Leilão do 5G fica para 2021

Na melhor das hipóteses, ele ocorrerá no primeiro trimestre do ano que vem, diz presidente da Anatel.

Nesta segunda-feira, 22, durante live realizada pelo deputado federal Vinicius Carvalho (Republicanos-SP), o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Leonardo Euler, já dá como certo que o leilão do 5G só deve ocorrer em 2021.

“Nós estamos trabalhando intensamente aqui para fazer essa licitação dessa faixa de frequência ainda no primeiro semestre do ano que vem, na melhor das hipóteses no primeiro trimestre”, afirmou o presidente da Anatel.


Entre os principais entraves está a convivência da frequência de 3,5 GHz do 5G com as antenas parabólicas. Com a emergência da pandemia da Covid-19, os testes de campos foram paralisados, o que atrasa uma definição para o edital da licitação.

Márcio Novaes, presidente da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel), também participou do evento online e defendeu a migração das transmissões por satélite da banda C para a banda Ku, liberando a faixa de 3,5 GHz para o 5G.

Já Fábio Andrade, vice-presidente de relações institucionais da Claro, outro participante da live, afirmou que a questão precisa de cautela e mais testes antes da decisão pela migração ou não para a banda Ku.

Apesar do atraso no edital, Euler lembrou que recentemente a Anatel publicou novos protocolos de procedimentos, permitindo que as operadoras utilizem suas frequências do 4G para lançar a tecnologia 5G, antes mesmo do leilão.

VIU ISSO?

–> 5G avança no mundo mesmo com pandemia

–> Bolsonaro pode estar repensando parceria com a Huawei, diz ministro

–> Anatel admite possibilidade de atraso no 5G

Confira, abaixo, a videoconferência realizada pelo deputado Vinicius Carvalho.

Com informações de Teletime.

COMPARTILHAR EM:

COMENTÁRIOS MAIS BEM AVALIADOS DO MÊS

55

Banco Inter vai distribuir gratuitamente 7 mil chips da Intercel

é um chip degustação, esperava o que? rs
  • 01/07/2020 by Luiz Carvalho

48

Banco Inter vai distribuir gratuitamente 7 mil chips da Intercel

dados atualmente não são problemas para as grandes operadoras, e mesmo assim, mta gente não se sente satisfeito, pois a escolha depende de outros fatores tbm. Ex: Oi oferece pacotes gigantescos de dados e sinal ruim…outras não se sentem bem atendidos, ou enfrentam problemas diversos…esses dias o vivo easy prime deu um BO impedindo que fosse realizado chamadas, Claro Flex tem um plano maravilhoso e um aplicativo péssimo…todas tem prós e contras, e cada consumidor tem uma medida do que é mais importante pra si mesmo.
  • 01/07/2020 by Luiz Carvalho

42

Consumidor presta queixa contra comercial de Vivo Fibra

Meu deus do céu. Esse povo tá chato demais. Essa geração mi-mi-mi tá um saco.
  • 20/06/2020 by Tauan Fontoura

36

‘TIM Beta’ e ‘TIM Pré’ vão perder alguns benefícios

A Tim só tem um pouco mais de vantagem no pré pago, devido ter Facebook Twitter e Messenger e whatsapp, agora se começar a regular uso, com certeza a Claro vai ser o melhor plano. Tenho e não troco por nenhuma.
  • 02/07/2020 by Roberto Ramos

36

‘TIM Beta’ e ‘TIM Pré’ vão perder alguns benefícios

O TIM Black e os planos controle também sofreram essas medidas. Isso vai fazer a Claro roubar os clientes da TIM.
  • 02/07/2020 by Jefferson Rodrigues

COMENTÁRIOS RECENTES DE TODO O SITE

About Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 8 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
2 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários
Junior Costa

Como sempre neste país tudo chega atrasado

Cidade - UF
Bebedouro SP
Rodrigo Santos

Para mim não foi surpresa. Foi só a oficialização de algo tido como certo. Surpresa seria se o leilão acontecesse esse ano. A Pandemia é apenas mais uma desculpa. Desde o ano passado, estava mais que na cara que não iria acontecer em 2020. No dia que cumprirem algum cronograma aí é que vai ter algo de errado. É muita reunião e nunca decidem nada. Atrasaram as obras da copa do mundo (tem umas que nem ficaram prontas ainda), os hospitais de campanha no RJ todos atrasados etc. Nunca conseguem fazer nada dentro do planejado. Quando chegar tecnologia 6G vão… Leia mais »