Dona da TIM fecha acordo bilionário

Companhia vendeu parte de sua subsidiária de infraestrutura de telecomunicações.

A Telecom Italia, controladora da TIM no Brasil, acaba de realizar um negócio bilionário, vendendo parte de sua subsidiária, a Infraestrutura Wireless Italiane SpA (Inwit), para a Ardian, fundo global que reúne um grupo de investidores.

Na operação, anunciada ao mercado nesta quarta-feira, 24, a companhia italiana vai receber € 1,6 bilhão (R$ 9,63 bilhões na cotação atual).


A Inwit é uma unidade da Telecom Italia responsável por sua infraestrutura de telecomunicações. A empresa atua na operação de instalações e equipamentos de comunicação sem fio, principalmente na transmissão de radiofrequências, telefonia e distribuição de sinais de televisão e rádio.

Para concretizar a venda, a dona da TIM criou uma holding com 30,2% das ações ordinárias da Inwit. Já a Ardian, comprou 49% da participação dessa holding.

O consórcio receberá direitos de governança minoritária, tanto na holding quanto na Inwit, a fim de proteger o investimento realizado, algo comum em operações financeiras dessa natureza.

Após a conclusão da transação, que ainda depende do cumprimento de uma série de condições, além da aprovação de órgãos reguladores italianos, a Telecom Itália continuará a ter controle total e exclusivo da holding juntamente com a sua parceira, a Vodafone.

VIU ISSO?

–> TIM e Telefónica fecham acordo com Disney+

–> TIM Itália é multada em 116 milhões de euros

–> TIM passa a utilizar computação quântica em sua rede móvel

O grupo italiano aproveitou para anunciar que também chegou a um acordo com um fundo gerenciado pela Canson Capital Partners, que comprou diretamente 3% do capital social da Inwit.

O valor e o nome do fundo deste negócio não foram revelados.

Com informações de Assessoria de Imprensa Telecom Italia.

A SKY tem o plano ideal para a sua TV! Aproveite já com 50% de desconto no primeiro mês. Ligue 0800 123 2040.

COMPARTILHAR EM:

About Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 8 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários