22/04/2024

Dona da TIM fecha acordo bilionário

Companhia vendeu parte de sua subsidiária de infraestrutura de telecomunicações.

A Telecom Italia, controladora da TIM no Brasil, acaba de realizar um negócio bilionário, vendendo parte de sua subsidiária, a Infraestrutura Wireless Italiane SpA (Inwit), para a Ardian, fundo global que reúne um grupo de investidores.

Na operação, anunciada ao mercado nesta quarta-feira, 24, a companhia italiana vai receber € 1,6 bilhão (R$ 9,63 bilhões na cotação atual).

A Inwit é uma unidade da Telecom Italia responsável por sua infraestrutura de telecomunicações. A empresa atua na operação de instalações e equipamentos de comunicação sem fio, principalmente na transmissão de radiofrequências, telefonia e distribuição de sinais de televisão e rádio.

Para concretizar a venda, a dona da TIM criou uma holding com 30,2% das ações ordinárias da Inwit. Já a Ardian, comprou 49% da participação dessa holding.

O consórcio receberá direitos de governança minoritária, tanto na holding quanto na Inwit, a fim de proteger o investimento realizado, algo comum em operações financeiras dessa natureza.

Após a conclusão da transação, que ainda depende do cumprimento de uma série de condições, além da aprovação de órgãos reguladores italianos, a Telecom Itália continuará a ter controle total e exclusivo da holding juntamente com a sua parceira, a Vodafone.

VIU ISSO?

–> TIM e Telefónica fecham acordo com Disney+

–> TIM Itália é multada em 116 milhões de euros

–> TIM passa a utilizar computação quântica em sua rede móvel

O grupo italiano aproveitou para anunciar que também chegou a um acordo com um fundo gerenciado pela Canson Capital Partners, que comprou diretamente 3% do capital social da Inwit.

O valor e o nome do fundo deste negócio não foram revelados.

Com informações de Assessoria de Imprensa Telecom Italia.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários