25/04/2024

Leilão do 5G fica para 2021

Na melhor das hipóteses, ele ocorrerá no primeiro trimestre do ano que vem, diz presidente da Anatel.

Nesta segunda-feira, 22, durante live realizada pelo deputado federal Vinicius Carvalho (Republicanos-SP), o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Leonardo Euler, já dá como certo que o leilão do 5G só deve ocorrer em 2021.

“Nós estamos trabalhando intensamente aqui para fazer essa licitação dessa faixa de frequência ainda no primeiro semestre do ano que vem, na melhor das hipóteses no primeiro trimestre”, afirmou o presidente da Anatel.

Entre os principais entraves está a convivência da frequência de 3,5 GHz do 5G com as antenas parabólicas. Com a emergência da pandemia da Covid-19, os testes de campos foram paralisados, o que atrasa uma definição para o edital da licitação.

Márcio Novaes, presidente da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel), também participou do evento online e defendeu a migração das transmissões por satélite da banda C para a banda Ku, liberando a faixa de 3,5 GHz para o 5G.

Já Fábio Andrade, vice-presidente de relações institucionais da Claro, outro participante da live, afirmou que a questão precisa de cautela e mais testes antes da decisão pela migração ou não para a banda Ku.

Apesar do atraso no edital, Euler lembrou que recentemente a Anatel publicou novos protocolos de procedimentos, permitindo que as operadoras utilizem suas frequências do 4G para lançar a tecnologia 5G, antes mesmo do leilão.

VIU ISSO?

–> 5G avança no mundo mesmo com pandemia

–> Bolsonaro pode estar repensando parceria com a Huawei, diz ministro

–> Anatel admite possibilidade de atraso no 5G

Confira, abaixo, a videoconferência realizada pelo deputado Vinicius Carvalho.

Com informações de Teletime.

2 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários