17/12/2025
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Qual operadora presta o melhor atendimento telefônico?

A adesão digital reinou, mas o tradicional procedimento de ‘falar com um atendente’ ainda se faz necessário; porém, qual é o nível de qualidade do serviço?

Operação de Call center - Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa: Wikipedia

Não há como negar, fazer uma ligação para uma operadora de telefonia móvel ainda é uma atividade na qual os consumidores franzem a testa antes de realizar. Seja pela preocupação se o problema realmente será resolvido, ou pela paciência, já que a principal reclamação é sobre a demora das operadoras.

A fim de aprofundar essa questão, o Minha Operadora preparou uma apuração especial para entender como funciona a operação de cada prestadora, índices de reclamações e testes especiais no atendimento de cada uma.

Antes de adentrar no tema, é importante destacar que muitas estão com o quadro de funcionários reduzido em função do novo coronavírus, mas em meses de pandemia, muitas operadoras também já conseguiram adaptar o serviço ao modelo remoto.

Outra importante ação nos últimos meses é a adesão ao digital, pois até mesmo no telefone, os clientes são motivados a buscarem pelo atendimento online via inteligência artificial, WhatsApp, chat e outros.

Mas, será que é uma medida eficaz para solucionar as principais demandas e problemas que surgem no atendimento telefônico?

É o que vamos entender também. Para colaborar com informações e esclarecimentos para a reportagem, enviamos perguntas e convidamos operadoras como Claro, TIM, Oi, Nextel, Vivo e SKY para participar da pauta.

Entre as mencionadas, Vivo e TIM optaram em não participar do conteúdo.

Avaliação na Anatel

Quando se esgotam todas as tentativas no contato telefônico, uma das últimas saídas encontradas pelo consumidor é a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), entidade reguladora do setor no Brasil.

Portanto, pelos dados divulgados pela agência, conseguimos acompanhar cada operadora em quantidade e evolução no número de reclamações registradas, onde o principal motivo é o atendimento prestado.

Em 2020, até o mês de maio, a Claro foi a grande campeã no número de solicitações registradas na Anatel, centradas no atendimento. Em segundo lugar, a Vivo se destaca, mas devemos considerar também o fator da proporcionalidade, já que são as duas operadoras líderes em market share no país.

E não dá para dizer precisamente qual das duas está com vantagem, já que elas dividem a liderança de clientes na telefonia móvel, TV por assinatura e outros serviços de telecomunicações.

Gráfico produzido pelo Minha Operadora.
Gráfico produzido pelo Minha Operadora.

Já em relação ao movimento desses números com o passar dos anos, consideramos o triênio 2017 – 2019. O ano atual não foi considerado por ainda se encontrar em sua metade, portanto, os números não estão completos.

Mas, há importantes observações a serem feitas sobre o período que antecede os anos que escolhemos para aplicar a análise.

De 2015 até 2018, a Oi teve uma redução considerável. De 49.911, a operadora chegou a registrar 10.807 reclamações sobre atendimento em 2018. É uma redução de aproximadamente 78% no período de três anos.

Números que também podem ser vistos como um sinal de que houve uma preocupação com a qualidade, mesmo em um dos períodos mais delicados para a empresa, que enfrenta uma recuperação judicial.

No entanto, todas apresentaram boas reduções até 2018. A Claro derrubou seu número de reclamações em quase 80%, Vivo em aproximadamente 77% e SKY em 71%. São as mais expressivas reduções até aqui, se levarmos em conta o crescimento que surge a partir de 2015.

Em 2019, conforme discrimina o gráfico abaixo, os números saltaram:

Gráfico produzido pelo Minha Operadora
Gráfico produzido pelo Minha Operadora

Quem obteve o maior crescimento no número de reclamações pelo atendimento prestado foi a Claro, muito provavelmente pela junção com a NET.

O que dizem as operadoras

Para entender melhor os procedimentos e as ações de cada uma, entramos em contato com TIM, Vivo, Claro, Oi, Nextel e SKY. As duas primeiras, como já adiantado, não aceitaram participar da pauta.

Divulgação Claro
Imagem: Divulgação Claro

Claro:

A operadora, que atualmente também responde pela Nextel, adiantou que o volume atual de ligações diárias é de 1 milhão. Quando pedimos detalhes da operação de call center, a empresa destacou que a equipe está espalhada pelo Brasil, nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste.

Os clientes, ao contratarem os serviços, dispõem das centrais de atendimento telefônico durante 24 horas, nos sete dias da semana.

A pandemia da COVID-19, obviamente, teve impactos nesse serviço. Muitas espalharam mensagens sobre o possível aumento do tempo de espera, assim como pediram para os clientes optarem pelos canais digitais.

Sobre o atual momento, a Claro enfatiza:

“A operadora trabalhou para reorganizar suas equipes, inclusive introduzindo a jornada em home office. Além disso, o esforço das campanhas de incentivo convidando os clientes a entrarem em contato de forma digital, por meio dos apps Minha Claro, site e Whatsapp, foi fundamental para normalização e sucesso dessa força de trabalho. Como resultado, um levantamento realizado pela operadora aponta crescimento no volume de transações digitais em todas as plataformas de atendimento: o salto já é de 20%, se comparado ao período anterior à crise.”

Estrutura, entrosamento e uma rápida organização das equipes também são características mencionadas como “diferenciais” na atuação durante pandemia.

SKY:

Logotipo da SKY
Imagem: Logotipo da SKY

Responsável pela segunda maior cartela de clientes em TV por assinatura no país, a prestadora também abriu detalhes sobre sua operação de atendimento telefônico, mais precisamente call center.

Evani Montechesi, diretora de Atendimento da SKY, esclareceu que as centrais de atendimento ficam localizadas nos estados: Paraíba, Alagoas, São Paulo e Paraná.

O direcionamento é realizado de acordo com a necessidade do consumidor. Quando questionamos se há alguma diferença no atendimento prestado para consumidores pós-pagos e pré-pago, Montechesi destaca a otimização.

Isso significa que existe uma segmentação em tempo real pelo tipo de produto, além de um direcionamento que considera histórico, motivo de contato e até mesmo a especialização dos profissionais responsáveis pelo atendimento.

No momento em que perguntamos sobre volume de ligações, nos surpreendemos com a informação de que as ligações telefônicas correspondem a apenas 35% das demandas de atendimentos da SKY.

“Atualmente, a empresa disponibiliza uma grande diversidade de pontos de contato como o aplicativo da SKY, que possui mais de 130 funções e uma página de navegação customizada para o perfil de cada cliente, o SAC 2.0, além de atendimento via Whatsapp e Agente Virtual, modelo de atendimento receptivo via robô”, destacou Montechesi.

Em relação ao período pandêmico da atualidade, a diretora conta que a empresa segue com 100% do seu quadro de funcionários, mas prioriza a saúde, salvaguarda e segurança de todos.

Por isso, 59% dos profissionais trabalham via home office e os canais digitais ganham importância para facilitar clientes.

Imprevistos técnicos que antes demandavam tempo pela necessidade da chamada telefônica, agora são resolvidos imediatamente através do aplicativo, URA ou Whatsapp”, finaliza Montechesi.

SAIBA TODOS OS TELEFONES DE CONTATO DAS OPERADORAS:

–> Quais são os telefones de contato com as operadoras?

Oi:

Logotipo da Oi
Imagem: Logotipo da Oi

A Oi, no momento em que questionamos se há diferença no atendimento para clientes pré ou pós, também destacou que a distinção se direciona mais para um processo de otimização.

“As diferenças (…) estão mais associadas às características dos planos do que ao atendimento em si.  Nosso foco é melhorar a experiência dos nossos clientes em todos os níveis e pontos de interação, dando o máximo de facilidade ao cliente ao interagir conosco”, explicou a operadora.

Outra novidade interessante adiantada pela empresa carioca é a capacitação dos atendentes para que eles tenham mais autonomia na resolução de questões críticas em linha. É um processo que proporciona mais agilidade e comodidade.

“Em relação a clientes fidelizados e não fidelizados, não há diferença do ponto de vista do atendimento – os benefícios estão todos associados ao plano”, pontuou a empresa.

Os centros de atendimento da Oi são diversos e estão distribuídos nas regiões Nordeste, Centro Oeste e Sudeste. Há também parcerias com diversas empresas do setor, é a forma que a empresa encontra para se proteger contra eventos regionais que podem afetar o atendimento dos clientes.

Diariamente, são 100 mil ligações, mas os canais digitais já correspondem por 85% das solicitações dos clientes. A propósito, em conversa com o Minha Operadora, a tele conta também que aumentou os serviços prestados nos canais de autoatendimento.

A Minha Oi e a Joice são mencionadas como parte dos investimentos em melhorias que eliminam potenciais pontos de atrito com o cliente. 

Questionada sobre o longo tempo de espera relatado por diversos clientes, a Oi confirma que faz um monitoramento frequente da situação.

“Monitoramos constantemente o tempo de espera de chamadas, entre outros indicadores de qualidade de atendimento. Conseguimos atender 75% das chamadas em menos de 20 segundos e temos um tempo de espera médio consistentemente menor que 30 segundos”, diz a operadora.

Mesmo com o impacto do coronavírus, o tempo de espera está próximo ao que era registrado antes da pandemia. Alguns indicadores de qualidade, inclusive, até melhoraram.

Fator que a marca atribui a adoção do home office e também ao crescimento expressivo do uso de canais digitais.

Testes práticos

Anteriormente, já havíamos realizados testes com o atendimento telefônico das operadoras. Agora, repetimos os mesmos procedimentos em horários diferentes.

Ligamos para todas em datas e horários diferentes. Na primeira leva, escolhemos o período da madrugada, após 00h, para entender o funcionamento das atividades fora do horário do comercial.

Já a segunda parte foi toda concentrada no horário de pico dos atendimentos, que normalmente é entre 10h e 16h.

Os resultados foram os seguintes:

Na madrugada, a Vivo demorou aproximadamente 8 minutos para levar o cliente a falar com um atendente. Os comandos de digitação e voz na chamada são bem otimizados, mas o tempo de espera é a parte negativa da experiência.

Com a SKY, foram 4m38s até a empresa direcionar o atendimento para um profissional responsável. A TIM também prestou um atendimento em aproximadamente 5m14s enquanto Claro e Oi direcionaram em 4m46s e 4m32s respectivamente.

Já no horário de pico, os resultados foram os seguintes:

Vivo: 8m39s
TIM: 6m27s
Oi: 6m22s
SKY: 5m17s
Claro: 3m18s

Sobre as chamadas, algumas observações:

A TIM precisa fazer a otimização dos comandos apresentados. Em uma delas, o cliente aperta para ser atendido sobre um problema específico e recebe apenas uma opção para saber se quer ou não cancelar seus pacotes em vigência. Frustrante!

Com a Oi, colocamos o CPF de um cliente voluntário e o sistema não reconheceu em duas tentativas, mas não foi difícil direcionar a chamada sem identificação. No entanto, o problema deve ser corrigido para não gerar transtorno ao consumidor menos orientado.

A SKY, quando digitamos para falar com a atendente sem especificar o motivo, automaticamente avisa que enviou uma atualização para resolver problemas de sinais no decodificador. Mas como assim, se o consumidor sequer relatou esse problema?

Oi, Claro e TIM retornaram de imediato com o teste da queda de ligação.

Para medir o tempo, várias ligações foram realizadas e as que tiveram maior tempo de espera foram consideradas no teste.

Os resultados podem não ser 100% precisos, a julgar pela unidade que atende cada região e também o setor que fica responsável pela questão do cliente. Obviamente, a complexidade do problema também pesa no tempo de espera.

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Considerações finais

Ao analisar todos os pontos acima, a compreensão final é que não dá exatamente para eleger uma pior ou melhor no atendimento telefônico. Todas possuem problemas semelhantes e precisam trabalhar constantemente em único ponto: a otimização.

Obviamente, há momentos expressivos para cada uma delas. Uma ou outra pode vir a sofrer com um grande número de problemas e reclamações relacionadas ao próprio atendimento em determinados momentos.

Mas, as reclamações são sempre as mesmas, inclusive em relatos de clientes. Os excessivos comandos para otimização geram confusão e transtorno na experiência do cliente e funcionários mal orientados também podem ser parte do problema.

Abaixo, confira alguns relatos “inusitados” de consumidores:

https://twitter.com/antoninomaricas/status/1279475145225232385
https://twitter.com/kassiaag/status/1277680000003694592
https://twitter.com/isamprocopio/status/1276969422142521345

Portanto, não existe uma receita de bolo. As operadoras precisam investir na otimização das ligações, trabalhar muito para que os comandos não fiquem confusos ou errôneos e também investir na capacitação e treinamento dos profissionais responsáveis.

É importante ressaltar que todas as operadoras convidadas para participar da matéria receberam as mesmas perguntas. Além das que não participaram, a Claro optou em enviar um posicionamento único. Oi e SKY responderam prontamente a todas as questões realizadas.

Redes móveis abertas estão em alta no Brasil

Vivo e TIM estão realizando testes com tecnologia OpenRAN em cidades do nordeste e em Minas Gerais.

A Vivo e a TIM estão realizando testes com a tecnologia OpenRAN, o que prevê a construção de redes móveis padronizadas e abertas.

Os testes realizados pelas operadoras têm como objetivo de aperfeiçoar as redes 3G e 4G atuais, bem como preparar a infraestrutura para a futura implantação do 5G.

O OpenRAN é um protocolo que se concentra no desenvolvimento de hardwares e softwares padrões, abertos e neutros. Isso significa que um mesmo equipamento ou sistema, pode funcionar com diferentes hardwares ou softwares, independentemente de quem os fabricou.

Atualmente, o fornecimento de equipamentos de telecomunicações mundial está concentrado em apenas três principais players: Huawei, Ericsson e Nokia. Com o OpenRAN, é possível ampliar esse espectro para outros fornecedores, inclusive pequenas empresas.

Assim, a tecnologia ajuda a reduzir a dependência de equipamentos proprietários e fechados, reduzindo custos com infraestrutura conforme as operadoras atualizam suas arquiteturas de rede com hardware e software de vários fabricantes.

Recentemente, a Associação Global da Indústria Móvel (GSMA) emitiu comunicado anunciando que está reunindo forças para acelerar a adoção de redes OpenRAN no ambiente 5G. Para a entidade, novas arquiteturas virtualizadas com interfaces abertas podem aumentar a eficiência e acelerar a implantação das redes de quinta geração.

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A Vivo tem realizado testes com o OpenRAN nas cidades de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), por meio de uma parceria com as empresas Altiostar e Mavenir.

Já a TIM fez uma parceria com a Inatel, de Santa Rita do Sapucaí (MG), para criar um laboratório para testar redes móveis baseadas no protocolo aberto.

Essas iniciativas visam realizar testes de campo para analisar a mobilidade, interferência e propagação do sinal de redes.

Clientes TIM já são atendidos pelo computador Watson

Três milhões de chamadas já foram respondidas utilizando a inteligência artificial desenvolvida pela IBM.

A TIM acaba de anunciar que desde o lançamento do seu assistente virtual, utilizando o computador Watson Assistant, já realizou o atendimento de três milhões de ligações.

Segundo a operadora, o tempo de retenção de chamadas – quando a ligação é atendida pelo recurso de inteligência artificial, sem envolvimento de um atendente humano – cresceu 75%.

Já a retenção definitiva aumentou 85%. Isso significa que diminuiu o número de rechamadas para a central de atendimento em até 24 horas após o primeiro contato do cliente.

A TIM acredita que essas porcentagens tendem a aumentar conforme novos serviços sejam incorporados à central de relacionamento da TIM.

O Watson é uma plataforma de serviços cognitivos projetado pela IBM para ser utilizado em negócios, permitindo oferecer autoatendimentos mais rápidos e efetivos aos clientes das empresas. O sistema funciona da mesma forma como a mente humana, adquirindo conhecimento a partir das informações recebidas.

A implantação do projeto foi realizada pelas áreas de relação com o cliente e tecnologia da informação da operadora. O Watson funciona na nuvem pública da própria IBM.

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O autoatendimento cognitivo responde ao usuário da operadora utilizando linguagem natural e em tempo real.

O sistema já permite resolver problemas relacionados com pagamento de contas, desbloqueio de linhas, contestação de informações, contratação de dados e pedir mais informações sobre benefícios de cada plano.

“Estamos constantemente em busca de soluções que tragam mais conveniência para os clientes e agilizem a resolução de suas demandas. A preferência por modelos de autoatendimento é crescente no mundo atual e procuramos implementar em diversos canais, para que os usuários tenham sempre a melhor experiência”, comenta Saverio Demaria, diretor de relação com o cliente da TIM.

Com informações de Assessoria de Imprensa TIM.

Teatro Vivo promove peça online neste sábado

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Ingressos são gratuitos e limitados. Saiba como assistir.

O Teatro Vivo, por meio de uma iniciativa da operadora Vivo, realiza neste sábado, 4, às 20h, o espetáculo “Louca de Amor Quase Surtada”, uma comédia escrita e interpretada pela atriz Lena Roque. O evento será transmitido ao vivo pelo aplicativo Zoom.

Serão disponibilizados apenas 500 acessos para a peça online. Para garantir o ingresso gratuitamente, os interessados devem entrar no perfil “Vivo Cultura”, no Instagram, e clicar no link da bio e fazer um cadastro.

Os clientes da Vivo também podem resgatar o ingresso com exclusividade pela plataforma Vivo Valoriza.

O link da apresentação será enviado para o e-mail cadastrado no momento do resgate do ingresso e também via WhatsApp⁣.

O monólogo de 40 minutos de duração conta a história de uma mulher solteira e bem-sucedida que está desesperada por encontrar o homem perfeito. A peça apresenta as inseguranças, expectativas, incertezas dos momentos que antecedem um jantar romântico.

Antes da peça, o público poderá assistir uma apresentação musical com Saullo e Sarah Roston.

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–> Canal ganha sinal aberto na Vivo TV a partir desta terça-feira

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–> Prédios da Vivo serão iluminados com cores da bandeira LGBTI+

A iniciativa faz parte do projeto “Teatro Vivo em Casa”, oferecendo opções de entretenimento para usuários em isolamento social, por conta da pandemia da Covid-19.

“A Vivo acredita na cultura como um instrumento para aproximar pessoas de diferentes realidades. Há 16 anos, apoia iniciativas ligadas ao teatro, museus e artes plásticas”, diz o comunicado da empresa.

Com informações de Assessoria de Imprensa Vivo.

Brasil tem apenas 31% do espectro móvel recomendado pela UIT

Expansão do 4G e 5G depende de uma maior faixa de frequências, diz estudo.

Segundo o estudo “Análises das Recomendações de Espectro da UIT na América Latina”, elaborado pela 5G Americas, em maio deste ano, o Brasil tinha 609 MHz de espectro alocado para serviços móveis.

Esta quantidade é apenas 31,1% dos 1.960 MHz recomendados pela União Internacional de Telecomunicações (UIT) para 2020.

Apesar do número, o Brasil é o país que possui o maior espectro alocado para telefonia móvel na América Latina, estando acima da média regional que é de 392,1 MHz. Em seguida aparecem Peru (554,4 MHz), México (524,9 MHz) e Uruguai (515 MHz).

Segundo a 5G Américas, o estudo mostra uma disparidade regional na alocação de espectro, com apenas nove dos mercados analisados concedendo 400 MHz ou mais de espectro para telecomunicações móveis. Em cinco países, foram alocados menos de 300 MHz.

A entidade afirma que uma maior oferta de espectro pelos países permite que as operadoras possam traçar planos para realizar investimentos necessários para transformar e expandir suas redes 4G e 5G, com o objetivo de atender a demanda atual e futura dos consumidores e da indústria.

“Os reguladores da América Latina devem compreender a importância de projetar implementações de médio e longo prazo para alocar a quantidade de espectro adequada para obter maior conectividade nos países. Especialmente nas áreas rurais ou remotas, já que para as economias latino americanas essa atividade é importante no aparato produtivo do país e as tecnologias sem fio são a única alternativa viável para oferecer serviços de banda larga”, explicou José Otero, vice-presidente para a América Latina e para o Caribe da 5G Americas.

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–> Como a Claro vai ofertar ‘5G’ antes do leilão de frequências?

–> Operadoras querem Huawei nas redes 5G do Brasil

–> Leilão do 5G fica para 2021

Atualmente, as frequências móveis brasileiras de 450 MHz, 700 MHz, 800 MHz, 850 MHz, 900 MHa, 1,8 GHz, 1,9 GHz, 2,1 GHz e 2,5 GHz estão distribuídas entre as quatro principais operadoras (Vivo, Claro, TIM e Oi), nas regionais Algar Telecom e Sercomtel, além de empresas com licença MVNO.

No início do ano, a Agência Nacional de Telecomunicões (Anatel) publicou consulta pública para aumentar o espectro móvel, realizando a licitação multibanda que inclui blocos de 700 MHz, 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz na modalidade nacional e regional.

Devido os efeitos negativos da pandemia Covid-19, o leilão dessas frequências segue sem uma data definida, podendo ocorrer no primeiro trimestre do ano que vem.

Confira, abaixo, o espectro alocado para redes móveis na América Latina.

PaísEspectro em maio de 2020 (MHz)
Brasil609
Peru554,4
México524,9
Uruguai515
Colômbia492,5
Chile470
Nicarágua420
Argentina400
Costa Rica400
República Dominicana380
Paraguai350
Venezuela324
El Salvador304
Equador290
Honduras290
Bolívia284
Panamá240
Guatemala210,6
Média392,1

TIM está em busca de empreendedores

Operadora diz oferecer remuneração e know-how necessário para o desenvolvimento de negócios.

A TIM pretende fazer parcerias com pequenos e médios empreendedores do Estado de São Paulo, para atuar no segmento B2B (business to business).

Segundo a companhia, os interessados precisam ter espírito empreendedor e interesse em atuar no segmento de telecom. Também é preciso ter experiência em vendas diretas e indiretas, gestão de equipe e foco no mercado de PME.

As oportunidades são para empresários dos municípios de Americana, Araçatuba, Araraquara, Barretos, Bauru, Campinas, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Rio Claro, São Carlos, São José do Rio Preto e Sorocaba, além da Grande São Paulo e outros municípios do estado.

“Além de uma marca altamente consolidada, a TIM oferece uma política de remuneração agressiva e todo o know-how necessário para o desenvolvimento do negócio”, afirma Bruno Vasconcellos, diretor comercial da TIM em São Paulo.

O projeto faz parte do plano de expansão regional da TIM. A ideia é encontrar empreendedores ousados, capacitados e com boa força de vendas, para atuar no mercado B2B, alinhados com a estratégia de expansão da operadora.

De acordo com a pesquisa da GEM/Sebrae, existem mais de 20 milhões de empresas no país e quase 70% delas são pequenas e médias empresas.

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–> Ações da TIM podem ter alta de 52,5% no longo prazo

–> TIM anuncia novo gerente de marketing

–> Dona da TIM fecha acordo bilionário

As inscrições podem ser realizadas no site do TIM Business Partner.

De acordo com a página do programa, para se tornar parceiro exclusivo da TIM, é preciso ter capital mínimo de investimento de R$ 100 mil para atuar em capitais ou R$ 70 mil nas demais regiões.

O empreendimento também precisa de um número mínimo de vendedores para cobertura na área de atuação e ter uma estrutura física para acomodar as equipes administrativa e de vendas.

[ATUALIZAÇÃO – 06/07/2020 20h37]:

Após a publicação desta matéria, o Minha Operadora recebeu uma denúncia da Abratelecom, alertando que empreendedores tem sido lesados pelo programa “TIM Business Partner”. Confira a matéria a seguir:

Com informações de Assessoria de Imprensa TIM.

Como a Claro vai ofertar ‘5G’ antes do leilão de frequências?

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Operadora pegou o mercado de surpresa ao anunciar a conectividade de quinta geração pelo Motorola Edge.

Comercial da Claro
Imagem: Comercial da Claro

Ao mesmo tempo em que surpreendeu, a Claro colocou uma “pulga atrás da orelha” em muitos consumidores e especialistas de telecomunicações, afinal, como será possível ofertar a conectividade 5G antes mesmo do leilão de frequências?

Para quem ainda não está familiarizado com o tema, vamos a um resumo básico: pelo Brasil, desde o ano passado, a nova conexão móvel ainda estava em fase de testes por parte de todas as operadoras.

A disponibilização final para o consumidor depende da Anatel, que segue nos procedimentos para realizar o leilão de frequências.

Por sinal, as empresas de telefonia dependem dessa negociação para adquirir frequências mais altas, que suportam a nova tecnologia. Então, a questão que fica é como a Claro conseguiu driblar toda essa burocracia para ofertar seu 5G?

O que torna a disponibilização possível é a parceria com a Ericsson e Motorola, que viabiliza a utilização do DSS (Dynamic Spectrum Sharing) para espalhar a conexão.

Ou seja, na tradução, significa “Compartilhamento dinâmico de espectro”.

Portanto, com os equipamentos certos e a quantidade de espectros que possui, a Claro vai conseguir implementar uma cobertura 5G no Brasil.

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–> Claro anuncia implantação de rede 5G

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Em um único sistema, será possível ter várias operações de redes, com diferentes velocidades. É o que vai impulsionar a conexão prometida como 12 vezes mais rápida que o 4G tradicional.

A limitação mora mesmo no único smartphone que se encaixa nos requisitos da operadora, o Motorola Edge.

Já o leilão de frequências que vai oficialmente instaurar o 5G no Brasil é previsto para o segundo semestre de 2020, com possibilidades de adiamento para 2021.

Com informações de NEXO Jornal

Amazon Prime Vídeo começa a liberar criação de perfis

Recurso é disponibilizado aos poucos para assinantes nos sistemas Android e iOS; saiba como vai funcionar.

Imagem divulgada pelo Tecnoblog
Imagem: Imagem divulgada pelo Tecnoblog

Parece que o Amazon Prime Vídeo está prestes a liberar o recurso por qual todos aguardam no streaming: a criação de perfis, nos moldes de como tudo é feito na concorrente Netflix.

Com essa possibilidade, os usuários poderão ter suas próprias listas personalizadas, recomendações e também um histórico único de reproduções.

No entanto, ainda não são todos os usuários que estão com acesso a novidade, que é liberada aos poucos para usuários Android e iOS. Mas a função também chegará na versão para navegador.

Para verificar se a criação de perfis já está disponível no seu smartphone, basta abrir o Amazon Prime Vídeo, acessar a aba “Minha área”, clicar no nome do assinante e depois acessar “Criar perfil”.

Novamente, é importante lembrar que a própria empresa explica que a funcionalidade ainda não está disponível para todos assinantes.

Segue em processo de implantação, mas tudo indica que a novidade será lançada nas próximas semanas.

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–> Como contratar o Amazon Prime Vídeo?

–> Vivo TV terá acesso ao Amazon Prime Vídeo via decodificador

–> Procura pelo Amazon Prime Vídeo dispara durante quarentena

Atualmente, o streaming Amazon Prime Vídeo segue com força no Brasil graças também ao atrativo pacote Amazon Prime, que por apenas R$ 9,90 disponibiliza uma gama de serviços para o consumidor.

No Twitter, diversos usuários comemoraram o novo recurso, confira:

https://twitter.com/mattheusantts/status/1278754205491179520
https://twitter.com/dualipaqueisso/status/1278855951920107520

SKY encerra período de sinal aberto para uma lista de canais

Iniciativa da prestadora foi iniciada em março para motivar o isolamento social preventivo ao novo coronavírus.

Imagem: Logotipo SKY

Sem alarde, a SKY encerrou o período de sinal aberto da lista de canais que liberou para contribuir com o período de isolamento social dos brasileiros.

O informativo é passado nas ligações para a operadora, assim como para quem visita o site da empresa.

No dia de 15 de março, a operadora liberou 74 canais para seus assinantes, com inclusão até mesmo de serviços à la carte da TV por assinatura, como o Telecine.

A ação se estendeu até o mês de junho, mas a lista de emissoras obviamente diminuiu. O prazo final para que os consumidores pudessem aproveitar a iniciativa foi o dia 18 de junho.

Agora, as ações de sinal aberto são pontuais. Nos últimos dias, por exemplo, a SKY anunciou a liberação dos canais TLC, Animal Planet, Discovery Home & Health, Nickelodeon e Nick Jr.

No entanto, para que os assinantes continuem com uma boa oferta de entretenimento, há conteúdo liberado no aplicativo SKY Play.

VIU ISSO?

–> SKY libera TV por assinatura em asilos e hospitais
 
–> Definido: SKY e Warner agora pertencem à mesma companhia

–> SKY Play disponibiliza oito novos canais ao vivo

O serviço de vídeo sob demanda da empresa disponibilizou diversos filmes do Lifetime e séries com episódios liberados.

Alternativamente, os filmes mais recentes de 2020 podem ser adquiridos com desconto. Títulos como Coringa, Aves de Rapina, Frozen 2, Dois Irmãos e outros estão por R$ 7,90.

Vivo leva banda larga e TV com fibra para mais 4 cidades

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Operadora segue com atuação estratégica para expandir seu serviço de fibra óptica pelo Brasil; conheça as novas cidades contempladas.

Fibra óptica. Imagem: Adrian Tatu (Pexels)
Imagem: Adrian Tatu (Pexels)

No estado de São Paulo, os serviços de fibra óptica da Vivo já estão disponíveis em Matão, Olímpia, Cabreúva e Leme. Todos os municípios são parte de um cronograma definido de implantação definido pela operadora para o ano de 2020.

Agora, os moradores já podem fazer a contratação de internet com até 300 Mbps em velocidade de download, assim como as empresas poderão montar novas soluções corporativas com base na oferta via fibra.

A TV por assinatura também ganha mais qualidade ao ser viabilizada pela rede de fibra, ou seja, IPTV.

De acordo com o comunicado da marca, os assinantes podem aproveitar cerca de 150 canais, em HD, com melhor qualidade de som, imagem e conectividade.

Outra novidade destacada é o acesso ao Vivo Play, aplicativo de vídeo sob demanda da marca, que além de contar com 25 mil títulos, oferece integração ao YouTube, Netflix e Amazon Prime Vídeo.

João Truran, diretor regional da Vivo em São Paulo, destaca que são quatro regiões estratégicas para o plano de expansão da operadora.

VIU ISSO?

–> Minas Gerais vai ganhar maior cobertura de fibra da Vivo

–> Comparativo: O preço da fibra óptica das operadoras brasileiras

–> Consumidor presta queixa contra comercial de Vivo Fibra

Todos poderão fazer atividades que exigem muito da internet e contar com a estabilidade da Vivo Fibra para conectar vários dispositivos ao mesmo tempo.

Os interessados poderão consultar o site da operadora para conferir as ofertas disponíveis para novos assinantes.

Com informações de Assessoria de Imprensa da Vivo