Clientes TIM já são atendidos pelo computador Watson

Três milhões de chamadas já foram respondidas utilizando a inteligência artificial desenvolvida pela IBM.

A TIM acaba de anunciar que desde o lançamento do seu assistente virtual, utilizando o computador Watson Assistant, já realizou o atendimento de três milhões de ligações.

Segundo a operadora, o tempo de retenção de chamadas – quando a ligação é atendida pelo recurso de inteligência artificial, sem envolvimento de um atendente humano – cresceu 75%.


Já a retenção definitiva aumentou 85%. Isso significa que diminuiu o número de rechamadas para a central de atendimento em até 24 horas após o primeiro contato do cliente.

A TIM acredita que essas porcentagens tendem a aumentar conforme novos serviços sejam incorporados à central de relacionamento da TIM.

O Watson é uma plataforma de serviços cognitivos projetado pela IBM para ser utilizado em negócios, permitindo oferecer autoatendimentos mais rápidos e efetivos aos clientes das empresas. O sistema funciona da mesma forma como a mente humana, adquirindo conhecimento a partir das informações recebidas.

A implantação do projeto foi realizada pelas áreas de relação com o cliente e tecnologia da informação da operadora. O Watson funciona na nuvem pública da própria IBM.

VIU ISSO?

–> TIM contrata expertise da IBM por cinco anos

–> TIM contrata sistemas de inteligência artificial

–> TIM investe em inteligência artificial e anuncia transformação

O autoatendimento cognitivo responde ao usuário da operadora utilizando linguagem natural e em tempo real.

O sistema já permite resolver problemas relacionados com pagamento de contas, desbloqueio de linhas, contestação de informações, contratação de dados e pedir mais informações sobre benefícios de cada plano.

“Estamos constantemente em busca de soluções que tragam mais conveniência para os clientes e agilizem a resolução de suas demandas. A preferência por modelos de autoatendimento é crescente no mundo atual e procuramos implementar em diversos canais, para que os usuários tenham sempre a melhor experiência”, comenta Saverio Demaria, diretor de relação com o cliente da TIM.

Com informações de Assessoria de Imprensa TIM.

COMPARTILHAR EM:

About Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 8 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários