24/03/2024

Operadora é alvo do maior ataque DDoS da história

Entenda o que é o DDoS, um ataque que pode tirar do ar páginas de operadoras e outros segmentos pela sobrecarga.

Você já ouviu falar em DDoS (Distributed Denial of Service)? O termo, na tradução, significaria um ataque de negação de serviço. Diferentemente de ataques comuns de hackers, que invadem o sistema e podem prejudicar um determinado site com essa invasão, o DDoS resulta na invalidação desse site por sobrecarga. Ou seja, um alto tráfego forçado e manipulado que faz com que a página saia do ar.

A curiosidade é que o maior ataque DDoS da história acabou de acontecer, e foi com uma operadora de telecomunicações. Na verdade, uma tentativa, já que a operadora, que fica nos Estados Unidos, conseguiu resistir e continuar com seus serviços funcionando normalmente.


Segundo a empresa de segurança digital Arbor Networks, o ataque contra a operadora foi de 1,7 Tbps. É um número extremamente alto e que, sem esse tipo de ataque, dificilmente seria possível, de várias máquinas acessando um único site de uma só vez. Nesses casos, quando a empresa não está preparada para receber tamanho tráfego on-line, sua página sai do ar.
LEIA TAMBÉM:
Na semana passada, o recorde de maior ataque DDoS do mundo já havia sido atingido, quando o GitHub foi alvo do ataque, com 1,35 Tbps de tráfego no site. Desta vez não teve jeito e o site realmente saiu do ar.
Quanto ao penúltimo ataque descoberto pela rede ATLAS de monitoramento, que detectou o ataque da operadora que aconteceu na segunda-feira (5), havia acontecido em uma página hospedada no Brasil. O número de uso na ocasião foi de 650 Gbps.
A Arbor Networks informa que as empresas devem tomar cuidado com esse tipo de ataque, tomando medidas de segurança como a adoção de atenuadores exclusivamente de DDoS, que possam evitar a ação.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários