletrônicos do país, como varejo e atacado. No caso das operadoras de telefonia móvel, por também comercializarem produtos eletroeletrônicos, também estão sujeitas às mesmas obrigações.

Telefones, celulares, modems, roteadores, carregadores, baterias, caixas de som, fones de ouvido, relógios smart, reprodutores de mídias, receptores bluetooth, cabos e conectores em geral são alguns exemplos de produtos que as operadoras deverão recolher quando não estão mais em uso pelos seus consumidores.

A ideia é abranger os 400 maiores municípios do país, com mais de 80 mil habitantes. Espera-se aumentar os atuais 176 pontos de coleta de lixo eletrônico para 5 mil até 2025 e atingir a meta de 17% dos produtos comercializados no mercado interno de uso doméstico no ano-base de 2018 tendo o correto descarte. Espera-se que 60% da população seja coberta pelo sistema.

“Esse 60% da população brasileira, que, ao final de 2025, vai ser contemplado, representa uma parcela muito significativa dos resíduos de eletroeletrônicos que temos no Brasil”, disse o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

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Segundo o texto da legislação, o sistema de logística reversa precisa ser implantado por meio de regulamento ou acordos setoriais, firmando compromissos entre os setores público e privado.

Na primeira fase, que inicia na data de publicação do decreto e termina em 31 de dezembro, devem ser criados os grupos de acompanhamento de performance e a adesão de comerciantes e distribuidores de eletroeletrônicos. O Ministério do Meio Ambiente deverá apoiar a instalação dos pontos de coleta nos estados.

A partir de 1º de janeiro de 2021, na fase 2, será feita a habilitação de prestadores de serviços que poderão atuar no sistema de logística reversa e a elaboração de planos de educação ambiental para apoiar o sistema.

Segundo pesquisa realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil produz 1,5 milhão de toneladas de lixo eletrônico por ano, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, nas Américas.

Com informações da Agência Brasil.

SKY prepara programação especial de Carnaval

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Seleção inclui novas temporadas de séries de sucesso e o lançamento de filmes para a diversão dos ‘Unidos do Sofá’.

Para quem não pretende pular Carnaval, o SKY Play preparou uma seleção especial de séries e filmes para quem quer curtir o feriadão em casa. É possível conferir lançamentos como “As Panteras”, “Ford vs Ferrari”, “Doutor Sono” e “Dora e a Cidade Perdida”.

Em “As Panteras”, a terceira geração das famosas espiãs sob o comando de Charlie têm uma missão internacional pela frente. Juntas elas precisam investigar quem está por trás de um plano maligno que pretende acabar com a humanidade.

No autobiográfico “Ford vs Ferrari” é retratado a aspiração da fabricante Ford em entrar no mercado esportivo e competir de frente com a Ferrari, durante a corrida das 24 Horas de Le Mans, de 1966.

Já em “Doutor Sono”, continuação do clássico “O iluminado”, a produção retoma a história de Danny Torrance, ainda traumatizado por uma tentativa de homicídio. Após o contato telepático com uma garotinha, seus medos do passado voltam a assombrá-lo.

Para as crianças, Dora volta com seus amigos — em versão live-action em “Dora e a Cidade Perdida” — para desvendar um mistério na cidade perdida dos Incas, em meio a floresta peruana.

VIU ISSO?

–> Cliente SKY ganha canais HBO e Telecine ao atualizar pacote

–> SKY lança nova campanha para o pré e pós-pago

–> SKY oferta 1º mês grátis de canais FOX Premium

Confira a lista de títulos disponíveis no SKY Play e seus respectivos preços:

  • A Vida Invisível — R$ 14,90
  • As Panteras — R$ 18,90
  • Bita e o Circo — R$ 14,90
  • Carcereiros — R$ 14,90
  • Dora e a Cidade Perdida — R$ 18,90
  • Doutor Sono — R$ 18,90
  • Downton Abbey: O Filme — R$ 14,90
  • Ford Vs Ferrari — R$ 18,90
  • Invasão ao Serviço Secreto — R$ 14,90
  • Link Perdido — R$ 18,90
  • Mais Que Vencedores — R$ 14,90
  • O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio — R$ 18,90

Além dos conteúdos pagos, o SKY Play está disponibilizando durante o Carnaval uma seleção de séries e filmes que podem ser maratonados sem nenhum custo adicional. Confira a lista, a seguir!

Séries

Para os clientes FOX Premium:

  • Nova temporada de Outlander (toda semana um novo episódio no SKY Play)
  • Nova e última temporada de Homeland (toda semana um novo episódio no SKY Play)
  • Retorno da 10ª temporada de The Walking Dead no dia 23 de fevereiro

Para clientes que possuem HBO:

  • Nova série The Outsider (toda semana um novo episódio no SKY Play)

Filmes

Para clientes que possuem Telecine:

  • Superação: O Milagre da Fé
  • Pets: A Vida Secreta dos Bichos 2
  • Socorro, Virei Uma Garota!

Para clientes que possuem HBO:

  • Shazam!
  • Pokémon: Detetive Pikachu

Para clientes que possuem Megapix:

  • Bayonetta: Destino Sangrento

O conteúdo do SKY Play podem ser acessados no site, no app Minha SKY ou pela TV, através do Canal 1.

Com informações de Assessoria de Imprensa SKY.