20/12/2025
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Claro se declara contra lei que prevê roaming permanente no Brasil

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Lei permitiria que usuários usassem a internet e realizassem chamadas sem gastar o roaming em países da América.


A operadora Claro se posicionou, nesta quinta-feira (24), contra o projeto de lei que prevê o roaming permanente no Brasil. O projeto, que já circula há meses, permitiria que usuários usassem a internet e realizassem chamadas sem gastar o roaming em locais como Estados Unidos, México e Chile.


O projeto seria efetivado por meio de parceria entre diversos países da América. Assim, quem viesse de outros lugares para o Brasil também não precisaria gastar com taxas de roaming. 


O diretor-executivo de Assuntos Regulatórios da Claro Brasil, Oscar Petersen, declarou que a medida não seria tão benéfica quando parece.

Para ele, empresas como AT&T e Verizon, que estão pressionando a Anatel para a aprovação do projeto, poderiam atuar no Brasil sem se instalarem aqui.


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Dessa forma, essas operadoras iriam concorrer no mercado brasileiro sem aumentar a arrecadação do país, já que a receita iria ficar lá fora.

Petersen ainda afirma que se uma empresa quer investir na Internet das Coisas em nosso país, “que elas venham para cá competir no mercado, investindo no Brasil”.

Vale lembrar que o Brasil assinou, em março, uma carta de intenção para estruturar ações políticas que visem ao fim do roaming internacional entre 19 países das américas

A meta é que a tarifa seja banida até 2022, principalmente entre regiões que fazem fronteira.

Conar concorda com Oi e TIM e decide contra comercial da Nextel

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Somente em 2018, a Nextel já foi alvo de três denúncias pelos comerciais polêmicos, um deles com o antigo ruivo da Vivo.




Mais de dois meses depois da Nextel lançar o primeiro comercial com o antigo “ruivo da Vivo”, surpreendendo o público com o teor polêmico que zombava as concorrentes, o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) votou pela suspensão total do vídeo em qualquer meio de comunicação da operadora.


Já em março, dias depois do lançamento da propaganda, as operadoras TIM e Oi haviam registrado uma denúncia ao Conar e conseguido a suspensão temporária. Mas ainda faltava a votação oficial, que aconteceu somente na última terça-feira (22).










O Conselho de Ética do Conar, por meio da 6ª Câmara em uma reunião em São Paulo, decidiu por unanimidade pela sustação do comercial, que, se ainda estava em algum canal oficial, deve sair definitivamente do ar.

Considerada uma ideia genial por alguns consumidores, a campanha elucidava uma loja da Claro, ridicularizava, digamos assim, um dançarino parecido com o Sven Otten, que aparece nos comerciais da TIM, e trazia o famoso jargão “Oi!” no final. E você, não conseguiu assistir a tempos? Então veja agora com o Minha Operadora:

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A Nextel também recebeu uma denúncia por se intitular como “a melhor operadora do Brasil”, mas, neste caso, o Conar não concordou com as operadoras, já que ela usa uma pesquisa do “Prêmio Estadão” para justificar o título.
E não para por aí. A operadora, recentemente, foi alvo de uma terceira denúncia neste ano, desta vez feita pela Claro. A concorrente registrou a reclamação referente à campanha “A sua internet não é bloqueada”, alegando que, quando acaba a franquia no plano do cliente, a internet pode não acabar, mas tem a velocidade reduzida e, portanto, não deveria ser divulgada como um benefício.
Apesar da Nextel não ter retirado essa última campanha do ar, o comercial com o ator João Côrtes logo foi substituído, por um outro provocativo que anunciava o “moreno da Nextel”. Neste mês, a empresa lançou, novamente com o ruivo, o “Test Drive“, que permite o teste de um plano de celular por pelo menos um mês sem nenhum custo.

Sky lança nova plataforma de vídeo sob demanda

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Por meio da Sky Play, os assinantes poderão alugar pré-lançamentos e assistir à filmes e programas da grade da Sky quando quiser, sem custo adicional.


A Sky está lançando uma nova plataforma de vídeo sob demanda: o Sky Play. A plataforma disponibiliza para clientes Sky HD Plus e Sky Media Center acesso a uma ampla variedade de conteúdos de entretenimento.


Para acessar o Sky Play não é necessário baixar nenhuma funcionalidade adicional. O cliente HD Plus deve conectar um cabo de rede ao seu modem e à saída Ethernet no seu decodificador.


Já o cliente Sky Media Center, além dessa possibilidade, também poderá fazer a conexão via Wi-Fi.

Após realizar o procedimento anterior, o assinante só precisa sintonizar no canal 1 de sua TV.

Por meio do Sky Play, o cliente poderá alugar filmes em pré-lançamento (que acabaram de sair do cinema), lançamentos e clássicos. 

O cliente também poderá assistir a uma seleção de filmes e programas de TV da grade da Sky quando quiser, de acordo com o pacote contratado por ele.

Por exemplo, o cliente que possui todos os canais Telecine poderá assistir aos filmes do Telecine na Sky Play sem custo adicional.


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O Sky Play foi um projeto desenvolvido internamente pelos profissionais da Sky e da DirecTV. Portanto, a operadora não firmou parcerias com nenhuma empresa voltada à tecnologia para a criação da plataforma. 

As únicas parcerias foram com os canais para o compartilhamento de conteúdo. Por enquanto, os envolvidos foram Telecine, Fox, Universal Studios, Sony Pictures, Disney Studios, Discovery, Viacom e Food Network.

Locação de filmes


O valor de locação varia de acordo com a classificação do filme:

Pré-lançamento: R$ 16,90
Lançamento: R$ 11,90
Catálogo: R$ 5,90
Filmes e programas de TV dos canais sem custo adicional

Inicialmente, o conteúdo se restringe ao disponibilizado pelos canais parceiros, mas a ideia é ampliar esse leque com novas parcerias e títulos diferentes ainda neste ano.

Por enquanto, somente os assinantes pós-pagos com equipamentos DVR irão conseguir acessar o serviço. No entanto, a ideia é ampliar o acesso em breve para toda a base de clientes por meio do aplicativo Minha Sky.

No app, os usuários poderão assistir a esses conteúdos quando e onde quiserem, apenas munidos de aparelhos Android ou iOS.

Conselheiro da Anatel diz que lei poderá paralisar gestão pública

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Emmanoel Campelo se posiciona contra lei 13.655/2018, cujo objetivo é fazer com que agentes públicos assumam o ônus das decisões que tomam.



O conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) Emmanoel Campelo disse que a lei 13.655/2018 pode induzir a uma paralisa da Administração Pública


O pronunciamento foi realizado pelo conselheiro nesta quinta-feira (24), no evento Painel Telebrasil, em Brasília.


A lei, que foi sancionada no final do mês passado, exige que os agentes públicos e os poderes de controle assumam o ônus das decisões que tomam. 


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Para o conselheiro, essa lei é impraticável. “A lei traz obrigações para o gestor público exigindo que ele preveja todas as consequências de seus atos, preveja todas as soluções para aquele problema e todas as possíveis consequências.”

Campelo ainda enfatizou que “a aprovação dessa lei causa uma perplexidade. Corremos o risco, o perigo que o excesso do órgão de controle possa gerar a paralisia ou infantilização dos órgãos da administração pública. Essa relação precisa ser aprimorada entre os órgãos de controle e as agências reguladoras.”

Já Erika Nassar, da Casa Civil, defendeu a lei 13.655 dizendo que o texto tem a intenção de dar maior segurança jurídica ao gestor público, diante da crise de desconfiança nas instituições. 

Ela reforçou que a nova lei faz com que os órgãos passem a justificar suas decisões com fatos e dados concretos e não apenas com base no ordenamento jurídico abstrato. 

TIM possui maior cobertura 4G do Brasil, diz OpenSignal

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Foi possível se conectar à rede de quarta geração da operadora em 74,4% das localidades.


A TIM foi considerada a operadora com maior cobertura 4G do país, conforme um estudo elaborado pela OpenSignal, empresa especializada em análise de dados de telecomunicações.


O indicador utilizado pela empresa aponta o percentual de localidades em que os usuários conseguiram se conectar à rede 4G


O estudo não levou em consideração a rede 3G e nem outras formas de acessar a internet pelo celular.

Recentemente, dados do Teleco também apontaram a cobertura de quarta geração da TIM como a maior do Brasil.

Nos testes realizados pela organização, foi possível conectar o 4G da TIM em 74,4% das localidades. 

A Vivo teve o segundo melhor desempenho, sendo possível acessar a rede de quarta geração da operadora em 67,3% dos locais.


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Em seguida, vem o 4G da Claro, com acesso em 61,7% das localidades. Já a Oi teve o pior desempenho, sendo possível conectar à internet de quarta geração e 54,7% dos locais.
O posicionamento da Oi no fim do ranking tem relação com a estratégia utilizada por Claro, TIM e Vivo na adoção da banda de 700 MHz para troca de dados na telefonia móvel. 

“Frequências mais baixas são perfeitas para elevar o alcance do sinal móvel tanto em áreas urbanas quanto rurais”, diz o relatório. 

Enquanto isso, a Oi utiliza frequências médias e altas, “o que a coloca em desvantagem na cobertura.”

A análise leva em consideração dados coletados entre setembro e novembro de 2017. 

Telefónica Vivo anuncia parceria para acesso ilimitado à Netflix

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Novo acordo entre as empresas deve chegar em breve no Brasil, incluindo os conteúdos nas plataformas da operadora e com fatura integrada.



A Telefónica (controladora da Vivo no Brasil) e a Netflix anunciaram, nesta quinta-feira (24), a assinatura de um novo acordo para trabalharem juntas. Com a parceria, clientes da América Latina e da Europa – o que deve incluir os brasileiros através da Vivo – vão poder acessar o conteúdo da Netflix através das plataformas de vídeo e TV da própria operadora.


O anúncio foi feito pelo Twitter do presidente da Telefónica, José María Álvarez-Pallete, em um vídeo que simulava a ligação entre ele e o CEO da Netflix, Reed Hastings. “Este é só o começo dessa grande e nova parceria”, disse durante a conversa.












Para a Netflix, a parceria também se mostra positiva. De acordo com o anúncio oficial, os clientes vão continuar pagando pelo serviço, mas diretamente pela fatura da Telefónica. Mais uma grande novidade é que, em alguns planos pós-pago, os conteúdos da Netflix poderão ser acessados de forma ilimitada, sem descontar da franquia do plano.



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Mas as condições de cada proposta negociada entre as empresas pode variar de acordo com o país, o que não garante que a Netflix ilimitada será lançada aqui no Brasil, por exemplo. O que já foi confirmado é que haverá, também, o acesso aos conteúdos originais da Netflix pelo “Movistar Play”, serviço semelhante ao Vivo Play.

Os detalhes completos sobre a parceria ainda não foram revelados, já que vão variar conforme a região que a Telefónica atua. Segundo a empresa, que garantiu que a parceria será de anos, as informações devem ser divulgadas nas próximas semanas, quando acontecerão os lançamentos na América Latina.

Aqui no Brasil, por enquanto, os clientes do Vivo Família só têm o benefício de usar o dobro de internet nos planos, o Double Play, para acessar a Netflix.

Clientes pré Claro, Oi, TIM e Vivo ganham desconto no Mercado Pago

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App lança duas novas ofertas de recarga de celular.
Os clientes pré-pago das quatro maiores operadoras do país poderão aproveitar um desconto na recarga do celular entre esta quinta (23) e sexta-feira (24). Mais uma vez, o benefício é ofertado pelo Mercado Pago, app do site de vendas on-line Mercado Livre.
 
Na verdade, a ação de hoje é interna e só vale para alguns clientes da TIM, que receberem um SMS ainda hoje com a mensagem “Você ganhou 10 REAIS de DESCONTO na recarga TIM (…)”. Ou seja, não foi aberta ao público em geral, como da última vez.
Amanhã, 25 de maio, o Mercado Pago fará uma ação, desta vez exclusiva com a Claro, Oi e Vivo. Os clientes de todos os DDDs que fizerem a recarga pelo app – que pode ser baixado por este link –, receberão um desconto de 50% no valor total. Apesar disso, o benefício fica limitado a 15 reais.
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Já os clientes da TIM têm o limite de 10 reais off na recarga, válida somente no dia 24/05. Em 25/05, estarão de fora. De toda forma, vale lembrar que também houve ações exclusivas com a operadora nos meses de janeiro, abril e maio.
Em ambos os casos, as ofertas são válidas apenas para uma única recarga no dia.

Vivo perde clientes do móvel em abril, mas TIM é o mico do mês

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Em compensação, Claro, Oi e Nextel aumentam a base e a Algar Telecom ganha 9 mil clientes depois de lançar plano de internet ilimitada.

Pela primeira vez em 2018, a Vivo perdeu clientes em sua base de telefonia móvel. De acordo com os dados de abril divulgados nesta quinta-feira (24), pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), foram 21.736 chips cancelados com a operadora no mês passado.

A queda só não foi maior do que a da TIM, que perdeu um total de 350.567 clientes em abril em relação ao mês anterior. Sua concorrente mais próxima, a Claro, caminha rumo aos 60 milhões de clientes e, no período, fechou 182.815 novos contratos.










Em números totais, a Oi foi a segunda operadora com o maior crescimento de março para abril de 2018, já que ganhou 43.022 clientes. Em seguida vem a Nextel, com 34.960, e a Algar Telecom, com 9.259.





O curioso é que as nossas previsões realmente aconteceram em abril. A Oi e a Algar estavam registrando queda de clientes até março, mas esperávamos uma mudança positiva após os lançamentos das operadoras. A Oi, com o novo pós-pago Oi Mais Digital, que inclui navegação gratuita em vários conteúdos de vídeo, e a Algar Telecom, claro, com seu revolucionário plano de internet ilimitada. Apesar das limitações do público abrangente na promoção, a oferta, por enquanto, é exclusiva da Algar no Brasil.



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Talvez para o próximo mês, os números também voltem a ser positivos para a TIM, que lançou, no início de maio, um novo portfólio no pré-pago, pós e controle. Apesar dos preços continuarem iguais, os benefícios aumentaram, incluindo também navegação ilimitada em aplicativos selecionados.

Em números percentuais de crescimento, a operadora que mais se destacou foi a Nextel, enquanto a que teve a maior perda foi a TIM. É por isso que, assim como em abril de 2017, em abril de 2018 os “prêmios” de destaque e mico do mês vão, novamente, para as duas empresas. Veja no ranking abaixo:

  1. Nextel (+1,18%)
  2. Algar Telecom (+0,70%)
  3. Claro (+0,31%)
  4. Oi (+0,11%)
  5. Vivo (-0,03%)
  6. TIM (-0,60%)
O setor de telefonia móvel, como um todo, registrou uma leve queda de 0,03%, já que 80.225 linhas móveis foram desconectadas de março para abril.
Do total de 235,7 milhões de chips ativos no Brasil, 58.991.787 são da Claro, 57.543.505 da TIM, 38.825.485 da Oi e 2.975.464 da Nextel. A Algar Telecom tem 1.313.642 de clientes na base móvel e a Vivo, líder no setor, é responsável por 75.098.239 de clientes.

São Paulo prevê 5 mil novas antenas de celular em um ano

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Para que isso ocorra, Câmara deve aprovar projeto de lei que está em tramitação há cinco anos; expectativa é que o texto seja votado em 30 dias.


A Prefeitura de São Paulo espera dobrar o número de antenas na cidade após aprovação de projeto de lei. O PL 751;13 tramita há cinco anos na câmara e, se aprovado, irá mudar radicalmente as regras para instalação de estações rádio bases (ERBs) ou popularmente conhecidas como “antenas de celular”.


A meta inicial era de que o projeto de lei fosse aprovado ainda em maio. No entanto, a previsão é que a votação ocorra em 30 dias


A cidade de São Paulo ficou no penúltimo lugar no Ranking das Cidades Amigas da Internet, realizado pelo Teleco. O ranking avalia o quanto os municípios estão estimulando a oferta de serviços de telecomunicações.


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A previsão é que sejam instaladas mais de 5 mil ERBs e mini ERBs em um ano na capital paulista. Atualmente, a cidade conta com um pouco mais de 6 mil estações de radio base.

O texto também separa o licenciamento de ERBs tradicionais das mini ERBs ou antenas móveis. Nesse caso, nem será necessário o licenciamento em si, mas apenas um cadastro eletrônico, a partir de autodeclarações das operadoras, o que irá agilizar a parte burocrática da instalação das antenas. 

O texto defendido pela Prefeitura ainda prevê licenças válidas por cinco anos, com renovação automática, e emissões a partir de R$ 1 mil. 

No caso das mini e móveis, 20% do valor pago pelas empresas será direcionado a um fundo municipal de inovação e tecnologia. 

Clientes Sky Livre reclamam de bloqueio da TV aberta pela operadora

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Na oferta adquirida por esses consumidores, empresa oferecia acesso aos canais de TV aberta de forma gratuita. 


Assinantes da Sky Livre estão reclamando que, apesar de terem comprado uma antena livre e 100% digital, estão sofrendo com o bloqueio da TV aberta pela operadora. 


O serviço Sky Livre funcionou assim: o cliente adquiria uma antena 100% digital e tinham garantido o acesso aos canais de TV aberta de forma gratuita

Já os canais de TV por assinatura somente seriam disponibilizados mediante recarga, no sistema pré-pago.


No entanto, diversos clientes têm reclamado em sites de defesa do consumidor, como Proteste e Reclame Aqui, que estão sendo surpreendidos com o bloqueio dos canais abertos. 

Para completar, ao entrar em contato com a empresa, esses consumidores recebem informações desencontradas.

Algumas pessoas contaram que receberam a informação de que o corte seria consequência da falta de recadastramento. Outras ouviram que o bloqueio era uma imposição do Governo devido ao fim da tecnologia analógica. 

Como solução, contudo, a empresa tem solicitado que o consumidor realize recargas, para, assim, voltar a ter acesso à programação aberta.


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Um dos consumidores afetados foi Bruno M., cliente da Sky há mais de cinco anos. “Tenho 4 pontos SKY LIVRE e a prestadora bloqueou os canais abertos exibindo a seguinte mensagem: ‘Reative agora sua programação! Ligue 0800 645 2900.’ Ao entrar em contato com o SAC da SKY através do número 106 11, os atendentes têm a mesma resposta padrão, informando que para restabelecer o sinal é necessário efetuar uma recarga. Para ludibriar os consumidores ainda utilizam a justificativa de que o bloqueio é devido ao desligamento do sinal analógico terrestre, estando de acordo com a determinação do governo. Isso não procede! A TV Analógica e a TV Digital via Satélite não têm relação alguma com o cronograma de desligamento da TV Analógica Terrestre.”

O cliente ainda afirma que “a empresa tem feito isso frequentemente e com milhares de clientes, no intuito de forçar a migração para o contrato SKY PRÉ-PAGO, que obriga o cliente a efetuar recargas para manter os canais abertos.”

Descumprimento de oferta


O Código de Defesa do Consumidor determina, em seu artigo 30, que toda informação ou publicidade, suficientemente precisa, obriga a empresa a cumprir com o ofertado.

Caso se negue, o consumidor poderá exigir, à sua escolha, o cumprimento forçado da obrigação ou o ressarcimento dos valores pagos, como disposto no artigo 35 também do CDC.

Como se observa, a tentativa pela SKY de alteração do serviço Livre para o Pré-pago configura uma clara situação de descumprimento de oferta. 

Caso se depare com a suspensão do serviço, o primeiro passo que o cliente deve tomar é entrar em contato com a SKY, anotando protocolo de reclamação, e exigir o restabelecimento do sinal

Em caso de negativa, pode-se reclamar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), pelo número 1331.


[ATUALIZAÇÃO – 25/05/2018 15H52]:
A SKY esclareceu, em nota, que, “em razão do desligamento do sinal analógico e da legislação aplicável à Televisão por Assinatura, o acesso ao sinal analógico de forma gratuita deixa de existir conforme cronograma de desligamento, objeto de determinação do Governo federal.”