Claro anuncia implantação de rede 5G

Novidade chega com o lançamento do primeiro smartphone compatível com a tecnologia no Brasil.

Claro anuncia implantação de rede 5G

De forma simultânea ao pré-lançamento do primeiro smartphone 5G no país, o Motorola Edge, a Claro acaba de anunciar a implantação da tecnologia DSS, que oferece a conexão de quinta geração no Brasil.

Com a novidade, clientes que comprarem smartphones compatíveis já poderão ter as primeiras experiências com a tecnologia 5G, utilizando conexões 12 vezes mais rápidas que o 4G convencional.


A tecnologia DSS (Dynamic Spectrum Sharing, ou, na tradução, Compartilhamento Dinâmico de Espectro), desenvolvida pela Ericsson, permite oferecer a conectividade de quinta geração nas frequências que já estão disponíveis.

Na próxima semana, a Claro, em conjunto com a Ericsson, Motorola e Qualcomm, pretendem detalhar os planos de implantação da tecnologia, as regiões cobertas inicialmente com a rede 5G DSS, além do início da venda do aparelho Edge.

Os investimentos realizados pela operadora para oferecer a rede DSS ajudarão a acelerar a implantação definitiva do 5G, com a posterior adição do espectro de 3,5 GHz e das faixas de onda milimétricas, por meio do leilão, ainda sem data para acontecer.

Esses espectros adicionais ajudarão a expandir a transmissão da rede 5G, porém, como tem menor alcance, demandará a instalação de uma grande quantidade de antenas, para garantir cobertura e capacidade.

VIU ISSO?

–> Leilão do 5G fica para 2021

–> Operadoras poderão utilizar tecnologia 5G antes mesmo do leilão

–> EUA já discutem com empresas nacionais oferta de crédito para o 5G

“O 5G DSS revela-se uma forma de trazer evolução gradativa e que vem sendo utilizada como alternativa pelas maiores operadoras do mundo, inclusive em economias desenvolvidas, como Estados Unidos e Europa, e onde o espectro de 3,5GHz e de ondas milimétricas já foi alocado” afirma Paulo Cesar Teixeira, CEO da unidade de consumo e PME da Claro. 

Com a nova rede, as empresas pretendem acelerar o uso de novos recursos de telemedicina e educação a distância, para combater os efeitos da pandemia da Covid-19.

Com informações de Assessoria de Imprensa Claro.

No UOL Play você encontra filmes, séries, desenhos, shows e esportes ao vivo. Além disso, alugue os títulos que acabaram de sair do cinema. Clique e experimente por 7 dias grátis!

COMPARTILHAR EM:

About Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 8 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
3 Comentários
mais votado
mais novo mais antigo
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários
Mateus Da Silva

Eu acho que isso também exigiria ua infraestrutura forte do 4g (eu acho) porquê seria equivalente a 12 dispositivos 4g… Mas acredito que como a Claro tem velocidades consideráveis já no 4g signifique que as suas torres tão tranquilas.
(Baseado no achismo)

Cidade - UF
Marechal Cândido Rondon - Paraná
Mateus Da Silva

Histórico!

Cidade - UF
Marechal Cândido Rondon - Paraná
Edvard Feitöösa Guina Desu

De certa forma poderá beneficiar (mesmo que apenas em 2025 kkk) as cidades onde o 4G ainda deixa a desejar, como é o meu caso. Mas na esmagadora maioria das cidades que tem o 4G da Claro, a velocidade se mostra bem satisfatória!

Cidade - UF
Balsas - MA