20/12/2025
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O que inspirou as mudanças no portfólio da TIM? Veja os detalhes

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Pesquisas da comScore mostraram para a operadora o perfil de consumo de usuários mobile e nos aplicativos, que começam a ser ilimitados nos planos da TIM.

Há pouco mais de uma semana, a TIM revelou, durante um evento para a imprensa, algumas mudanças em todo o seu portfólio no Brasil: pré-pago, pós-pago e controle. Em resumo, inclui vários aplicativos de comunicação, mobilidade e redes sociais com zero rating, ou seja, navegação sem gastar da franquia do plano.

Na ocasião, o diretor de vendas da comScore Brasil, Eduardo Carneiro, fez uma apresentação que mostrou o porquê da TIM lançar acesso 100% ilimitado aos aplicativos Waze, Easy Taxi, Facebook, Instagram, Twitter, Messenger, além do WhatsApp e Telegram com VOIP incluso. A inspiração? Várias pesquisas e dados.






O “Estudo Global do Mobile”, da comScore, destacou para a TIM alguns comportamentos importantes do consumidor nos dispositivos móveis (smartphones e tablets), assim como o consumo global de aplicativos e quantas pessoas já têm o celular como o único dispositivo mobile de acesso à internet (mobile only).
Para começar, o mobile ocupa a primeira posição no mundo todo, sendo responsável por mais da metade de todos os minutos digitais em mais de 10 mercados. A Indonésia é o país com mais gasto de minutos digitais no mobile, representado por 90%. O brasileiro só fica atrás dos indianos e mexicanos, passando 73% do tempo em mobile.

Mas nosso país fica em segundo lugar se considerar aquele com mais minutos por pessoa. A média é de 5.653 minutos no mobile por pessoa. Desse total, a média de minutos em aplicativos no Brasil é 4.080. Em todos os 13 países analisados, mais de 80% do tempo é gasto justamente em aplicativo.

Mobile Only

Segundo a pesquisa, mais de ¼ dos usuários globais só utiliza o mobile: são os chamados usuários “mobile only”. Na Índia, por exemplo, 70% dos usuários usam apenas o mobile. 
No Brasil, são 29%, dividindo o tempo com o desktop e outras plataformas. De toda forma, de maio de 2016 para maio de 2017, essa média aumentou 7%, crescimento maior do que nos Estados Unidos e na Espanha.

Do total da audiência digital de 14 países, 80% da média do mobile only navega em apps de mensagens instantâneas, 74% em incentivos, 72% veem o clima, 67% para uso pessoal, 64% para busca de emprego, 62% em telecomunicações e 60% em estilo de vida e alimentação.

Como as pessoas gastam o tempo no mobile?

A comScore apurou que mais de ¼ dos minutos gastos no mobile é usado para socialização, sendo que as redes sociais e ferramentas de mensagens instantâneas são as mais populares.
Da média entre os países, o total de minutos digitais gastos no mobile é dividido em:

  • Redes sociais: 78%
  • Compras: 60%
  • Notícias e informações: 59%
  • Viagens: 48%
  • Roupas: 44%
  • Bancos: 40%
  • Imóveis: 38%
  • Portais: 33% 
No Brasil mesmo, os minutos no mobile para acessar as redes sociais ficam na faixa de 75%, muito mais do que para ver notícias, por exemplo, que fica abaixo de 50%.
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A pesquisa mostrou que as pessoas passam mais tempo se comunicando e se entretendo do que fazendo usos práticos no celular e no tablet. Do tempo gasto nos dispositivos, em média, elas gastam 816 minutos em redes sociais, 624 min com mensagens instantâneas, 600 em entretenimento, 483 em games e apenas 129 com notícias, número que é ainda menor no Brasil.
No varejo, mais da metade do tempo gasto foi transferida do desktop para o mobile na maioria dos mercados. No Brasil, 60% dos minutos são gastos no mobile. O número só é menor do que na China (86%) e na Indonésia (91%).

Por fim: o uso dos aplicativos

Mas, afinal, além de pensar no tempo gasto no mobile, a TIM decidiu focar no uso dos aplicativos. Por quê?
Primeiro porque, de acordo com a comScore, os usuários passam mais de 95% de todo o tempo no mobile em seus dez principais aplicativos. O uso do Uber como uma alternativa para os táxis, por exemplo, tem o alcance mais alto no Brasil.
E apesar da maior parte de aplicativos presentes no país ser de jogos, depois de esportes, entretenimento, varejo, notícias/informações e só então redes sociais e mensagens instantâneas, ainda assim os minutos gastos nos aplicativos são dominados pelas redes sociais e mensagens instantâneas.

Entre os três principais apps de mensagens instantâneas, o WhatsApp alcança mais de 80% do público brasileiro e o Facebook Messenger cerca de 50%.
O Facebook, incluído de forma ilimitada pela TIM nos planos TIM Black, é usado por 51% dos brasileiros, enquanto o Instagram é o segundo mais usado. Há países, como na Indonésia, em que o Instagram é até mais usado do que o Facebook, embora ele domine na grande maioria.
As telas iniciais dos smartphones são dominadas pelos apps “essenciais”. Nos EUA, os três apps listados como mais essenciais são o Facebook, Gmail e Amazon, mas nas telas iniciais ficam, além do Facebook e Gmail, o Google Search. Outros apps como Messenger, YouTube, Instagram, Twitter, Uber, Netflix e Google e Apple Store também são mencionados.

O mobile e as mudanças da TIM

A empresa que fez as pesquisas, a comScore, trabalha para mais de 3.200 clientes no mundo, incluindo Google, Microsoft, Verizon, Sprint, Comcast, Fox, Samsung e outras grandes empresas e, conforme explicou o diretor de vendas Eduardo Carneiro, no Brasil o mobile já está fortemente consolidado.
O tempo de uso do mobile, no caso, é dominado por algumas categorias específicas de conteúdo, como redes sociais, entretenimento e jogos. Outras categorias com funções importantes também têm valor, daquelas que oferecem interações de marketing e motivam o consumo.
É por isso que a TIM, assim como a Oi e seu novo pós-pago Oi Mais Digital, começaram a incluir o zero rating nos aplicativos e provavelmente incluirão mais opções ao longo do tempo.
Com o aprimoramento da confiança e usabilidade de apps, os usuários tendem a ampliar ainda mais as categorias de serviços para navegação mobile. E já que o uso dos apps móveis está concentrado em uma lista curta de apps principais, presentes inclusive na tela inicial dos usuários, focar neles quando o assunto é o gasto de internet também passa a ser imprescindível.

Vivo e Samsung lançam filme do Galaxy S9 com família Pacelli

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Operadora destaca a câmera do smartphone e ainda fala sobre sua cobertura 4G+.

A Vivo e a Samsung estrearam, nesta semana, um novo filme para o lançamento do smartphone Galaxy S9.


No vídeo aparece a família Pacelli, que tem uma série no canal de TV por assinatura Off, da Globo, e é conhecida por viajar o mundo surfando junto. Assista:


O comercial mostra as irmãs Nicole e Alana entrando no mar com pranchas iluminadas durante a noite, e o patriarca Jorge Pacelli e o filho Keoki registrando o momento.

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A campanha é uma criação da agência Africa e traz o conceito “Conexão Reimaginada. A Câmera. Reimaginada”, que destaca o principal destaque dos aparelhos, que é a câmera potente para fotos no escuro. A operadora também lançou a página vivo.com.br/galaxys9 para divulgar o lançamento.
Se reparar, no fim do vídeo a Vivo também fala que tem a maior cobertura do 4.5G do Brasil – comercialmente vendida pela operadora como 4G+. E aí entra aquela mesma história sobre quem tem o 4,5G no Brasil, afinal, se é a Claro ou a Vivo.

Em uma matéria publicada no último mês, o Minha Operadora explicou o que cada operadora e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) disseram sobre o assunto.

Quanto à venda do S9, fizemos algumas matérias que resumiram as ofertas da Vivo e das principais operadoras:

Aplicativo da rede Casas Bahia não consome mais internet do celular

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Assim como para as operadoras, zero rating também está sendo uma estratégia comercial das redes de varejo.

A rede de lojas Casas Bahia anunciou a adoção da prática de zero rating em seu aplicativo, que já tem três milhões de downloads. Agora, os clientes podem acessar o app pelo celular sem gastar a internet do plano, independentemente da operadora.

O aplicativo permite a busca de ofertas e produtos, facilita a opção de compras e pagamento, e também auxilia na entrega pela loja ou através do e-commerce.






Essa é mais uma empresa, fora do universo de telefonia celular, a adotar o zero rating como uma forma de atrair clientes. Fazem isso porque, fora do Wi-Fi, sabem que os consumidores pensam duas vezes antes de gastar a franquia do plano com determinado site ou aplicativo.
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Em agosto do ano passado, a Magazine Luiza firmou uma parceria de acesso gratuito com as operadoras. Quem é Claro, Oi, TIM ou Vivo não gasta para usar o app. Um mês depois, o Banco do Brasil também lançou a novidade para os clientes dessas quatro maiores operadoras do Brasil.
A estratégia, claro, é ainda mais forte para as operadoras, que perceberam que oferecer a navegação gratuita aos aplicativos preferidos de seus clientes é uma forma de agradá-los e chamar a atenção de consumidores fora da base. 
No mês passado, a Oi lançou um novo portfólio no pós-pago com acesso ilimitado ao FOX+, WatchESPN, Discovery Kids ON!, Coleção Oi e HBO Go, todos aplicativos de streaming de vídeo. Em seguida foi a vez da TIM, que também renovou o portfólio e incluiu o Messenger, Waze, Easy Taxi e as redes sociais Twitter, Instagram e Facebook. A Vivo também inclui apps essenciais sem descontar da franquia, como Cabify, Easy Taxi e Waze, e a Nextel inclui o Esporte Interativo e o Cartoon Network Já!. Por enquanto, a Claro ainda não fez nenhuma alteração nesse sentido.

Lei no RJ passa a restringir horários de ligações de call center

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Operadores de telemarketing agora só podem ligar de segunda a sexta e em horário comercial, com multa milionária em caso de descumprimento.

Quem nunca recebeu uma ligação de telemarketing das operadoras na volta do trabalho ou enquanto descansava em casa, depois do horário comercial? No Rio de Janeiro, passará a valer uma nova lei, a partir da próxima quarta-feira, 16 de maio, que restringe os horários dessas ligações.

Foi o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB), que sancionou a lei 7.853/2018 em janeiro deste ano, com prazo de 120 dias para entrar em vigor. Ela passará a funcionar já na próxima semana, e agora qualquer empresa que ligar antes das 8h e depois das 18h será penalizada no estado.


Além da proibição de ligações fora do horário comercial, a lei também proíbe as chamadas feitas de números privados. Se uma atendente de operadora ligar para o consumidor fluminense, também terá que identificar, logo no começo da chamada, sobre qual empresa está falando.
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Por fim, os clientes só devem ser contatados para venda de segunda a sexta-feira, não mais aos finais de semana e feriados, e somente nos horários estipulados. A nova norma também altera a lei 4.896/2006, que regula a oferta de serviços de telefonia.
Em caso de descumprimento, a pessoa deve se sentir à vontade para registrar uma queixa em órgãos de defesa do consumidor. Se comprovada a irregularidade na chamada, a empresa será multada em até R$ 9 milhões e o valor será destinado para o Fundo Especial de Apoio à Programas de Proteção e Defesa do Consumidor (Feprocon).

Vivo dá um minuto de ligação grátis para clientes

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Para usar o benefício, o cliente precisa ouvir antes um anúncio da operadora ou de parceiros.

Você sabia que a Vivo te dá um minuto de ligação grátis? O benefício pode ser a salvação naquela hora que você precisa falar urgente com alguém, mas seus créditos e bônus se esgotaram.

 
Para conseguir a vantagem é muito simples, o cliente só precisa oferecer um pouco da sua atenção ouvindo um anúncio completo da operadora ou de um parceiro.
 
O Vivo Chamada Patrocinada não cobra nenhuma tarifa e permite que o cliente ligue de graça qualquer número local ou fixo da Vivo ou qualquer número local fixo de outras operadoras. 
 
 

Como usar o Vivo Chamada Patrocinada?

 
Para fazer uso do Vivo Chamada Patrocinada, o cliente precisa ter um chip da Vivo no smartphone. Em seguida, basta ligar para *4040, ouvir uma mensagem de saudação e discar o número desejado. 
 
Após digitar o número, o cliente deverá ouvir um anúncio de cerca de 15 segundos da Vivo ou de algum parceiro da operadora.
 
Ao terminar o anúncio, a ligação é realizada. A duração da chamada é de até 60 segundos. 
 
Quando a ligação estiver chegando ao fim, o cliente é avisado para poder concluir o assunto.
 
Pessoas e empresas que possuem um produto, serviço ou uma marca e gostaria de anunciar através do Vivo Chamada Patrocinada, pode enviar um e-mail para mobilemarketing.br@telefonica.com para obter mais informações sobre como ser um patrocinador de ligações.
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[ATUALIZAÇÃO]: O serviço Vivo Chamada Patrocinada foi descontinuado em dezembro, conforme esta outra reportagem do Minha Operadora.

Correios assinam contrato de R$ 6 milhões com Algar Multimídia

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A prestadora venceu licitação realizada neste ano e irá prestar serviços de acesso à internet banda larga para os Correios até 2023.

A Algar Multimídia foi contratada pelos Correios para fornecer serviço de acesso dedicado à internet. O contrato, que já foi assinado, possui o valor de R$ 6,1 milhões e vence em 2023

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) realizou licitação este ano para contratação do serviço e a Algar Multimídia foi a vencedora do pregão. 


Além do acesso à internet em banda larga, a Algar irá oferecer o serviço de proteção da rede dos Correios contra ataques de negação de serviços (DDoS) e ataques de autenticação, incluindo serviços adicionais de telecomunicações.

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Diferentemente de ataques comuns de hackers, que invadem o sistema e podem prejudicar um determinado site com essa invasão, o DDoS (Distributed Denial of Service) resulta na invalidação desse site por sobrecargaOu seja, um alto tráfego forçado e manipulado que faz com que a página saia do ar. 

Já o ataque de Autenticação é uma das formas usadas por hackers para descobrir e explorar falhas de segurança em aplicações web, como senhas fracas, força bruta de login, mensagens de erro detalhadas, transmissão vulnerável de credenciais, entre outras.

O número de ataques digitais cresceu 29% em 2017 em relação à 2016, totalizando 833.755 casos relatados ao Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

Claro pede desculpas à Secretaria de Saúde por ameaça

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A operadora enviou uma carta ao órgão público cobrando dívida e o ameaçando com pedido de falência. 

A Claro pediu desculpas públicas à Secretaria de Saúde do Distrito Federal por ter ameaçado a pasta com ‘pedido de falência’ por dívidas antigas. A operadora admitiu que foi um erro causado por um equívoco no processo interno.

 
“A empresa já está em contato com o órgão público para esclarecer a situação e, de antemão, pede desculpas pelo ocorrido”, disse a operadora, em nota. 
 
Na última quarta-feira (9), o site Metrópoles divulgou uma correspondência da Claro para a Secretaria de Saúde do DF na qual a operadora cobrava uma dívida da pasta em tons ameaçadores. 
 
Na carta, a Claro informava que a não quitação dos débitos poderia gerar cobrança judicial e pedido de falência. 


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Apesar de ser um órgão público, o documento dizia que a secretaria estaria sujeita também à “desconsideração da personalidade jurídica, culminando com a responsabilização dos sócios por meio de seu patrimônio.”
 





Em resposta à carta, a Secretaria de Saúde informou que não tem nenhuma dívida com a Claro de contratos vigentes. 

 
Segundo o órgão, há apenas uma pendência financeira de um contrato de telefonia móvel encerrado em 2016, já tramitando em processo de reconhecimento de dívida.
 
A pasta ainda esclareceu que o documento de cobrança foi fruto de um equívoco da operadora, o que fica evidente no momento em que a carta se refere ao órgão como sendo uma empresa privada. 

Oi quer que 90% das contas sejam digitais até o final do ano

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Atualmente, cerca de 60% dos clientes já possuem Conta Online; para incentivar adesão, operadora dá pontos no Oi Pontos.


A operadora Oi quer acabar com as contas de papel entre os seus clientes, principalmente as grandes empresas. A meta da prestadora é emitir digitalmente 90% das contas até o final deste ano.


O processo de incentivo a transição da conta de papel para a conta digital começou no ano passado pela operadora. Atualmente, a Oi já conseguiu que 60% dos clientes aderissem ao modo on-line de pagamento. 


Para a operadora, com a conta digital, o cliente consegue gerenciar melhor seus custos e a empresa recebe o pagamento dentro do prazo, beneficiando ainda o meio ambiente com a eliminação do papel. 

Para incentivar a adesão à conta digital, a operadora está dando 200 pontos na adesão mais 150 pontos todo mês no Oi Pontos para os clientes que adotam o Conta Online. 

Já os clientes que colocam o pagamento das faturas no débito automático ganham 400 pontos na adesão e 300 todo mês no Oi Pontos. 

Toda essa movimentação faz parte da campanha de transformação digital da operadora. 

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Como ativar a Conta Online?


Para aderir a Conta Online, o cliente deve acessar Minha Oi e entrar com seu login e senha. Caso seja o primeiro acesso, o usuário deve realizar um cadastro.

Em seguida, o cliente seleciona o produto desejado, informa o e-mail para recebimento da fatura mensalmente e o número Oi móvel para receber o comunicado quando a fatura estiver disponível.

No final, basta o consumidor aceitar o termo de adesão e clicar em ‘Ativar Conta Online’.

Todo mês, o usuário recebe um e-mail e SMS avisando que a fatura já está disponível. 

Quem opta por colocar a fatura no Débito Automático tem a facilidade de o valor já ser descontado automaticamente da conta corrente, todos os meses, na data limite de vencimento da fatura. 

TIM dá 40% de desconto em celular novo para quem levar usado

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Para obter o crédito, é preciso contratar o serviço TIM Troca Smart Upgrade.


A TIM está dando 40% de desconto para os clientes que trocarem seu aparelho usado por um novo nas lojas da operadora. Para conseguir o benefício, é preciso contratar o TIM Troca Smart Upgrade. 


O TIM Troca Smart Upgrade é um serviço de seguro de aparelhos oferecido pela empresa. O seguro protege contra roubo, furto qualificado mediante arrombamento, quebra acidental e danos causados por líquidos.


Em caso de sinistro, quando ocorre algum desses danos que são cobertos pelo seguro, o cliente paga uma franquia de 25% do valor do aparelho para obter um novo ou realizar um reparo. 

Caso o cliente não use o seguro, após 12 meses, ele poderá usar o próprio celular para comprar um novo, com um crédito de 40% do valor de tabela pré-pago TIM (sem desconto) no momento de adesão ao programa.

As condições para a troca do celular é que o aparelho esteja funcionando, apenas com arranhões comuns de manuseio. O smartphone precisa ainda estar entre o 13º e 18º mês de uso.

O seguro também é válido para o exterior. Caso o seu celular seja roubado fora do Brasil, o usuário pode fazer abertura do sinistro apresentando os documentos necessários.

O smartphone fica protegido por 18 meses após 24 horas da adesão ou até o resgate do benefício do upgrade, quando o celular é trocado. 

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Quem pode aderir ao TIM Troca Smart Upgrade?


A TIM não faz nenhuma restrição quanto ao tipo de plano contratado. Qualquer cliente TIM, fidelizado ou não, pode fazer adesão. 

O seguro é financiado em até 12x no cartão de crédito, sem comprometer o limite do cartão. A cobrança do programa será mensal, realizada pela própria seguradora.

Para realizar a troca, o cliente deve ir até uma loja da TIM e apresentar o seu aparelho antigo para que um consultor faça uma avaliação

Se aprovado, o consumidor terá o crédito de 40% para usar como forma de pagamento em seu novo smartphone.

A Claro também possui um programa de troca. No entanto, as regras para usar o celular antigo para comprar um novo são diferentes das utilizadas pela TIM.

30GB de internet por menos de R$ 5 por dia no TIM Pré

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Acesso ao aplicativo WhatsApp não desconta da franquia e dá para ganhar mais 15GB para usar durante a madrugada.



Você não precisa ter um plano TIM beta para ter um pacote de internet gigante no segmento pré-pago da operadora. Com o plano de internet diária da TIM, o cliente tem até 1GB de internet pagando R$ 4,99. Em um mês, isso dá 30 Gigas de dados ao custo de R$ 149,70, plano competitivo se compararmos com muito pós-pago por aí.

Para turbinar ainda mais a internet pré-paga, a TIM ainda permite que o consumidor adicione o pacote “TIM Pré Facebook” pelo custo de R$ 9,90 por 30 dias. São mais 15GB de franquia para gastar durante a madrugada (entre meia-noite e 8h), acesso ao Facebook de graça e ainda mais 50MB de internet reserva, para o caso de o pacote principal acabar.



Outra vantagem desse plano é que o usuário só paga no dia que usar, o que significa dizer que não existe compromisso de pagar mensalidade como ocorre em planos de conta.

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Caso não precisa de 1 Giga para usar em apenas um dia, o cliente ainda tem como reduzir a quantidade de internet diária concedida e pagar menos. Aqui estão os planos:

  • 500MB – R$ 3,49 por dia (15GB por R$ 104,70 no mês)
  • 250MB – R$ 1,99 por dia (7,5GB por R$ 59,70 no mês)
  • 100MB – R$ 1,49 por dia (3GB por R$ 44,70 no mês)

Em todas as opções o acesso ao WhatsApp é gratuito, sem descontar da franquia (exceto chamadas de voz ou vídeo), o envio de mensagens SMS é ilimitado para qualquer operadora e o aplicativo TIM Empregos Light está incluído.

Ligações via rede da TIM não estão inclusas, mas em tempos de VoIP, o cliente pode muito bem utilizar WhatsApp, Skype e Facebook Messenger para falar ao telefone normalmente.


O plano está disponível para contratação pelo app Meu TIM, pelo site ou em uma das lojas da empresa espalhadas pelo Brasil.