Clientes Sky Livre reclamam de bloqueio da TV aberta pela operadora

Na oferta adquirida por esses consumidores, empresa oferecia acesso aos canais de TV aberta de forma gratuita. 


Assinantes da Sky Livre estão reclamando que, apesar de terem comprado uma antena livre e 100% digital, estão sofrendo com o bloqueio da TV aberta pela operadora. 


O serviço Sky Livre funcionou assim: o cliente adquiria uma antena 100% digital e tinham garantido o acesso aos canais de TV aberta de forma gratuita

Já os canais de TV por assinatura somente seriam disponibilizados mediante recarga, no sistema pré-pago.



No entanto, diversos clientes têm reclamado em sites de defesa do consumidor, como Proteste e Reclame Aqui, que estão sendo surpreendidos com o bloqueio dos canais abertos. 

Para completar, ao entrar em contato com a empresa, esses consumidores recebem informações desencontradas.

Algumas pessoas contaram que receberam a informação de que o corte seria consequência da falta de recadastramento. Outras ouviram que o bloqueio era uma imposição do Governo devido ao fim da tecnologia analógica. 

Como solução, contudo, a empresa tem solicitado que o consumidor realize recargas, para, assim, voltar a ter acesso à programação aberta.


LEIA TAMBÉM:


Um dos consumidores afetados foi Bruno M., cliente da Sky há mais de cinco anos. “Tenho 4 pontos SKY LIVRE e a prestadora bloqueou os canais abertos exibindo a seguinte mensagem: ‘Reative agora sua programação! Ligue 0800 645 2900.’ Ao entrar em contato com o SAC da SKY através do número 106 11, os atendentes têm a mesma resposta padrão, informando que para restabelecer o sinal é necessário efetuar uma recarga. Para ludibriar os consumidores ainda utilizam a justificativa de que o bloqueio é devido ao desligamento do sinal analógico terrestre, estando de acordo com a determinação do governo. Isso não procede! A TV Analógica e a TV Digital via Satélite não têm relação alguma com o cronograma de desligamento da TV Analógica Terrestre.”

O cliente ainda afirma que “a empresa tem feito isso frequentemente e com milhares de clientes, no intuito de forçar a migração para o contrato SKY PRÉ-PAGO, que obriga o cliente a efetuar recargas para manter os canais abertos.”

Descumprimento de oferta


O Código de Defesa do Consumidor determina, em seu artigo 30, que toda informação ou publicidade, suficientemente precisa, obriga a empresa a cumprir com o ofertado.

Caso se negue, o consumidor poderá exigir, à sua escolha, o cumprimento forçado da obrigação ou o ressarcimento dos valores pagos, como disposto no artigo 35 também do CDC.

Como se observa, a tentativa pela SKY de alteração do serviço Livre para o Pré-pago configura uma clara situação de descumprimento de oferta. 

Caso se depare com a suspensão do serviço, o primeiro passo que o cliente deve tomar é entrar em contato com a SKY, anotando protocolo de reclamação, e exigir o restabelecimento do sinal

Em caso de negativa, pode-se reclamar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), pelo número 1331.


[ATUALIZAÇÃO – 25/05/2018 15H52]:
A SKY esclareceu, em nota, que, “em razão do desligamento do sinal analógico e da legislação aplicável à Televisão por Assinatura, o acesso ao sinal analógico de forma gratuita deixa de existir conforme cronograma de desligamento, objeto de determinação do Governo federal.” 

79 Comentários

  1. Tinha o receptor sky livre. Depois dos bloqueios, joguei no lixo o receptor. Não quero nem saber da Sky mais.

  2. SE O GOVERNO ESTÁ COBRANDO QUEM TEM QUE ARCA COM OS CUSTOS É A SKY QUE ANUNCIOU PARA DEUS E O MUNDO QUE ERA TV LIVRE COM CANAIS ABERTOS IGUAL A PARABÓLICA. OU SEJA SKY ESTA FAZENDO FRAUDE.

    SKY PAGA NEM SEUS FUNCIONÁRIOS…………. SKY PAGUE SEUS FUNCIONÁRIOS DEIXE DE SER VELHACA. PARA PATROCINAR VÓLEI BASQUETE ROCK RIO VOCÊ DA AGORA PARA PAGAR AS DIVIDAS TRABALHISTA NÃO QUEREM PAGAR.

    • O serviço era gratuito até os canais serem gratuito tbm, mais se as Emossiras estão cobrando, não espere q a sky pague pra vs assitir, não funciona assim infelizmente estou sem meus canais abertos e compreendi a situação

    • Conforme o CDC, nos casos de mudança de tecnologia, o fornecedor é obrigado a ressarcir o consumidor, fica a escolha do consumidor, recebeu o serviço diverso do contratado, no caso, seria Sky Livre Digital ou receber os valores pagos corrigidos.

  3. Eu que moro em Niterói alterei o endereço para Cabo Frio para nao ficar sem os canais abertos ja que na região dos lagos o sinal analógico vai ser desligado dia 28 de novembro

  4. Eu tenho "SKY LIVRE" os canais foram bloqueados, liguei no10611, fiz o recadastramento e voltou o sinal, está funcionando.

  5. Meu nome e jose Cláudio sou cliente da sky há 5 anos tenho dois pontos da sky um e por assinatura éo o outro comprei livre é agora bloquearam alegando que eu não fiz o recadastramento e sou obrigado a fazer recarga! Acho isso um absurdo pagar para ter os canais abertos ! Falei que iria colocar a sky na justiça!

  6. Vão esperando sentados pela resposta da Sky… Nem reclamacao no PROCON e na Anatel estão dando resultado. Só Juizado Especial Cível mesmo, não tem outro jeito.

  7. Sky não respeita seus cliente, sou cliente há dez anos e hoje digo Sky nunca mais. Como pode uma empresa deste porte não conseguir atender a contento seus cliente. Xô Sky 171 em TV

  8. Sky da golpe nos clientes

  9. Paga um iptv por 25 pila por mes todos canais e ja era

  10. Tem coisas que a gente tem que retirar da vida da gente,isso faz mau pra saúde gente ,a sky é uma delas,agora uso azamerica,as isto tudo de graça,é gato,fazer o quê,nesse país só funciona assim,essas empresas deitam e rolam na gente.

  11. Tem coisas que a gente tem que retirar da vida da gente,isso faz mau pra saúde gente ,a sky é uma delas,agora uso azamerica,as isto tudo de graça,é gato,fazer o quê,nesse país só funciona assim,essas empresas deitam e rolam na gente.

  12. Essa materia me parece em parte equivocada… Todo o problema é que, com o desligamento do sinal analogico, agora as operadoras podem precisar PAGAR para ter o sinal dos canais digitais, como os do SIMBA. Neste caso, como oferecer o serviço de graça para os assinantes?…

    Por determinacao do g*verno, sim, os canais analogicos eram de graça, mas os digitais nao sao.

    .

  13. A Sky pede desculpas pelo transtorno causado e informa, por meio de nota de sua assessoria de imprensa, que para o consumidor poder ter acesso aos canais Record, SBT e Rede TV, é necessário fazer uma recarga.

    Quando ela termina, eles permanecem ativos por mais 30 dias.

    Os outros canais abertos não precisam de recarga para continuarem ativos.

    Fonte:
    http://www.agora.uol.com.br/defesadocidadao/2017/10/1931653-sky-bloqueia-canais-abertos-diz-cliente.shtml

    .

    • Já tem 7 anos que tenho Sky livre ja paguei uma vez pra atualizar agora outra vez não funciona nada nem 1 canal ligamos pra ele e disseram que agora não existe Sky livre mais

  14. Olha vc precisa ligar pra o numero da skay 10611 com um cpf de um outro assinante e resolve o problema va na opção falaar com atendente e atualize seu cadastro.Eu fiz isso e os canais voltaram.Espero ter ajudado

  15. Eu tinha sky livre desde 2011, tive todos os meus canais bloqueados liguei para Sky e fui informada que teria que fazer uma recarga, abri uma reclamação, liguei para anatel, fui informada pela própria funcionária que a situação não era da competência deles.
    Me encontro nessa situação, caso alguém queira podemos mover uma ação conjunta contra a Sky.

    ResponderExcluir

  16. Minha antena e sky livre e meu sinal foi cortado

  17. MEU POVO A SKY QUER QUE TODOS FAÇA A RECARGA PARA TER OS CANAIS ABERTOS POR 14,90

    NÃO EXISTE ATUALIZAR CADASTRO ACABEI DE LIGAR

  18. meu nome e joao dos passos eu comprei minha sky como sky livre agora estao cobrando para cadastrar

  19. Eles estão errados, porque os aparelhos hds funcionam os canais digitais ainda exemplo, canal 5 a globo digital funciona e 405 é em hd, portanto o canal 5 funciona nos aparelhos digitais que são dos sky livres

  20. Estou passando pelo mesmo problema;

  21. Busque pelo sinalsky.com.br;segue as instrucoes;busque o campo cadastra depois

  22. Não acessem este site como falado acima sinalsky.com.br feito exclusivamente para roubar dados do usuário

  23. É um roubo o que tão fazendo pro povo ,forçando a gente a fazer recarga sendo que nossa sky é livre…si eu quiser se sky pré eu teria desde o início comprado mas não quero livre….

  24. Isso está acontecendo neste exato momento. Muito chateada. Tem mais de 1h que tento entrar em contato por telefone e internet e nada. Que falta de repeito! Perde a credibilidade e confiança. Decepcionada…

  25. Comprei um skybox da china , agora tenho todos os canais pagos de graça ! Pronto problema resolvido , aqui e o Brasil , país da sacanagem 😉

  26. 0 mesmo aconteceu comigo quando comprei o que mais interessou a
    foi.poder ter os canais livres e nada disso aconteceu hoje toda vez que eu quero ver tv tenho que recarga para canais livres foi uma propaganda enganosa.

  27. Prefiro, quebrar a antena da SKY do que colocar 1centavo de recargo , me sentindo lesada com esta porcaria!!?

  28. Eles continua vendendo a Sky livre como nada está acontecendo vai acontece com quem comprá do mesmo geito que está acontecendo com nois .E brincadeira viu

  29. ABSURDO TOTAL. SÓ NO BRASIL MESMO. NOSSOS GOVERNANTES NÃO ESTÃO NEM AÍ COM O POVO. SOMOS LESADOS DE TODOS OS LADOS. DISSE PARA A MENINA TELEFONISTA QUE NÃO VOU PAGAR NADA E VOU JOGAR NO LIXO A ANTENA QUE PELO MENOS ACHO QUE ISSO AINDA É MEU.

  30. Sky, vai dar o cu! Aqui é CRAROTV carai

  31. essa sky tem q. fechar comprei uma sky livre e bloquearam todos os canais livre depois de um ano e estam forçando a mim pagar recarga coisa q. nao devo. ligo pra la e nao resolvem o plobrema. bando de ladroes

  32. Boa noite galera!! Ru tenho sky livre agora eles bloquearam fiquei com muita raiva isso e muita sacanagem da empresa sky

  33. Boa noite galera!! Ru tenho sky livre agora eles bloquearam fiquei com muita raiva isso e muita sacanagem da empresa sky

  34. Isso já aconteceu comigo duas vezes. ..
    Com diferença de 10 meses
    A primeira paguei 32,99 a última agora foi 34,99…
    Isso é um absurdo

  35. Boa tarde tenho um equipamento sou.livre acabaram de bloquear. Vou procurar o Procon isto é uma fraude

  36. Esse povo da sky é um bando de ordinários, comprei o aparelho e antena à vista, disseram q era grátis o acesso aos canais e agora estão cobrando.

  37. Não ,tenho mais vários canais que deveria ser livre mase não pago para te -los vou desligar a SKY e colocar antena comum com o conversor. Se fosse para eu pagar fÍcaria com uma operadora que não precise de antena.

  38. Eu comprei uma Sky livre em 2012 porque era anunciada é ainda é que era livre de cobrança so pagava por canais aparte. Hoje eu não posso assistir os canais abertos porque fui informado pela sky que para eu voltar há assistir os canais abertos tenho que fazer uma recarga. É lamentável esta situação porque a Sky continua anunciando e vendendo uma antena onde ela anuncia que assim que a pessoa compra a atena o aparelho é da pessoa. Más na prática não é isto que acontece a pessoa compra a antena e fica refém da sky. Más fazer o que estamos no Brasil.

  39. Na minha cidade não foi desligado ainda o sinal analógico e meu cadastro era de são Paulo mais mudei hoje o indereco será se volta os canais

  40. Eu também estou indignada com a Sky já tenho a Sky livre desde 2011 e agora cortou os canas dizendo que e por causa do governo. Mem poupe isso é mais uma maneira de roubar o ser humano, se era livre igual a parabolipa tinha que ser desse jeito pois eu tenho uma parabolipa a muito mais tempo e ainda assisto nela.

  41. Eu tbm estou sem tv , desligaram td e nao tem volta, falta de respeito com a gente,na hora de vender eles sao bom agora ninguem resolve o problema,

  42. Só verem de quem é a Sky e terao a resposta…adivinhem de quem é….isso mesmo meus queridos malditos Marinhos!! O desespero deles pq a casa caiu ..mas de mim não tira um cruzeiro seus filhos do diabo…e segura pq vou colocar vcs no cassete cambada de lixo..por favor Brasil parem de assistir a globo vamos derrubar esses crapulas de uma vez por todas…quem ama sua mãe seu pai seus filhos sua família ama a Deus pare de assistir essa lixao aí…eles vão cair há se vao…assim como Deus existe eles vão cair e nao vai demorar..

  43. A minha também cortaram essa semana, tinha sky livre a 9 anos. Agora jogar no lixo.

  44. E dai a gente instala o sinal Gato e querem achar ruim….

  45. A Sky fez propaganda enganosa, agora quer cobrar por algo que é de graça, isso e crime tem que ser protestado por calúnia, se anuncia que e livre como cobrar por isso, eles não sabem o que significa livre nan? A skS não tá fazendo nada pelos clientes agente liga e nada é resolvido, se agente pudesse pagar não comprava a livre e sim a pre pago. Sky Tama vergonha e nan tire o dinheiro das pessoas não roubo é crime…ainda estou entalada com isso.

  46. Sky você tem que ajudar seus clientes

  47. Estou sendo lesada tinha sky livre e agora ñ tenho mais nada estou desempregada ñ posso pagar nenhum pacote e aí lá vem eles pedindo pra pagar…senhores autoridades façam alguma coisa..

  48. To sem sinal faz uma semana sera que tem alguma altoridades que possa nos ajudar e ferrar com essa sky

  49. Esta semana mesmo entrarei com uma ação judicial contra essa empresa desonesta!
    Pedirei o restabelecimento do sinal cumulada com dano moral!!
    O Brasil definitivamente não é sério!

  50. EM 2018 FOI DESLIGADO E ALEGARAM QUE TINHA QUE FAZER REGARGA PORQUE EU NÃO TINHA FEITO O RECADASTRO ATÉ A DATA DETERMINADA, APÓS EU ABRIR CHAMADO NO SITE DA ANATEL OS SINAIS VOLTARAM SEM QUE EU FIZESSE RECARGA OU RECADASTRO SÓ DEPOIS ATUALIZEI MEUS DADOS COMO ELES PEDIRAM. AGORA DIA 01/05/19 MEU SINAL FOI DESLIGADO NOVAMENTE, AO ENTRAR EM CONTATO ELES DISSERAM DESSA VEZ QUE É POR CAUSA DO DESLIGAMENTO DO SINAL ANALOGICO. ABRI UM NOVO CHAMADO NA ANATEL, ESTOU NO AGUARDO.

  51. Um absurdo o que fazer agora com este aparelho quem vai pagar os custos de minha màe,ela prefere joga no lixo e entra com processo na justiça do que pagar um centavo pra está empresa

  52. Abandonem essa letra de empresa.

  53. Sky de bosta toma vergonha na cara isso é fraude se é livre é porque já pagamos bando de ladrões

  54. Porcaria de Sky bando de ladrões tomem vergonha na cara isso é fraude

  55. hoje pra vc ter uma sky pré pago vc paga cerca de cem reais pelo aparelho,quando comprei a sky livre paguei 499,00. agora vou ter que jogar fora pq virou sucata

  56. paguei 500,00 reais pelo aparelho sky livre, quem vai me devolver esse dinheiro?

  57. Minha skay foi roubada quero bronqueia

  58. a lei desse país precisa funcionar, não pode ser artigo apenas de papel que d´nada vale o judiciário precisa bloquear essa empresa de fazer propagandas milionárias e obedecer a lei e respeitar os clientes é uma vergonha e tremenda canalhice

    • José T. De oliveira 01/07/2019 em 23:50

      Estou passando pelo menos problema e vou procurar meus direitos. Vou colocar na justica até por danos morais.

  59. Meu sinal aberto não aparece na tela de canal ja configurei fis a busca acha os canais mas não atualiza so pedi pra esperar

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*