14/03/2024

Onde jogar a bateria do meu celular, o fone, carregador ou aparelho?

Principais operadoras do Brasil separam urnas em suas lojas como sistema de coleta de lixo eletrônico. Saiba mais.

Trocamos constantemente de celulares, usamos baterias e pilhas que, uma hora, acabam com sua vida útil. E apesar de muitos saberem que esses produtos eletrônicos não devem ser jogados fora em lixos convencionais – uma vez que contêm centenas de materiais que apresentam metais pesados e que poluem o ambiente e prejudicam a saúde da população – poucos realmente sabem o que fazer na hora de descartá-los. Você sabia, por exemplo, que algumas operadoras têm sistemas de coleta preparados para isso?

A TIM, a partir dos programas “Recarregue o Planeta” e “Papa-Pilhas”, disponibiliza urnas especiais para o recolhimento de baterias, aparelhos e acessórios em lojas de todo o Brasil. Assim que o cliente deposita na urna, a operadora se compromete a coletar, tratar e descartar de forma ambientalmente correta tanto aparelhos celulares em desuso, quanto baterias usadas, fones de ouvido, cabos de dados e carregadores. A lista completa de lojas pode ser acessada aqui
A coleta de baterias da Oi também é levada a sério, e a operadora disponibiliza urnas coletoras em diversos pontos do país para incentivar seus clientes a deixarem o celular sem uso ou a bateria em uma loja Oi. Também reforça que, após o recolhimento, todos os aparelhos são desmontados e descartados adequadamente às recicladoras credenciadas por órgãos ambientais. O cliente pode ter que preencher o Termo de Entrega de Aparelho. Acesse a lista de pontos de coleta da Oi aqui
A Claro também criou, em março de 2008, o “Claro Recicla”, assim como a Vivo, desde 2006 com o “Vivo Recicle seu Celular”, que têm o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância de destinar corretamente celulares, baterias, chips e acessórios fora de uso para tratar os materiais tóxicos de forma adequada, evitando a contaminação. Todo o material de clientes ou não clientes das operadoras é depositado nas urnas. Ao entrar na página do Claro Recicla, são disponibilizados os endereços mais próximos de sua casa para fazer o descarte.
Fabricantes
Algumas fabricantes de eletrônicos, como Apple, Dell, HP, Philips, Samsung, Sony, entre outras, também oferecem o serviço, mas, diferentemente do que ocorre com as operadoras, costumam recolher somente os aparelhos de sua própria marca. Algumas permitem que o cliente envie os aparelhos pelos Correios gratuitamente, basta entrar em contato com a empresa. 
Ainda há outras iniciativas, como o “Descarte Certo”, que funcionam como uma maneira prática dos brasileiros descartarem qualquer tipo de lixo eletrônico. Vale pilha, bateira e celulares, mas também cabos, carregadores, lâmpadas incandescentes, barbeadores elétricos, netbooks, lanternas, ferros de passar roupa, calculadoras, cartuchos de impressora, fones, mouses, roteadores, CD, pendrive, e outros objetos eletrônicos que ficam em casa sem uso. 
Esse serviço, por exemplo, vende caixas em supermercados para serem enchidas pelo consumidor. Assim que a caixa atingir o limite de 20 kg, basta agendar o serviço de coleta com a Descarte Certo. Nesse caso, é preciso pagar R$ 19,90 pela caixa, sendo que, no fim do processo, é emitido um certificado que assegura o destino dos equipamentos enviados. Atualmente, atende municípios de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.
LEIA TAMBÉM:

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários