sexta-feira, 30 de março de 2018

Países americanos querem acabar com roaming internacional

O que você achou? 
A meta é que a tarifa seja extinta até 2022, principalmente em regiões que fazem fronteira.


O fim do roaming internacional passou a ser discutido por 19 países das américas, entre eles, o Brasil. Os líderes assinaram carta de intenção para estrutura ações políticas que visam à inclusão digital. 

A chamada Carta de Buenos Aires, foi mediada e assinada em assembleia da Citel, braço da Organização dos Estados Americanos (OEA) para as telecomunicações, na última semana. 

A meta é que a tarifa seja banida até 2022, principalmente entre regiões que fazem fronteira. 

Os países envolvidos se comprometeram a "encorajar medidas para promover maior transparência, acessibilidade e eliminação dos custos para o usuário final de serviços de roaming, com foco especialmente nas realidades e necessidades das áreas de fronteira", diz o documento.
Além do Brasil, assinaram o documento Argentina, Bahamas, Barbados, Belize, Canadá, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Estados Unidos, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Trinidade e Tobago e Uruguai.

Medida semelhante já foi tomada pela União Europeia, que acabou com as tarifas de roaming para quem viaja entre os países com o tratado de Schengen.

Em reunião em maio, cada país irá apresentar uma proposta para eliminar as tarifas. A Anatel também já começou a se aprofundar sobre o tema. 

No entanto, a medida dependerá da aceitação das operadoras, lembrando que algumas ainda cobram roaming nacional, entre estados. 




12 comentários:

  1. Entre as grandes, só a Tim está cobrando roaming. Claro, Vivo e Oi, no pré-pago já não cobram mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Oi não cobra Roaming nacional na rede dela. Se teve alguma cobrança liga lá e reclama. Esta informação consta no regulamento do plano disponível no site.

      Excluir
    2. A Claro não cobra Roaming nacional e nem adicional de chamada recebida no pré pago?

      Excluir
    3. Ultimamente não, antigamente cobrava.

      Excluir
  2. A Anatel quer diminuir ate 2019 , para 0,02 centavos a taxa de interconexão entre ligações das operadoras locais . ( Tim , vivo, oi e Claro ). Resta esperar !

    ResponderExcluir
  3. A Nextel não cobra roaming nacional se for assim vai ficar bem melhor

    ResponderExcluir
  4. A Tim no Tim Beta não cobra roaming nacional

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa informação não procede, para efetuar ligação o roaming não é cobrado, mas para receber ligações o adicional de chamada é cobrado normalmente, e o Tim Beta é um plano pré e não controle.

      Excluir
  5. A Claro cobra só R$ 9,90 por mês no pós. Já é alguma coisa.

    ResponderExcluir
  6. A TIM nos planos Controle e Pós não cobra. Agora no Pré Pago, até o ano passado lembro de um amigo que viajou comigo e a TIM consumiu os créditos todos só por receber ligação fora do seu DDD. Ridículo Roaming nos dias atuais.

    ResponderExcluir