19/12/2025
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Quais estados ganham mais linhas móveis no Brasil?

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Veja onde foi o maior crescimento do setor em abril, a relação de linhas pré e pós no país, além do market share total de cada operadora.

Conforme o Minha Operadora adiantou nesta quinta-feira (24), as linhas móveis no Brasil registraram uma pequena queda de março para abril de 2018. Vimos crescer a base da Claro, Oi, Nextel e Algar Telecom, enquanto a TIM e a Vivo perderam clientes no mês.

Em relação ao tipo de linha, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou que, em abril, houve 987.178 desativações de chips pré-pagos (-0,68%), enquanto um aumento de 906.953 linhas pós-pagas (+1%). Hoje ainda há 144,16 milhões de linhas no pré e 91,54 milhões já chegaram no pós.


No período de 12 meses, a queda no pré-pago foi maior, de 17,28 milhões de linhas (-10,7%). Já o pós-pago aumentou a base em 10,65 milhões, um crescimento de 13,1%.
Quanto aos estados com o maior número de linhas móveis no Brasil, São Paulo continua liderando, com 26,5% do total e 65,52 milhões de clientes. Em seguida vem Minas Gerais, com 9,5% e 22,43 milhões de linhas, e Rio de Janeiro, com 8,71% e 20,54 milhões.
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Na região Nordeste, o estado da Bahia teve o maior número de linhas também em abril, com mais de 6% do total do Brasil e 14,37 milhões de chips totais.

No Sul a liderança foi do Rio Grande do Sul (5,7%/13,56 milhões), no Centro-Oeste o estado de Goiás (3,34%/7,86 milhões) e, na região Norte, Pará (3,1%/7,30 milhões).

Nos últimos 12 meses, Roraima apresentou crescimento de 3,24% (+15,60 mil) no número de linhas móveis, seguido do Amazonas, 2,77% (+95,71 mil); São Paulo, com 0,39% (+243,94 mil); Amapá, com 0,35% (+2,25 mil) e do Espírito Santo, com 0,16% (+6,01 mil). Todos os outros estados e o Distrito Federal apresentaram uma redução no ano.
Quanto ao market share das operadoras, terminou o mês de abril da seguinte forma:

  1. Vivo: 31,85% 
  2. Claro: 25,03%
  3. TIM: 24,41% 
  4. Oi: 16,47%
  5. Nextel: 1,26% 
  6. Algar Telecom: 0,56% 
  7. Porto Seguro: 0,27% 
  8. Datora: 0,10%
  9. Sercomtel: 0,03% 
  10. Outras: 0,02%
Com um total de 235.705.970 linhas móveis ativas no Brasil, há:
  • 109.302.795 na região Sudeste
  • 55.184.843 na região Nordeste
  • 34.838.185 na região Sul
  • 19.998.331 na região Centro-Oeste
  • 16.381.816 na região Norte

Oferta do TIM Live dobra internet no plano de 150 MEGA

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Além do benefício que deixa a banda larga com 300Mbps pelo mesmo preço para quem contratar pelo site, outra ação com desconto acontecerá amanhã em SP.
O novo TIM Live, que se transformou recentemente ao passar para a tecnologia de fibra (FTTH) e incluir conteúdo de vídeos gratuitos, está com uma oferta exclusiva para quem fizer a contratação pelo site. Pelos mesmos R$ 160 mensais, o plano de 150 Mbps passa a oferecer 300 Mbps  pelo período de três meses.

Além do benefício válido para todos os clientes, a TIM fará, neste sábado (26), uma ação especial com descontos na loja do Morumbi Shopping, em São Paulo. Através de uma parceria com o Esporte Interativo, clientes que passarem pelo local poderão contratar o TIM Live 150 Mega com o dobro da velocidade por seis meses, ou aproveitar um desconto no plano de 60 Mega.









Normalmente, o TIM Live 60 Mbps custa R$ 115 por mês e já inclui 12 canais, como Esporte Interativo, FOX, FX, FOXlife, National Geographic, Fox Sports, entre outros. Na loja do Morumbi, o plano sairá por R$ 105,80.

Outros planos disponíveis são o de 40 Mega, por R$ 105, o de 100 Mega, por R$ 130, o de 300 Mega, por R$ 240, 500 Mega por R$ 450, 1 Giga por R$ 860 e até 2 Giga por R$ 1.560. Veja a matéria TIM Live se transforma e oferece fibra com até 2 Giga de velocidadee entenda quais foram as mudanças na banda larga da TIM.
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A operadora também informou que, além das ofertas, a loja participante da promoção em São Paulo estará exibindo a partida entre Real Madrid e Liverpool, válida pela final da UEFA Champions Legue, com direito a pipoca para quem passar por lá.
Quanto ao TIM Live, ele utiliza a tecnologia de fibra, que permite que chegue até a casa do cliente com mais rapidez na navegação e estabilidade de conexão. Os novos conteúdos de vídeo e entretenimento estão inseridos nas ofertas em combos diferentes de acordo com a velocidade contratada. Inclui, por exemplo, Esporte Interativo, Cartoon Network e Looke, que já são parceiros da TIM desde junho de 2017, no pós-pago com o TIM Black.
A novidade na ultra banda larga é a associação com a FOX Networks Group e o seu recém-lançado plano FOX+, permitindo que o cliente assista a filmes, séries, documentários, esportes ao vivo, programas infantis e reality shows de até 11 canais diferentes, por qualquer dispositivo com acesso à internet.

Oi busca parceria para abrir 11 novas franquias em Santa Catarina

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A meta da operadora é aumentar em 35% sua rede de atendimento no estado ainda neste semestre.


A Oi quer aumentar em 35% sua rede de atendimento no estado de Santa Catarina. Para isso, a operadora busca 11 novos franqueados para abrir seu próprio negócio em cidades como Florianópolis e Itajaí.


Na cidade de Itajaí, onde a Oi já conta com uma franquia, a companhia busca parceria para abertura de loja ‘Oi Atende’, estabelecimento de multisserviços com prioridade na prestação e serviços. 


Já em Florianópolis, a operadora quer novas franquias no centro e na praia dos Ingleses. 

Além dessas duas cidades, a operadora quer abrir novas lojas em Biguaçu, Caçador, Concórdia, Camboriú, Imbituba, Itapema, Navegantes e São Bento do Sul.

A companhia atualmente conta com 26 franquias no estado e espera ampliar em 35% a sua rede de atendimento ainda neste primeiro semestre de 2018. 

Neste mês, já foram inauguradas duas lojas em Santa Catarina, nas cidades de Balneário Camboriú e Jaraguá do Sul

A operadora oferece aos franqueados métodos e processos consolidados, gestão e suporte profissionais e amplo programa de treinamentos. 

O diretor de Varejo da Oi na Região Sul, Giovani da Silva, ressalta a ampliação no atendimento ao consumidor como estratégica para a companhia. “Continuamos investindo no mercado catarinense que é estratégico para a Oi. Temos as melhores ofertas do mercado e a novas lojas são essenciais para chegar aos nossos clientes nas diversas regiões do estado.”

A operadora está com uma estratégia de venda focada na evolução do portfólio de serviços. O carro chefe é o produto convergente ‘Oi Total’, um combo da Oi que agrega móvel, banda larga, TV por assinatura e fixo. 

Nova Oi


Além do foco na abertura de novos pontos de venda para atendimento pessoal, a Oi também tem como uma de suas principais estratégias para este ano a digitalização de seus serviçosUm movimento que a operadora tem chamado de Nova Oi’.

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Em 2017, a empresa registrou um aumento de 59% nas vendas pelos seus canais digitais no Brasil. 

No ano passado, a companhia também aumentou em 70% a penetração de conta online, atingindo 25% de sua base que recebe fatura. 

Os clientes têm informações para pagamento de sua conta no serviço de atendimento Minha Oi (app e site), recebem também por e-mail e SMS e ainda podem aderir ao débito em conta. 

“No ano passado, lançamos o Oi Livre e o Oi Mais Controle com funcionalidades digitais inéditas, como a troca das franquias de voz por dados e vice-versa, no próprio celular do cliente. A funcionalidade exclusiva da Oi foi um sucesso. Registramos 20 milhões de trocas ao longo de 2017, nos segmentos pré e controle”, lembra Giovani.

“Agora, com o lançamento do pós-pago com conteúdo de TV e compartilhamento e transferência de franquia com um clique, agregamos mais valor ao pós-pago e completamos o nosso portfólio móvel digital”, completa o diretor.

A Oi investiu mais de R$ 146,2 milhões em Santa Catarina em 2017, o que representa um aumento de 6% em relação a igual período de 2016.

A maior parte dos recursos foi aplicado na modernização da infraestrutura e expansão da capacidade de rede, na expansão do 4G e dos serviços de TI. 

Conforme a operadora, foi implantado no estado 104 novos sites de telefonia móvel e 863 sites foram ampliados ou modernizados. 

Além disso, a companhia expandiu em 69% o número de acessos para o serviço de banda larga fixa com a implantação de 26,7 mil novas portas.

Em Santa Catarina, a Oi conta com aproximadamente 2,4 milhões de clientes na telefonia móvel, telefonia fixa, banda larga fixa e TV por assinatura.

Como funciona o Vivo Transferência de Crédito?

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Serviço da Vivo permite que clientes pré e controle recebam até 12 reais de crédito à distância de conhecidos.

Talvez você não conheça, mas a Vivo tem um serviço destinado ao cliente que fica sem nenhum saldo no celular, mas tem familiares ou conhecidos com o chip da mesma operadora. Trata-se do “Vivo Transferência de Crédito”.

Com ele, o cliente não precisa estar em um ponto de recarga e pode recarregar o aparelho à distância por meio de outro Vivo, com o custo de 10 centavos pela transferência.






Os valores disponíveis das transferências são limitados a R$ 3, R$ 6 ou R$ 12, com validade de uso por 30 dias. Caso o cliente comece a usar o serviço com frequência, precisa saber que há um limite diário de 12 reais e um limite mensal de 100 reais.
Também é preciso que o “doador” do crédito seja do mesmo estado de quem irá receber o benefício. O serviço está disponível para todos os celulares de clientes Vivo Pré e Vivo Controle.
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Como adquirir?

Segundo a Vivo, o serviço não precisa ser contratado. Para solicitar a transferência, é preciso somente ligar para *7000, teclar 5 e seguir as seguintes instruções:
  • Digitar o número para o qual deseja transferir créditos (incluindo o DDD, sem o “0”);
  • Escolher o valor que deseja transferir (R$ 3, R$ 6 ou R$ 12);
  • Aguardar a confirmação até que a transferência seja concluída.
Depois dessas três etapas, um torpedo SMS confirmando a operação será enviado para os dois números envolvidos na transferência. Vale lembrar que os saldos bônus não podem ser transferidos, assim como SMS.
Já se quiser bloquear o serviço para evitar o uso indevido da transferência, o cliente precisa entrar em contato pelo atendimento SMS, enviando uma mensagem para 1058 ou ligando para *8486.
Além da Vivo, a Claro também oferecia um serviço semelhante, mas que deixou de funcionar em agosto do ano passado. Apesar de não explicar os motivos da interrupção da transferência de crédito, a operadora esclareceu que, hoje, o cliente já pode recarregar o pré-pago em vários pontos de venda, como lotéricas, mercados, bancas de jornal e diretamente pelo celular.

Despesa com 640 mil orelhões faz Oi esperar por nova lei de telecom

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Presidente Eurico Teles fala sobre recuperação da Oi e brinca ao afirmar que a TIM ainda vai se interessar pela companhia.

Durante o Painel Telebrasil 2018, que teve a apresentação das operadoras na quarta-feira (23), o presidente da Oi, Eurico Teles, justificou por que deseja que uma nova lei de telecom seja aprovada em breve.

Para exemplificar o impacto negativo da legislação atual, ele contou que a Oi tem 640 mil orelhões e que, no ano passado, o faturamento com o serviço foi de R$ 5,6 milhões, enquanto a despesa com a manutenção foi de R$ 320 milhões. Além disso, afirma que, hoje, todo mundo está falando de celular e ninguém quer mais fixo.






Teles chegou a citar a concorrente Vivo, dizendo que sabe a dificuldade que é manter o fixo em São Paulo, por exemplo. Também disse que a Claro e outras operadoras sabem que o fixo é vendido somente em combos, e se tornam atrativos apenas quando saem de graça para o consumidor.
“Precisamos modernizar a legislação. Precisamos que o PL 79 saia da gaveta rápido”, pede o CEO. Na terça-feira (22), a Telebrasil também falou sobre a importância da aprovação no projeto de lei para levar mais antenas e cobertura de internet no Brasil.

‘Recuperação não tem nada com falência’

Outro assunto bastante destacado durante sua apresentação foi a recuperação judicial da Oi, que, segundo Teles, aconteceu por vários motivos e não somente um. Ele contou que a operadora esteve, nesses últimos meses, voltada para seu processo de recuperação judicial, que é necessário para resolver a dívida de R$ 64 bilhões. Em sua opinião, sem essa possibilidade, a companhia iria durar dois meses.
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Ele também falou sobre a aprovação do plano pelos credores e que, depois da conversão da dívida, será feito o aumento de capital de mais de R$ 4 bilhões. Disse que a recuperação não é uma “pré-falência”, como muitos achavam, mas sim uma oportunidade para a companhia de fato se recuperar.
“Recuperação não tem nada com falência. Essa companhia atravessou a recuperação judicial e agora vai fazer a fase da conversão da dívida em capital”, disse, ao explicar que vai transformar uma dívida de R$ 49 bilhões em R$ 14 bilhões.
Teles aproveitou o momento para brincar com o CEO da TIM, Stefano De Angelis, e tirar umas risadas da plateia durante o evento: “Essa companhia volta para um patamar, e eu tenho certeza que o Stefano vai se interessar pela Oi”
Como sabemos, há anos o mercado especula sobre um possível interesse de união entre as duas companhias. Ainda sobre parcerias, o presidente chegou a comentar que, logo após a recuperação judicial, o presidente da Vivo, Eduardo Navarro, se colocou à disposição para ajudar a Oi, seja para ampliar o 4G ou trabalhar junto com algum outro projeto.
“Eu não tenho dúvida que a companhia Oi está voltando para o patamar de mercado que ela merece”, finalizou.

Claro se declara contra lei que prevê roaming permanente no Brasil

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Lei permitiria que usuários usassem a internet e realizassem chamadas sem gastar o roaming em países da América.


A operadora Claro se posicionou, nesta quinta-feira (24), contra o projeto de lei que prevê o roaming permanente no Brasil. O projeto, que já circula há meses, permitiria que usuários usassem a internet e realizassem chamadas sem gastar o roaming em locais como Estados Unidos, México e Chile.


O projeto seria efetivado por meio de parceria entre diversos países da América. Assim, quem viesse de outros lugares para o Brasil também não precisaria gastar com taxas de roaming. 


O diretor-executivo de Assuntos Regulatórios da Claro Brasil, Oscar Petersen, declarou que a medida não seria tão benéfica quando parece.

Para ele, empresas como AT&T e Verizon, que estão pressionando a Anatel para a aprovação do projeto, poderiam atuar no Brasil sem se instalarem aqui.


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Dessa forma, essas operadoras iriam concorrer no mercado brasileiro sem aumentar a arrecadação do país, já que a receita iria ficar lá fora.

Petersen ainda afirma que se uma empresa quer investir na Internet das Coisas em nosso país, “que elas venham para cá competir no mercado, investindo no Brasil”.

Vale lembrar que o Brasil assinou, em março, uma carta de intenção para estruturar ações políticas que visem ao fim do roaming internacional entre 19 países das américas

A meta é que a tarifa seja banida até 2022, principalmente entre regiões que fazem fronteira.

Conar concorda com Oi e TIM e decide contra comercial da Nextel

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Somente em 2018, a Nextel já foi alvo de três denúncias pelos comerciais polêmicos, um deles com o antigo ruivo da Vivo.




Mais de dois meses depois da Nextel lançar o primeiro comercial com o antigo “ruivo da Vivo”, surpreendendo o público com o teor polêmico que zombava as concorrentes, o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) votou pela suspensão total do vídeo em qualquer meio de comunicação da operadora.


Já em março, dias depois do lançamento da propaganda, as operadoras TIM e Oi haviam registrado uma denúncia ao Conar e conseguido a suspensão temporária. Mas ainda faltava a votação oficial, que aconteceu somente na última terça-feira (22).










O Conselho de Ética do Conar, por meio da 6ª Câmara em uma reunião em São Paulo, decidiu por unanimidade pela sustação do comercial, que, se ainda estava em algum canal oficial, deve sair definitivamente do ar.

Considerada uma ideia genial por alguns consumidores, a campanha elucidava uma loja da Claro, ridicularizava, digamos assim, um dançarino parecido com o Sven Otten, que aparece nos comerciais da TIM, e trazia o famoso jargão “Oi!” no final. E você, não conseguiu assistir a tempos? Então veja agora com o Minha Operadora:

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A Nextel também recebeu uma denúncia por se intitular como “a melhor operadora do Brasil”, mas, neste caso, o Conar não concordou com as operadoras, já que ela usa uma pesquisa do “Prêmio Estadão” para justificar o título.
E não para por aí. A operadora, recentemente, foi alvo de uma terceira denúncia neste ano, desta vez feita pela Claro. A concorrente registrou a reclamação referente à campanha “A sua internet não é bloqueada”, alegando que, quando acaba a franquia no plano do cliente, a internet pode não acabar, mas tem a velocidade reduzida e, portanto, não deveria ser divulgada como um benefício.
Apesar da Nextel não ter retirado essa última campanha do ar, o comercial com o ator João Côrtes logo foi substituído, por um outro provocativo que anunciava o “moreno da Nextel”. Neste mês, a empresa lançou, novamente com o ruivo, o “Test Drive“, que permite o teste de um plano de celular por pelo menos um mês sem nenhum custo.

Sky lança nova plataforma de vídeo sob demanda

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Por meio da Sky Play, os assinantes poderão alugar pré-lançamentos e assistir à filmes e programas da grade da Sky quando quiser, sem custo adicional.


A Sky está lançando uma nova plataforma de vídeo sob demanda: o Sky Play. A plataforma disponibiliza para clientes Sky HD Plus e Sky Media Center acesso a uma ampla variedade de conteúdos de entretenimento.


Para acessar o Sky Play não é necessário baixar nenhuma funcionalidade adicional. O cliente HD Plus deve conectar um cabo de rede ao seu modem e à saída Ethernet no seu decodificador.


Já o cliente Sky Media Center, além dessa possibilidade, também poderá fazer a conexão via Wi-Fi.

Após realizar o procedimento anterior, o assinante só precisa sintonizar no canal 1 de sua TV.

Por meio do Sky Play, o cliente poderá alugar filmes em pré-lançamento (que acabaram de sair do cinema), lançamentos e clássicos. 

O cliente também poderá assistir a uma seleção de filmes e programas de TV da grade da Sky quando quiser, de acordo com o pacote contratado por ele.

Por exemplo, o cliente que possui todos os canais Telecine poderá assistir aos filmes do Telecine na Sky Play sem custo adicional.


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O Sky Play foi um projeto desenvolvido internamente pelos profissionais da Sky e da DirecTV. Portanto, a operadora não firmou parcerias com nenhuma empresa voltada à tecnologia para a criação da plataforma. 

As únicas parcerias foram com os canais para o compartilhamento de conteúdo. Por enquanto, os envolvidos foram Telecine, Fox, Universal Studios, Sony Pictures, Disney Studios, Discovery, Viacom e Food Network.

Locação de filmes


O valor de locação varia de acordo com a classificação do filme:

Pré-lançamento: R$ 16,90
Lançamento: R$ 11,90
Catálogo: R$ 5,90
Filmes e programas de TV dos canais sem custo adicional

Inicialmente, o conteúdo se restringe ao disponibilizado pelos canais parceiros, mas a ideia é ampliar esse leque com novas parcerias e títulos diferentes ainda neste ano.

Por enquanto, somente os assinantes pós-pagos com equipamentos DVR irão conseguir acessar o serviço. No entanto, a ideia é ampliar o acesso em breve para toda a base de clientes por meio do aplicativo Minha Sky.

No app, os usuários poderão assistir a esses conteúdos quando e onde quiserem, apenas munidos de aparelhos Android ou iOS.

Conselheiro da Anatel diz que lei poderá paralisar gestão pública

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Emmanoel Campelo se posiciona contra lei 13.655/2018, cujo objetivo é fazer com que agentes públicos assumam o ônus das decisões que tomam.



O conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) Emmanoel Campelo disse que a lei 13.655/2018 pode induzir a uma paralisa da Administração Pública


O pronunciamento foi realizado pelo conselheiro nesta quinta-feira (24), no evento Painel Telebrasil, em Brasília.


A lei, que foi sancionada no final do mês passado, exige que os agentes públicos e os poderes de controle assumam o ônus das decisões que tomam. 


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Para o conselheiro, essa lei é impraticável. “A lei traz obrigações para o gestor público exigindo que ele preveja todas as consequências de seus atos, preveja todas as soluções para aquele problema e todas as possíveis consequências.”

Campelo ainda enfatizou que “a aprovação dessa lei causa uma perplexidade. Corremos o risco, o perigo que o excesso do órgão de controle possa gerar a paralisia ou infantilização dos órgãos da administração pública. Essa relação precisa ser aprimorada entre os órgãos de controle e as agências reguladoras.”

Já Erika Nassar, da Casa Civil, defendeu a lei 13.655 dizendo que o texto tem a intenção de dar maior segurança jurídica ao gestor público, diante da crise de desconfiança nas instituições. 

Ela reforçou que a nova lei faz com que os órgãos passem a justificar suas decisões com fatos e dados concretos e não apenas com base no ordenamento jurídico abstrato. 

TIM possui maior cobertura 4G do Brasil, diz OpenSignal

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Foi possível se conectar à rede de quarta geração da operadora em 74,4% das localidades.


A TIM foi considerada a operadora com maior cobertura 4G do país, conforme um estudo elaborado pela OpenSignal, empresa especializada em análise de dados de telecomunicações.


O indicador utilizado pela empresa aponta o percentual de localidades em que os usuários conseguiram se conectar à rede 4G


O estudo não levou em consideração a rede 3G e nem outras formas de acessar a internet pelo celular.

Recentemente, dados do Teleco também apontaram a cobertura de quarta geração da TIM como a maior do Brasil.

Nos testes realizados pela organização, foi possível conectar o 4G da TIM em 74,4% das localidades. 

A Vivo teve o segundo melhor desempenho, sendo possível acessar a rede de quarta geração da operadora em 67,3% dos locais.


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Em seguida, vem o 4G da Claro, com acesso em 61,7% das localidades. Já a Oi teve o pior desempenho, sendo possível conectar à internet de quarta geração e 54,7% dos locais.
O posicionamento da Oi no fim do ranking tem relação com a estratégia utilizada por Claro, TIM e Vivo na adoção da banda de 700 MHz para troca de dados na telefonia móvel. 

“Frequências mais baixas são perfeitas para elevar o alcance do sinal móvel tanto em áreas urbanas quanto rurais”, diz o relatório. 

Enquanto isso, a Oi utiliza frequências médias e altas, “o que a coloca em desvantagem na cobertura.”

A análise leva em consideração dados coletados entre setembro e novembro de 2017.